Porto Dentistas OMD nº35 octubre 2017

Page 49

omd | 49 Deontológico

Em todas as áreas económicas tem-se verificado o surgimento de empresas empreendedoras, com os mais variados tipos de objeto, para uma variada população alvo. Estas novas empresas, catalogadas inicialmente como startups, trazem a novidade de utilizarem como ferramentas principais o “digital”. A tecnologia, a informática, a computorização e a criação de plataformas digitais para a promoção e venda dos produtos que pretendem. A distribuição e promoção dos produtos é, através da internet e de aplicações informáticas, de acesso simples e fácil. São empresas que trazem ideias de negócios inovadores e que arriscam economicamente, pois acreditam na mais-valia que podem trazer. São exemplos paradigmáticos deste tipo de empresas a Uber, Cabify, IndieCampers, Homelovers ou a Hole19.

OPINIÃO

O empreendedorismo, a saúde e a ERS Empreendedorismo define-se como a capacidade de idealizar, coordenar ou implementar novos projetos de negócios e que envolve um certo carácter de risco. A sua atividade está intimamente relacionada com a criação de empresas ou produtos novos, em agregar valor, identificar oportunidades e transformá-las num negócio lucrativo. Ser uma pessoa empreendedora é estar qualificada como dinâmica, proativa, esperta e arrojada. Portanto, ser empreendedor é uma qualidade individual, com uma conotação positiva, talvez inata, que coloca alguém num patamar superior e mais destacado entre todos. São exemplos ímpares de empreendedores, da nossa sociedade atual, Bill Gates, Steve Jobs, Carlos Slim, Mark Zuckerberg, Richard Branson, para nomear só alguns. O empreendedorismo poderá levar ao surgimento de vários tipos de negócio, com a criação concomitante de emprego e de mais saídas profissionais.

Simples e inovadores: uma ideia que é levada à sua efetivação através de uma plataforma digital, que procura colocar ou vender um produto que até, na maior parte das vezes, não é fabricado ou criado por si, tendo que recorrer a outsourcing. São estes os promotores da mudança e ninguém pode ficar indiferente a este movimento e ação de quem consegue gerar negócios, pois é potenciador de recursos económicos para um país ainda em crise, diversificando o leque de atuação de uma economia que se quer com pujança. Daí ser tão acarinhado pelos governantes ao ponto de ser objeto de muitas campanhas de incentivo para o seu aparecimento, gozando favorecimento especial no atual enquadramento político português e europeu. E agora que tal trazer este espírito inovador para a saúde? Será, também, uma fórmula de sucesso? De facto, nos últimos tempos temos observado o surgimento de negócios empreendedores na área da saúde. Exemplos disto são as novas tendências de negócios, como o turismo de saúde, os planos de saúde e o marketing. O que as une? As ideias inovadoras, as plataformas digitais, a divulgação, a promoção e venda generalizada do produto e a utilização de mão-de-obra qualificada, tipo outsourcing.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Porto Dentistas OMD nº35 octubre 2017 by editorialmic - Issuu