Revista Fundações Ed.92

Page 6

Jogo Rápido

por Gléssia Veras

Água

Fotos: freepik

Divulgado na 8ª edição do Fórum Mundial da Água um documento produzido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), abordou a necessidade de políticas públicas que encarem o cuidado à natureza não como uma barreira, mas como parte estimuladora da segurança hídrica. O relatório trata das experiências adotadas em diversos países que, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), podem preparar melhor o campo e as cidades para eventos extremos causados pelas mudanças climáticas, diminuir a pressão sobre o uso da terra e gerar uma oferta sustentável de água para o futuro. No caso do campo, por exemplo, estima-se que a adoção de técnicas verdes possam aumentar em 20% a produção agrícola. Um estudo analisou 57 países de baixa renda e constatou o aumento de 79% no rendimento das colheitas após a adoção do uso mais eficiente da água, a redução de pesticidas e melhoria no manejo do solo.

Viadutos estaiados A cidade de São José dos Campos (SP) anunciou o projeto com viadutos estaiados de maior complexidade da engenharia brasileira. Assinado pelo engenheiro-projetista Catão Francisco Ribeiro, que também esteve à frente da ponte da cidade de São Paulo (SP), da ponte sobre o rio Negro, em Manaus (AM), e da ponte Anita Garibaldi, em Laguna (SC), o empreendimento irá incorporar várias inovações construtivas. O complexo de viadutos, batizado de Arco da Inovação, terá dois tabuleiros assimétricos e cada um dos 68 cabos ganhará cálculo próprio. Será a primeira estrutura viária com essas características no Brasil. Vistos de cima, os dois viadutos ficarão em formato de “x”, dando acesso a duas das principais avenidas de São José dos Campos.

Caminhos para cidades inteligentes O IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) promoveu, no dia 20 de junho, o workshop “Caminhos para cidades inteligentes”, em parceria com profissionais da USP (Universidade de São Paulo). Foram compartilhadas linhas de pesquisa desenvolvidas tanto na universidade quanto no instituto, a fim de possibilitar a integração de competências entre as instituições e estabelecer parcerias em campos de interesse mútuo. O evento contou com abertura da diretora-presidente do IPT, Zehbour Panossian e mediação de um dos coordenadores do projeto do IPT junto à Fapesp,

6

Fundações e Obras Geotécnicas

com foco em cidades inteligentes e indústria 4.0, Alessandro Santiago. Durante o evento foram apresentadas as linhas de pesquisa de projetos que focam no uso de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, sensores e outras tecnologias a serviço de diversos setores, tais como mobilidade urbana, saúde e transportes, entre outros, com foco no estabelecimento de boas práticas e recomendações para políticas públicas e em mecanismos e instrumentos para implementação de melhorias pelos gestores públicos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.