Nutrição Experimental – Teoria e Prática – Neuza Brunoro et al.

Page 25

CAPÍTULO

1

1

Bioterismo e Ética na Pesquisa com Animais João Bosco Gonçalves de Barros

³³Introdução A experimentação animal data dos antigos gregos e romanos. Todavia, a partir do século XX, intensificou-se o debate em torno das questões sobre a Ética na utilização animal. Apesar de todos os esforços da comunidade científica a fim de reduzir e/ou substituir a sua aplicação, ainda não foi possível abandoná-la. Assim sendo, a preocupação com o bem-estar levou à conscientização acadêmica sobre a necessidade do aperfeiçoamento na manutenção e no manuseio animal e da padronização de alguns parâmetros, ditos básicos, mas extremamente necessários para a realização de um ensaio biológico de qualidade. Animais são utilizados na experimentação científica por constituírem modelos. Os modelos são mapas de territórios não explorados e servem de base para encontrar o caminho de um destino. Na sua falta, chegar ao destino é, portanto, mais difícil. Como exemplo, modelos experimentais desenvolvidos em animais de laboratórios (na sua grande maioria, ratos e camundongos) são utilizados na ciência para o entendimento da origem de doenças (que afligem humanos e não humanos). Dessa compreensão surgem hipóteses sobre os mecanismos de doenças que, uma vez confirmadas, podem ser revertidas em benefício da sociedade na forma de novos medicamentos, tratamentos mais adequados de doenças, aperfeiçoamento de técnicas cirúrgicas ou não, entre outros. Portanto, no universo da ciência experimental, o uso de animais gerando o conhecimento é um dos elos da corrente formadora do saber científico. O uso dos animais na experimentação obedece a critérios éticos, os quais são construídos dentro de uma visão humana de mundo, onde a experimentação deve priorizar o bem-estar animal. O entendimento que se tem é a adoção de métodos

Nutricao Experimental - cap-01.indd 1

C o p y r i g h t ©2 0 1 4E d i t o r aR u b i oL t d a . C o s t ae t a l . Nu t r i ç ã oE x p e r i me n t a l –T e o r i aeP r á t i c a . Al g u ma sp á g i n a s , n ã os e q u e n c i a i s , ee mb a i x ar e s o l u ç ã o .

Bioterismo e Ética na Pesquisa com Animais

10-07-2014 12:22:47


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.