


Um roteiro de fim de semana por Brotas (SP) e as paisagens inesquecíveis de Curitiba-Morretes
Um roteiro de fim de semana por Brotas (SP) e as paisagens inesquecíveis de Curitiba-Morretes
Parque Caminhos do mar
Porto de Galinhas Vitória da Conquista
luxo e praias paradisíacas de polo econômico a destino com jeitinho baiano
natureza como protagonista
São Paulo
Ilhabela
Stopover é a maneira mais inteligente e econômica de prolongar sua estada no Estado de São Paulo por até 3 dias sem custo adicional no bilhete aéreo.
Topa conhecer cidades incríveis e viver momentos inesquecíveis?
Planeje um Stopover. Saiba mais, acesse: visitesaopaulo.com
Prezado leitor,
Neste mês, convidamos você a descobrir a carolina do sul, um estado americano que encanta pela combinação perfeita entre história, natureza e gastronomia. Das charmosas ruas de Beaufort, repletas de mansões históricas, às praias douradas de Hilton Head island, passando pelo majestoso Congaree National Park - onde ciprestes centenários formam paisagens de tirar o fôlego -, cada cantinho deste destino reserva experiências únicas. Nossa matéria de capa revela desde a rica cultura gullah em Daufuskie island até os restaurantes premiados que fazem da culinária local uma verdadeira viagem sensorial.
essa edição também traz diversos destinos nacionais para roteiros já curtos ou mais longos. Porto de Galinhas é um deles. Conhecido como um dos destinos mais deslumbrantes do Nordeste brasileiro, com suas piscinas naturais de águas cristalinas e a exclusiva experiência do The Westin, primeiro resort all-inclusive da marca no Brasil.
ainda na região, descobrimos também um destino baiano ainda pouco visitado: Vitória da conquista essa é uma das maiores cidades da Bahia e com grande importância econômica. Porém, um roteiro por lá mostra que os turistas também podem encontrar o tradicional jeitinho baiano de ser e receber.
Para quem busca fugir da rotina sem precisar viajar muito longe, Brotas continua sendo uma opção perfeita. No coração de São Paulo, a cidade oferece desde atividades de aventura até momentos de puro relaxamento em hotéis-fazenda. e completando nossa seleção, as paisagens e experiências de curitiba e Morretes, e o Parque caminhos do Mar, que se destaca como um refúgio de natureza e história a poucos quilômetros da capital paulista.
Boa leitura, boa viagem e até a próxima edição!
eDiTORa qual
Edição 133 • a no 12 • abril 2025
Editora E Produtora Qual EirEli. cnpJ 17.523.350/0001-35
inscrição estadual 140.490.598.110 rua campo Grande,385 vila hamburguesa - cep 05302-051 são paulo - sp - brasil
tel:01130249500
telefone +55 11 3024-9500
Publisher: marcio l. Dadalti
administração e logística: Patrícia Silva
Editor: Cláudio lacerdaOliva (mtb 20.586/SP)
Produção: RCS Designer Gráficos e Fotos Ltda- ME
PuBlicidadE no Brasil
Para anunciar: (11) 3024-9500 dadalti@editoraqual.com.br
rEdaÇÃo
Sugestões de matérias, opiniões ou dúvidas: claudio@editoraqual.com.brtel:19546476464 tel:19542969515 tel:01130249500
disPoníVEl nas PlataforMas diGitais: https://issuu.com/editoraqual
Capture o qR Code e visualize a revista on line
Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida sem a autorização por escrito dos editores. As informações publicitárias contidas nesta revista são de responsabilidade dos anunciantes.
P ágs 38 e 39
hotéis & resorts
P ágs 52 e 53
P ágs 74 e 75 pelo B rasil
B oardi NG Gate
P ágs 96 e 97 pelo mu N do
História ViVa, natureza e sabores do sul
Seja a trabalho ou lazer, aqui você encontra tudo para uma estadia única. Com design inspirado em uma galeria de arte, possui quartos confortáveis, piscina, academia, Satsanga Spa e espaços para eventos. A localização privilegiada garante acesso fácil aos principais pontos turísticos da cidade.
www.vilagale.com • brasil.reservas@vilagale.com • +55 (71) 4040-4999
Localizado entre o Planalto e o Litoral, o Parque Caminhos do Mar une paisagens de tirar o fôlego, trilhas históricas e experiências ao ar livre na Mata Atlântica. Uma jornada que passa por monumentos do centenário da Independência, roteiros de ecoturismo e desafios como a tirolesa e a trilha da Cachoeira da Torre, revelando a beleza e a importância da conservação ambiental no coração de São Paulo
por cláudia costa
O Roteiro Aventura é acompanhado por guia e leva o visitante a um mergulho na natureza
imagine caminhar por uma estrada centenária emoldurada pela mata atlântica, encontrar monumentos históricos erguidos em 1922, ouvir o som dos pássaros, sentir a brisa vinda da Baixada Santista e, de repente, mergulhar em uma cachoeira cristalina ou sobrevoar a serra em uma tirolesa com mais de 100 metros de altura. esse é o espírito do Parque Caminhos do mar, uma das joias do turismo ecológico e cultural do estado de São Paulo.
integrante do Parque estadual da Serra do mar, o Caminhos do mar é uma unidade de Conservação que ocupa 14 km de um dos biomas mais ricos e ameaçados do planeta. O parque é administrado pela Parquetur, por meio de concessão do governo do estado, e tem como missão promover a conservação da natureza aliada à educação ambiental e ao turismo sustentável. e ele cumpre essa missão com louvor.
localizado estrategicamente entre o aBCD Paulista e o litoral, com acessos por São Bernardo do
Campo (Km 38 da SP-148) e Cubatão (Km 50 da mesma estrada), o parque proporciona uma conexão única entre passado e presente. O visitante pode escolher entre diferentes roteiros, que variam entre caminhadas leves e intensas trilhas de aventura, todas com paisagens inspiradoras e riqueza histórica.
Para quem quer mergulhar na história, o Roteiro Histórico é a escolha ideal. ao longo de 16 km da antiga estrada velha de Santos — a primeira via pavimentada em concreto da américa latina — é possível encontrar oito monumentos construídos para homenagear os cem anos da independência do Brasil. entre eles estão o monumento do Pico, o Cruzeiro quinhentista e o Belvedere Circular, que oferece uma vista panorâmica impressionante da Baixada Santista. Já o Roteiro ecoturístico, com 7 km de extensão,
segue a charmosa Calçada do lorena, caminho de pedras do século Xviii por onde D. Pedro i passou em direção à proclamação da independência. essa trilha é um verdadeiro mergulho no coração da floresta, cruzando o roteiro histórico em três pontos e revelando o lado mais selvagem e silencioso da mata. mas é no Roteiro aventura que a adrenalina se eleva. Com 9 km de extensão, essa trilha é recomendada para quem busca contato intenso com a natureza, enfrentando subidas e descidas em meio a diversos tipos de vegetação da mata atlântica. O destino é a Cachoeira da Torre, onde a paisagem se abre para um mirante parcial da Baixada Santista. um poço natural convida ao mergulho e à contemplação, coroando uma jornada de superação e conexão com a natureza. É o tipo de experiência que transforma um simples passeio em uma lembrança para a vida toda.
Para quem busca novas formas de explorar o parque, o Caminhos do mar oferece experiências únicas. a Tirolesa voo da Serra, por exemplo, é um voo de 500 metros que liga São Bernardo a Cubatão em cerca de um minuto. Do alto, o visitante sobrevoa o Pouso Paranapiacaba e os trechos da estrada velha de Santos, sentindo a emoção da altura enquanto contempla uma das vistas mais impactantes da serra. Outra forma divertida de conhecer o parque é com a ev Bike Tour, que oferece desde passeios tranquilos no planalto até a famosa descida monitorada da serra com bicicletas. O trajeto combina cultura, natureza e esporte, revelando trechos do parque que só os ci-
A natureza se faz presente nos três roteiros, que contemplam vistas espetaculares
As atividades no parque contemplam diversos públicos, inclusive crianças
O Pouso de Paranapiacaba é um dos pontos históricos que podem ser visitados
clistas conhecem a fundo. e para quem prefere água, a base náutica do parque é um convite ao frescor: caiaques, canoas e pranchas de stand-up paddle podem ser alugados para um passeio desafiador, porém seguro, entre as margens protegidas do parque. a experiência não exige ingresso ao parque e pode ser feita de forma independente.
Já o Transporte interno com uTv oferece um modo confortável e diferente de vivenciar os principais pontos do Roteiro Histórico. Com capacidade para cinco pessoas, o veículo percorre 10 km guiado por monitores especializados, com direito a um café no charmoso Pouso Paranapiacaba. O passeio pode ser feito com ou sem tirolesa, e transforma o trajeto em uma aula viva sobre natureza e patrimônio histórico.
O Caminhos do mar é um parque pensado para acolher diferentes perfis de visitantes, desde famílias com crianças até aventureiros e apaixonados por história. Sua estrutura inclui estacionamento, redário, wi-fi, banheiros, bebedouros, monitoria e opções gastronômicas como o Café 1922, a Vito Forneria Artesanal e quiosques com açaí e lanches variados.
O ingresso custa R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia), com combos promocionais incluindo transporte interno. Às primeiras quartas-feiras do mês, os valores são reduzidos. as atividades com parceiros como a tirolesa e o passeio de uTv são cobradas à parte. O parque funciona de quarta a domingo e em feriados, das 8h às 17h, com agendamento e mais informações pelo site caminhosdomar.com.br.
Nuu Nikkei
OBacuri Cozinha Regional, localizado em Bonito (mS), valoriza a autêntica culinária sul-mato-grossense com receitas tradicionais e releituras contemporâneas do chef Sylvio Trujillo. além de pratos salgados, o restaurante se destaca pelas sobremesas típicas do estado. entre elas, está o doce de jaracatiá, feito a partir do caule de uma árvore nativa, num processo sustentável. Outro destaque é o furrundum, criado na guerra do Paraguai com mamão verde, limão, canela e rapadura. a geleia de mocotó é uma iguaria rica em proteínas, feita com colágeno bovino, leite e especiarias. a cachorrada, doce de leite talhado, surgiu por acidente e ganhou nome curioso. Já a mousse de guavira, símbolo do Cerrado, combina doçura e aroma marcantes. O caburé doce, feito com mandioca e coco, é assado ou cozido em folha de bananeira e tem influência paraguaia. Essas sobremesas contam histórias, refletem o uso de ingredientes locais e reforçam a identidade cultural da região. O Bacuri serve essas delícias em ambiente acolhedor, promovendo a cultura gastronômica do mato grosso do Sul. mais informações: bacuricozinharegional.com.br
Orestaurante Nuu Nikkei, em Curitiba, apresenta uma proposta ousada ao apostar em peixes pouco comuns como enguia e pirarucu. Sob comando do chef peruano Carlos alata, a casa une técnicas japonesas, peruanas e de outros países do Pacífico, criando uma verdadeira travessia gastronômica. O objetivo é transformar cada refeição em uma experiência sensorial e cultural única. a enguia, conhecida por seu sabor marcante e delicado, com notas terrosas, marinhas e levemente adocicadas, é servida no estilo unagui Kabayaki: laqueada com teriyaki artesanal e finalizada com sal maldon. Já o pirarucu, peixe amazônico de textura firme e sabor levemente adocicado, aparece em dois preparos criativos: o Niguiri amazônico, com molho thai e abacaxi grelhado, e o Paiche al Horno, com molho barbecue da casa, saquê, castanha do Pará e sal maldon. O Nuu Nikkei funciona na Rua Fernando Simas, no bairro Bigorrilho, oferecendo jantar de terça a domingo e almoço aos fins de semana. mais informações: instagram.com/nuunikke .
Localizado entre a Praia do Cumbuco e a Lagoa do Cauípe, este hotel é ideal para quem busca férias tranquilas, em conexão com a natureza e com a opção de praticar esportes aquáticos, como o kitesurf. A estrutura conta com Clube Infantil Nep com parque aquático, Satsanga Spa, beach club, restaurantes e muito mais.
www.vilagale.com • brasil.reservas@vilagale.com • +55 (71) 4040-4999
localizada no interior do estado de São Paulo, a cerca de 220 quilômetros da capital, a cidade de Brotas consolidou-se como um destino de referência para o turismo de aventura. Sua geografia privilegiada, marcada por rios com corredeiras, cachoeiras imponentes e vasta área de vegetação nativa, proporciona um cenário ideal para a prática de atividades ao ar livre e o contato direto com a natureza.
A diversidade de opções atrai diferentes perfis de viajantes, desde aqueles que buscam adrenalina em esportes radicais até famílias em busca de momentos de lazer e relaxamento em meio a paisagens singulares. a oferta de atividades em Brotas é extensa e abrange desde emocionantes descidas de rafting no Rio Jacaré-Pepira mirim até a contemplação da natureza em trilhas que levam a cachoeiras de beleza ímpar. Para os entusiastas de aventura, o rafting se destaca como uma experiência emblemática, permitindo a navegação por corredeiras desafiadoras sob a orientação de profissionais experientes. Já a prática do rapel em cachoeiras oferece outra perspectiva da paisagem, com descidas por paredões rochosos que proporcionam uma dose controlada de adrenalina. a conexão com o ambiente natural também é um dos pilares do turismo no destino. Os inúmeros ecopar-
Brotas é famosa por suas quedas d’água, muitas delas podendo ser observadas dentro da cidade; e também por seus esportes de aventura, como rapel e rafting
ques da região abrigam trilhas que serpenteiam pela mata, conduzindo os visitantes a cachoeiras com quedas d’água propícias para banhos revigorantes. O Parque dos Saltos, situado no coração da cidade, apresenta algumas das mais notáveis quedas d’água do país, com mirantes e pontes que possibilitam a apreciação da força e da beleza do rio Jacaré-Pepira em seu curso. além das atividades focadas na natureza e na aventura, Brotas também oferece opções para aqueles que desejam explorar a cultura e a história local. O museu do Café resgata a importância da cafeicultura para a região, enquanto o museu do Caipira oferece um panorama sobre a vida e os costumes do interior paulista. O Centro de estudos do universo (CEU), localizado dentro do Brotas Eco Hotel Fazenda, representa um atrativo singular, com seu observatório astronômico que permite a observação do céu noturno e a exploração dos mistérios do cosmos. Para estadias mais prolongadas, roteiros de cinco e sete dias ampliam as possibilidades de exploração. O canionismo surge como uma atividade que combina aventura e contemplação, com a descida por cânions e a interação com cachoeiras e formações rochosas. Os esportes aquáticos, como o stand-up paddle, proporcionam momentos de lazer
em águas mais calmas. a visita ao Recanto das Cachoeiras oferece um espaço para relaxamento e a tirolesa proporciona vistas panorâmicas da região. expedições em quadriciclos e cavalgadas pela zona rural revelam a diversidade da paisagem da Cuesta de Brotas sob diferentes perspectivas. O ecoparque Cassorova, com sua imponente cachoeira e circuito de arvorismo, representa outra opção de contato intenso com a natureza.
a vida noturna em Brotas complementa as atividades diurnas, com restaurantes que oferecem desde a culinária tradicional até pratos mais elaborados. O espaço gastronômico ao lado do Parque dos Saltos e a avenida mario Pinoti concentram diversas opções de alimentação e lazer. as cervejarias artesanais locais também se destacam, oferecendo degustações de produtos regionais. atualmente, são cinco opções sediadas no município e que conquistam os turistas. além da tradicional e premiadíssima Brotas Beer, agora o município conta também com a aventura líquida, Casa das minas, Cultiva e limonis Beer. a Brotas Beer tem, inclusive, um bar anexo onde é servida a cerveja e o chope da marca. mas a aventura líquida, Casa das minas e Cultiva também abrem para degustação.
Novidades como o espaço gastronômico com vista para o rio, o alameda Catharina e o Saint Spa enriquecem a experiência dos visitantes na área urbana.
O rafting pelas corredeiras do
-Pepira são a atividade mais famosa e aventureira da
Situado a cerca de 20 minutos do centro de Brotas, o Hotel Fazenda Areia que Canta se destaca como um oásis de tranquilidade e beleza natural. em seus 300 hectares de extensão, a propriedade abriga rios, matas preservadas e pomares, oferecendo aos hóspedes uma imersão em um ambiente rural autêntico.
a singularidade do local reside na nascente areia que Canta, um fenômeno natural exclusivo que se assemelha aos fervedouros, com uma piscina de água cristalina e fundo de areia quartzosa que emite um som característico ao ser friccionada. Para garantir a preservação desse tesouro natural, a visitação à nascente é controlada, com grupos reduzidos e a proibição de entrar na água para garantir sua preservação. a estrutura de hospedagem do areia que Canta é diversificada e inclui quatro piscinas, represas para pesca, trilhas para caminhada, tirolesa e equipamentos para a prática de caiaque e esportes como minigolfe, tênis e vôlei. Os circuitos Fazendinha e Das Águas proporcionam aos hóspedes vivên-
cias rurais, com pomares, trilhas e acesso à nascente areia que Canta e ao rio Tamanduá, onde se encontram cachoeira, hidromassagem natural e uma prainha para banho, além de um trecho de corredeiras para um passeio de boia suave. O compromisso com a sustentabilidade é um valor central do empreendimento, que utiliza usinas solares para gerar grande parte da energia consumida e realiza o plantio de milhares de mudas nativas em áreas de reflorestamento.
Os 82 apartamentos do hotel, distribuídos em seis alas com nomes de árvores nativas, oferecem conforto e integração com a natureza, com varanda, ar-condicionado e Wi-Fi. a experiência no areia que Canta é complementada por um restaurante que serve pratos caseiros e regionais, um spa para relaxamento, salão de jogos, academia, um museu que conta a história da fazenda e uma loja de produtos locais.
Hotel, comandado pela família
estrutura completa e integrada à natureza
Já a programação de lazer, conduzida por uma equipe de monitoria, oferece atividades para todas as idades, promovendo a diversão e o relaxamento em meio à natureza.
O hotel também se destaca por ser pet friendly, permitindo que os animais de estimação acompanhem seus donos na viagem.
Para aqueles que desejam desfrutar da estrutura do hotel sem pernoitar, a opção de day use oferece acesso completo às instalações de lazer, passeios e refeições ao longo do dia. em celebração aos seus 30 anos, o areia que Canta lançou um livro que resgata sua história e a trajetória da família fundadora, os Farsoni. O hotel proporciona uma experiência distinta em Brotas, focada na desaceleração, na conexão com a natureza e no bem-estar, em um cenário que valoriza a tranquilidade e os encantos do campo.
ON de f ICAR
Hotel fazenda areia que canta end: Rodovia engenheiro Paulo
Nilo Romano, Km 124,5 - Brotas, São Paulo
Telefone: (14) 3654-7300
Site: areiaquecanta.com.br
*A jornalista viajou à convite do Hotel Fazenda Areia que Canta
OParque estadual de vila velha lançou, em 4 de abril, o ingresso luigi, que garante gratuidade para pessoas com deficiência. A iniciativa visa promover acessibilidade e inclusão no local. O nome do ingresso homenageia o Lambari da Furna, peixe endêmico do parque, da espécie Psalidodon aff. fasciatus. esse animal apresenta características peculiares, como adaptações devido ao isolamento em uma das furnas. localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque estadual de vila velha é administrado pelo grupo Soul Parques em parceria com o governo do Paraná. entre as atrações de destaque estão: Trilha Arenitos Unimed, Furnas e Lagoa Dourada, além de opções gastronômicas e atrativos de aventura como tirolesa, arvorismo e cicloturismo. informações: parquevilavelha.com.br
foi registrada, no Parque Nacional do itatiaia, a primeira descoberta de pinturas rupestres no estado do Rio de Janeiro. as pinturas, localizadas a 2.350 metros de altitude no Sítio arqueológico agulhas Negras, apresentam formas geométricas, figuras zoomorfas e uso de cores vermelha e amarelo-alaranjada. um dos desenhos se assemelha a um lagarto visto de cima. Os traços têm similaridade com a Tradição São Francisco, comum em Minas Gerais e Bahia. Se confirmada a relação, será o registro mais ao sul dessa tradição no país. a datação exata ainda está em análise por especialistas do iPHaN, UERJ e Museu Nacional/UFRJ. Enquanto as pesquisas não são concluídas, o local permanece fechado à visitação e sob monitoramento para preservação. O Parque Nacional do itatiaia, criado em 1937, é a unidade de conservação mais antiga do Brasil. informações: parquetur.com.br
A54ª edição da Festa da Cerejeira em Flor ocorrerá em Campos do Jordão entre 26 de julho e 17 de agosto, aos finais de semana. O evento, realizado no Parque da Cerejeira, celebra a floração das sakuras (cerejeiras), tradição japonesa conhecida como Hanami. a programação inclui apresentações culturais, como odori (dança típica) e taikô (tambor japonês), além do 3º Sakura anime Show. Haverá também bazar com artesanato e gastronomia japonesa, com pratos como sushi, tempurá, yakisoba e mochi. A festa foi adiada em uma semana para garantir a florada ideal. O Parque da Cerejeira, conhecido pelo cenário inspirado na cultura japonesa, espera repetir o sucesso das edições anteriores. ingressos solidários estarão disponíveis. informações: parquedacerejeira.com.br
Olazer náutico vem ganhando força no Brasil, com cada vez mais pessoas voltando seus “olhares” para o potencial da ampla costa do país. Pensando nisso, um novo circuito náutico foi estabelecido no Sul do Brasil por meio de uma colaboração entre marinas e iates clubes de Santa Catarina, Paraná e Rio grande do Sul. a iniciativa, coordenada pela marina itajaí, tem como objetivo ampliar a infraestrutura e segurança para embarcações de lazer, além de oferecer descontos em diárias. O circuito integra estabelecimentos como a marina itajaí, com 405 vagas e centro de serviços completo; o iate Clube Caiobá no Paraná, base para explorar a Baía de Guaratuba; a Villa Real em São Francisco do Sul, primeira marina-hotel de Santa Catarina; e os clubes náuticos de Porto alegre, como o Clube dos Jangadeiros e veleiros do Sul, localizados às margens do lago guaíba.
informações: marinaitajai.com
São Bento do Sapucaí, cidade serrana localizada a duas horas de São Paulo, consolida-se como destino turístico versátil com o lançamento de dois novos roteiros: o Roteiro de Charme e a Rota Cicloturística. O primeiro oferece experiências culturais e gastronômicas, incluindo visitas a ateliês de cerâmica e arte têxtil, vinícolas como a Raízes do Baú, e restaurantes como o Sabor da Serra e a Comedoria literária, instalada em casarão histórico. a programação inclui ainda degustação de azeites premiados na Fazenda Oliq. Já o segundo apresenta percursos para ciclistas, com opções como a Rota do quilombo – que passa por pontos históricos – e a Rota do Paiol, com trechos desafiadores na Serra de mesmo nome. O circuito integra ainda cachoeiras, cervejarias artesanais e queijarias locais. informações: saobentotur.com.br
AFesta da Boa Morte, celebrada anualmente em Cachoeira (Ba) entre 13 e 17 de agosto, consolida-se como um importante atrativo turístico e cultural no Recôncavo Baiano. Reconhecida como Patrimônio imaterial da Bahia, o evento atrai cerca de 60 mil visitantes, duplicando a população local. Organizada pela irmandade da Boa morte – confraria formada por mulheres negras, católicas e em sua maioria descendentes de africanos escravizados –a festa une elementos do candomblé e do catolicismo. Sua origem remonta ao século 19, simbolizando a resistência cultural e religiosa afro-brasileira. a programação inclui missas, procissões, rituais de candomblé e apresentações de samba-de-roda. Neste ano, a agência NomadRoots oferece roteiros turísticos exclusivos, com visitas a terreiros, ao Rio Paraguaçu e ao Convento do Carmo. informações: nomadroots.com.br/festa-da-boa-morte
amodernidade e infraestrutura de Curitiba contrastam com o mergulho na natureza do passeio de trem à antonina e morretes.
Conhecida como metrópole-modelo, Curitiba, capital do Paraná, também é uma das cidades turísticas mais bonitas e mais acolhedoras do Brasil. Com uma combinação harmoniosa entre planejamento urbano, modernidade, natureza e muita inovação, a cidade também se destaca pelo cuidado com a limpeza da cidade, o mesmo com que acolhe os turistas de todos os tipos e idades que por lá passam. Das famílias aos visitantes solo, de crianças à melhor idade, todos se sentem muito bem-vindos na capital paranaense, que também é conhecida como a Cidade Sorriso. misturados aos corredores de ônibus e aos parques a cidade também apresenta cartões postais modernos e singulares, como a Ópera de arame, um teatro a céu aberto, de uma arquitetura singular. Outra estrutura metálica impressionante, que convive harmoniosamente com a natureza é o Palácio de vidro do Jardim Botânico. a construção envidraçada é inspirada nos jardins franceses e permite a visão total tanto de dentro quanto de fora. Em sua volta, canteiros floridos e muito verde fazem do local uma visita imperdível a quem for à capital paranaense.
Outro projeto muito importante da cidade é o museu Oscar Niemeyer, cuja arquitetura em forma de olho humano o levou a ser conhecido como “museu do Olho”, um dos mais importantes da américa latina. Nele, você pode ver de perto alguns fotos, maquetes e croquis das principais obras do arquiteto, além de obras assinadas por autores de diferentes movimentos artísticos. Outros pontos turísticos conferem a Curitiba o charme e o agradável contato com a natureza e a história. O Parque Tanguá é um dos exemplos disso. O local, que também contempla o Jardim Poty lazzarotto já foi uma pedreira, desativada nos anos 70, e hoje é um dos mirantes mais belos da cidade. Outras etnias que habitaram Curitiba também foram homenageadas em alguns pontos imperdíveis para os turistas, como o Parque Tingui, em homenagem ao primeiro povo indígena que habitou a região, e, dentro dele, o memorial ucraniano. a gastronomia também merece destaque! Repleta de bares e restaurantes que refletem as influências culturais dos grupos multiétnicos que formam a sociedade curitibana, o que não faltam são ótimas opções, inclusive em seu bairro gastronômico de Santa Felicidade onde, além de várias cantinas italianas, está o Família Madalosso, que recebeu do guiness Book o título de maior restaurante da
américa latina. Recentemente, Curitiba foi premiada pela união europeia como uma das 100 cidades inteligentes e neutras em carbono até 2030, reafirmando seu compromisso com o futuro. Esse título reflete o equilíbrio entre tecnologia e sustentabilidade, presente em suas soluções urbanas, como a coleta seletiva e o investimento em energia limpa.
mesmo com tantos atrativos em Curitiba, um passeio fica ainda mais completo, com uma esticada de trem à charmosa cidade de morretes. Operado pela Serra verde express, o trem percorre 70 quilômetros entre as duas cidades, passando por paisagens deslumbrantes, incluindo cânions, cachoeiras e pontes centenárias. a viagem, que já foi considerada um dos melhores passeios de trem do mundo pelo jornal britânico The guardian e pelo americano The Wall Street Journal, é uma experiência à parte! São praticamente 4 horas de muita natureza e muita cultura. a ferrovia Curitiba-Paranaguá, inaugurada em 1885, foi a primeira a ser construída sem mão de obra escra-
vizada. O ousado projeto dos irmãos Rebouças atravessa 110 km de mata atlântica, e revelam cenários deslumbrantes. Durante o trajeto, o trem passa por 41 pontes, 13 túneis e seu ponto mais alto está a 952 metros de altitude, dentro do trecho mais preservado de mata atlântica do país. entre os destaques estão a Ponte São João, com 113 metros de altura, trazida desmontada da Bélgica, e o viaduto do Carvalho, onde os passageiros têm literalmente, a sensação de flutuar sobre o penhasco. Além disso, todos os vagões têm a bordo um guia, que conta a história da região e enumera paisagens imperdíveis. Se realizado ao fim da tarde, a viagem pode ainda ser coroada com um belíssimo pôr do sol. O trem tem capacidade para até 1200 passageiros, variando conforme a demanda. São 25 vagões que cortam a Serra do mar, num passeio que dura cerca de 4 horas, em velocidade máxima de 30 km/h. O passageiro pode escolher entre três categorias de vagões: Turística, Boutique ou litorina de luxo.
as duas últimas são compartimentos diferenciados, com decoração temática, alguns com varandas e outros com ambientação de época. Nos vagões Boutique o passageiro conta com serviço de bordo com água, suco, refrigerante e cerveja à vontade durante o trajeto e 1 lanche. Entre eles, tem carro Pet Friendly (Vagão
Bove) e adaptado para pessoas com deficiência (Vagão Carmen Silva). Tem ainda os vagões luxuosos (litorinas), com sistema automotriz. O trajeto ferroviário pela Serra do mar paranaense já foi feito por mais de 4 milhões de pessoas nos quase 30 anos de atividade da Serra verde express. Só no último verão foram mais de 70 mil passageiros fazendo o percurso até morretes ou voltando de trem para Curitiba.
Depois de quase 4 horas de viagem, chegamos à charmosa cidade de Morretes, que fica bem aos pés da Serra do mar. a população estimada, segundo o iBge, é de 16.366 pessoas.
a cidade, fundada pelos jesuítas em 1733, às margens da Baía de Paranaguá, tem construções históricas bem preservadas e que hoje abrigam museus e espaços culturais. Já nos arredores, a natureza oferece uma gama de atividades para quem curte esportes de aventura.
O ritmo tranquilo da cidade, com ruas de paralelepípedos, casas coloniais preservadas e as pessoas se banhando no Rio Nhundiaquara poderiam estar em um cartão postal da cidade. Trilhas, cachoeiras, mirantes
Na litorânea Morretes pode-se apreciar o charme colonial e desfrutar da gastronomia, com o icônico barreado
naturais e passeios de bote pelo rio completam o cenário. Desbravar a cidade é um prazer. Afinal, não há como não se encantar ao flanar pelas ruas e conhecer de perto o artesanato e a gastronomia locais. Nas barraquinhas, além das pequenas obras e das cachaças artesanais, o carro chefe é a bala de banana, típica do local. mas, se passar por lá, não deixe de conhecer uma das sorveterias artesanais da cidade: o sorvete de gengibre é um prazer gastronômico à parte! alguns passeios conferem também uma ida à uma fábrica das balas de banana. Dá água na boca só de pensar! mas, falando em água na boca, o prato típico da cidade é o Barreado, prato típico da região. até o seu preparo é peculiar. a iguaria é feita de uma mistura de acém, músculo e patinho cortados em cubos e cozidos com muitos temperos em uma panela de barro. a carne se desmancha no cozimento, que leva entre dez e doze horas, e é servida na seguinte proporção: duas generosas colheres de farinha de mandioca misturadas em uma concha de Barreado até virar uma pasta. Para completar, um banana, para completar o sabor inconfundível.
O caminho de volta à Curitiba, também de trem, é tão encantador quanto a descida para morretes. Na volta, na chegada à Curitiba, o por do sol é uma atração imperdível!
O
Playa Hotels & Resorts anunciou a inauguração de seu novo resort all-inclusive: o Wyndham alltra Punta Cana, na República Dominicana. essa nova adição ao portfólio da Playa, sendo o segundo Wyndham alltra no país, fortalece a presença da empresa na ilha e expande sua oferta all-inclusive em um dos destinos mais vibrantes do Caribe, na pitoresca praia de uvero alto. O resort, administrado pela Playa Hotels & Resorts, conta com 620 quartos decorados com sofisticação, oferecendo serviços para toda a família e uma variedade de opções gastronômicas. além da impressionante praia, os hóspedes também podem aproveitar um moderno fitness center, tratamentos relaxantes em um spa completo e inúmeras aventuras no kids club. Neste verão do hemisfério norte, será lançado o parque aquático Splash island. informações: wyndhamhotels.com
OThe Westin João Pessoa acaba de ser anunciado como o segundo empreendimento com a marca Westin Hotels & Resorts no Nordeste, administrado pelo mesmo grupo por trás do bemsucedido The Westin Porto de galinhas. mais que um hotel, o The Westin João Pessoa foi pensado para ser um santuário de descanso e renovação, elevando a hospitalidade a um novo patamar, onde cada hóspede encontra um verdadeiro lar longe de casa. Com uma arquitetura inspirada no ninho das aves, cada detalhe do The Westin João Pessoa é responsável por criar uma experiência de luxo autêntica e integrada à natureza. O resort estará inserido em um dos projetos mais visionários do turismo brasileiro: o Polo Turístico de Cabo Branco. Seguindo a filosofia da marca Westin Hotels & Resorts, o The Westin João Pessoa combina o design biofílico com hospitalidade impecável. informações: marriott.com
Arede Summit Hotels anunciou a incorporação de um novo empreendimento ao seu portfólio a partir de abril: o vila do mar by Summit Hotels. Com localização privilegiada pé na areia, o hotel conta com 400 metros de frente para o mar e vista para o Parque das Dunas, a apenas 5 km do centro da cidade e das principais praias urbanas, como Ponta Negra. O vila do mar by Summit Hotels oferece uma ampla estrutura de lazer, incluindo quatro piscinas, parque aquático, espaço kids, playground, quadra de areia e jogos de mesa. Os hóspedes podem desfrutar do sistema all-inclusive, com comida e bebida disponíveis 24 horas por dia em um buffet self-service, incluindo pratos típicos da região. O empreendimento oferece ainda as modalidades de pensão completa, meia pensão ou diárias apenas com café da manhã. informações: summithotels.com.br
Aaviva anunciou o lançamento do Costa do Sauípe Open, torneio que vai voltar a colocar o destino na rota mundial do tênis. a competição fará parte do circuito mundial da modalidade, na categoria aTP Challenger 125, com uma premiação de 200 mil dólares ao campeão. este será o segundo maior evento de tênis do Brasil, já confirmado para 19 a 26 de outubro deste ano. O complexo de tênis da Costa do Sauípe está passando por um processo de renovação completo, com seis novas quadras de saibro no padrão aTP/WTa (que serão usadas para o torneio) e outras cinco rápidas, que ficarão como legado para uso de hóspedes do resort e entusiastas do esporte no resto do ano. a Costa do Sauípe tem uma longa história com o tênis, por ter sido a sede do Brasil Open de 2001 a 2011, torneio que recebeu grandes nomes do esporte ao longo dos anos. informações: costadosauipe.com.br
Omais novo hotel do universal Orlando Resort, Universal Terra Luna Resort, já está oficialmente aberto. Criado pela equipe universal Creative, com co-propriedade e operado pela loews Hotels & Co, o hotel oferece 750 quartos, opções gastronômicas e muitas comodidades. Confortável e acessível, este hotel de categoria Prime value tem quartos que acomodam até quatro pessoas em duas camas queen size e possuem janelas no estilo de uma estação espacial. O Terra luna Resort conta com uma piscina em estilo resort com banheira de hidromassagem e fogueira, academia de última geração, sala de jogos e uma loja do universal Orlando Resort para adquirir roupas e itens colecionáveis oficiais. Está localizado ao lado do novo parque temático universal epic universe, que será inaugurado em 22 de maio deste ano. informações: universalorlando.com
Após 13 meses de trabalho intenso e uS$ 17 milhões em investimentos, o Tierra atacama, em San Pedro de atacama, no Chile, reabriu suas portas. Todo o processo de reformulação de áreas comuns, acomodações e experiências foi cuidadosamente pensado para elevar o nível da estadia dos hóspedes, mas sem deixar de lado a autenticidade e as características mais marcantes do empreendimento. Rústica, charmosa e totalmente harmônica com os cenários do destino, a decoração exibe elementos como couro natural, pedras, lã e mármore travertino trazido da cidade vizinha de Calama. além disso, há inúmeras peças exclusivas produzidas por artesãos locais. além de oferecer tours já consagrados –como os que levam aos gêiseres del Tatio e à região de Piedras Rojas –, o empreendimento conta com dois passeios inéditos: vallecito e vale do Purilactis.
informações: tierrahotels.com
Por Patrícia Chemin
p orto de Galinhas continua como um dos destinos favoritos de brasileiros e estrangeiros no Nordeste. e não faltam motivos para essa preferência: mar cristalino, praias deslumbrantes, piscinas naturais e clima de verão o ano inteiro. p ara coroar essa experiência, p orto de Galinhas abriga também um novo ícone da hotelaria de luxo: o primeiro resort da marca Westin no Brasil.
porto de galinhas começou a ganhar fama entre os turistas no início da década de 1990, graças a suas paisagens naturais de tirar o fôlego. Aliás, o nome da vila ficou mais conhecido do que o do próprio município do qual faz parte – Porto de galinhas na verdade é uma praia de Ipojuca, cidade que fica no litoral sul de Pernambuco, a apenas 50 minutos de carro de Recife. mas, hoje, esse nome representa todo o destino, que compreende mais de 15 km de praias. Apesar de ser um lugar que ficou tão famoso em tão pouco tempo, Porto de galinhas conseguiu manter sua essência de tranquilidade. inclusive, chama a atenção por ser um local muito seguro, limpo e organizado, além de apresentar uma boa oferta de restaurantes, hotéis e passeios. um roteiro completo no destino pode levar em torno de uma semana. a alta temporada vai de dezembro a março. Porém, com sol e calor o ano inteiro, dá para visitar Porto de galinhas em qualquer época.
a Praia da vila de Porto de galinhas, que é a das piscinas naturais, tem um cenário único no país. O mar cristalino varia entre tons de azul turquesa e esverdeado e é decorado pelas mais diversas cores das velas de dezenas de jangadas. a água é sempre bem morna, em torno dos 26°C. Já da faixa de areia você vai conseguir ver os recifes de corais, que se estendem por mais de 1 km, onde surgem inúmeras piscinas naturais de todos os tamanhos na maré baixa, das maiores, onde é possível nadar, até pequenas poças. mesmo nas menores, a vida marinha é abundante: peixes de todas as cores, caranguejos, ouriços e até moreias. De novembro a abril, as águas ficam ainda mais cristalinas, mas o cenário é incrível mesmo em outras épocas. De jangada, leva menos de cinco minutos para
F oto: P atrícia chemin F
F oto: P atrícia chemin
O passeio de jangada até as piscinas naturais é o mais famoso de Porto de Galinhas, com lindos cenários próximos à orla da praia
chegar às piscinas naturais. O passeio é organizado pela associação dos Jangadeiros de Porto de galinhas, que vende os tickets na praça em frente à praia. Dura cerca de 45 minutos e acontece durante o ano todo, mas apenas na maré baixa – e quanto mais baixa, melhor o visual. Para saber o horário exato em que ela vai ocorrer, não deixe de checar a tábua de maré previamente. ao sair da jangada, você caminha sobre trechos bem delimitados dos corais. use chinelos para não machucar os pés. O trecho é comprido e a cada passo você é surpreendido pela natureza à sua volta. Já o final do passeio reserva a experiência incrível de nadar entre os peixes. quem quiser pode levar seu próprio snorkel e óculos de mergulho. além das piscinas naturais, há a opção de mer-
gulho com cilindro entre peixes, corais e até navios naufragados – atividade oferecida por várias operadoras na vila de Porto de galinhas. Com ótima visibilidade, o mar ali é perfeito para quem é iniciante.
Com um clima de muita descontração, a vila de Porto de galinhas, junto à praia das piscinas naturais, reúne vários restaurantes e lojas que vendem artesanato, souvenirs, roupas e até bolos de rolo. Bem compacta, é ótima para um passeio a pé. Dá para andar por ali sem preocupação a qualquer hora, já que a vila impressiona pela segurança. O maior agito, inclusive, acontece à noite.
entre a Rua esperança e a Rua das Piscinas Naturais, há um calçadão para pedestres. esta última é conhecida por sempre estar enfeitada, seja com
À direita, visual de Maracaípe com seus coqueirais, uma das praias visitadas no passeio de buggy de ponta a ponta. Abaixo, jangadas do Pontal de Maracaípe
bandeirinhas ou com sombrinhas de frevo e com as famosas esculturas de galinhas assinadas pelo artista plástico gilberto Carcará, que as esculpe em troncos de coqueiros caídos.
Para chegar às várias praias de Porto de galinhas, uma ótima opção é agendar um passeio de buggy. O mais comum é o “ponta a ponta”, que leva os passageiros a praias como maracaípe, Pontal de maracaípe e Pontal do Cupe. Há centenas de bugueiros em Porto de galinhas, que podem ser contratados diretamente ou por intermédio dos hotéis. mas sempre opte pelos buggys credenciados pela prefeitura. O passeio é pago por veículo e cada um tem capacidade para até quatro pessoas. ao lado da praia das piscinas naturais, a praia de maracaípe é bem mais tranquila, ladeada por uma profusão de coqueiros que rendem ótimas fotos. Sem corais para formar uma barreira, ali as ondas são mais fortes – podem chegar a 2,5 metros de altura. Por isso, não é recomendada para banho, mas virou reduto de surfistas. Ainda assim, vale curtir a praia para apreciar a beleza do mar azul turquesa.
Na sequência, vem a praia do Pontal de maracaípe. O buggy leva os passageiros até o Rio maracaípe, de onde partem os passeios de jangada organizados pela associação dos Jangadeiros do Pontal de Maracaípe. Neste trecho final antes do encontro com o mar, o rio é cercado por manguezais, considerados berçários da vida marinha. entre as raízes do mangue, vivem cavalos-marinhos, caranguejos, guaiamuns e aratus. a água é tão cristalina que dá para ver o fundo. quem não quiser fazer o passeio de jangada pode atravessar o mangue através de uma pequena trilha para chegar à foz do Rio maracaípe, onde é possível dar um bom mergulho na água morna e apreciar os bancos de areia fofinha que mudam
Ao lado, a tranquilidade da enorme piscina natural de Muro Alto
com o vento. Já no sentido norte, após a Praia da vila de Porto de galinhas, está a Praia do Cupe, onde estão localizados muitos dos hotéis de Porto de galinhas, a maioria pé na areia. Já o Pontal do Cupe, a ponta final dessa praia, guarda as maiores belezas: recifes que, na maré baixa, também formam piscinas naturais, sempre repletas de peixes. a barreira de corais é bem menor do que a da Praia de Porto de galinhas, mas está a poucos metros da areia. Tanto que dá para chegar até as piscinas naturais do Pontal do Cupe andando, sem precisar de uma jangada para ver esse espetáculo. Por ali, é possível alugar vários equipamentos, como caiaque com fundo transparente, stand-up paddle e snorkel.
Depois, está a Praia de muro alto, a mais afastada da vila e cercada por condomínios e resorts. mesmo sendo mais reservada, tem alguns pontos abertos para acesso do público em geral.
muro alto é caracterizada por um paredão formado por pedras e corais a cerca de 150 metros da faixa de areia, que barra as ondas do mar. O resultado é uma enorme piscina natural de quase 3 km de extensão, com águas calmas e mornas.
Com localização estratégica, vale usar Porto de galinhas como base para explorar outros destinos do estado. a 30 km ao sul, por exemplo, estão as praias quase desertas de Tamandaré. Com um visual encantador, a Praia dos Carneiros tem areia clara, mar azul esverdeado que se mistura com as águas do estuário e coqueiros a perder de vista, junto à igrejinha de São Benedito.
ela é protegida por uma barreira de corais, o que significa que o mar é muito calmo, quase sem ondas. muitas agências em Porto de galinhas oferecem passeios de catamarã na Praia dos Carneiros, com paradas para banho de lama rejuvenescedora, nos bancos de areia e nas piscinas naturais.
Pertinho do Pontal de maracaípe, Serrambi, que também faz parte do município de ipojuca, possui duas enseadas. De um lado, as águas são tran-
quilas, com a praia resguardada por recifes. Já do outro, as ondas são fortes e boas para o surfe. a área é mais residencial, com muitos condomínios e casas de veraneio.
ao norte de Porto de galinhas, a cerca de 20 km de distância, está Cabo de Santo agostinho. entre as praias mais famosas da cidade está Calhetas, uma pequena baía de águas calmas e cristalinas. além das belezas naturais, a praia chama a atenção por ter uma tirolesa sobre o mar.
Porto de galinhas all-inclusive de luxo e bem-estar
Há quase três anos, a inauguração do The Westin Porto de galinhas, o primeiro resort do Brasil com a marca Westin, bandeira de luxo da marriott international, elevou a hospitalidade a um novo
patamar em Porto de galinhas. O The Westin Porto de galinhas é um verdadeiro refúgio de bem-estar, onde cada detalhe é pensado para fazer você se sentir melhor do que quando chegou.
Todas as experiências oferecidas aos hóspedes refletem os seis pilares de bem-estar da Westin (Coma Bem, Divirta-se Bem, Durma Bem, mova-se Bem, Sinta-se Bem e Trabalhe Bem), para criar uma estadia capaz de revigorar corpo e mente. a própria arquitetura contribui para uma atmosfera elegante de tranquilidade e relaxamento, com cores sutis, plantas tropicais e outros elementos naturais em espaços deslumbrantes.
Com pouco mais de 150 acomodações, o The Westin Porto de galinhas é um resort intimista, com atendimento mais personalizado e uma atmosfera de exclusividade. a estadia é repleta de mimos, desde o drinque autoral de boas-vindas na chegada até os amenities de banho com aroma de chá branco, o balm com óleo essencial de lavanda para te ajudar a dormir bem, roupões macios no
quarto, toalhas extra grandes, lençóis de algodão egípcio, menu de travesseiros e a Heavenly® Bed, cama exclusiva da Westin.
Todos os quartos são espaçosos e aconchegantes, com televisões de tela plana, cafeteiras, frigobar, cofre e varanda, sendo que algumas categorias têm também banheira. quem quer ainda mais exclusividade pode optar pelas villas com dois andares, piscina privativa e sala de estar.
O The Westin Porto de galinhas tem uma ampla área de lazer à beira-mar, com piscinas, beach club e quadras de vôlei e de beach tennis na faixa de areia da praia.
Há ainda kids club, teens club, academia com equipamentos de última geração e recreação para diferentes faixas etárias com programas diários. Os adultos, por exemplo, podem aproveitar aulas de hidroginástica, yoga flutuante na piscina, aqua fitness, serviços do run concierge e música ao vivo.
Quarto da villa com piscina privativa. Abaixo, prato servido no jantar com menu degustação do restaurante Tuna
a gastronomia é outro ponto alto do The Westin Porto de galinhas, dentro da proposta all-inclusive de padrão internacional. São quatro restaurantes no total: Tuna (de culinária contemporânea com menu degustação), galinhas Bistrô (culinária nordestina com menu degustação), vellas (culinária fusion de inspiração asiática) e marketplace (buffet variado de culinária internacional, incluindo itens saudáveis e para dietas com restrições – aberto para café da manhã, almoço e jantar).
Na área da piscina, o food truck apresenta um menu que muda diariamente com comidinhas gostosas no estilo grab and go, enquanto que o Oasis Bar tem um buffet de petiscos de praia. Há ainda carrinhos pop-up de sorvete, caldinhos típicos de Pernambuco e espumante para se servir à vontade, além de geladeiras de bebidas espalhadas em pontos estratégicos, o Relax Bar e o bar molhado. vale destacar que cada bar tem sua assinatura,
com cardápios distintos. Já bebidas quentes, doces e salgados estão disponíveis no Westin Café. No lobby, o aPO Bar tem uma carta de drinques autorais feitos com ingredientes botânicos aromáticos.
Para completar a experiência de bem-estar, o The Westin Porto de galinhas oferece o Heavenly Spa, a maior marca de spas do mundo.
muito além de um menu de massagens, ele tem como objetivo promover uma experiência terapêutica completa, pensada de forma detalhada para mexer com suas sensações e envolver cada sentido. O spa conta ainda com piscina aquecida interna, piscina externa, hidromassagem, sauna, áreas de descanso e duchas, tudo para uso exclusivo de seus clientes. Os serviços do spa são pagos à parte.
O The Westin Porto de Galinhas conta com ampla área de lazer à beira-mar, serviço all-inclusive de padrão internacional e experiências de bem-estar
Com temperatura média anual de 26°C, Porto de galinhas tem muito sol e calor o ano inteiro, além de ventos constantes. Chuvas são mais comuns entre maio e junho, mas geralmente de curta duração. a alta temporada vai de dezembro a março, mas esse é um destino que vale ser visitado mesmo na baixa temporada.
C OMO CH egAR
O aeroporto internacional de Recife fica a apenas 50 km da Vila de Porto de galinhas e recebe voos diretos de várias cidades do Brasil, operados pelas principais companhias aéreas do país. Para chegar até o destino final, vale contratar os serviços de uma agência local, como a Pontual Turismo (pontualturismo.com.br).
O N de f ICAR
The Westin Porto de galinhas westinportodegalinhas.com.br
Os ambientes em Porto de galinhas são descontraídos, então leve roupas de banho com alguma saída de praia ou shorts e camiseta para usar de dia, além de chinelos. À noite, use roupas leves de verão. Não esqueça os óculos de sol e o protetor solar, pois mesmo no inverno o sol do Nordeste é muito forte e queima fácil. vale ter uma toalha à mão durante os passeios. Para chegar às praias mais distantes, o passeio de buggy é uma ótima opção.
I N f ORMAçõe S TURíSTICAS portodegalinhascvb.org.br
Após um breve fechamento no próximo mês e celebrando seu 30º aniversário, o Disney’s Blizzard Beach Water Park reabrirá para a temporada de 21 de maio a 07 de setembro. assim, pela primeira vez desde 2019, os dois parques aquáticos do Walt Disney World Resort – Blizzard Beach e Typhoon lagoon – estarão abertos simultaneamente em Orlando, permitindo que os visitantes aproveitem tanto as emoções tropicais quanto a diversão com tema de inverno. além disso, hóspedes dos hotéis do Walt Disney World poderão curtir qualquer um dos dois parques aquáticos no dia da chegada. a celebração de 30 anos do Blizzard Beach continua ao longo de abril com festas dançantes temáticas, encontros com personagens Disney vestidos para o inverno, jogos, tatuagens temporárias comemorativas, produtos exclusivos e deliciosas opções gastronômicas. informações: disneyworld.disney.go.com
OCerro Catedral, principal centro de esqui de Bariloche, acaba de alcançar um novo patamar no turismo de inverno. Com um investimento de mais de 40 milhões de dólares, a estação de esqui passou por uma modernização completa. a principal transformação aconteceu no sistema de teleféricos, agora com 27 estruturas estrategicamente distribuídas. O destaque é o novo teleférico de cadeira destacável “Cypress”, de engenharia francesa, que pode transportar até 3.000 esquiadores por hora a uma velocidade de 20 km/h. Outros teleféricos também foram modernizados. as pistas foram reformuladas pela empresa italiana Proalpe, tornando o Cerro Catedral ainda mais atrativo para os esportes de inverno. agora, o local conta com 58 pistas para diferentes níveis de dificuldade, 200 hectares de terreno esquiável e mais de 100 km de pistas marcadas informações: barilocheturismo.gob.ar
ARepública Dominicana encerrou o ano de 2024 com um desempenho turístico sem precedentes, recebendo um total de 11.192.047 visitantes. Deste total, 8.535.742 turistas chegaram por via aérea, enquanto 2.656.305 desembarcaram através de cruzeiros. este marco evidencia a recuperação e expansão contínua do setor turístico dominicano. a diversidade e riqueza dos atrativos turísticos do país são fatores essenciais para esse crescimento. Desde praias paradisíacas até montanhas exuberantes, a República Dominicana oferece experiências únicas para todos os tipos de viajantes. O mercado sul-americano teve um papel significativo nesse sucesso, com destaque para o Brasil. O ministro do Turismo da República Dominicana, David Collado, estabeleceu a meta de receber 200 mil turistas brasileiros no destino.
informações: godominicanrepublic.com
Aestação de esqui Portillo, um dos destinos de neve mais especiais do Chile, já está com tudo preparado para a temporada de inverno 2025, que começa em 21 de junho e se estende até 27 de setembro. O local é o cenário perfeito para a prática de esqui e snowboard, e também para caminhadas com snowshoes ao redor da icônica laguna del inca que margeia Portillo, heliski e snow tubing. entre 26 de julho e 1º de agosto acontece a Semana do vinho, que exalta os conceituados rótulos produzidos no Chile. Durante o período, os hóspedes podem participar de degustações e assistir a palestras conduzidas por profissionais de vinícolas locais. Já de 09 a 16 de agosto é a vez da Semana dos amigos, cuja proposta é integrar os hóspedes. Por fim, entre os dias 23 e 29 do mesmo mês, a animação fica por conta da Festa do Vinho. informações: skiportillo.com
gastronomia, música e shows são alguns dos pontos onde o Rockefeller Center, em Nova York, se destaca e enche os olhos dos turistas em 2025. entre as experiências gastronômicas no Rink level do complexo estão os restaurantes NaRO, de culinária coreana, e Jupiter, italiano. Outra tendência que está ganhando força entre os viajantes do Brasil são os roteiros que incluem festivais de música e grandes shows. O Rockefeller Center é uma parada imperdível na cidade para os amantes da música, especialmente no Radio City music Hall. quem não teve a oportunidade de ir ao Rockefeller Center recentemente também pode conferir o Skylift, a mais nova plataforma giratória de observação do Top of The Rock, o arranha-céu com a melhor vista de Nova York, localizado na cobertura do 70º andar do 30 Rockefeller Plaza.
informações: rockefellercenter.com
entre hotéis sofisticados, gastronomia refinada e um cenário de beleza incomparável, a ilha de St. Barth é um convite ao requinte, à exclusividade e à serenidade, e os números não mentem: os dados mais recentes do Tourism Observatory 20232024 revelam um turismo próspero e em constante evolução. em 2023, o aeroporto Rémy de Haenen recebeu 203.754 passageiros, mantendo um volume 10,5% acima do período pré-pandemia de 2019. apesar de um leve recuo de 6,9% em relação a 2022, o fluxo aéreo se manteve estável e concentrado na alta temporada (novembro a abril). O Porto de gustavia também registrou um aumento expressivo, com 347.572 passageiros em 2023, um crescimento de 23% sobre o ano anterior. O segmento de cruzeiros mostrou uma recuperação surpreendente, atingindo 80.532 passageiros em 2023-2024, um salto de 96,9% em relação a 2022. informações: saintbarth-tourisme.com
Localizada no sudeste dos estados unidos, a Carolina do Sul é um estado onde história, hospitalidade, gastronomia e natureza convivem em harmonia. Suas paisagens vão desde as praias douradas do Oceano Atlântico até as florestas alagadas de ciprestes do Congaree National Park, passando por imensos campos coloridos e charmosas cidades históricas. Com um clima subtropical, o estado proporciona cenários perfeitos para quem busca experiências junto à natureza, o acolhimento que só as pequenas cidades podem oferecer, ou uma imersão gastronômica completa.
além do encanto natural, o estado carrega uma herança histórica profunda. Primeiro a se separar da união em 1860, foi palco de eventos-chave na guerra Civil Americana, como o ataque ao Forte Sumter em 1861. A cultura local, profundamente influenciada pelas comunidades gullah das áreas costeiras, preserva tradições africanas que enriquecem a música, a gastro-
nomia e a arte do estado. Com suas cidades vibrantes e regiões tranquilas, é um lugar que vai muito além das expectativas e aqui embarcamos em uma experiência que é muito mais do que um simples roteiro turístico. Seus segredos, assim como sua hospitalidade, merecem ser descobertos e compartilhados.
De São Paulo a chegada mais prática à capital Columbia, é pelos aeroportos de atlanta e miami. estão também disponíveis voos com saída das cidades brasileiras de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Manaus e Rio de Janeiro diariamente. É necessário mais de um voo para chegar à cidade e ele está disponível nos dois aeroportos americanos, todos os dias. Brasileiros precisam de visto para ingressar nos estados unidos. a contratação de seguro viagem e reservas antecipadas
À esq.: casal passeando na Boardwalk Loop Trail, Congaree Park. No detalhe: o Ranger Jon Manchester. Abaixo: ciprestes do Congaree Park.
em hoteis ou casas de locação são recomendados. a dica aqui é levar, além de dólares, cartões de crédito, débito e pré-pagos, pois todos são facilmente aceitos na grande maioria dos estabelecimentos. Não esqueça de colocar na mala um casaco leve, roupas confortáveis, proteção solar, repelentes e adaptadores. as tomadas em todo os estados unidos seguem o padrão a , diferente daquele que utilizamos aqui no Brasil.
Columbia a porta de entrada da Carolna do Sul
a capital do estado, fundada em 1786, Columbia abriga a universidade da Carolina do Sul, que é um importante centro educacional do país. além disso, é famosa por seus parques, como o Congaree National Park, que oferece trilhas
e paisagens naturais impressionantes. Perfeita para famílias com crianças, casais e grupos de amigos, a cidade também tem uma cena artística e gastronômica diversificada, com museus, galerias e restaurantes que refletem sua mistura de tradições sulistas e contemporâneas. aqui nos hospedamos no Hotel Trundle, localizado em um edifício histórico restaurado de 1920, dono de uma atmosfera descolada e muito elegante.
Com quartos bem amplos e amenidades de alta qualidade, o hotel surpreende pela curadoria dos melhores parceiros locais, assim como pela localização excelente que permite fácil acesso a atrações como o Columbia Museum
of Art, South Carolina State House e o South Carolina State Museum.
@hoteltrundle - 1224 Taylor St, Columbia, SC 29201, Estados Unidos
que tal começar seu dia com um autêntico café da manhã sulista? Para isso, uma ida ao distrito de Five Points é obrigatória! um bairro criativo com ruas animadas e cheias de personalidade, aura boêmia e cafés charmosos, é o lugar perfeito para uma parada a qualquer hora do dia. Conhecido como o “Original Village Neighborhood” da cidade, é um ponto de encontro popular para moradores e também visitantes. O distrito é famoso por sua variedade de estabelecimentos, incluindo o The Gourmet Shop, onde
fomos recebidos para provar o delicioso e tradicional Breakfast Bowl, que leva: mingau salgado e cremoso de milho branco, queijo cheddar, ovos mexidos, bacon de peru e pão de fermentação natural. uma combinação diferente que equivale a um abraço, principalmente nos dias frios.
Não deixe de provar também os Deviled Eggs, uma receita de ovos cozidos com cara vintage e muito sabor, tenho certeza que você vai querer levar essa receita para casa, assim como eu.
@thegourmetshop5points - 724 Saluda Ave, Columbia, South Carolina 29205, Estados Unidos
Depois de recarregar as energias, seguimos para o Congaree National Park, que fica a cerca de 30 minutos de carro do centro de Columbia. este parque nacional é um refúgio natural e tem entrada gratuita, com trilhas incríveis como o Boardwalk Loop Trail, que permite explorar a floresta de ciprestes e aprender sobre a biodiversidade local. Para os mais aventureiros, há opções de canoagem e trilhas mais desafiado-
ras, essas pedem por agendamento prévio e custam aproximadamente u$80 por pessoa. após um dia de conexão com a natureza, é hora de relaxar! Fomos em direção ao Lake Murray para um happy hour com belas vistas no Spirit of Lake Murray. um iate de 80 pés que oferece um bar completo e pratos preparados por chefs locais, perfeito para curtir o pôr do sol. O lago é conhecido como a “Joia da Carolina do Sul”, com mais de 1.000km de costa. É um destino popular para pesca, passeios de barco e relaxamento, criado na década de 1920 para fornecer energia hidrelétrica e hoje é um local de recreação e beleza natural.
@congareenps - 100 National Park Rd, Hopkins, South Carolina 29061, Estados Unidos
Encerramos a noite com um jantar sofisticado no Hampton Street Vineyard, localizado no coração de Columbia. O restaurante combina influências francesas e o conceito farm-to-table, utilizando ingredientes frescos e locais. ele também é conhecido por sua extensa carta de vinhos, que recebeu o prêmio “Best Award of Excellence” da Wine Spectator. É perfeito para ocasiões especiais ou um jantar romântico. @hamptonstreetvineyard -1207 Hampton St, Columbia, South Carolina 29201, estados unidos
Sumter e Summerville uma imer S ão no C oração da Carolina do Sul
Fundada no século XIX, a cidade de Sumter recebeu o nome em homenagem ao general Thomas Sumter, um herói da guerra Revolucionária americana. entre as principais atrações está o Swan Lake Iris Gardens, um parque encantador repleto de jardins florais com lagos habitados por todas as oito espécies de cisnes do mundo! Famoso também por suas extensas plantações de íris japonesas, que florescem entre meados de maio e início de junho. aqui a entrada é gratuita e ele está aberto diariamente.
@swan-lake-iris-gardens - 822 W Liberty St, Sumter, South Carolina 29150, Estados Unidos
Depois de aproveitar o parque, seguimos para um almoço inesquecível no Hamptons um restaurante sofisticado localizado no centro histórico da cidade. Conhecido por sua culinária americana com influências italianas, utiliza ingredientes frescos de produtores locais. Foi premiado com o título de “Best of Sumter” em várias categorias, incluindo melhor restaurante e melhor experiência gastronômica. @hamptonssumter - 33 N Main St., Sumter, South Carolina 29150, Estados Unidos
um pouco adiante, chegamos na cidade de Summerville, conhecida como “Flowertown in the Pines” por seus belos jardins e áreas arborizadas. Com uma história que remonta ao século Xviii, a cidade começou como um refúgio para os moradores de Charleston que buscavam escapar das condições insalubres das áreas pantanosas. além disso, a cidade é o berço do chá doce, uma tradição sulista muito apreciada, celebrada no Sweet Tea Trail, que inclui paradas em restaurantes e lojas locais. O centro histórico de Summerville é cheio de boutiques, restaurantes e edifícios históricos, com eventos, galerias de arte e o Summerville Dorchester Museum
aqui nos hospedamos no Cambria Hotel, moderno, confortável e com comodidades como piscina ao ar livre, academia e bar. Os quartos são es-
paçosos, têm decoração clean e incluem banheiros inspirados em spas. a localização é perfeita, próximo a atrações populares como Charleston, mount Pleasant e diversos restaurantes. ele também é ideal para viagens de negócios, com estacionamento gratuito, áreas para reuniões e eventos.
@cambriacharleston - 84 Ripley Point Drive, Charleston, South Carolina 29407, Estados Unidos
Não poderíamos deixar de visitar o Bad Daddy’s Burger Bar, que fica a poucos minutos do Cambria Hotel. Com ambiente descontraído, perfeito para quem busca os tradicionais hambúrgueres americanos, acompanhamentos deliciosos como a porção de Fried Picles e a exclusiva “Bad Ass Margarita”. @baddaddysburger - 200 Front Street. Summerville, SC 29486, Estados Unidos
Cypre SS g arden S o C enário en C antador do roman C e Diário D e uma Paixão
É impossível vir para a Carolina do Sul e não visitar o jardim e reserva natural Cypress Gardens! Cenário do romance The Notebook (Diário de uma Paixão), é famoso por seu pântano de ciprestes e tupelos de águas negras, que pode ser explorado por trilhas a pé ou passeios de barco, desde 1932. entre as atrações estão o Butterfly House, uma casa de borboletas que também abriga peixes e tartarugas, e o Swamparium, um aquário que exibe espécies nativas e exóticas de peixes, répteis e anfíbios. ideal para
famílias, casais e amantes da natureza, oferece áreas para piqueniques e eventos. Para adultos a entrada é paga e custa aproximadamente u$10, o parque está aberto diariamente. O tour de barco no Cypress Gardens é uma das experiências mais encantadoras do parque. você pode optar por um passeio autoguiado, que está incluído no preço da entrada, ou com um guia. esse custa um adicional de $5 por pessoa. eles são conduzidos por especialistas que compartilham informações sobre a história, ecologia e biodiversidade, tornando a experiência mais rica e educativa. É uma atividade indicada para famílias, casais ou qualquer pessoa que queira se conectar com a natureza de forma tranquila e de quebra navegar por um dos cenários de Hollywood.
Durante o passeio, você navega pelas águas cristalinas do pântano, cercado pela fauna e flora. Uma oportunidade única para observar a vida selvagem local, como pássaros, tartarugas e até mesmo jacarés. O trajeto é marcado, o que garante que você explore os melhores pontos do pântano com segurança.
@cypress_gardenssc - 3030 Cypress Gardens Rd, Moncks Corner, SC 29461, Estados Unidos
a e SS ên C ia do Lowcountry
Deixamos para trás o charme acolhedor de Summerville e seguimos em direção à costa, onde o atlântico aguarda com sua brisa fresca e paisagens de cair o queixo. Nossa jornada nos levou até Beaufort, uma cidade costeira repleta de paisagens e a beleza única do Lowcountry. Ruas arborizadas, casas históricas e o brilho do oceano ao fundo, criando um cenário que parece saído de um cartão-postal. a cidade nos convida a explorar suas raízes profundas e a tranquilidade de sua atmosfera à beira mar. Nossa hospedagem aqui não poderia ser mais especial. O Cuthbert House Inn fica em um edifício antebellum construído em 1790, a opção perfeita para quem quer combinar o charme dos hoteis boutique com a exclusividade das hospedagens de luxo. Situado à beira do rio Beaufort, tem vistas deslumbrantes e fácil acesso ao centro histórico da cidade. Com seus quartos luminosos e ele-
gantemente decorados, cada um com características únicas que refletem a história e o artesanato local. Os hóspedes podem desfrutar de um café da manhã preparado na hora e até um happy hour oferecido diariamente, com vinhos e aperitivos, criando uma atmosfera social típica das cidades do sul. além disso, o Cuthbert House Inn está listado no Registro Nacional de lugares Históricos desde 1972, sendo um marco importante na preservação da herança cultural de Beaufort. Sua localização permite explorar atrações como o Waterfront Park, o Beaufort History Museum e o Pat Conroy Literary Center @cuthbert_house - 1203 Bay St, Beaufort, South Carolina 29902, Estados Unidos
Depois de um dia explorando as belezas de Beaufort, um jantar no Ribaut Social Club é a maneira perfeita para encerrar a noite. localizado no hotel Anchorage 1770 Inn, o restaurante combina uma experiência de gastronomia sofisticada, com pratos que se destacam pelos ingredientes frescos e sabores locais. Dentro de uma mansão histórica construída em 1770, este edifício já foi residência de figuras importantes, hospital durante a guerra Civil e até mesmo um clube social no final do século XIX. Hoje, além de restaurante é também um hotel boutique que oferece uma experiência única de hospedagem e é uma excelente opção para quem deseja se hospedar em Beaufort. Camas de dossel, tetos altos, detalhes arquitetônicos preservados, a deslumbrante vista para o rio e o acolhimento dos proprietários Frank e Amy, tornam a experiência aqui completa. Para quem ama assistir ao pôr do sol, o rooftop do hotel tem uma área especial para desfrutar desse momento.
@ribautsocialclub
@anchorage1770 - 1103 Bay St, Beaufort, South Carolina 29902, Estados Unidos
uma imer S ão na C ultura Gullah
que tal enriquecer seus dias em Beaufort com uma visita à encantadora Daufuskie Island? essa ilha, acessível apenas por barco, é um verdadeiro tesouro de história e cultura. Saindo da marina Shelter Cove, você pode optar por um ferry ou táxi aquático para chegar até lá, desfrutando de um passeio panorâmico
pelas águas costeiras da Carolina do Sul e dura cerca de 40 minutos. ao chegar em Daufuskie island, uma experiência imperdível é o Sallie Ann’s Authentic Gullah Tour. Conduzido por Sallie ann Robinson, uma guia nativa e sexta geração da comunidade Gullah que te faz entrar de cabeça na rica herança cultural da ilha. Durante o passeio, você aprenderá sobre a história, as tradições e principalmente sobre o modo de vida Gullah, enquanto explora locais históricos e casas tradicionais da região. Sallie ann também compartilha histórias pessoais e insights únicos que só uma mulher inspiradora como ela poderia transmitir, tornando o tour uma experiência enriquecedora e muito diferente de tudo o que você já viveu pelos outros estados do país. a cultura Gullah na ilha de Daufuskie é uma das mais ricas e preservadas tradições afro-americanas nos estados unidos. Os Gullah são descendentes de africanos escravizados que trabalhavam nas plantações de arroz, índigo e algodão nas ilhas costeiras do atlântico. após a emancipação e a guerra Civil, muitos Gullah permaneceram em Daufuskie, vivendo de forma isolada e criando uma cultura única com fortes influências vindas da África. além disso, aqui se mantêm tradições em artesanato, música, culinária e espiritualidade. a ilha de Daufuskie é um centro importante para a preservação dessa herança, com locais históricos, como a Jane Hamilton School, que agora abriga o Gullah Learning Center. @sallieannrobinson - https://gullahtours.org
luxo C ombinado ao C hame da S pequena S C idade S
Hora de embarcar para nosso próximo destino e seguir e seguir rumo à vibrante Hilton Head Island, localizada a apenas 50 minutos de carro saindo de Beaufort. O trajeto oferece uma transição perfeita entre a tranquilidade de Daufuskie e a energia de Hilton Head, conhecida por suas praias de areia branca, campos de golfe renomados e uma ampla variedade de atividades ao ar livre.
um lugar que combina luxo e natureza, com atrações como o Harbour Town Lighthouse, o icônico farol da ilha, e o Sea Pines Forest Preserve, um refúgio natural ideal para caminhadas e passeios de bi-
cicleta. além disso, a ilha oferece uma cena gastronômica diversificada e de alto padrão, com restaurantes que servem desde frutos do mar frescos até culinária internacional.
Bem aos pés do Harbour Town Lighthouse fica o restaurante quarterdeck e essa foi a nossa escolha para o jantar. localizado no coração de Harbour Town, ele tem vistas panorâmicas de 270 graus do Harbour Town Yacht Basin, Calibogue Sound e do famoso 18º buraco do Harbour Town Golf Links
O menu do quarterdeck é uma celebração dos sabores locais, com foco em frutos do mar e pratos criativos, além de diversos tipos de ostras e pratos especiais, que celebram o que há de mais fresco todos os dias.
O restaurante tem sido uma tradição em Hilton Head por décadas, sendo um marco tanto para moradores quanto para visitantes e passou por uma completa renovação, tornando-se um dos destinos gastronômicos mais procurados por aqui.
@quarterdeckhiltonhead - Harbour Town Yacht Basin, HHI, South Carolina, Estados Unidos
Jantares inesquecíveis pedem por hospedagens a mesma altura! Seguimos para nossa hospedagem no Sonesta Resort Hilton Head Island, perfeito para relaxar e recarregar as energias. este resort premiado
está localizado em Hilton Head, oferecendo acesso a diversas atividades e uma experiência de luxo em contato com o Oceano atlântico.
O resort tem quartos espaçosos que incluem varandas ou pátios privativos, muitos com vistas deslumbrantes para a piscina ou para os jardins coloridos. Repleto de comodidades que vão elevar sua estadia, aqui você pode desfrutar também de restaurantes como o Seacrest Restaurant and Terrace, que serve pratos frescos e sazonais, e o Sweet Cane Bar and Grille, ideal para refeições leves à beira da piscina.
@sonestahhi - 130 Shipyard Dr, Hilton Head Island, South Carolina 29928, Estados Unidos
Já que estamos à beira do mar, um passeio de barco com o Dolphin Cruise da Outside Hilton Head é uma excelente maneira de explorar as águas do lowcountry e observar os golfinhos em seu habitat natural. Conduzido por guias especializados que compartilham informações sobre a ecologia local e a vida marinha, você poderá observar golfinhos do Atlântico brincando, socializando e até mesmo caçando. Os passeios são realizados em barcos confortáveis e seguros, com opções para grupos ou excursões privadas. além dos golfinhos, é possível avistar outras espécies marinhas, como raias, tartarugas e aves costeiras. Os golfinhos
podem ser observados durante todo o ano em Hilton Head island, mas os meses de primavera e verão são especialmente favoráveis devido ao clima mais quente e à maior atividade dos animais. O passeio regular dura cerca de 1 hora e 30 minutos e tem valores que começam em u$40 por pessoa. além do Dolphin Cruise, a Outside Hilton Head oferece outras atividades, como caiaque, paddle boarding e excursões ecológicas.
após aproveitar o passeio de barco uma excelente ideia é seguir para a charmosa cidade de Bluffton, localizada a apenas 20 minutos de carro de Hilton Head Island. Famosa por seu centro histórico, conhecido como Old Town Bluffton, onde você pode explorar ruas arborizadas, boutiques locais, galerias de arte e restaurantes de diversos tipos.
a cidade está situada às margens do May River, proporcionando vistas que valem a pena e oportunidades para atividades como caiaque e pesca. Pelas ruas de Bluffton descobrimos a loja Spartina, uma experiência encantadora para quem aprecia moda e acessórios com inspiração costeira. a loja é conhecida por suas bolsas, joias e itens de decoração, todos com designs
que homenageiam a beleza e a cultura do sul. além disso, a Spartina 449 tem uma forte conexão com a história local, já que muitos de seus padrões e coleções são inspirados na vizinha Daufuskie Island @spartina449 - 28 Shelter Cove Ln #104, Hilton Head Island, SC 29928, Estados Unidos
Depois de explorar a Spartina, uma parada no The Cottage Cafe, Bakery & Tea Room é indispensável. localizado em uma charmosa casa restaurada de 1868, o restaurante combina o charme do sul com pratos sofisticados e sabores locais tradicionais. O menu inclui pratos típicos como Shrimp & grits, que já foi premiado em festivais, e outras delícias como tortas, scones e sobremesas feitas na hora. a proprietária do The Cottage Cafe, Bakery & Tea Room é leslie Rohland, uma empreendedora apaixonada pela culinária e preservação da história local. abriu o restaurante em 2009, transformando essa casa histórica em um dos locais mais queridos de Bluffton. Com um talento especial para criar pratos, ela conquistou diversos prêmios, incluindo reconhecimentos nacionais como o “Good Food Awards” e é hoje uma das “Chefes embaixadoras da Carolina do Sul”. @thecottageinbluffton - 38 Calhoun St, Bluffton, South Carolina 29910, Estados Unidos
Para os amantes de bourbon e outras bebidas destiladas o tour pela destilaria Burnt Church é uma excelente opção. Com uma tradição que celebra a rica história do bourbon na região, a Burnt Church oferece um tour fascinante que combina aprendizado e degustação, incluindo produtos exclusivos como o bourbon de seis grãos e o whisky de arroz, ambos premiados. @burntchurchdistillery - 120 Bluffton Rd, Bluffton, SC 29910, Estados Unidos
Não poderíamos deixar Bluffton sem conhecer o super indicado restaurante FARM. Conversamos com algumas pessoas da região e ao perguntá-las onde deveríamos jantar, a resposta era uma só - “The FARM”.
Como o nome já sugere, o restaurante farm-to-table é conhecido por sua abordagem sustentável e criativa, utilizando ingredientes frescos provenientes de fazendas e produtores locais. O ambiente tem a cara da Carolina do Sul, aconchegante e ao mesmo tempo sofisticado, perfeito para uma experiência gastronômica completa. O menu é dinâmico e muda regularmente para refletir a sazonalidade dos ingredientes. Alguns pratos populares e que são com certeza destaque por
lá: cornbread (que acompanha os pratos na maioria dos restaurantes da região, mas esse, que chega quentinho à mesa, é imperdível) e as roasted may river oysters (para os amantes de ostras frescas, a Carolina do Sul vai te surpreender diariamente). Com um serviço excelente, é recomendado aqui fazer reservas com antecedência, principalmente durante a primavera e o verão. Se você busca experimentar mais da cozinha local em Bluffton, o FARM é a sua escolha.
@farmbluffton - 1301 May River Rd, Bluffton, South Carolina 29910, Estados Unidos
Saindo de Bluffton nos dirigimos de volta a Hilton Head island e é de lá que pegamos nosso voo em direção a atlanta e começamos a nos despedir da Carolina do Sul. Aqui fica o Hilton Head Island Airport (HHH), localizado na ilha e que torna essa experiência de viagem prática e bem conveniente. O aeroporto opera voos comerciais e gerais, com companhias como american airlines, Delta e united, conectando a ilha a cidades como atlanta, Charlotte e Nova York. Prefere fazer uma roadtrip de volta a Columbia? a viagem de carro partindo de Hilton Head island leva cerca de
2 horas e 30 minutos, passando por estradas seguras, áreas arborizadas e pequenas cidades do Lowcountry encerrar uma viagem pela Carolina do Sul é como fechar um capítulo de um livro que deixa saudades. Cada destino, com suas peculiaridades e histórias, nos transporta a um cenário onde a tradição sulista encontra a beleza natural.
A jornada começou entre flores e bosques em Summerville, passou pelos misteriosos ciprestes de Cypress gardens, e nos levou até a serenidade costeira de Beaufort. É impossível não ser tocado pela profundidade cultural Gullah em Daufuskie island, um testemunho vivo da história e resiliência da região. Hilton Head Island, com sua sofisticação à beira-mar, proporcionou experiências marcantes como o pôr do sol no quarterdeck e o emocionante Dolphin Cruise e Bluffton, com seu charme singular, revela tesouros como a arte de Spartina 449 e os sabores únicos do The Cottage,
conduzidos pela dedicada leslie Rohland. É nessa mistura de autenticidade e sofisticação que a Carolina do Sul se destaca, sempre surpreendendo. Cada esquina nos presenteia com uma calorosa hospitalidade e uma beleza que parece intocada pelo tempo. Do rico aroma dos brunches às brisas tranquilas do May River, a Carolina do Sul revela, sem pressa, suas camadas mais preciosas. É o tipo de lugar que faz você desacelerar, apreciar os pequenos detalhes e se sentir em casa. ao fechar este roteiro, fica claro que a Carolina do Sul não é apenas um destino.
É uma experiência que se vive com todos os sentidos, um pedaço de história viva que conquista corações e deixa memórias gravadas para sempre. em cada cidade visitada, fica a certeza de que o sul tem um pouco de magia esperando por todos que se aventuram por suas paisagens e tradições.
ALATAM iniciou no final de março a operação da rota Rio Branco-guarulhos, com três voos semanais (segundas, quintas e sextas), expandindo para cinco a partir de junho. a rota será operada por aeronaves airbus a319 ou a320, com capacidade para 174 passageiros em um trajeto de aproximadamente quatro horas. a empresa também mantém 10 voos semanais de Rio Branco para Brasília, possibilitando conexões para 37 destinos nacionais e dois internacionais. Nos últimos dois anos, a frota da laTam no Brasil cresceu 13%, com a incorporação de 25 novas aeronaves. a previsão é ampliar a oferta doméstica em 8% em 2025, incluindo novas rotas em Pelotas (RS). informações: latam.com
Aemirates anunciou a inclusão de sete novas rotas em sua rede de operações com o airbus a350, com início entre junho e setembro. Os destinos são Túnis (6x/semana), amã (diário), istambul (diário), Dammam (diário), Cidade de Ho Chi minh (diário), Bagdá (3x/semana) e Oslo (diário). a aeronave, equipada com as últimas atualizações de cabine, também ampliará serviços para Bahrein (3 voos diários) e Kuwait (segundo voo diário). a companhia confirmou que continuará expandindo a presença do a350, com futuros anúncios de rotas de longo alcance à medida que novas aeronaves forem entregues. a operação em Bolonha com o a350 foi antecipada para 1º de junho. a medida reforça a estratégia da emirates de ampliar sua malha aérea com aeronaves mais modernas e eficientes. informações: emirates.com
Oprograma de fidelidade da Avianca, LifeMiles, implementou alterações para simplificar a acumulação e o resgate de milhas. agora, é possível acumular milhas em qualquer tarifa da companhia, incluindo a básica, que inclui uma bagagem. além de voos, os sócios podem juntar milhas por meio de cartões de crédito parceiros, hospedagens, compras em lojas credenciadas e assinaturas mensais. Para alcançar status elite em 2025, os membros devem cumprir metas de milhas qualificáveis, sendo que parte delas precisa ser obtida em voos ou serviços da avianca. Cada dólar gasto em serviços extras gera cinco milhas. O programa também reforçou o Club Concierge, exclusivo para membros Diamante, oferecendo atendimento 24h por Whatsapp, acesso ilimitado a salas viP e bônus de 100% em milhas elite. informações: lifemiles.com
Oaeroporto internacional Juan Santamaría, na Costa Rica, foi eleito o melhor da américa latina e Caribe na categoria de 5 a 15 milhões de passageiros pelo aSq airport Service quality awards 2024, premiação do Conselho internacional de aeroportos (aCi World). administrado pela aeRiS (do grupo brasileiro CCR aeroportos), o SJO destacou-se em pesquisas com passageiros, que avaliaram serviços, eficiência e experiência do viajante. O reconhecimento reflete melhorias implementadas no SJO, como atualização de infraestrutura, novo design alinhado à cultura local e a atuação do Comitê de experiência do Cliente. essa é a principal avaliação global de aeroportos, analisando agilidade, atendimento, limpeza e conforto. informações: sjoairport.com
AAzul foi anunciada como aérea oficial dos festejos de São João em Campina grande e Patos (PB) e Caruaru (Pe), três dos maiores eventos juninos do mundo. a campanha “azul pra colorir o São João” incluirá ativações nas cidades, alinhadas ao novo posicionamento da marca “O Céu azul do Brasil”. a azul viagens, operadora de turismo da companhia, oferecerá pacotes especiais para destinos tradicionais do período, como Porto Seguro (Ba), além de cidades em Pernambuco, maranhão e alagoas. a empresa reforça sua presença no Nordeste, região que atrai milhares de turistas durante as festividades juninas. informações: voeazul.com.br
Aiberia anunciou a expansão de suas operações no Brasil com novas rotas para Recife e Fortaleza. Os voos diretos de madri para Recife terão início em 13 de dezembro de 2025, com três frequências semanais, aumentando para cinco em fevereiro de 2026. Já as operações para Fortaleza começam em 19 de janeiro de 2026, inicialmente com três voos semanais, subindo para quatro em fevereiro. as novas rotas serão operadas com aeronaves A321XLR, com cabine Airspace e configuração para 182 passageiros (executiva e econômica). além do Brasil, a companhia lançará voos para Orlando (eua) em outubro de 2025, com quatro frequências semanais em aeronaves a330. O destino, conhecido por seus parques temáticos e centro de convenções, terá mais de 46 mil assentos disponíveis na temporada. informações: ibéria.com
distante 509 quilômetros de Salvador, o município do sudoeste da Bahia tem como ponto alto a simpatia e a hospitalidade de sua gente aliada ao conforto e às mordomias oferecidos pelas cidades urbanas.
classificada pelo Atlas da Violência como uma das mais seguras da Bahia, vitória da Conquista é sinônimo de business, mas é também um município que tem um charme único. Situada na região sudoeste do estado, a cidade do interior baiano tem clima ameno quase o ano todo, exceto no inverno quando os termômetros – acreditem – registram baixas temperaturas. Com quase 400 mil habitantes, o município concilia o jeitinho baiano de ser com as comodidades urbanas. a terceira maior cidade da Bahia (só perde para a capital, Salvador, e para Feira de Santana), o município tem completa infraestrutura, oferecendo variadas opções de hotéis, cafés, bares, restaurantes, farmácias, hospitais, bancos, shopping centers, universidades, escolas técnicas e supermercados, entre outros serviços. além do uber e do transporte urbano – a passagem de ônibus custa R$ 3,80 –, conta ainda com o aeroporto glauber Rocha, distante 18 quilômetros do centro da cidade. O aeroporto movimenta 40 mil pessoas por mês, atendendo todo o sudoeste do estado e o Norte de minas gerais. gol, latam e azul operam no local, possibilitando voos para Salvador (Ba), São Paulo (SP) e Belo Horizonte (mg). glauber Rocha nasceu em vitória da Conquista em 1939 e faleceu em 1981, no Rio de Janeiro. adquirida
pela prefeitura local para abrigar o acervo do cineasta, a casa onde o baiano viveu até os 9 anos ainda pode ser conhecida, ao menos sua fachada – infelizmente está abandonada e um de seus principais problemas é o telhado que desaba aos poucos. ainda assim, merece a visita. Fica na Rua 2 de Julho, no centro. Reverenciado como um gênio revolucionário, glauber Rocha foi um dos fundadores do Cinema Novo e o único brasileiro até o momento que ganhou o prêmio de melhor diretor do Festival de Cannes, na França. Suas obras “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964), “Terra em Transe” (1967) e “O Dragão da maldade Contra o Santo guerreiro” (1969) são apontadas como alguns dos melhores filmes nacionais. embora as suas ruas, alamedas e avenidas praticamente não sejam arborizadas, vitória da Conquista guarda cativantes redutos verdes para quem curte um dolce far niente enquanto observa o movimento ao redor. Ou, para quem simplesmente gosta de encontrar amigos e conhecidos e colocar a conversa em dia. No centro da cidade, a Praça Tancredo Neves, antigo Jardins das Borboletas. é um desses endereços. Com lago habitado por peixinhos e abraçado por centenárias árvores e coloridas flores, o coração de vitória da Conquista é ponto de encontro popular e palco para caminhadas e eventos culturais.
a praça está situada no lugar onde o então vilarejo começou a se formar. antes de o Brasil ser descoberto por Portugal, era habitada pelos imboré, mongoió e Pataxó. esses povos indígenas foram “convidados” a se retirar dali pela Coroa Portuguesa. a escolha do local se deu pela abundância de água proveniente das nascentes da Serra do Periperi, área de conservação da mata atlântica do município. logo em frente à praça está a Catedral de Nossa Senhora das vitórias e o memorial Régis Pacheco. Dedicada à Nossa Senhora da vitórias, a matriz foi construída entre os anos de1930 e 1943, em substituição à antiga capelinha edificada em 1808. Seu estilo arquitetônico é o neogótico, quase sem curvas e com linhas retas. ao lado em estilo neoclássico, o memorial governador Régis Pacheco é tombado por decreto. Foi construído na segunda década do século 20, por ordem do coronel João Fernandes de Oliveira Santos. Posteriormente, ele doou o casarão ao genro, o médico Régis Pacheco, como presente de casamento com a sua filha. Desde abril de 2007, a Casa Régis abriga o memorial governador Régis Pacheco. O espaço preserva parte da memória política do município – Pacheco foi prefeito de vitória da Conquista, deputado federal e governador da Bahia. Reúne ainda quadros do artista plástico Orlando Celino retratando todos os intendentes e prefeitos que já
ocuparam o cargo de Chefe do executivo no município.
a área “nobre” e descolada da cidade é a Zona leste É nela que rolam baladas – especialmente na avenida Olívia Flores, ponto alto da vida noturna em Vitória da Conquista. Emblemática, a Olívia Flores não se resume apenas às suas baladas e aos seus restaurantes, a avenida é ainda um ótimo endereço para quem gosta de fazer caminhadas.
Já no Bairro de Candeias fica a Villa do Bosque, um espaço (leia-se uma bucólica vila) repleto de verde e flores multicoloridas, com fonte, pinturas, esculturas, bancos e mesinhas distribuídos pelos jardins. em seu interior distribuem-se cafés com guloseimas imperdíveis, sorveterias artesanais, bistrôs, bares e restaurantes com gastronomia diversificada, desde pratos típicos aos de culinária internacional.
as entradas para essa simpática vilinha são a avenida
Jorge Teixeira nº 606 e a rua que fica atrás dela: a da granja. De terça-feira a domingo, a villa do Bosque abre para almoço às 11h30. Os restaurantes fecham às 15 horas e reabrem às 18h30, quando o bar com música ao vivo também funciona animando a noite. O
espaço fecha à meia-noite. ao lado da villa do Bosque está a Solange Biscoitos, uma das muitas fábricas da tentação típica dos conquistenses. Doces, salgados, em formato de bolinha, de chips e em outras interessantes versões, os biscoitos têm sabores, como alho, cebola, natural... Há ainda os que unem combinações exóticas, como alho com goiabada – uma delícia!
Recentemente, vitória da Conquista conquistou o título de Capital estadual do Biscoito, uma tradição passada de geração em geração que foi reconhecida pela assembleia legislativa da Bahia, por meio de um projeto de lei estadual. além de movimentar o comércio local, a produção de biscoito gera mais empregos e renda para centenas de famílias da cidade.
atualmente, o município possui mais de 40 fábricas artesanais de biscoitos e produz cerca de quatro mil toneladas da iguaria por ano, segundo estimativas do Sebrae. Somente na Ceasa, são 220 boxes exclusivos para a venda da guloseima. além dos biscoitos, o Ceasa também é um lugar legal para ser conhecido, com legumes, verduras e frutas que revelam os hábitos e os costumes do consumo de alimentos da população local.
Para quem gosta de fazer compras os shopping centers Conquista Sul e Boulevard são algumas das opções
que vitória da Conquista oferece. Com 114 lojas, o primeiro fica na Avenida Juraci Magalhães, 3.340, Boa vista, enquanto o segundo, com mais de 125 espaços comerciais, localiza-se na Avenida Olívia Flores, 2.500, universidade. O Shopping Conquista Sul funciona de segunda-feira a sábado, das 10 às 22 horas. Domingos, das 14 às 20 horas. Praça de alimentação: de segunda à sábado, das 10 às 22 horas. Domingos e feriados, das 11 às 22 horas. O Boulevard Shopping também funciona nesses mesmos horários, exceto aos domingos quando abre ao meio-dia e fecha às 22 horas.
Outra atração especial da cidade é o Cristo de mário Cravo. muitas cidades brasileiras guardam a estátua de Jesus com os braços abertos, mas certamente nenhuma delas tem um exemplar como esse. localizado no alto da cidade, na Serra do Periperi, a obra, inaugurada em 1980, foi concebida como um símbolo de fé e esperança para o povo baiano.
Diferente de outras representações de Jesus, essa imagem feita em fibra de vidro possui características físicas que remetem ao povo sertanejo, refletindo o trabalho árduo e as dificuldades enfrentadas pela seca. O artista
mário Cravo optou por essa estética, com a intenção de criar uma ligação profunda entre a imagem religiosa e a realidade do povo da região. O Cristo fica no bairro Cruzeiro, na Serra do Periperi.
Já no bairro Recreio estão o Orquidário municipal Zilda Gusmão e a pitoresca Catedral das Flores, dois espaços que fazem parte do Parque ambiental do Rio verruga, projetado pelo arquiteto e ex-governador do Paraná, Jaime lerner. O orquidário é visita obrigatória para os amantes de flores e a entrada é gratuita. abriga 200 plantas, incluindo diversas espécies de orquídeas que encantam com suas cores vibrantes, formas únicas e fragrâncias, além de bromélias e outras flores ornamentais. Fica ao lado do Horto Florestal Vilma Dias, na Rua Marcelino Rosa. Funciona diariamente, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. quase em frente ao Orquidário, a Catedral das Flores é o endereço certo para quem gosta de presenciar o sol se despedindo de mais um dia.
Com uma estrutura metálica tubular de 12 metros de altura e cobertura de flores da espécie ipoméia-rubra, a catedral ocupa uma área de 200 metros quadrados e tem bancos para contemplação das flores e do pôr do sol, oito canteiros suspensos com diferentes espécies de flores, fonte, iluminação, palmeiras areca, bambu nos arredores, sica revoluta, bougainville bola, jasmim
e ipês. além do hipnotizante espetáculo do pôr do sol, o espaço também é perfeito para um descontraído piquenique. Ou, simplesmente para relaxar e desfrutar a memorável vista. Com entrada gratuita, o projeto também é assinado pelo escritório do arquiteto urbanista Jaime lerner, ex-governador do Paraná que revolucionou o conjunto arquitetônico de Curitiba (PR), onde também foi prefeito.
Se o assunto é a natureza, outra dica é a lagoa das Bateias. Recém-reformada, é sinônimo de lazer e diversão. Com área aproximada de 53 hectares, oferece infraestrutura para quem gosta de praticar esportes, andar de bike e fazer caminhadas ao ar livre. Possui quadras poliesportivas e campos de grama sintética e de areia. Faz parte da sub-bacia da Bacia do Rio Santa Rita, que integra a do Rio verruga. localiza-se na zona urbana de vitória da Conquista
Outro paraíso para os amantes da natureza e da preservação ambiental é a reserva ambiental do Poço escuro. O espaço abriga três diferentes trilhas: a Principal, a Bordo leste e a Bordo Oeste. Cada uma proporciona uma experiência única de conexão com o meio ambiente, permitindo que o visitante explore as belíssimas paisagens naturais e a rica biodiversidade do local.
a reserva é integrada por três principais tipos de vegetação: mata atlântica, mata de Cipó e Caatinga, onde
habitam diferentes espécies endêmicas de fauna e de flora. Importante refúgio de vida selvagem e da biodiversidade, a reserva não apenas abriga uma vegetação exuberante, mas também é tida como o último reduto remanescente de mata de grande porte na Zona urbana da cidade, destacando-se na conservação ambiental.
Com um invejável Produto interno Bruto (PiB) na casa dos R$ 8,2 bilhões, a economia de vitória da Conquista é uma das mais promissoras da Bahia, sendo a quinta maior do Estado. Classificada como uma das economias que mais cresce no Nordeste, a cidade tem na prestação de serviços, especialmente no comércio, o seu maior carro-chefe.
Juntos, esses dois setores representam mais de 80% do PiB. esse número se refere à soma dos valores de todos os bens e serviços produzidos no município no período de um ano. a cidade concentra ainda indústrias de diferentes segmentos, como a de bebidas, a alimentícia, a têxtil, a de material de construção e as fábricas de plástico. Tem ainda forte atuação na área da agropecuária, com destaque para a produção de café. Com excelente qualidade de vida, fascinantes redutos
verdes, paisagens naturais irretocáveis, lojas, shopping centers e animadas baladas, vitória da Conquista não se traduz somente em seu ritmo cosmopolita e pelo conforto que oferece como uma cidade urbana. Seduz, sim. e muito! Com o sotaque de sua gente, o icônico jeitinho baiano de ser que acolhe com simpatia e carinho os visitantes!
Situado na baiana península de maraú, o hotel é um refúgio
Situado em Taipu de Fora, uma das lindíssimas praias da Península de maraú, na Bahia, o vivant ecobeach é uma alternativa de hospedagem para quem deseja explorar as belezas naturais da região. Postal do estado, a península abriga dezenas de praias com mar de águas calmas, transparentes e azuizinhas, ideais para mergulhos. mas, também possui lugares com mares de ondas tubulares e mais radicais, perfeitas para quem gosta de praticar surfe.
Com vegetação preservada e distante 7km do vilarejo Barra grande, o hotel oferece 48 apartamentos e 18 bangalôs. Com mobília completa, as acomodações têm de 40 a 160 metros quadrados e são integradas por sala, quarto com varanda, cozinha e banheiro. Os ambientes arejados contam com tevê, ar-condicionado, micro-ondas, geladeira, cooktop, louças e utensílios. independentes e distribuídas pela ampla área verde do hotel e ao redor das piscinas, as habitações têm capacidade para acomodar quatro pessoas – crianças de até 7 anos têm cortesia. O hotel também disponibiliza wi-fi, mas a rede costuma oscilar bastante na península. a comunicação entre o quarto e a recepção é feita via Whatsapp (na chegada, o hóspede é orientado sobre o serviço).
Na área comum, o vivant ecobeach disponibiliza duas piscinas de adulto, uma delas com borda infinita, além de um parquinho com um pequeno tobogã e baldinhos que despejam água para a diversão da garotada – o hotel não tem equipe de monitores. Oferece ainda bar com mesas com vista para a praia, salão de jogos e restaurante. além do café da manhã, o restaurante tem cardápio integrado por pratos elaborados com peixe, camarão, carne e massas. ele é um pouco limitado, pois são oferecidos apenas quatro tipos de pratos, tanto na opção que serve dois adultos como nas individuais. assim, se o hóspede permanecer mais do que quatro dias no hotel terá de repetir a refeição. Há, ainda, pratos para as crianças.
“O carro-chefe do nosso restaurante é a moqueca vivant, feita com peixe ou camarão e acompanhada com arroz e pirão, porém, estamos reformulando o nosso cardápio, pois queremos oferecer um número maior de alternativas aos hóspedes”, diz Joalefe lopes dos Santos, supervisor do empreendimento.
O restaurante, com capacidade para acomodar cerca de 150 pessoas, funciona diariamente, das 11 às 22 horas, e o café da manhã é servido das 8 às 10 horas. em datas especiais, como o Natal, o Réveillon e a Páscoa, é servida uma ceia ou um almoço especial, além de uma programa-
se
ção organizada pela equipe do empreendimento. Segundo lopes dos Santos, na Páscoa é realizada uma caça aos ovos para a meninada e o bufê especial acontece ao som de uma banda com música ao vivo. Já no Dia das Crianças são feitas atividades recreativas com os pequenos. No Carnaval, bandas musicais animam a folia de momo durante três dias. Também no Réveillon a música ao vivo esquenta a ceia e a noite da virada.
Para quem apenas quer conhecer e curtir umas horas na Praia de Taipu de Fora, o Vivant Ecobeach disponibiliza o Day use, que dá o direito de o visitante desfrutar do estacionamento, da área social (incluindo o salão de jogos) e do restaurante no período das 11 às 18 horas, exceto nos feriados, quando o serviço não pode ser contratado. O pacote custa R$ 150 para adultos e R$ 75 para crianças de 7 a 11 anos. É grátis para os menores com até sete anos.
Localização – a Península de maraú está localizada no estado da Bahia, Brasil. ela se estende entre a Baía de Camamu e o Oceano atlântico, sendo conhecida por suas praias de irretocável beleza, lagoas de água doce e pela rica biodiversidade. Com praias de águas cristalinas e piscinas naturais formadas em recifes e que são ideais para mergulho e snorkeling, Taipu de Fora oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a rica vida marinha ou de simplesmente relaxar à beira-mar. Ou ainda, de fazer trilhas, caminhadas, passeios de bike, quadriciclo, caiaque e stand-up paddle. Na recepção do vivant ecobeach, os funcionários orientam os hóspedes sobre onde alugar um quadriciclo ou de onde contratar um passeio de escuna ou de lancha pelas ilhas da península, serviços oferecidos em Barra Grande. Esse vilarejo baiano fica a 7km de distância do hotel e o acesso até ele é feito por quadriciclo, o que não é muito recomendado, porque a estrada é de terra. Também é feito por táxi. a recepção do empreendimento conhece os taxistas da região e agenda a corrida de ida a Barra grande. Já o retorno ao hotel é combinado entre o hóspede e o motorista. O percurso custa R$ 200, sendo R$ 100 para a ida e mais R$ 100 para a volta (preço praticado em abril de 2025). a recepção do hotel funciona das 7 às 23 horas. O vivant ecobeach é administrado pela livá Hotéis e pertence à vCa Construtora, empresa com sede em Vitória da Conquista. Foi o primeiro imóvel adquirido na praia pela construtora que hoje não possui nenhuma unidade à venda. Para mais informações e reservas, acesse: https://livahoteis.com.br e www.vivantecobeach.com.br.
a empresa adota estratégia ousada e lança simultaneamente cinco mil unidades habitacionais
Considerada como uma das mais fortes do Nordeste brasileiro, a vCa Construtora marcou presença no mercado imobiliário com ousadia e inovação no final de março, quando promoveu o lançamento simultâneo de cinco mil unidades habitacionais em minas gerais e cidades nordestinas. O lançamento foi feito no “dia Único”, megaevento que reuniu mais de 1,5 mil pessoas, entre colaboradores, corretores, investidores e parceiros...
Realizado nos dias 27 e 28, o evento, mais do que apresentar os lançamentos de imóveis, revelou a inovadora e ambiciosa proposta que a vCa tem adotado para movimentar o setor imobiliário desde que foi criada em 2016. Com atuação em 11 cidades brasileiras, a empresa tem apostado em um novo conceito de moradia, com a execução de projetos que combinam inovação arquitetônica, sustentabilidade e localização estratégica.
Na abertura do evento, Jardel Couto, CeO da construtora, resumiu a filosofia da empresa afirmando que a VCA não tem como objetivo apenas construir imóveis, mas principalmente transformar vidas e criar histórias. apoiada no tripé tecnologia, valorização imobiliária e compromisso com a transformação urbana, a empresa deixou claro que o megalançamento não era apenas sobre imóveis, mas sobre propósito, sobre pessoas, sobre construir um futuro com mais acesso, inovação e oportunidades.
“Oferecemos experiências, marcando o começo de uma nova era para o mercado imobiliário brasileiro”, resumiu o CeO. Segundo explicou, essas experiências começam com a compra de um imóvel da vCa . São casas inteligentes, equipadas com tecnologia de ponta, como com assistentes virtuais, fechaduras digitais, wi-fi de alta performance em todas as áreas e serviços como lavanderias automatizadas e portaria com reconhecimento facial, entre outras inovações.
além da moderna tecnologia, os imóveis comercializados pela construtora, mesmo os mais populares, contam com estrutura de lazer completa, como com piscina olímpica, área para fazer um churrasco com familiares ou amigos e academia, por exemplo “Consideramos cada cliente como um microinfluenciador”, diz Couto. “Ver uma família publicando uma foto na piscina da casa que comprou da gente é a nossa melhor propaganda. Criamos espaços onde memórias são construídas”.
O preço acessível dos imóveis é outra estratégia que faz parte do portfólio da empresa. O lançamento do Residencial Sculptor, em vitória da Conquista (Ba), é um exemplo. Com unidades duplex de quatro quartos e lazer completo
distribuídas em uma área de cinco mil metros quadrados, o empreendimento oferece sofisticação e localização privilegiada por preços a partir de R$ 399 mil. alguns imóveis que foram lançados pela vCa durante o “Dia Único” têm preços ainda mais competitivos – a empresa comercializa desde lotes em terrenos, casas populares, moradias de alto padrão até casas na praia, pé-na-areia, e em resorts de sua propriedade. Os diferentes tipos de imóveis disponibilizados pela construtora podem ser financiados pela VCA Facilita ou pelo banco.
Projeções futuras – Com um marketing bastante agressivo e arrojada visão do futuro, a vCa Construtora alça voos por horizontes ainda não descobertos ou muito pouco explorados pelos concorrentes: para cidades do interior do Brasil, especialmente aquelas que vêm crescendo e têm de 200 mil a 400 mil habitantes. São municípios com grande potencial de compra, com alta renda per capita e onde a oferta de imóveis é praticamente inexistente.
“ao entregarmos casas nessas cidades brasileiras que estão negligenciadas pelas grandes construtoras, queremos desempenhar um papel especial na vida do comprador, que é o de
habitacionais em diferentes cidades brasileiras, inovando o setor imobiliário nacional.
entregar não somente uma moradia para ele e para a sua família, mas principalmente o de proporcionar o sentimento de realização e de pertencimento”, explica o CeO da empresa. em 2023, o faturamento da vCa Construtora foi R$ 1,2 bilhão. Com governança aprimorada, expansão planejada para outros estados brasileiros e sem descartar eventuais captações internacionais (hoje, o capital da empresa é 100% próprio), a vCa projeta alcançar R$ 3 bilhões em valor geral de vendas (vgv) ainda este ano, apesar da crescente alta da Selic que “inibe” os possíveis investidores. Para alcançar a meta, além das outras estratégias adotadas, a construtora pretende ainda investir em novos projetos turísticos como, por exemplo, nos imóveis da linha Yah!, com unidades em municípios como Prado (Ba), ipioca (al) e Cumbuco (Ce). Nas cidades onde constrói e comercializa imóveis, a vCa desenvolve projetos que respeitam o meio ambiente e a sustentabilidade. “em Barra grande (Ba), por exemplo, nossa empresa instalou estações de tratamento de esgoto com 99% de pureza”, informa Couto. a vCa mantém ainda parcerias com as comunidades locais para proteção ambiental, incluindo ações com fauna nativa e o uso de energia solar nas áreas comuns”. “Já
em Porto Seguro, fizemos parceria com a aldeia indígena de lá, colocando o artesanato dos indígenas para vender em uma loja de um resort nosso”, conta o CeO da vCa Couto pontua que o DNa da vCa Construtora é saber entregar, mudar, pivotar e conhecer o momento certo de investir e de insistir. “acima de tudo, temos de olhar para o consumidor, conhecer as suas necessidades e os seus interesses. Em toda a nossa filosofia e estratégia de crescimento, o consumidor é o mais importante, pois, sem ele não haveria a venda”, finaliza ele.
Além da apresentação oficial dos novos empreendimentos, que incluíram desde imóveis residenciais de alto padrão até projetos voltados para o público jovem e para investidores, o “Dia Único” teve atrações culturais, espaços interativos e experiências exclusivas para os participantes, como a de presentear a pessoa com uma moto zero na compra do imóvel. O evento foi encerrado com um show da dupla sertaneja matheus & Kauan.
Para mais informações, acesse: www.vcaconstrutora.com.br.
vitória da Conquista está localizada no sudoeste da Bahia, Brasil. a cidade está situada a aproximadamente 509 quilômetros da capital do estado, Salvador. ela é um importante centro regional e está posicionada em uma área de altitude, o que contribui para seu clima ameno. a cidade é um ponto de conexão entre várias rodovias, facilitando o acesso a outras cidades da Bahia e aos estados vizinhos.
vitória da Conquista possui um clima tropical de altitude, caracterizado por temperaturas amenas e uma estação seca bem definida. As temperaturas médias variam entre 15°C e 25°C, com os meses mais quentes ocorrendo entre dezembro e fevereiro. a estação chuvosa geralmente acontece entre outubro e março, com maior incidência de chuvas nesses meses. No inverno (de junho a setembro), as temperaturas costumam cair e faz frio na cidade baiana, sobretudo à noite. Nessa estação o termômetro registra temperaturas que variam entre 10°C e 22°C. É uma época em que a umidade do ar é mais baixa, e as chuvas são menos frequentes.
QU e M L eVA
azul linhas aéreas, gOl linhas aéreas e laTam airlines operam voos diretos para vitória da Conquista partindo de São Paulo (SP), Belo Horizonte (mg) e Salvador (Ba). São voos diários que possibilitam que o passageiro faça conexão para qualquer outro destino no Brasil.
ON de COM e R los Pampas churrascaria especializado em carnes e parrilla, oferece rodízio de carnes e variado bufê com queijos, saladas, legumes, comidas japonesas, massas, arroz, feijão, farofa... Serve sobremesas e possui estacionamento. abre para almoço, das 11h30 às 15 horas. No jantar, das 18 às 23 horas. av. Juracy magalhães, 2.980, Boa vista, tel. (77) 3423-1173, @lospampasconquista.
la forneria Bar e restaurante
Referência da arte de comer bem na cidade, concilia a gastronomia italiana às novas tendências culinárias. além de entradas e antepastos, oferece saladas, legumes, carnes (filet mignon e frango a pamergiana são algumas delas), camarão grelhado e peixes, serve ainda diferentes tipos de risotos e sobremesas, todos feitos com muito capricho. Destaque para as massas, como o ravioli de maçã verde com molho gorgonzola, espaguete carbonara com camarões grelhados e o fettuccine com filet mignon e cogumelo. Tem uma excelente carta de vinhos e drinques especiais. O atendimento é impecável. Funciona de terça a domingo, das 18 às 23 horas. Rua Dom Climério de andrade, Recreio, tel. (77) 3422-6422, @laforneria
restaurante nakaya É conhecido por sua culinária japonesa. Oferece refeições a la carte ou no rodízio de sushi, sashimi e temaki. além da grande variedade de pratos, como guioza, tepan de salmão e yakisoba, disponibiliza ainda combinados com iguarias tradicionais, sobremesas e chás e coquetéis de frutas. O ambiente é acolhedor e ideal para quem aprecia a gastronomia oriental. abre de segunda a domingo, das 11h30 às 15 horas. À noite, das 18h30 à meia-noite. av. alziro Prates, 74ª, Candeias, tel. (77) 3421-0829
ON de f ICAR
vitória da Conquista oferece uma variedade de opções de hospedagem, desde hotéis mais simples até estabelecimentos mais sofisticados. Aqui estão algumas sugestões de hotéis na cidade:
ibis styles Vitória da conquista integrante da Rede ibis, o hotel de três estrelas oferece decoração com design moderno e confortável, com café da manhã, recepção 24 horas, estacionamento e áreas comuns agradáveis. algumas unidades podem ter espaços para reuniões e eventos. Seus quartos são confortáveis e têm decoração contemporânea. estão equipados com ar-condicionado, tevê, frigobar, wi-fi e banheiro privativo. Sua localização pos-
sibilita o fácil acesso a pontos turísticos, a restaurantes e ao comércio local. av. luís eduardo magalhães, 180, qd 02, Bela vista, tel. (77) 3423-9650. Reservas: https//onlinereservations.com
livramento Palace Hotel
Conhecido por oferecer conforto e uma boa estrutura para os hóspedes, o hotel três estrelas disponibiliza serviços como recepção 24 horas, wi-fi gratuito, restaurante, estacionamento e acomodações com varanda que atendem tanto a viajantes a negócios quanto a turistas. Tem localização privilegiada que permite o fácil acesso a várias atrações da cidade e aos serviços essenciais. av. dos expedicionários, 701, Recreio, tel. (77) 3086-9900 (recepção). informações e reservas: tel. (77) 99839-2993, reservas@livramentopalace.com.br
Hotel solar Vitória
Recentemente foi reformado. Seus quartos são simples, bem iluminados e decorados com quadros coloridos e piso de cerâmica. estão equipados com tevê com tela plana, frigobar, wi-fi. Oferece conforto e serviços adequados para viajantes a negócios e turismo. O café da manhã do hotel conta com variado bufê, com sucos, frutas, pães e bolos, entre outras opções. Possui estacionamento privativo. O hotel de duas estrelas está perto do Shopping Conquista Sul e do estádio lomanto Junior. av. Juracy magalhães 2.138, tel. (77) 3423-0897 informações e reservas: reservas@hotelsolarvitoria.com.br