Os sujeitos históricos Sujeitos históricos são todas as pessoas que participam do processo histórico. Além dos sujeitos históricos individuais, existem os sujeitos históricos coletivos, como os grupos de pessoas que atuam em movimentos sociais, que são fundamentais nas ações de transformação social, cultural, política e econômica. Como exemplos de sujeitos coletivos, podemos citar as associações de moradores, os movimentos estudantis, os sindicatos de trabalhadores e as Organizações Não Governamentais (ONGs), que atuam diretamente na transformação da realidade.
Monkey Business Images/Shutterstock/Glow Images
Por muito tempo, foram considerados sujeitos históricos somente pessoas ditas “importantes”, como reis, generais e presidentes. Acreditava-se que somente esses personagens de destaque determinavam os rumos da história. Atualmente, porém, todos os indivíduos ou grupos de pessoas são considerados sujeitos históricos. Casal de idosos. Os idosos são sujeitos da história e têm uma longa vivência, com participação em vários acontecimentos. Eles geralmente têm muito a contar sobre o passado. Fotografia de 2014.
Museu da Pessoa Site aberto à participação de todos que queiram contar sua história. Nele, é possível conhecer a história de vida de milhares de sujeitos históricos. Visite o endereço: <http://eba.im/i5ikyx>. Acesso em: 17 set. 2014.
Dirceu Portugal/Futura Press
Imagem que mostra um exemplo da ação do sujeito histórico coletivo: professores de Curitiba (PR) durante manifestação por melhores salários e condições de trabalho. Fotografia de 2015.
20