A teoria da Deriva Continental e
Geografia em foco a migração dos continentes
Retrato de Alfred Wegener, em 1915.
Teoria da Deriva Continental
2 Oceano Pantalassa
PANGEIA
AMÉRICA DO NORTE AMÉRICA CENTRAL
Oceano Pacífico
LAURÁSIA
Oceano hys Paleo-Tet
Oceano Atlântico
GON
DW ANA
4 EUROPA
AMÉRICA DO NORTE
ÁSIA
Oceano Atlântico do Norte
EURÁSIA ÁFRICA
ÁFRICA
Oceano Pacífico
Oceano Índico
AMÉRICA DO SUL
AMÉRICA DO SUL
Oceano Pacífico Oceano Atlântico do Sul
AUSTRÁLIA
ANTÁRTIDA
1
Oceano Tethys
Oceano Pacífico
Ocea no Tethy s
ANTÁRTIDA
Segundo a teoria de Alfred Wegener, há cerca de 220 milhões de anos existia um grande continente denominado Pangeia, que começou a se fragmentar.
2 Há cerca de 150 milhões de anos, a Terra encontrava-se dividida em dois grandes continentes: Laurásia, ao norte e Gondwana, ao sul.
AUSTRÁLIA
Ilustrações: Ana Elisa
1
3
Heritage Imagestate/Oxford Science Archive/Glow Images
Em 1915, o meteorologista alemão Alfred Wegener (1880-1930) propôs uma teoria afirmando que, no passado, havia apenas um único grande continente e que, com o passar do tempo, esse continente iniciou um processo de fragmentação seguido de separação, adquirindo, ao longo de milhões de anos, as configurações atuais. A hipótese defendida por Wegener foi denominada Teoria da Deriva Continental. Veja abaixo a representação dessa teoria.
Ilustrações produzidas com base em: Wilson Teixeira e outros (Orgs.). Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p. 99. Frank Press e outros. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 67.
3 Essa fragmentação continuou por milhões de anos, dando origem à atual distribuição dos continentes. De acordo com Wegener, essa configuração não é definitiva, pois os continentes continuam em movimento.
4 Estudos indicam que no futuro, em aproximadamente 50 milhões de anos, a África deverá colidir com a Europa, desaparecendo o mar Mediterrâneo. A Indonésia, a Austrália e a Tailândia se unirão e o estado da Califórnia, nos Estados Unidos, caminhará em direção ao Alasca.
Em seus estudos, Wegener observou o mapa-múndi e deduziu que a forma dos continentes se encaixava quase que perfeitamente. Então, passou a pesquisar evidências que comprovassem sua teoria. As principais evidências encontradas por Wegener foram: ••o encaixe quase perfeito da forma do relevo litorâneo da América do Sul com a forma do relevo do litoral africano; ••a existência de fósseis de plantas e animais da mesma espécie nos lugares em que, provavelmente, os continentes se encaixaram um dia; ••a localização de formações rochosas semelhantes em áreas de diferentes continentes. A teoria de Wegener passou a ser aceita pelo meio científico somente a partir da década de 1960, quando pesquisas desenvolvidas com o uso de técnicas e de aparelhos tecnologicamente mais avançados comprovaram sua hipótese.
16