História
Encontro com...
Os principais ciclos econômicos e a ocupação do território Ao longo do tempo, a extensão e a forma do território brasileiro passaram por diversas modificações. Elas foram decorrentes, sobretudo, da organização política e econômica do país. Entre os séculos XVI e XVII, a ocupação e a organização do território brasileiro ocorreu de maneira mais lenta e restrita. Já entre os séculos XVIII e XIX, foi intensa. Essa diferença se deu, principalmente, em razão dos ciclos econômicos que se desenvolveram nesses períodos. Esse processo desencadeou o povoamento de locais ainda pouco ocupados, em diferentes regiões do país, e a configuração das fronteiras nacionais. Veja a seguir as principais características de cada ciclo econômico. Ocupação europeia do território brasileiro no século XVI
Século XVI
Equador
0°
Olinda
Salvador
Pau-brasil Cana-de-açúcar Pecuária Tratado de Tordesilhas Cidades
OCEANO ATLÂNTICO
Trópico de C
São Vicente
apricór nio
Fonte: Hervé Théry; Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. p. 35.
Início da ocupação portuguesa da faixa litorânea brasileira, principalmente na região Nordeste do Brasil. Nesse século, o pau-brasil foi intensamente explorado pelos portugueses e teve início a implantação dos engenhos e a produção de açúcar na colônia. Nesse período, estabeleceram-se no Brasil as primeiras vilas e cidades, como São Vicente, Olinda e Salvador.
E. Cavalcante
OCEANO PACÍFICO N
0
L
O
685 km
S
50° O
1400
1500
1600
Ocupação do território brasileiro no século XVII
Século XVII Equador
Cana-de-açúcar Pecuária Drogas do sertão Ouro
OCEANO ATLÂNTICO
Trópico de C
E. Cavalcante
OCEANO PACÍFICO
22
N L
O S
0°
0
685 km 50° O
apricór nio
Fonte: Hervé Théry; Neli Aparecida de Mello. Atlas do Brasil: disparidades e dinâmicas do território. São Paulo: Edusp, 2005. p. 37.
Expansão e ocupação de áreas no interior da colônia em decorrência da intensificação da atividade pecuária. Áreas menos apropriadas para o cultivo da cana-de-açúcar foram progressivamente ocupadas por criações, principalmente, de gado bovino.
Ciclo econômico: período marcado pelo apogeu e declínio de uma atividade econômica ou pela intensa produção de um determinado produto que, muitas vezes, constitui o principal artigo de exportação, por exemplo, de um país.