historia vontade 6

Page 190

A organização da democracia ateniense

Orientações gerais

• Comente com os alu-

A participação política efetiva dos cidadãos mais pobres só passou a ocorrer durante o mandato de Péricles (461-429 a.C.), que permaneceu à frente do governo de Atenas por cerca de 30 anos. Foi ele que introduziu a mistoforia, isto é, uma remuneração pelo tempo dedicado aos assuntos públicos. Dessa forma, os cidadãos das camadas mais baixas, antes excluídos, puderam participar das decisões políticas.

nos que, embora Péricles tenha empreendido reformas em Atenas, possibilitando a participação dos cidadãos mais pobres nas decisões, muito deles continuaram em situação de exclusão quanto ao exercício de sua cidadania. Leia o texto. Na Atenas clássica, do tempo de Péricles, isto é, no século V a.C., [...] em uma cidade vista como um centro de liberdade e um modelo de democracia, a organização política e social estava muito longe de assentar, como se poderia ingenuamente acreditar, sobre os princípios da igualdade e da fraternidade. Mesmo se as reformas introduzidas por Clístenes [...] caminharam indiscutivelmente no sentido de estabelecer uma isonomia, isto é, a igualdade perante a lei, é preciso não esquecer que a sociedade ateniense não diferia de modo algum daquela das outras cidades antigas, na medida em que existem, em Atenas e fora dela, categorias sociais bastante fechadas em si, entre as quais apenas uma, a dos cidadãos, possui direitos comparáveis àqueles dos habitantes de nossos países modernos, e especialmente o direito de isonomia. Os cidadãos eram minoritários no conjunto da população que compreende um número importante de escravos, desprovidos de qualquer liberdade e de qualquer personalidade cívica ou jurídica, e de metecos, que são coagidos, embora homens livres, a muitos deveres e se beneficiavam de poucos direitos. Portanto, só aqueles que possuem o título de cidadão podem pretender à plenitude de uma vida teoricamente livre e responsável, à igualdade perante a lei e à participação nos assuntos políticos. [...]

Observe a ilustração, que representa a cidade de Atenas na época de Péricles.

A parte alta da cidade era chamada de Acrópole. Ela funcionava como centro religioso e de defesa. Na Acrópole de Atenas, foram construídos importantes edifícios, como o Partenon, templo dedicado à deusa Atena.

140

g20_ftd_lt_6vsh_c6_p138a145.indd 140

10/9/18 7:15 PM

MAFFE, Jean-Jacques. A invenção da cidade e do cidadão. Tradução: Ana Montoia. História Viva: grandes temas. São Paulo: Duetto, n. 3, s/d. Edição Especial. p. 17-18.

140

g20_ftd_mp_6vsh_c6_p130a153.indd 140

10/10/18 5:55 PM

g20_


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
historia vontade 6 by Editora FTD - Issuu