BNCC O assunto abordado nesta seção favorece o trabalho com o tema contemporâneo Vida familiar e social ao explorar o papel exercido pelas mulheres nas sociedades africanas. Após a leitura do texto, promova um diálogo sobre o tema. Ao longo da conversa, ressalte a importância do papel desempenhado pelas mulheres nas sociedades tradicionais africanas e sua contribuição para o reconhecimento das lutas pela emancipação feminina no mundo. Comente que a retomada do passado dessas mulheres por meio de estudos e pesquisas é uma forma de conhecermos a preponderância feminina nessas sociedades.
Explorando o tema
Nas últimas décadas, estudiosos têm procurado estimular o resgate do papel das mulheres africanas, afirmando que elas sempre desempenharam importantes funções em suas sociedades. Entre esses estudiosos, a professora Fernanda do Nascimento Thomaz, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), tem encontrado resultados importantes. Ela desenvolve pesquisas sobre a sociedade macua, que vive ao norte de Moçambique. De acordo com a pesquisadora, ao longo da sua história as mulheres macua exerciam papel central em suas sociedades, coordenando as produções agrícolas e a dinâmica familiar. Também podemos citar os estudos de Filipe Vidal, professor de Antropologia Cultural e História da Arte no Instituto Nacional de Formação Artística, em Luanda, Angola. Nas palestras que realiza em faculdades angolanas, ele convida os alunos a se dedicar com maior afinco a pesquisas sobre os aspectos tradicionais que testemunham o valor da mulher nas sociedades africanas. Segundo Filipe Vidal, os estudantes devem contribuir para que a sociedade valorize seu passado. Alguns exemplos de obras de arte, como pinturas e esculturas de países como Egito e Angola, ressaltam a força e o poder que a mulher teve e que ainda se mantêm em algumas sociedades. Citando as comunidades bakongo, kwanhama e ovimbundu, o professor salienta que a conservação, em certa medida, da linhagem matrilinear comprova a grande importância social da mulher.
A leitura dos textos e as atividades permitem que os alunos reconheçam e valorizem a diversidade cultural, tendo por base instrumentos de investigação das Ciências Humanas, conforme estabelece a competência específica de Ciências Humanas 4.
A maioria dos pesquisadores sobre o tema explica que a visão atual da mulher como dependente dos homens é resultado da influência do colonialismo europeu, cujo regime patrilinear dominante deslocou o feminino para um plano subalterno. A verdadeira emancipação feminina deve partir do estudo e da recuperação de elementos do passado africano, pois os valores de solidariedade entre homens e mulheres sempre foram a base da vida social dos povos africanos.
test in
g/S
hut ters toc k.co m
Aproveite a oportunidade para tratar o assunto considerando a realidade da mulher brasileira na atualidade, questionando-os a respeito do desempenho de seu papel na sociedade, das oportunidades no mercado de trabalho, da livre escolha pelo matrimônio e/ou pela maternidade, da chefia de uma família etc. Incentive a participação de todos os alunos na conversa e fique atento a comentários preconceituosos que possam surgir. A realização da questão b contempla a competência geral 1, pois possibilita que os alunos utilizem e valorizem os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo social e cultural para entender e explicar a realidade no qual estão inseridos.
O resgate do papel da mulher nas sociedades africanas
Mulher angolana durante apresentação de dança tradicional de seu país, 2010.
Veja as respostas das questões nas orientações ao professor.
a ) De acordo com os estudiosos citados, o que deve ser feito para que ocorra uma verdadeira emancipação feminina? b) É importante que as mulheres brasileiras conheçam a história das mulheres africanas? Justifique sua resposta. Matrilinear: organização social em que o nome e os privilégios são transmitidos pela mãe. Patrilinear: organização social em que o nome e os privilégios são transmitidos pelo pai.
102
g20_ftd_lt_6vsh_c4_p102a109.indd Respostas
102
a ) Para que aconteça uma verdadeira emancipação feminina, as mulheres africanas devem conhecer seu passado, pois os valores de solidariedade entre homens e mulheres sempre foram a base da vida social dos povos africanos. b) Resposta pessoal. É possível que os alunos baseiem suas respostas nos argumentos defendidos pelo pesquisador
10/9/18 7:11 PM
Filipe Vidal. Assim, conhecer a história das mulheres africanas que mantêm, de certa forma, o matriarcado como forma de organização social, contribui para que as mulheres brasileiras percebam que existem outras possibilidades além do patriarcado e compreendam seu alcance, valorizando-se de modo mais significativo para se engajar na luta pela continuidade de sua emancipação.
102
g20_ftd_mp_6vsh_c4_p086a109.indd 102
10/10/18 5:54 PM
g20_