geografia vontade 6

Page 176

Orientações gerais

Regime dos rios

• Comente com os alu-

a identificar os motivos pelos quais o Rio Amazonas apresenta os dois tipos de regime. Espera-se que os alunos possam identificar que na região, em virtude da vegetação em abundância (Floresta Amazônica), há uma grande quantidade de chuvas que abastecem os leitos dos rios, mas que, apesar de ser em pouca quantidade, as águas são formadas também pelo derretimento de gelo da Cordilheira dos Andes.

Delfim Martins/Pulsar Imagens

• Instigue-os

Assim como outros elementos da natureza, os rios também se modificam. O volume e o nível de suas águas não são sempre os mesmos, pois sofrem alterações, principalmente por causa das condições climáticas das regiões por onde passam. Essa mudança do volume e do nível das águas dos rios é um fenômeno denominado regime fluvial, que se divide em período de cheia e período de vazante. Observe abaixo o exemplo de um rio cujo regime é determinado pelas chuvas.

Período de cheia Nos períodos do ano em que o volume de chuvas é maior, os rios, consequentemente, recebem quantidades maiores de água, aumentando assim seu volume e nível. Esses períodos são chamados de períodos de cheia.

Na fotografia, período de cheia do rio Tapajós, no município de Santarém (PA), 2014. Fonte: WICANDER, Reed; MONROE, James S. Fundamentos de geologia. Tradução: Harue Ohara Avritcher. São Paulo: Cengage Learning, 2009. p. 270.

Delfim Martins/Pulsar Imagens

nos que quando um rio é formado pela chuva, ele tem característica de regime pluvial. No entanto, quando o volume de água de um rio é formado por degelo em montanhas, é chamado de regime nival. Explique aos alunos que no Brasil temos um rio que apresenta os dois tipos de regime: o Rio Amazonas.

Período de vazante Já em épocas mais secas, nas quais a quantidade de chuva é reduzida, os rios têm seus volumes e níveis reduzidos. Esse período é conhecido como período seco ou de vazante.

• Leve

Ilustrações: Luciane Mori

para os alunos um globo terrestre para que possam localizar a Amazônia e a Cordilheira dos Andes.

Na fotografia, período de vazante do rio Tapajós, no município de Santarém (PA), 2014.

Nos períodos de vazante, muitos rios chegam a secar e expor seu leito por longos trechos de seu curso. Esses rios são conhecidos como rios temporários. Em razão da influência do clima quente, marcado pela baixa umidade do ar e longos períodos de seca, alguns rios da região Nordeste do Brasil são temporários, pois secam completamente no período das vazantes. No entanto, a maior parte dos rios brasileiros não seca, independentemente da estação do ano. Esses rios são chamados de permanentes ou perenes.

126

Orientações gerais

g20_ftd_lt_6vsg_c4_p116a126.indd 126

• O texto a seguir pode colaborar nas discus-

sões da temática. Leia-o para os alunos e depois realize uma discussão buscando associar os rios às paisagens ilustradas no livro, bem como às paisagens de algum rio localizado na cidade onde vivem.

Os rios são os principais agentes geológicos que atuam na superfície da Terra. À medida que erodem o substrato rochoso e transportam e depositam areia, cascalho e lama, todos os rios, desde os pequenos riachos até os mais caudalosos, são proeminentes escultores da paisagem. [...]

10/15/18 4:44 PM

Os rios cobrem a maior parte da superfície terrestre e são os principais modeladores da paisagem dos continentes. Eles erodem as montanhas, levam os produtos do intemperismo até os oceanos e acumulam, nos depósitos de barras fluviais e planícies de inundação ao longo do ca-

126

g20_ftd_mp_6vsg_c4_p094a137.indd 126

10/16/18 3:11 PM

g20_


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
geografia vontade 6 by Editora FTD - Issuu