Atividades 1. Considere uma pilha que faz parte de um circuito elétrico com fios e uma lâmpada.
Não escreva neste livro.
a) Quais são as partículas com carga elétrica que se movimentam através dos fios? b) Quais são as partículas com carga elétrica que se movimentam na solução (parte interna) da pilha? Considere a pilha esquematizada e responda às questões de 2 a 16. No processo, o alumínio vai sendo gasto. Conforme a pilha funciona, o alumínio metálico é consumido.
Ilustração produzida para este conteúdo. Cores fantasia, sem escala.
8. Qual é a espécie redutora? 9. Qual é o polo positivo? 10. Qual é o polo negativo?
Aℓ0(s)
Cu0(s)
ADILSON SECCO/ARQUIVO DA EDITORA
12. Qual é o cátodo? 13. Qual é o sentido do movimento dos ânions na ponte salina? 14. Qual é o ânodo?
Cu21(aq)
2. Em que sentido circulam os elétrons no fio que une os polos do gerador na parte externa do circuito? 3. Em qual das semipilhas deve estar havendo redução? 4. Equacione a semirreação de redução. 5. Equacione a semirreação de oxidação. 6. Escreva a equação global dessa pilha. (Atenção: não se esqueça de igualar o número de elétrons da oxidação com o da redução.) 7. Qual é a espécie oxidante?
15. Escreva a equação global dessa pilha, supondo que o sal de alumínio seja Aℓ2(SO4)3 e o de cobre seja CuSO4. 16. Se trocarmos a semipilha Aℓ0 | Aℓ31 por Ag0 | Ag1, o polo do cobre passa a ser negativo. Faça um esquema da pilha indicando o sinal dos polos, o cátodo, o ânodo e a equação global. 17. Com base nas pilhas referentes às questões anteriores e considerando as espécies Aℓ0, Aℓ31, Cu0, Cu21, Ag0 e Ag1, responda: a) Qual das espécies tem maior tendência a se oxidar? b) Qual delas tem maior caráter oxidante?
Esclarecendo o significado de alguns conceitos: força eletromotriz e diferença de potencial de uma pilha
Na representação abaixo: U: diferença de potencial; E: força eletromotriz; r: resistência interna do gerador; i: intensidade de corrente.
Quando dizemos, por exemplo, que uma bateria fornece 12 volts, estamos nos referindo ao que popularmente se chama de “voltagem” ou tensão elétrica desse gerador. Essa grandeza física, mais propriamente designada pela expressão diferença de potencial (U), varia de acordo com a intensidade de corrente elétrica (i) que percorre U=E _r .i o gerador e, portanto, depende do circuito em que ele se insere. r Já a força eletromotriz de uma pilha (E) ou potencial de célula independe do circuito no qual o gerador se encontra e corresponde à diferença de potencial, quando não há passagem de corrente elétrica (i = 0); trata-se por isso de uma grandeza “teórica”. r.i E Para que fique mais claro em que condições E se aproxima de U, i observe a figura ao lado e acompanhe o raciocínio seguinte. 228
PAULA RADI/ARQUIVO DA EDITORA
Aℓ 31(aq)
DIVULGAÇÃO PNLD
11. Qual é o sentido do movimento dos cátions na ponte salina?
Unidade 4 Reação química e eletricidade
EME18_VIVA_QU2_U4C10_216A235.indd 228
10/06/16 10:22