Quimica2

Page 21

DIVULGAÇÃO PNLD

Mercúrio, ambiente e saúde Amálgamas são misturas líquidas ou sólidas do mercúrio com outros metais. Quase todos os metais, com exceção do ferro e da platina, formam amálgamas. O contato do mercúrio (único metal líquido nas condições ambientes) com o ouro torna sua superfície “prateada”. A amalgamação é uma técnica utilizada para extrair metais de certos minérios. É o caso do ouro quando está disperso na rocha em meio a outros componentes. Ela também é usada para extrair prata nativa, separando-a da ganga – fração sem valor econômico na qual o metal se encontra disseminado. Nesses casos, o ouro e a prata são separados das demais substâncias ao se amalgamarem no mercúrio. Como a temperatura de ebulição do mercúrio é muito menor do que a do ouro e da prata, é possível separá-lo desses metais por aquecimento. No garimpo brasileiro, a recuperação do ouro costuma ser feita por aquecimento da amálgama a céu aberto, contaminando rios, florestas e, consequentemente, seres vivos que podem ser fonte de alimento inclusive para o ser humano, como peixes. Os próprios garimpeiros e os moradores de comunidades ribeirinhas próximas a garimpos costumam ter a saúde seriamente abalada pela aspiração dos vapores tóxicos de mercúrio ou até pelo contato do mercúrio com a pele. Como a amalgamação reduz a reatividade de um metal, as amálgamas de prata (misturas de prata e mercúrio) foram largamente empregadas, até agora, em obturações dentárias. Hoje, novos materiais odontológicos vêm substituindo as tradicionais amálgamas. Para responder às perguntas a seguir, você precisará resgatar alguns pontos que já deve ter estudado.

Não escreva neste livro.

1. Por que a maioria dos metais é usada na forma de ligas? 2. A liga de níquel-cromo é usada em resistências elétricas por sua baixa condutibilidade elétrica e sua alta temperatura de fusão. Quantos gramas de cada metal há em 150 g dessa liga com 60% em massa de Ni e 40% em massa de Cr? 3. O alumínio vem sendo empregado na forma de ligas que o tornam mais resistente à tração e à corrosão. Alguns aviões grandes podem usar cerca de 50 toneladas dessa liga. Suponha que a liga tenha 4% em massa de cobre e por volta de 1% em massa do total de magnésio, manganês e outros elementos. Massa molar (g/mol) Aℓ – 27. a) Qual é a massa aproximada de cobre empregada nesses aviões? b) Qual é a quantidade de matéria nessa liga, expressa em mol de alumínio? 4. O ouro 12 quilates tem 12 partes de ouro e 12 partes de outro metal. Suponha que o outro metal seja o cobre. Massas molares (g/mol): Cu – 63,5; Au – 197. a) Qual é a porcentagem em massa de cobre nessa amostra? E a de ouro? b) Qual é a relação entre o número de átomos de cobre e o de ouro na amostra? 5. Certa amálgama dentária contém 71% de prata, 20% de estanho, 4% de cobre, 2% de zinco e 3% de mercúrio (porcentagens em massa). a) Se esses metais fossem colocados separadamente em meio ácido, quais seriam atacados? Equacione na forma iônica. b) Qual dos metais da amostra está presente em menor quantidade de átomos? Consulte os valores de massa atômica na tabela periódica no final do livro.

Capítulo 1  Soluções e dispersões coloidais: aspectos básicos

EME18_VIVA_QU2_U1C1_003A035.indd 19

19

10/06/16 13:24


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.