Quimica2

Page 18

Soluções sólidas A expressão solução sólida causa estranheza à maioria de nós porque não faz parte de nossa linguagem cotidiana. As soluções sólidas são sistemas homogêneos obtidos pela adição de uma ou mais substâncias a outra (o solvente), sem que haja alteração das unidades que as constituem. Para que se tenha uma solução sólida, é importante que os átomos ou moléculas do(s) soluto(s) se acomodem na estrutura do componente predominante, o solvente, sem que a disposição geométrica das unidades deste último se altere. Soluções sólidas podem ser formadas por metais, nos quais estão “dissolvidos” outros sólidos (por exemplo, estanho dissolvido em cobre, constituindo o bronze), líquidos (caso do mercúrio no solvente prata) ou gases (como o hidrogênio em paládio).

Cores fantasia (átomos e moléculas não têm cor), sem escala (a representação é apenas um modelo; as partículas representadas não podem ser observadas diretamente nem com instrumentos).

EDIÇÃO DE ARTE/ARQUIVO DA EDITORA

DIVULGAÇÃO PNLD

Muitas soluções sólidas metálicas são obtidas, primeiramente, em estado líquido. Assim, a mistura níquel-cobre – que constitui uma solução em qualquer proporção – é obtida em fornos a temperaturas tão elevadas que os metais se fundem. Ligas desse tipo, que podem conter teores variáveis dos dois componentes, têm muitos usos: em equipamentos utilizados no processamento do petróleo e de seus derivados; em válvulas, bombas, eixos, parafusos, hélices e em partes de equipamentos usados em contato com a atmosfera e com a água do mar; em aquecedores de água e trocadores de calor; em componentes de dispositivos elétricos e eletrônicos; etc. Agora, vamos analisar a importância das ligas em nossa vida. Leia a seção Conexões, na página seguinte.

Solução líquida.

Solução sólida.

Uma possível representação da disposição dos átomos em uma mistura de dois metais no estado líquido e no estado sólido. No caso, os átomos do soluto e do solvente têm aproximadamente os mesmos raios atômicos, caso em que eles podem formar uma solução sólida em qualquer proporção. Exemplo desse tipo de solução é o da mistura de cobre e níquel, solúveis um no outro em todas as proporções, tanto no estado líquido quanto no sólido. Note que as unidades constituintes no estado sólido estão mais próximas do que no estado líquido.

Máscaras são as formas mais conhecidas da arte tradicional africana e representam elementos simbólicos e místicos. A contribuição dos escravizados africanos à formação da cultura brasileira vai além da linguística, da culinária e da arte, ainda que a herança nessas áreas seja muito importante: eles trouxeram também a tecnologia ligada à confecção de peças de metal. A metalurgia era conhecida de povos africanos antes da chegada dos europeus ao continente. Em especial, os bantos (grupo de povos da África sul-equatorial) detinham conhecimentos avançados de fundição, sendo especialistas na metalurgia do ferro, metal que consideravam sagrado. Assim, o trabalho na fundição, reservado apenas aos homens, era cercado por segredos inacessíveis à maioria dos membros das comunidades. Escravizados e trazidos para o Brasil, muitos desses especialistas exerceram nas fazendas o ofício de ferreiro, produzindo tanto ferramentas e objetos de uso pessoal dos fazendeiros – tesouras, facas, etc. – como fornos de fundição.

GETTY IMAGES/AFP/PILUS UTOMI EKPEI

Metalurgia dos povos africanos

Máscara fúnebre (século XIV, cidade de Ife, Nigéria, África) confeccionada pelos iorubás em liga de cobre. O processo de fundição era conhecido no continente antes do contato com os portugueses.

16

Unidade 1  Soluções

EME18_VIVA_QU2_U1C1_003A035.indd 16

10/06/16 13:24


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Quimica2 by Editora FTD - Issuu