Quimica2

Page 169

Como você sabe, a constante de equilíbrio em termos de concentração será dada por: Kc 5

[C]c ? [D]d [A]a ? [B]b

Substituindo as concentrações pela expressão obtida (1), temos: pC

Kc 5

pD

1 R?T 2 1 R?T 2 p p 1 R?T 2 ? 1 R?T 2 A

Colocando

c

1 em evidência, temos: (RT) 1 (R ? T) c1 d ? pCc ? pdD Kc 5 1 (R ? T) a1 b ? paA ? p bB

?

a

B

5

b

(R ? T)a1 b ? pCc ? pdD (R ? T)c 1 d ? paA ? p bB

Kc 5 (R ? T)a 1 b 2 (c 1 d) ?

DIVULGAÇÃO PNLD

d

pCc ? pdD paA ? p bB

Em certa temperatura, (R ? T)a 1 b 2 (c 1 d) é a constante que depende apenas da reação; pCc ? pdD por isso, podemos substituir a b por outra constante, Kp (constante em termos de pA ? p B pressão parcial). Kp é a constante de equilíbrio expressa em função das pressões parciais das substâncias participantes (pA , p B, p C , p D ...). ▸▸ K depende da temperatura e da reação considerada. Seu valor não varia com a conp centração em mol/L das substâncias presentes no equilíbrio nem com suas pressões parciais. ▸▸ K pode ser diferente de K . No entanto, para relacionar essas duas constantes, basta p c utilizar a equação geral dos gases perfeitos; com base nela, é possível estabelecer a relação entre pressão parcial e concentração em mol/L, pois: p x 5 [X] ? R ? T. Não escreva neste livro.

Atividades 1. Qual a constante de equilíbrio, expressa em termos de pressões parciais (Kp), para os sistemas abaixo? a) N2(g) 1 3 H2(g) b) N2O4(g)

2 NH3(g) 2 NO2(g)

2. Em um sistema gasoso, quando o equilíbrio químico é atingido, isso significa que os gases componentes têm a mesma pressão parcial. Essa afirmação é correta? Justifique. 3. Considere a equação correspondente a um sistema em equilíbrio: NO(g) 1 Br2(g) 2 NOBr(g) Se partirmos de 1 mol de NOBr(g), quando o equilíbrio for atingido, a 25 °C, teremos 0,66 mol de NOBr. Se o volume do balão no qual a mistura se encontra é de 144 L, calcule: a) a quantidade em mol de NO(g) e Br2(g) quando o equilíbrio é atingido; b) a constante de equilíbrio expressa em termos de concentração em mol/L (Kc); c) a porcentagem de dissociação do NOBr(g); d) as pressões parciais dos gases participantes do equilíbrio; e) a constante de equilíbrio em termos de pressões parciais (Kp).

Capítulo 7  Equilíbrios químicos

EME18_VIVA_QU2_U3C7_154A181.indd 167

167

11/06/16 01:33


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Quimica2 by FTD Educação - Issuu