Efeitos térmicos das reações e seus usos no cotidiano
Matriz energética: conjunto de fontes de energia. Fração: parcela de uma mistura obtida por processo de destilação, extração, etc.
A combustão de gases como o metano (CH4), o propano, (C3H8) e o butano (C4H10) libera a energia que é absorvida pelos alimentos. Essa energia é necessária para produzir as reações químicas que ocorrem durante o cozimento.
PULSAR IMAGENS/DELFIM MARTINS
SÉRGIO DOTTA JR./ACERVO DO FOTÓGRAFO
DIVULGAÇÃO PNLD
Quando se assa uma pizza em forno a lenha, o calor usado nesse processo provém de reações químicas que envolvem a combustão de substâncias presentes na madeira. Mas não é apenas para preparar alimentos que precisamos de energia térmica. Muitos processos industriais também necessitam de energia para que sejam viabilizados e, em muitos deles, reações químicas são usadas para fornecer calor. Além disso, grande parte de nossos meios de transporte se utiliza da energia térmica produzida em reações de combustão. Conhecimentos científicos – incluindo os da área da Termoquímica – e avanços da tecnologia têm sido essenciais para a obtenção de energia para o desenvolvimento de nossa sociedade. E hoje em dia, em que se procuram matrizes energéticas menos agressivas ao ambiente, tornaram-se ainda mais importantes, como você já deve ter tido oportunidade de refletir, não apenas no estudo de Química, mas também no de outras disciplinas. As combustões fazem parte de um grupo de reações químicas que ocorrem liberando energia. Geralmente, são reações desse tipo que fornecem a energia necessária para que outros processos químicos aconteçam. Para exemplificar, lembre-se de que é do petróleo que se obtêm o gás de cozinha, a gasolina, o óleo diesel e outras frações que, por meio da combustão, permitem o cozimento dos alimentos e têm viabilizado quase todo o nosso transporte. Trata-se, no caso, de energia não renovável e “suja”, porque a combustão desses materiais gera produtos que poluem o ambiente e agravam o efeito estufa.
O óleo diesel é utilizado como combustível de caminhões e de outros veículos e é bastante poluente. No caso do diesel brasileiro, que contém alto teor de compostos de enxofre, sua combustão libera muito dióxido de enxofre. Regulações do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) vêm levando a reduções no teor de enxofre, o que explica indicações em postos de gasolina do tipo: S-50, S-10. Quanto mais baixo o número que acompanha o S, melhor o resultado da combustão do diesel para o ambiente.
Em muitos países, a maior parte da energia elétrica vem sendo produzida em usinas termelétricas que utilizam carvão e óleo diesel. No Brasil, a energia gerada em usinas termelétricas não representa a maior parte da matriz energética, embora a partir dos anos 1990 o país tenha construído várias delas, que utilizam como combustível gás natural, carvão, óleo e biocombustíveis (estes empregados ainda em pequena escala). Considerando o tempo de existência da civilização humana, muitos dos exemplos de utilização de energia aqui analisados são recentes. No entanto, as reações químicas como fonte de energia fazem parte do cotidiano da humanidade desde antes da existência da Química como ciência. Além disso, para o funcionamento de nosso organismo, ingerimos alimentos que nos fornecem energia, inclusive térmica, para realizar nossas inúmeras tarefas diárias. 98
Gás natural é o nome dado a um combustível não renovável que pode ser encontrado tanto com o petróleo quanto isolado, em depósitos subterrâneos.Trata-se de uma mistura de várias substâncias que contém perto de 75% de metano.
Unidade 2 Reação química e calor
EME18_VIVA_QU2_U2C5_094A119.indd 98
MATRIZ NOVA
09/06/16 19:37