Portodaparte 8

Page 47

CONECTADO MUNDO É muito interessante perceber que existem somente quatro grupos originais de instrumentos nessa ciência. Observe a descrição no quadro a seguir. Grupos de instrumentos segundo a Organologia Aerofones (ou aerófonos)

Instrumentos em que os sons são resultantes da vibração do ar, sem passar por tubos (gaita de boca e acordeom) ou passando dentro de tubos (flautas, didgeridoo, saxofone e outros). Conjunto de instrumentos cujos sons são resultantes de cordas

Cordofones (ou cordófonos)

esticadas. Existem dois subgrupos: os simples (piano ou cravo), em que existe uma corda para cada nota; e os compostos (violão ou violino, entre outros), em que uma corda pode gerar diferentes sons dependendo do local em que o músico a prende.

Instrumentos em que o som é resultado das vibrações no próprio Idiofones (ou idiófonos)

instrumento, por meio de percussão em batidas, fricção, agitação ou sopro. Nessa categoria temos diferentes instrumentos sem altura definida (como agogô, caxixi, triângulo, clave) e, instrumentos com altura definida (como o xilofone e o metalofone).

Membranofones (ou membranófonos)

Instrumentos de membranas que são percutidas (tambores, congas, atabaques, tímpano etc.), friccionadas (cuíca), que ressoam no ar (kazoo) ou são pulsadas (ektara). Elaborado pelos autores.

Cada conjunto desses tem grupos de instrumentos que são estudados dentro da ciência da Organologia. Um dos aspectos de estudo é a questão física do som, como, por exemplo, a frequência em que certos instrumentos ou tipos de vozes variam dentro de determinadas alturas. Esse é um estudo que envolve música e outros saberes das Ciências que você e os colegas vão aprender nos próximos anos.

AMPLIANDO

Didgeridoo (ou Didjeridu) é um instrumento de sopro provocado pela vibração de ar, que lembra uma flauta. O que diferencia esse instrumento dos demais aerofones é o som produzido pela vibração dos lábios do instrumentista.

45


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.