Portodaparte 7

Page 66

MAIS DE PERTO  „„Construindo seres imaginários

AMPLIANDO A palavra tipografia origina-se das palavras gregas typos (forma) e graphein (escrita). Trata-se do processo de criação ou confecção de diferentes tipos de letras. Nas artes, passa a ser mais uma ferramenta para o artista desenvolver a sua criatividade e usá-la como forma de expressão que vai além da ideia indicada pela palavra escrita. O lambe-lambe nasceu como forma de comunicar ideias ou fazer críticas à sociedade com base em materiais de custo bem baixo. Até hoje a linguagem do lambe-lambe encontra-se presente nas grandes cidades. Em geral, usam-se jornais velhos como base para pinturas e desenhos, que são colados nas paredes ou outro suporte. Passa-se mais cola em cima das obras, para fixar bem. Alguns artistas também usam pinturas misturadas a essa técnica ou colagens com vários recortes, como a artista Fefe Talavera.

64

Muitos artistas, em suas obras, fazem da palavra escrita uma forma de expressão. Além de imagens, figuras ou formas abstratas, esses artistas misturam também palavras ou letras em sua produção, compondo com a tipografia na linguagem da arte. A artista paulistana Fefe Talavera (1979) faz uma arte vibrante e colorida. Filha de mexicanos, traz influências do movimento muralista mexicano em sua obra. Além das letras empregadas em seus trabalhos, a artista propõe uma arte urbana e de rua, produzindo painéis Fefe Talavera e grafites em vários países. Na série Monstros de Letras, a tipografia do alfabeto do imaginário da artista vai se sobrepondo e justapondo, ganhando formas, cores e sensações.

STEREOTYPE, da série Monstros de Letras, de Fefe Talavera, [20--].

Fefe expõe seus trabalhos em espaços públicos e também na internet. Inventa sempre novas figuras, formas e pesquisa técnicas e materialidades. Gosta de criar seres enigmáticos, como a série Bichos Tipográficos, que constrói com recortes na linguagem do lambe-lambe. Nessa série, Fefe Talavera inspira-se no artesanato popular mexicano, criando monstros de letras. A artista busca inspiração nos alebrijes, que conheceu do folclore da cultura mexicana trazida por seus pais. Os alebrijes possuem cores vibrantes e alegres, que formam seres fantásticos, ora combinando diferentes animais reais, ora saindo da imaginação do artista, como se fossem dragões, em vários tamanhos.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Portodaparte 7 by Editora FTD - Issuu