Editoria de arte
Figuras rítmicas para a escrita musical Som
Pausa
Nome
Semibreve
Na escrita musical, a duração de um som é representada por figuras rítmicas ou valores de duração, tanto para os sons quanto para os silêncios correspondentes.
Mínima Semínima Colcheia Semicolcheia
Fusa
Jorge Zaiba
Amplitude da onda
Representação de ondas sonoras e suas intensidades (fortes e fracas).
40
A duração de um som ou silêncio é medido, nessa forma de representação, sempre por múltiplos de dois. Isso quer dizer que a mínima dura metade do tempo da semibreve, que a semínima dura metade do tempo da mínima, que a colcheia dura metade do tempo da semínima e assim sucessivamente. Fonte de pesquisa: Associação Brasileira de Educação Musical (Abem). Disponível em: <http://abeme ducacaomusical.com.br>. Acesso em: 11 fev. 2016.
Intensidade A intensidade de um som também é conhecida por volume sonoro. Quer dizer que um som intenso ou de grande intensidade também é chamado de “forte” (volume alto); e, ao contrário, um som de baixa intensidade é considerado um som “fraco” (volume baixo). Assim como a frequência, a intensidade de um som pode ser medida cientificamente. Ela corresponde à energia emitida pela fonte sonora e à quantidade de vibração que daí resulta. Assim, quanto maior (mais ampla) for a vibração da fonte, maior será a energia do som. Seu valor é medido em decibéis (dB), em homenagem a Graham Bell (1847-1922), cientista estado-unidense responsável pelos estudos do som e pela invenção do telefone, entre outras. Uma intensidade sonora muito forte pode provocar sensação desagradável, dor e, até mesmo, danificar o aparelho auditivo, dependendo do seu nível e do tempo de exposição. Na escrita musical, a intensidade das notas é representada por abreviaturas de expressões ou termos normalmente derivados de palavras italianas; por exemplo: fortíssimo, forte, mezzo piano, piano, pianíssimo e pianissíssimo (piano, em italiano, significa silencioso, suave).