O som é vibração que se propaga no ar por meio de ondas de pressão. São quatro os parâmetros físicos do som: altura, duração, intensidade e timbre. Vale lembrar ainda que, mesmo que possamos medir com precisão as características de um som, há também sempre um componente subjetivo na escuta que faz, em determinados casos, um som fraco parecer forte. Isso porque a nossa percepção está relacionada com as condições segundo as quais vivenciamos pessoalmente qualquer experiência, seja ela musical, artística ou não.
Altura de um som
Ilustrações: Thiago Soares
A vibração, conforme um som se propaga no ar – da fonte até os nossos ouvidos –, possui uma frequência. Se essa frequência for relativamente alta (muito rápida), o som será considerado “agudo”. Se a frequência for relativamente baixa (mais lenta), o som será considerado “grave”. Esses parâmetros podem ser medidos de maneira precisa. Observe a ilustração a seguir.
As vozes femininas costumam ter frequência sonora mais alta porque vibram mais rapidamente (são mais agudas). As vozes masculinas têm frequência sonora mais baixa porque vibram mais lentamente (são mais graves). A mesma coisa se dá com a flauta (som mais agudo) e o tambor (som mais grave).
Medimos cientificamente a altura de um som conforme os instrumentos e as normas objetivas. Nesse caso, é avaliada a quantidade de frequência com que o som vibra. A unidade dessa medida é chamada hertz (originada do nome do físico alemão que a propôs, Heinrich R. Hertz, 1857-1894), e seu símbolo é Hz. No caso da música, uma frequência de referência importante é a nota Lá (440 Hz), normalmente utilizada para afinar os instrumentos de uma orquestra. A voz masculina tem frequência entre 100 Hz e 200 Hz. A feminina, entre 200 Hz e 400 Hz.
37