8 12:01 PM
De lugar em lugar, o circo vai aonde o povo está!
ROSANGELA BORGES
Aprecie a imagem ao lado. É a arte do circo expressa por meio da pintura brasileira. Artistas brasileiras como a pernambucana Rosangela Borges (1976-) expressam em cores e formas suas impressões sobre os circos de tradição itinerante. Na origem, todo circo tinha local fixo para suas apresentações. O circo moderno, que vem desde o século XVIII, é diferente: viaja de cidade em cidade à procura de novas plateias e aplausos, indo O circo (2010), de Rosangela Borges. até onde o público está. Óleo sobre tela, 50 cm × 40 cm. A tradição circense no Brasil vem sendo construída desde o tempo da colonização europeia. Essa tradição está ligada ao teatro mambembe, muito popular na Idade Média na Europa. Era formado por artistas que mostravam suas técnicas de domínio da coordenação motora, reflexos e equilíbrio entre mente e corpo na arte AMPLIANDO do malabarismo, em apresentações cômicas, musicais e na contação de histórias. Outra influência aconteceu com a vinda dos ciganos, povos O teatro mambembe surgiu na Idade Média. que chegaram da Europa em meados do século XVI. Como era caracAtores, malabaristas, terístico dos nômades, os ciganos viajavam de cidade em cidade, até as músicos, ilusionistas mais distantes localidades, adaptando seus espetáculos às condições do e outros artistas se lugar. Em seus acampamentos, faziam apresentações para a população apresentavam em espetáculos itinerantes, local. Os espetáculos contavam com domadores de animais, ilusionismo, usando palcos espetáculos com cavalos e outras atrações. improvisados em Hoje em dia, o circo, mesmo os mais tradicionais, se transformou. carroças. Atualmente essa arte persiste, Uma mudança notável é que há muitas restrições e até proibição à porém os meios de presença de animais em espetáculos circenses, em função de campalocomoção mudaram. nhas e de leis de proteção e defesa dos animais.
PARA AMPLIAR CONCEITOS A tradição Mambembe já foi contada várias vezes em textos diversos. São aventuras de artistas de estrada que lidam com preconceitos e estigmas que a sociedade impõe àqueles que escolhem a vida de artista. O dramaturgo maranhense Artur de Azevedo (18551908) escreveu em 1904 uma obra clássica brasileira das artes cênicas, O Mambembe. Trata-se de uma peça burleta – um tipo de comédia musical – dividida em 3 atos e 12 cenas. Essa obra foi representada pela primeira vez em 1904, no Teatro Apolo, Rio de Janeiro. Ela traz em seu texto a própria linguagem do teatro, pois conta a história de uma companhia teatral que viaja pelo interior das cidades e enfrenta todo tipo de dificuldade, desde a falta de recursos econômicos para manter a companhia em funcionamento até a dificuldade de persuadir o público a assistir aos espetáculos. Que tal estudar esse texto e trazer trechos para os alunos conhecerem?
ACERVO CIA. FIORINI
Há companhias de teatro que mantêm a tradição do teatro mambembe, como a Cia. Fiorini – Teatro Mambembe, de Contagem (MG).
75
• Pelas imagens, podemos
D3-ARTE-EF2-V6-U2-058-099.indd 75
imaginar que experiências essas artistas tiveram com o circo? • Elas retratam o circo tradicional ou contemporâneo? Que elementos da cultura circense as imagens revelam?
+IDEIAS Proponha aos alunos que façam pesquisas sobre as artistas citadas no texto: Djanira e Rosangela Borges.
10/2/18 12:01 PM
75
D2-ART-F2-2057-V6-U02-C01-MP-G20.indd 75
10/13/18 10:48 AM