ciencias inspire 9

Page 86

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS

Lamarckismo O naturalista francês Jean-Baptiste Pierre Antonie de Monet (1744-1829), Cavaleiro de Lamarck, também apoiava a ideia de que a diversidade dos seres vivos se deu por meio da transformação progressiva dos organismos ocasionada por causas naturais. Ele é considerado pelos historiadores como o primeiro pesquisador que forneceu uma explicação sistemática para a diversidade dos seres vivos. Em 1809, Lamarck publicou o livro Filosofia zoológica (Philosophie zoologique), com algumas de suas ideias para explicar a diversidade de vida. Em 1815, ele publicou História natural dos animais sem vértebras Retrato de Jean-Baptiste Pierre (Histoire naturelle des animaux sans vertebres), livro em Antonie de Monet, Cavaleiro de Lamarck. que ressaltava e complementava sua teoria. Podemos apontar quatro ideias principais (ou leis) da teoria de Lamarck: 1 – A tendência para o aumento da complexidade. De acordo com essa ideia, organismos mais simples originados a partir da matéria inanimada progrediam a um estágio maior de complexidade, sendo que cada organismo apresentava um limite particular de complexidade que poderia ser alcançado. 2 – O surgimento de órgãos em função de necessidades. Essa ideia explicava que as circunstâncias externas, aliadas à tendência natural ao aumento de complexidade, determinavam o desenvolvimento e a conservação dos órgãos. 3 – O desenvolvimento ou a atrofia de órgãos. Essa ideia ficou conhecida como a lei do uso ou desuso, e explicava que o desenvolvimento dos órgãos e sua força de ação são proporcionais ao seu emprego. Quanto mais se usasse determinado órgão, mais ele se desenvolveria, ao passo que o desuso de determinada estrutura levaria à sua atrofia e, dependendo da situação, ao seu completo desaparecimento. 4 – A herança do adquirido. Essa ideia ficou conhecida como a lei da transmissão dos caracteres adquiridos. Segundo ela, tudo que foi adquirido durante a vida de um organismo era conservado e transmitido aos novos descendentes. O naturalista usou diversos exemplos para explicar a sua teoria. As serpentes, Ápode: por exemplo, descendiam de ancestrais que apresentavam pernas e corpos curtos. sem Porém, modificações do ambiente obrigaram esses animais a rastejar para passar membros por lugares estreitos, o que acabou levando-os a serem ápodes e terem o corpo locomotores. alongado. As aves pernaltas, como as garças, por causa do` esforço para manterem seus corpos fora da água em regiões inundadas, tinham que esticar as pernas, o que fez com que, a cada geração, surgissem aves com pernas cada vez mais compridas, característica que era transmitida aos descendentes.

COLEÇÃO PARTICULAR

LAMARCKISMO É interessante comentar com os alunos que, embora Lamarck apoiasse a transformação das espécies ao longo do tempo, ele acreditava que os seres vivos surgiam a partir da matéria sem vida, ou seja, ele defendia a ideia de que os organismos surgiam por geração espontânea. Segundo ele, as formas ancestrais tinham a tendência ao aumento da complexidade, a qual, por sua vez, era imposta por variações no ambiente. Apresentar as quatro ideias principais da teoria de Lamarck. Comentar que a lei do uso e do desuso e a lei dos caracteres adquiridos são as mais conhecidas e usualmente comentadas nos diversos materiais. Explorar com os alunos os exemplos que ilustram as ideias de Lamarck. Perguntar o que eles acham do modo de pensar do naturalista francês. Comentar que, por vezes, nas conversas cotidianas, empregamos o pensamento lamarckista. Esse equívoco ocorre usualmente ao explicar a evolução biológica em sala de aula, por isso é preciso ficar atento. Inconscientemente, o raciocínio baseado na lei do uso e do desuso e na herança dos caracteres adquiridos é usado para explicar a mudança biológica. Por exemplo, ao dizer que tomar determinado antibiótico faz com que as bactérias fiquem mais resistentes; ou ainda, que os peixes das regiões abissais são cegos porque não precisam enxergar no ambiente onde vivem, expressam o pensamento lamarckista. Explicar que, quando for abordada a teoria sintética da evolução, esses exemplos serão retomados e reavaliados à luz dos novos conhecimentos. É importante, porém, não passar aos alunos a ideia de que a teoria de Lamarck está completamente errada. Há

52

D2-CIE-F2-2048-V9-U02-048-083-LA-G20.indd 52

diversos pontos positivos nela, como a aceitação da ideia de que os seres vivos mudam ao longo do tempo e que o ambiente tem forte influência nessa modificação.

11/20/18 11:13

52

D2-CIE-F2-2048-V9-U02-MP-G20.indd 52

22/11/18 10:59

D2-CIE-F


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.