ciencias inspire 9

Page 72

4. a) Não. A troca de pedaços de DNA entre plantas pode acontecer de forma natural. Isso foi comprovado em plantas enxertadas. A troca também pode acontecer pelo contato natural entre raízes e caules. b) Porque elas trocam material genético com outras bactérias com relativa facilidade. Explicar que as bactérias podem ter o seu material genético modificado pela transformação (incorporação de material genético que está livre no meio, geralmente decorrente de lise celular), transdução (transferência de material genético mediada por bacteriófago) e conjugação (transferência de material genético de uma bactéria para outra, envolvendo contato entre as duas células). c) Resposta pessoal. Os alimentos transgênicos são um assunto polêmico e controverso. 5. A ideia é que os alunos argumentem defendendo a posição do grupo, independentemente da sua opinião pessoal. Alguns argumentos que podem ser usados a favor dos OGM: redução do uso de agrotóxico (já que os OGM podem ter um gene de resistência às pragas; logo não precisa do uso do agrotóxico); produção de alimentos mais nutritivos; redução dos custos na produção, o que deixaria o alimento mais barato e acessível à população; falta de informações que comprovem que os OGM fazem mal à saúde do consumidor e do ambiente. Alguns argumentos que podem ser usados contra os OGM: não há estudos suficientes que garantam que os OGM não façam mal à saúde das pessoas e do ambiente; OGM poderiam interferir no equilíbrio dos ecossistemas; dependência do produtor à empresa que produz os OGM. Na seção Para saber mais: professor, há links sobre o assunto. Se julgar oportuno, compartilhá-lo com os alunos.

4. Leia a reportagem a seguir. Depois, faça o que se pede.

Plantas fazem ‘transgênico natural’, mostra estudo alemão Enxertos, prática comum na agricultura, levam a trocas de DNA. Importância evolutiva do fenômeno ainda não está totalmente clara. Quem vê a transferência de DNA de uma espécie para outra – criando os famigerados transgênicos – como um fenômeno totalmente artificial precisa rever logo seus conceitos. Um pesquisador alemão está mostrando que, em plantas, a passagem de material genético de um indivíduo para outro e de uma espécie para outra pode acontecer de forma impressionantemente natural. O fenômeno parece estar presente em enxertos – uma técnica agrícola com milhares de anos de idade – e, provavelmente, no contato natural entre as raízes ou caules de vegetais. “É claramente algo que borra a fronteira entre a engenharia genética e a natureza”, afirma o responsável pela pesquisa, Ralph Bock, do Instituto Max Planck de Fisiologia Molecular Vegetal, na Alemanha. [...] A transferência de genes de uma espécie para outra é comum entre bactérias, certamente os microrganismos mais promíscuos do planeta quando se trata de trocas de DNA. Acreditava-se que esse processo era bem mais raro entre os eucariontes, grupo dos seres vivos com organização celular complexa que inclui as plantas e os animais. No entanto, ao menos no caso dos vegetais, Bock está mostrando que as células eucarióticas também podem “vazar genes”, como ele diz. [...] LOPES, R. J. Plantas fazem ‘transgênico natural’, mostra estudo alemão. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL765705-5603,00-PLANTAS+FAZEM+TRANSGENICO+ NATURAL+MOSTRA+ESTUDO+ALEMAO.html>. Acesso em: 25 set. 2018.

a) De acordo com a reportagem, as plantas transgênicas são produzidas apenas pela manipulação humana? Explique. b) Por que o pesquisador chama as bactérias de seres promíscuos? c) Na sua opinião, a pesquisa relatada na reportagem pode mudar a forma como a população encara os alimentos transgênicos? Comente sua resposta. 5. Seguindo a orientação do professor, formem dois grupos. Um grupo será a favor dos alimentos transgênicos e o outro, contra. No dia combinado, debatam sobre o assunto e defendam o ponto de vista do seu grupo, argumentando de maneira crítica e com base em dados de fontes confiáveis. Para isso, com os colegas do seu grupo, busque mais informações sobre os OGMs, pesquisando quais são os principais argumentos usados por quem se opõe a esses organismos e quem os defende, sobre a produção de alimentos transgênicos no Brasil, as regulamentações e os motivos para esse tipo de alimento dividir opiniões de consumidores, pesquisadores e profissionais da saúde. 38

D2-CIE-F2-2048-V9-U01-012-045-LA-G20.indd 38

PARA SABER MAIS: PROFESSOR

• Texto: Segurança alimen-

tar. PORTAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR. Disponível em: <http://livro.pro/9f6ag2>. Acesso em: 13 nov. 2018.

• Texto: Transgênicos: pes-

11/19/18 7:31 PM

quisadores expõem argumentos e esclarecem dúvidas de procuradores sobre o assunto. BRASIL. Ministério Público Federal. Disponível em: <http://livro.pro/hmpffg>. Acesso em: 13 nov. 2018.

38

D2-CIE-F2-2048-V9-U01-MP-G20.indd 38

11/21/18 19:51

D2-CIE-F


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.