ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Classificação dos elementos químicos Atualmente, são conhecidos 118 elementos químicos, sendo 98 deles encontrados na natureza e os demais produzidos em laboratório. Toda a matéria existente é constituída por esses elementos e diferentes combinações entre eles. Até o ano 1700, conhecia-se apenas 12 elementos químicos. Em decorrência dos novos conhecimentos sobre a estrutura do átomo, a descoberta de elementos químicos se intensificou a partir do século XVIII. Em 1789, o químico francês Antoine Lavoisier (1743-1794) publicou, em seu Traité Élémentaire de Chimie (“Tratado Elementar de Química”), uma lista que continha os 33 elementos já conhecidos à época. Por volta de 1868, esse número saltou para 63, e sabia-se que poderia haver muitos outros.
COLEÇÃO PARTICULAR
Retrato de Dimitri Mendeleev.
Ficou evidente que era necessário desenvolver uma forma de classificar os elementos químicos, agrupando-os de acordo com critérios que fossem relevantes. Centenas de pesquisadores propuseram maneiras de fazer essa classificação, com algumas sendo mais bem aceitas que outras. Reprodução de uma página do Tratado Elementar de Química de Lavoisier com a tabela das substâncias simples conhecidas à época. Note que luz ("Lumière") e calórico ("Calorique") eram considerados substâncias.
LAVOISIER, ANTOINE LAURENT
Classificação dos elementos químicos A história da classificação dos elementos químicos é muito mais rica e complexa do que apresentamos aqui. A partir deste ponto na Unidade, o enfoque no desenvolvimento histórico do conhecimento dá lugar para o enfoque no conhecimento químico atual, transposto didaticamente para este livro de maneira simplificada. Para conhecer mais sobre o desenvolvimento da atual classificação periódica dos elementos químicos, sugerimos a leitura do artigo indicado na seção Para saber mais: professor. Este momento é propício para retomar as distinções entre substância e elemento químico. Deve ficar claro para os estudantes que os elementos químicos, embora existam em número limitado, podem se combinar entre si de diferentes maneiras, originando uma infinidade de substâncias. É interessante esclarecer que um mesmo par de elementos químicos pode originar substâncias completamente diferentes. Os elementos oxigênio e hidrogênio, por exemplo, podem formar tanto água (H2O) quanto peróxido de hidrogênio (H2O2); carbono e hidrogênio podem se combinar de diversas maneiras, originando metano (CH4), butano (C4H10), pentano (C5H12) e outras substâncias.
96
D2-CIE-F2-2048-V9-U03-084-125-LA-G20.indd 96
PARA SABER MAIS: PROFESSOR
11/20/18 10:55 AM
• Matéria: A história dos elementos. SACKS, Oliver. Folha de S.Paulo, 1999. Disponível em: <http://livro.pro/ ub3u7i>. Acesso em: 9 nov. 2018.
96
D2-CIE-F2-2048-V9-U03-MP-G20.indd 96
11/22/18 11:19 AM
D2-CIE-F