Historia soc 9

Page 6

ATIVIDADES I. Retomando

Rivalidades imperialistas

Exemplos:

Política de Alianças

Os blocos oponentes:

Paz armada

O que era a paz armada?

a. Leitura de imagem O cartum foi publicado no final da década de 1960 e faz parte de uma série intitulada Zeróis (um trocadilho com “heróis” e “zero”), publicada nas décadas de 1960 e de 1970 no Jornal do Brasil (um dos maiores do Rio de Janeiro) e em revistas de diversas partes do mundo.

2. Reveja o mapa da página 32 e a seguir responda.

a) Você sabe quem são os personagens em primeiro plano?

a) Qual é o assunto do mapa? b) Como os blocos estavam compostos? c) Explique a legenda interna e relacione-a à Política de Alianças que antecedeu a guerra.

b) E o personagem que está ao fundo, quem é?

Swim Ink 2, LLC/Corbis/Latinstock

Questões variadas sobre os conteúdos dos capítulos para serem realizadas individualmente ou em grupo. Uma forma de rever aquilo que foi estudado.

II. Leitura e escrita em História

1. Elabore em seu caderno uma ficha sobre as razões da Primeira Guerra Mundial completando a coluna da direita.

Retomando

3. O cartaz ao lado foi feito em 1915; leia-o com atenção e, com base em seus conhecimentos de inglês e/ou o uso do dicionário, responda:

c) Qual o significado do “Ho” na imagem? d) O que está acontecendo na cena?

Ziraldo

ATIVIDADES

e) O que o artista pretendeu com este cartum? f) Pesquise: quem produziu o Capitão América e por quê?

b. Leitura e escrita de textos

a) O que está escrito nele? b) Que relação se pode estabelecer entre esse cartaz e o ambiente que antecedeu a Primeira Guerra Mundial?

VOZES DO PASSADO O texto a seguir foi escrito pelo general vietnamita Vo Nguyen Giap, no início da guerra contra o domínio da França no Vietnã. Leia-o com atenção.

4. Observe com atenção as fontes 1, 2, 3 e 4 e responda ao que se pede.

Será a guerra entre um tigre e um elefante. Se acaso o tigre parar, o elefante o transpassará com suas poderosas presas: só que o tigre não vai parar; ele se esconde na selva durante o dia para só sair à noite; ele se lançará sobre o elefante e lhe arrancará o dorso por grandes nacos, depois desaparecerá e, lentamente, o elefante morrerá de exaustão e de hemorragia.

} Fonte 1 Mulheres na Guerra

Leitura de imagem

MAGNOLI, Demétrio. Guerras da Indochina. In: MAGNOLI, Demétrio (Org.). História das guerras. São Paulo: Contexto, 2006. p. 395.

A Guerra mudou a situação das mulheres principalmente na Europa. Com os homens na frente de Batalha, elas assumiam seu lugar nas fábricas [...] e terminavam por exigir direitos e salários iguais. Na Grã-Bretanha, as mulheres que trabalhavam em fábricas de munições eram conhecidas como canários, por conta do tom amarelado que sua pele adquiria em contato com os explosivos. [...] As mulheres chegaram a participar diretamente da guerra. Na Rússia, o czar criou um batalhão feminino comandado por Maria Bochkavera que obteve sucesso contra os austríacos.

Seção que permite o estudo de imagens relacionadas aos temas dos capítulos.

a) Quem é o tigre e quem representa o elefante na fábula do general Giap? Como você chegou a esta conclusão? b) Por que Giap terá escolhido o elefante e o tigre para caracterizar o confronto entre seu país e a França? c) A que tática o general Giap está se referindo quando descreve o modo de lutar do tigre?

BRENER, Jaime. A Primeira Guerra Mundial. Retrospectiva do século XX. São Paulo: Ática, 2000. p. 34.

d) Essa tática mostrou-se eficiente em outra guerra travada pelos vietnamitas; explique.

42

UNIDADE 1 – ELEIÇÕES: PASSADO E PRESENTE

205

CAPÍTULO 11 – O SOCIALISMO REAL: CHINA, VIETNÃ E CUBA

Leitura e escrita de textos Seção que trabalha a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais. Para completar o estudo dos temas, são propostas atividades de pesquisa ou escrita de um texto.

4. Identifique a afirmativa ERRADA e corrija-a no caderno. Nos anos de 1970, uma crise aguda começou a corroer a economia soviética. Entre as razões da crise, cabe citar:

a) Os enormes gastos do governo soviético com a corrida armamentista e com o pagamento de forças policiais usadas para reprimir a oposição.

b) A baixa produtividade da agricultura e da pecuária: a produção de cereais, carne e leite tornou-se insuficiente para alimentar a população soviética.

c) A falta de investimentos em tecnologia, sobretudo no campo da informática, das telecomunicações e da microeletrônica.

d) A ineficiência e a corrupção da burocracia soviética que dirigia o Estado, e que vinha dos

Integrando com...

quadros do Partido Comunista Soviético.

e) A melhoria na qualidade dos serviços de educação, saúde e transporte.

Nesta seção, a História e outras áreas do conhecimento se encontram, o que permite ampliar ou complementar o que foi visto no capítulo.

II. Integrando com... Língua Portuguesa Ao assumir o poder, em 1953, Nikita Krushchev (1953-1964) denunciou os crimes cometidos por Stalin e suspendeu parcialmente a censura que pesava sobre a imprensa. Daí poemas como esse, de Yevgeny Yevtushenko, dado a público em 1966, puderam ser conhecidos. Leia-o com atenção. Yevgeny Yevtushenko (1932). Poeta, escritor, cineasta, roteirista, ensaísta e ator. Fotografia da década de 1960.

Medo O medo está morrendo aqui na Rússia, como os fantasmas dos anos passados; de vez em quando, no adro das igrejas, ainda pede esmola qual mendiga. Mas eu me lembro quando ele era forte e sua falsidade triunfava. Em cada andar dos prédios se esgueirava sua sombra, em toda parte penetrando. Tornava a todos nós obedientes; nas coisas todas punha o seu selo: Boris Kaufman/Ria-Novosti/AFP/Otherimages

fazia-nos gritar quando era a hora de calar; e calar na vez do grito. Isso tudo, hoje em dia, está distante.

1. Há indícios de que a foto é dos anos 1970? Quais?

Cruzando fontes

2. O que essa passeata de mulheres reivindica? 3. Em dupla: para a escritora feminista Simone de Beauvoir, a mulher não nasce obediente, passiva ou dependente: é a educação machista que a faz aceitar a dominação masculina. Vocês concordam com isso? Justifiquem.

4. Em dupla. Discutindo o presente: é comum ouvirmos a expressão: “só pode ser mulher” quando

Uma seção que permitirá a você se aproximar do trabalho de um historiador, por meio da análise e da comparação de diferentes fontes.

alguém faz uma “barbeiragem” no trânsito.

a) O que isso indica? b) O que pode ser feito para mudar esse tipo de comportamento?

b. Cruzando fontes Observe a charge e a tabela com atenção e a seguir responda: } Fonte 1

} Fonte 2 Inflação anual (1985-1989)

Jal

UNIDADE 4 – ÉTICA NA POLÍTICA

Charge de Jal, 1986.

III. Você cidadão!

1986

57,4

1987

365,7

1988

933,6

1989

1 764,8

Francisco C. T. da Silva. Brasil, em direção ao século XXI. In: LINHARES, Maria Yedda (Org.). História Geral do Brasil. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1990. p. 404.

c) O que o chargista está criticando?

Universal History Archive/UIG via Getty Images

d) O que se pode concluir observando a tabela? e) De que forma o Plano Cruzado afetou a relação entre o povo e o governo? f) Que relação se pode estabelecer entre a fonte 1 e a fonte 2? CAPÍTULO 13 – REGIME MILITAR

249

Você cidadão!

Pôster de propaganda alemã da Primeira Guerra Mundial estimulando a população a comprar títulos do governo para sustentar a guerra, 1915.

Seção que permite a reflexão sobre temas como meio ambiente, ética e solidariedade. As atividades visam estimular e preparar o aluno para o exercício da cidadania.

a) O que há em comum nestes cartazes e em que são diferentes? b) Qual era o público-alvo destes cartazes? c) Quais eram os temas mais recorrentes nestes cartazes? d) Apesar de as propagandas serem produzidas para incentivar e/ou sustentar a guerra, nos cartazes raramente aparecem cenas de guerra ou sofrimento; por que isto acontecia? e) Em grupo: utilizando a linguagem publicitária, produzam um cartaz ou uma apresentação de slides com desenhos, pinturas ou fotos expressando a posição de vocês frente à guerra. Postem o trabalho do grupo no blog da turma. CAPÍTULO 2 – A PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL

237,7

b) Por que o médico pede que ele diga 3.333 em vez de 33?

As nações participantes da Primeira Guerra Mundial utilizaram-se de cartazes como estes com o objetivo de justificar seu envolvimento na guerra, conseguir dinheiro para suas campanhas militares e convencer os homens a se alistarem. Com esses objetivos, russos, franceses, ingleses, alemães e italianos investiram em uma ampla propaganda de guerra. Observe-os com atenção.

No cartaz lê-se “Voz vinda da França: compre títulos da Liberdade”. Isto é, compre títulos do governo para sustentar a guerra, c. 1918. Repare que atrás da personagem há cercas de arame farpado.

%

1985

a) Quem é o personagem central da charge?

The Bridgeman Art Library/Keystone

268

Ano

45


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Historia soc 9 by Editora FTD - Issuu