4/18 4:41 PM
ENCAMINHAMENTO
O Antigo Regime
• Iniciar a abordagem da Revolução
Com 28 milhões de habitantes, a França do final do século XVIII era o país mais populoso da Europa e também um dos mais injustos. Os franceses viviam sob o Antigo Regime, uma sociedade em que o clero e a nobreza tinham enormes privilégios e o rei se apresentava como representante de Deus na Terra (absolutismo de direito divino). Naquela época, a sociedade francesa estava dividida em três estados: o primeiro estado (o clero); o segundo estado (a nobreza); o terceiro estado (camponeses, trabalhadores das cidades e os burgueses). O rei, os nobres e o clero possuíam terras, poder e privilégios, como o de não pagar quase nenhum imposto. Já o terceiro estado pagava a maioria dos impostos e sustentava, com o seu trabalho, o primeiro e o segundo estado. Os camponeses, por exemplo, pagavam a talha e o dízimo e, em caso de uma má colheita, eles passavam fome. Isto gerava frequentes protestos. A seguir, apresentamos de forma esquemática e simplificada a composição da sociedade francesa às vésperas da Revolução.
Privilégio: direito, vantagem concebida a um grupo ou pessoa em prejuízo da maioria. Talha: imposto pago em espécie pelos camponeses (uma parte do que produzia no lote reservado ao seu próprio uso). Dízimo: na época, era um imposto aplicado às colheitas e pago ao clero por toda a população.
Composição
Número de componentes
Situação socioeconômica
Primeiro Estado
CLERO Alto clero: cardeais, bispos e abades Baixo clero: padres, frades e monges
280 mil pessoas
Possuía muitas terras e cobrava dízimo e taxas sobre batismo, casamento e sepultamento.
Segundo Estado
NOBREZA Família real + nobreza cortesã (vivia na corte) + nobreza provincial (vivia em grandes propriedades rurais) + nobreza de toga (burgueses que compravam títulos de nobres)
840 mil pessoas
Vivia à custa do Estado ou da exploração do trabalho dos camponeses.
26 milhões e 880 mil pessoas
Trabalhava para gerar a riqueza e os impostos. Os camponeses constituíam cerca de 80% da população francesa e pagavam impostos ao Estado (governo) e a seus senhores diretos.
Terceiro Estado
BURGUESIA TRABALHADORES URBANOS CAMPONESES
45 D3-HIS-F2-2055-V8-U01-C04-044-067-ML-LA-G20.indd 45
+ATIVIDADES • Responda: a) Quem na sociedade francesa possuía poder e privilégio? O rei, o clero e a nobreza. b) Quem trabalhava para gerar riqueza e pagar impostos? O Terceiro Estado. c) Qual era a composição do Terceiro Estado? Burguesia, trabalhadores urbanos e camponeses.
11/14/18 4:41 PM
Francesa retomando e aprofundando o conceito de Antigo Regime, conceito-chave para compreender as sociedades ocidentais entre os séculos XVI e XVIII. • Explicar e detalhar a divisão da sociedade no período pré-Revolução, evidenciando que nessa fase o monarca ainda era visto como um Deus. • Destacar que, no aspecto econômico, essas sociedades sobreviviam basicamente da agricultura e do comércio. Como os instrumentos de trabalho eram rudimentares, a produção agrícola mantinha enorme dependência das condições naturais; assim, chuvas ou secas prolongadas induziam a más colheitas e facilitavam a ocorrência de fomes e epidemias. • Ressaltar que o clero e a nobreza detinham enormes privilégios e a distinção era tão ou mais importante que a riqueza. • Evidenciar que as sociedades se caracterizavam por contrastes: entre o pacato ambiente rural e o dinâmico ambiente urbano; entre a riqueza dos clérigos e nobres e a pobreza dos camponeses; entre a multidão de analfabetos do meio rural e os acanhados núcleos citadinos. Esses contrastes eram vistos como naturais, decorrentes da vontade divina. • Comentar que os membros do Terceiro Estado, em sua maior parte trabalhadores urbanos e camponeses, eram os que mais sofriam com a crise econômica da época. • Destacar que, além de uma colheita precária devido às secas, os camponeses precisavam pagar altos impostos ao Segundo e ao Primeiro Estados (rei, clero e senhores), o que os levava à extrema pobreza. • Evidenciar que as dificuldades econômicas e o sentimento de revolta diante dos privilégios da alta camada da sociedade ocasionaram diversos motins por parte dos membros do Terceiro Estado.
45
D2-HIS-F2-2055-V8-U01-C04-044-067-MP-G20.indd 45
11/16/18 19:30