Historia sociedade 6

Page 83

18 11:32 AM

5.

O trecho a seguir é de uma notícia veiculada no site Tecmundo. Leia-a com atenção.

Como drones estão ajudando arqueólogos a fazer uma revolução na área Esqueça o pincel e os clichês quando ouvir falar de arqueologia: os profissionais da área estão contando agora com uma ajuda que vem dos céus. Um estudo conduzido pela Faculdade de Dartmouth revelou que o uso de imagens [...] obtidas com a ajuda de drones está resultando numa verdadeira revolução na área. Os robôs voadores estão oferecendo uma abordagem muito mais abrangente para que os arqueólogos consigam fazer o reconhecimento das áreas que estão sendo pesquisadas e também para coleta de dados. [...] NAPOL, Igor. Como drones estão ajudando arqueólogos a fazer uma revolução na área. Tecmundo, 24 nov. 2017. Disponível em: <https://www.tecmundo.com.br/ciencia/124559drones-ajudando-arqueologos-fazer-revolucao-area.htm>. Acesso em: 15 ago. 2018.

a) Qual o trabalho dos arqueólogos? b) O autor afirma que os arqueólogos contam agora com uma ajuda que vem dos céus. O que ele quis dizer com isso? c) Que vantagem o uso de drones traz para os arqueólogos? d) Um dente humano, um vaso, um esqueleto achados por um arqueólogo são que tipo de fonte histórica?

6.

Observe esta fotografia com atenção. a) O que a fotografia mostra?

ANA CAROLINA FERNANDES/FOLHAPRESS

b) Com base na imagem, é possível perceber que todos nós estamos fazendo História? Justifique. c) Em dupla. Debatam a frase escrita na faixa e elaborem um comentário sobre a importância de manifestações como esta no mundo atual.

33 D3-HIS-F2-2055-V6-U01-C02-023-035-ML-LA-G20.indd 33

Texto de apoio História e imagem Recentemente, muitos historiadores têm se preocupado com examinar as relações entre sua disciplina e as imagens. [...] [...] Certamente, de início, a ilustração agia com direção fortemente ideológica, mas não é menos considerável seu peso negativo, quando o papel que ela desempenha é o de mera confirmação muda de conhecimento produzido a partir de outras

10/20/18 11:32 AM

fontes ou, o que é pior, de simples indução estética em reforço ao texto, ambientando afetivamente aquilo que de fato contaria. [...] O pior, entretanto, é contemplar o desperdício de um generoso potencial documental. [...] Há exceções, entretanto, que merecem atenção. As iniciativas em torno da história da fotografia e da imagem fotográfica são consistentes, aqui e em outras plagas. É o campo que melhor absorveu a problemática

RESPOSTAS E COMENTÁRIOS

5. a) Os arqueólogos estudam os povos por meio dos vestígios materiais deixados por eles, como restos de casas, instrumentos de trabalho, pinturas feitas em rochas, vasos, entre outros. b) Os arqueólogos estão utilizando drones em seu trabalho. c) Os drones conseguem fazer o reconhecimento de áreas que estão sendo pesquisadas e coletar dados de forma mais dinâmica. Eles também conseguem cobrir um espaço maior e em menos tempo. d) Fontes materiais. 6. a) Mostra adultos, crianças e adolescentes participando juntos de uma manifestação pela paz. b) Sim. Professor: retomar com o alunado que a História é feita por todos nós. Chamar a atenção para a participação de pessoas de diferentes idades, cores e origens na passeata. c) Resposta pessoal. A intenção aqui foi promover a cultura da paz, tal como proposto pela ONU.

teórico-conceitual da imagem e a desenvolveu intensamente, por conta própria. É também o campo que mais tem demonstrado sensibilidade para a dimensão social e histórica dos problemas introduzidos pela fotografia, multiplicando-se os enfoques: ideologia, mentalidades, tecnologia, comercialização, difusão, variáveis políticas, instituição do observador, estandardização das aparências e modelos de apreensão visual, quadros do cotidiano, marginalização social, etc., etc. É também a fotografia que provocou o maior investimento em documentação, com a organização de bancos de dados, a maioria já informatizados (grandes coleções institucionais de iconografia urbana, álbuns de família, documentação de categorias sociais, eventos ou situações – como guerras, conflitos, migrações, fome, pobreza, etc.). [...] MENESES, Ulpiano T. Bezerra de. Fontes visuais, cultura visual, história visual. Balanço provisório, propostas cautelares. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 23, n. 45, p. 19-22, jul. 2003. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ rbh/v23n45/16519.pdf>. Acesso em: 12 set. 2018.

33

D2-HIS-F2-2055-V6-U01-C02-MP-G20.indd 33

10/25/18 8:38 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.