ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Brasil e os países vizinhos Veja no mapa abaixo a localização dos países sul-americanos. Com base no mapa, responda às questões em seu caderno.
América do Sul: divisão política 60° O Caracas
VENEZUELA
1.
Georgetown Paramaribo Caiena
GUIANA Bogotá
SURINAME GUIANA FRANCESA (FRA)
COLÔMBIA 0°
RR
AP
Equador
Quito
EQUADOR AM
MA
PA
CE
AC
PERU
PE
TO RO
BRASIL
MT
BOLÍVIA
MG
MS SP
PARAGUAI
pricórnio Trópico de Ca
ES RJ
PR
Assunção
CHILE
SC
OCEANO ATLÂNTICO
RS
Santiago
ARGENTINA URUGUAI Buenos Aires
Como foram representados os limites entre os países sul-americanos? Os limites entre os países foram representados por linhas cinza tracejadas. 2. Que países na América do Sul não fazem limite com o Brasil? Equador e Chile.
3.
DF GO Brasília
La Paz
OCEANO PACÍFICO
AL SE
BA
Lima
RN PB
PI
RENATO BASSANI
A América será estudada de maneira mais aprofundada no volume do 8o ano desta obra. Neste momento, o objetivo é caracterizar de maneira geral o continente onde está localizado o Brasil. O estudo tem início na apresentação da divisão política da América do Sul por meio de um mapa. Com base nele, trabalha-se o conceito de território nacional. Explorar com os alunos o mapa América do Sul: divisão política. Sugerimos que as informações do mapa sejam trabalhadas separadamente. Primeiro, destacar as cores que indicam os países e o ícone [■] que mostra a localização da capital de cada um deles. Depois, na legenda, trabalhar as diferentes linhas: tracejadas, que indicam a divisão entre os países, e contínuas, que indicam a divisão entre as Unidades da Federação brasileiras. Mais adiante, outros mapas do continente americano serão apresentados; a leitura deles também poderá seguir essa mesma estratégia. Na atividade 3, os alunos poderão citar: Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No contexto do estudo do território sul-americano, tratamos dos conceitos de limite e fronteira e da questão da circulação de pessoas. Investigar o conhecimento dos alunos sobre o conceito de limite, que pode ser aplicado para além do seu significado jurídico no território. Pode-se, portanto, trabalhar os significados de limite em outras escalas, como o que separa vizinhos, salas, bairros etc., chamando a atenção também para o significado de separação e, ao mesmo tempo, de proximidade. Evidenciar a principal diferença entre limite e fronteira:
A Unidade da Federação onde você mora é vizinha de algum país da América do Sul? Qual? Se não, indique dois estados brasileiros que sejam vizinhos de algum país sul-americano. Resposta pessoal.
Montevidéu
Capital de país Limite de país
0
Limite de estado
569
Fonte: IBGE. Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro, 2016. p. 41.
A América do Sul está dividida em 13 territórios nacionais. Território nacional é o espaço sobre o qual um povo, por meio de um governo e de leis próprias, exerce poder ou domínio. Corresponde, portanto, a uma porção do espaço geográfico com limites definidos e é constituído pelos elementos naturais da superfície e do subsolo terrestre, pela extensão de suas águas oceânicas e pelo espaço aéreo.
Espaço aéreo: espaço situado acima do território de um Estado – incluindo suas águas oceânicas –, que detém o controle sobre a movimentação de aeronaves, o lançamento de satélites etc.
22 D3_GEO_F2_2054_V7_U01_G20.indd 22
enquanto o limite está relacionado à ideia de linha que indica onde começa e termina um território, a fronteira, por sua vez, está relacionada a uma faixa do território de um país que se estende ao longo da linha do limite, que pode ser tanto terrestre quanto marítima (a linha do litoral).
Esclarecer que a definição dos limites e fronteiras dos países é feita por meio de acordos que nem sempre são estabelecidos de forma pacífica. Os países envolvidos na definição de limites dificilmente estão dispostos a perder territórios, o que muitas vezes pode ocasionar conflitos políticos e armados.
Conversar com os alunos sobre as formas de controle da movimentação de pessoas e mercadorias entre as fronteiras, destacar que variam bastante no mundo todo. Na maioria dos casos, para ir de um país a outro, os viajantes passam por um controle rigoroso nas fronteiras, que envolve
10/29/18 3:01 PM
22
D2-GEO-F2-2054-V7-U01-MP-G20.indd 22
11/5/18 16:44
D3_GEO_