Língua Portuguesa – 5o ano – 1o bimestre – Plano de desenvolvimento – Proposta de acompanhamento da aprendizagem analisando a situação sociocomunicativa.
8
9
10
11
(EF05LP10) Inferir informações e relações que não aparecem de modo explícito no texto (recuperação de conhecimentos prévios, relações causa-consequência etc.). (EF05LP34) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo. (EF05LP32) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e derivadas por adição de prefixo e de sufixo.
(EF05LP42) Criar narrativas ficcionais que utilizem cenários e personagens realistas ou de fantasia, observando os elementos da estrutura narrativa: enredo, personagens, tempo, espaço, narrador e a construção do discurso indireto e discurso direto.
12
(EF05LP25) Utilizar, ao produzir o texto, conhecimentos linguísticos e gramaticais: regras sintáticas de concordância nominal e verbal, convenções de escrita de diálogos (discurso direto), pontuação (ponto-final, ponto de exclamação, ponto de interrogação, dois-pontos, vírgulas em enumerações), regras ortográficas.
13
(EF05LP34) Identificar a expressão de presente, passado e futuro em tempos verbais do modo indicativo.
e localiza as informações referentes à produção da notícia e meio de circulação. Consegue inferir informações não explícitas e estabelecer relações de causa e consequência, com base no que leu na notícia. Consegue identificar adequadamente a expressão do pretérito em uma situação de uso. Diferencia palavras primitivas e derivadas
Compreende totalmente a construção desse gênero. O aluno mostrou inventividade, uso do tempo verbal predominantemente no passado (pretérito perfeito e imperfeito), adequação do cenário (praia, mar ou rio), uso do narrador em 1a pessoa. Responde adequadamente à questão o aluno que observar as regras do discurso direto, o uso de travessão e a pontuação adequada. Espera-se que o aluno use pontos de exclamação, reticências e outros que possam aumentar a expressividade de sua fábula. Compreende totalmente a habilidade o aluno que não apenas reescreve a notícia
sociocomunicativa, pois respondeu a apenas uma parte da questão adequadamente.
cativa.
Consegue inferir parcialmente se respondeu apenas que não, sem explicar o porquê.
Não consegue estabelecer relações de causa e consequência com os implícitos da notícia.
Identifica parcialmente a expressão do pretérito.
Não identifica o uso dos pretéritos.
Diferencia parcialmente palavras primitivas e derivadas: estabeleceu relações corretas entre as palavras, mas trocou as colunas. Compreende parcialmente o gênero relato de memória. O aluno não leva em conta todas as características citadas, mas apenas esquece de algumas, sem incorrer em erro.
Não diferencia palavras primitivas e derivadas.
Compreende parcialmente a habilidade o aluno que utilizar os elementos esperados em apenas parte do diálogo, cometendo pequenos erros de pontuação, ou esquecendo-se de usar os vocativos, por exemplo.
Não utiliza os conhecimentos linguísticos e gramaticais necessários para a construção de um discurso direto o aluno que não usar travessão ou cometer muitos desvios de pontuação.
Compreende parcialmente a habilidade o aluno que reescreve a notícia no futuro,
Não compreende a habilidade o aluno que reescreve a notícia em outro
Não compreende o gênero. O aluno narra em 3a pessoa ou não escreve um relato na tipologia narrativa, por exemplo.
90