18 8:32 PM
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
Absorção de nutrientes pelo corpo humano
ABSORÇÃO DE NUTRIENTES PELO CORPO HUMANO Ao abordar o tema da digestão, explique que ela pode ser mecânica ou química. A digestão mecânica compreende movimentos que auxiliam a digestão química, como a mastigação e os movimentos realizados pelo estômago e pelo intestino. A digestão química acontece por meio de reações químicas, em que moléculas complexas de carboidratos, lipídios e proteínas são degradas com o auxílio de enzimas, transformando-se em moléculas mais simples, para que possam ser absorvidas. Comente que as enzimas presentes na saliva digerem parcialmente o amido. No estômago estão presentes as enzimas que digerem as proteínas. No intestino delgado, as enzimas liberadas pelo pâncreas quebram os carboidratos e as proteínas que não foram digeridos anteriormente; a lipase pancreática quebrará os lipídios com o auxílio da bile, produzida pelo fígado. Comente com os alunos sobre a importância dos hábitos de higiene relacionados à alimentação. Diga a eles que é necessário lavar bem os alimentos, como frutas, verduras e legumes, que não se devem consumir alimentos estragados e fora do prazo de validade e que é necessário cozinhar bem as carnes, para evitar doenças. Saliente também a importância de lavar as mãos antes de manipular os alimentos e antes das refeições, e que é preciso escovar os dentes após as refeições.
Para que os nutrientes sejam absorvidos pelo organismo, eles devem ser transformados em formas mais simples. Esse processo é denominado digestão e é realizado pelo sistema digestório humano. Observe a estrutura do sistema digestório e os processos relacionados à absorção de nutrientes: IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO.
língua dentes boca
AS CORES NÃO SÃO REAIS.
glândula salivar faringe
glândulas salivares estômago esôfago pâncreas intestino delgado
fígado
intestino grosso
vesícula biliar
BENTINHO
ânus
Esquema do sistema digestório humano.
Fonte: TORTORA, G. J. Corpo humano: fundamentos de anatomia e fisiologia. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Ao entrar na boca, os alimentos são umedecidos pela saliva, rasgados, cortados e triturados pelos dentes. Esse processo é chamado de mastigação, o início da digestão dos alimentos. Ainda na boca, algumas enzimas presentes Enzima: proteína especializada na saliva começam a digerir o amido, um constituinte dos que acelera algumas transformações químicas. alimentos ricos em carboidratos. Ao chegar ao estômago, secreções produzidas por algumas células desse órgão formam o suco gástrico, que contém enzimas que agem sobre o alimento, promovendo a digestão de proteínas. No intestino delgado, o alimento sofre a ação de outras secreções produzidas pelo pâncreas, pelo fígado e pelo próprio intestino. Essas secreções contêm enzimas que atuam na digestão de lipídios, carboidratos e proteínas. A bile, secretada pelo fígado, auxilia na degradação dos lipídios. Nas paredes do intestino delgado, os nutrientes são absorvidos e passam para a corrente sanguínea, responsável pela sua distribuição para as células do corpo por meio dos vasos sanguíneos. Os nutrientes que não foram absorvidos dirigem-se para o intestino grosso, onde as fezes serão formadas. Nesse órgão também ocorre a absorção de água.
63 D3-CIE-F2-2047-V7-U01-C02-040-067-LA-G20.indd 63
10/26/18 8:32 PM
63
D2-CIE-F2-2047-V7-U01-C02-040-067-MP-G20.indd 63
11/3/18 12:46