Ciencias vida 7

Page 41

/18 22:59

O ASSUNTO É...

O ASSUNTO É...

Você interpretará textos sobre os mais variados temas que o auxiliarão na construção de argumentos para discutir assuntos relacionados ao cotidiano. Atividades que direcionam para o trabalho em grupo, pesquisas, apresentações de resultados e debates também estão presentes.

2. Resposta pessoal. Verifique se os alunos compreenderam o funcionamento básico de um sismógrafo e os incentive na montagem de um. Caso apresentem dificuldades, mostre a eles uma sugestão de como fazê-lo.

Basicamente um sismógrafo que avalia o movimento vertical do solo possui um peso sustentado por uma mola. Já um sismógrafo que marca o movimento horizontal do solo possui um peso pendurado por um fio que funciona como um pêndulo. Durante um tremor, os pesos oscilam, e sua movimentação é registrada em um cilindro de papel.

PREVENDO ABALOS Durante milhões de anos, a intensa atividade geológica da Terra moldou, e continua a moldar, o nosso planeta. Embora natural e contínuo, esse processo afeta diretamente a vida de milhões de pessoas e outros seres vivos na Terra. Terremotos, erupções vulcânicas, tsunamis são fenômenos que ocorrem constantemente e podem destruir construções, ambientes naturais e tirar a vida de milhares de pessoas e outros seres vivos por ano. Mas será possível prever catástrofes e assim reduzir as perdas geradas por esses fenômenos geológicos? A resposta é sim. A Sismologia é uma área da Ciência que estuda eventos sísmicos. Profissionais que trabalham nessa área são denominados sismólogos. Por meio de estudos e de diferentes tecnologias, eles são capazes de fazer previsões sobre a ocorrência de terremotos, colaborando para a evacuação de cidades, quando necessário. Além desse tipo de análise, os profissionais da Sismologia realizam estudos em terrenos para construções de prédios e usinas. Um sismólogo pode, por exemplo, realizar o monitoramento de usinas hidrelétricas para evitar rachaduras ou mesmo atuar na localização e identificação de campos petrolíferos ou de minérios. Um dos aparelhos utilizados pelos sismólogos para detectar, medir e determinar o foco de um terremoto é o sismógrafo. Os aparelhos modernos funcionam por meio de sensores que detectam oscilações na superfície terrestre, sejam grandes terremotos ou pequenos abalos sísmicos. Entretanto, existem sismógrafos mais simples, que funcionam por intermédio de pesos, molas e fios.

IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO.

mola

AS CORES NÃO SÃO REAIS.

fio

peso

peso

cilindro de papel

ALEX SILVA

cilindro de papel

movimento vertical da Terra

movimento horizontal da Terra

Esquema de funcionamento de um sismógrafo. Fonte dos dados: ESTAÇÃO CIÊNCIA. Exposição: Geologia-Petrobras. Disponível em: <http://www.eciencia.usp.br/ arquivoEC/exp_antigas/geol_petro.html>. Acesso em: 9 ago. 2018.

Os modelos mais modernos possuem um sensor constituído de uma bobina que envolve um ímã pendurado em uma mola. Assim, toda vez que ocorrem tremores e o solo oscila, o ímã se movimenta e gera uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida por meio de cabos até o sismógrafo. Os gráficos formados representam as oscilações das ondas sísmicas e são medidos e analisados por especialistas, que se baseiam na escala Richter para identificar a magnitude do abalo sísmico. 1. O(a) sismólogo(a) estuda a atividade sísmica da Terra. Esse(a) profissional é capaz ATIVIDADES

de fazer previsões sobre terremotos, podendo colaborar para a evacuação de cidades, quando necessário. Também monitora abalos sísmicos em construções e auxilia a detectar o local onde se encontra o material a ser extraído – petróleo ou minérios – do solo.

1. Qual é a importância dos profissionais que trabalham na área da Sismologia? 2. Forme um grupo com seus colegas e montem um modelo que apresente o funcionamento básico de um sismógrafo. Por último, faça um relatório sobre sua montagem e indique se o sismógrafo que seu grupo fez avalia movimentos laterais ou horizontais do solo.

SAM YEH / AFP

Vice-diretora do Centro de Sismologia de Taipé mostrando o registro de um terremoto. Taiwan, 2006.

266

267

D3-CIE-F2-2047-V7-U03-C08-246-269-LA-G20.indd 266

11/1/18 9:33 AM

A partir de temas que incentivam a investigação, reflexão, análise crítica, curiosidade, criatividade, liderança, comunicação e aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo da Unidade, você e um grupo de colegas irão procurar soluções para problemas desafiadores. Ao final da seção, vocês encontrarão um roteiro que irá orientá-los durante o desenvolvimento do trabalho, que tem como objetivo a elaboração de algum produto.

Forme um grupo com seus colegas e leiam o contexto a seguir.

LUCAS FARAUJ

Uma empresa que fabrica brinquedos didáticos desenvolveu um projeto de jogo de tabuleiro. Entretanto, esse projeto encontrava-se ainda muito simplificado. Assim, foi solicitada a ampliação do jogo, tornando-o mais complexo.

Veja o projeto do jogo de tabuleiro desenvolvido pela empresa até então e leia suas respectivas instruções.

Exemplos das questões referentes a cada um dos temas abordados no jogo.

Agora, leia o que foi solicitado pela empresa para que o jogo fosse melhorado: • Dar um nome ao jogo. • Elaborar os peões (seu formato, sua cor, seu tamanho etc.). • Ampliar a quantidade de casas do tabuleiro para 33. Nessa situação, existirão 3 casas vermelhas, 3 casas amarelas e 3 casas azuis. • Aumentar o número de cartas para 36, sendo 12 cartas vermelhas, 12 amarelas e 12 azuis. • Manter cartas vermelhas para os temas referentes aos seres vivos; amarelas para ecossistemas; azuis para saúde pública.

LUCAS FARAUJ

• Elaborar afirmativas (falsas e verdadeiras) sobre: classificação e nomenclatura dos seres vivos; vírus; bactérias; protoctistas; fungos; animais invertebrados; animais vertebrados; vegetais; biomas e impactos nos biomas brasileiros; seres vivos e saúde pública; avaliação e manutenção da saúde.

ORGANIZANDO AS IDEIAS

1. Escolham um líder para o grupo e leiam novamente as informações. Elaborem um

COMO JOGAR: - Os jogadores decidem entre si quem irá iniciar o jogo. O primeiro deverá jogar o dado e deslocar seu peão pela quantidade de casas correspondentes ao valor obtido no dado. - Caso esse jogador pare em uma casa colorida, o jogador à sua esquerda deve ler a carta correspondente à cor da casa. - Caso o jogador pare em uma casa branca, sua vez é passada para o jogador seguinte. - Acertando ou não as questões: - Ao acertar uma questão, o jogador deve avançar duas casas. - Ao errar uma questão, o jogador deve retornar duas casas.

novo projeto de jogo de tabuleiro.

2. Façam um levantamento das etapas que serão necessárias para a produção do jogo. 3. Conversem com o líder e definam as responsabilidades de cada participante do grupo na realização das atividades.

4. Com a ajuda do professor, elaborem um cronograma para a realização dessas etapas. 5. Produzam o jogo de tabuleiro pensado pelo grupo. O jogo deve conter todos os componentes (tabuleiro, peões, cartas e dado) e os pedidos solicitados pela empresa.

216

217 10/31/18 3:47 PM

OUTRAS MANEIRAS DE APRENDER Apresenta sugestões para o aprofundamento dos conteúdos abordados no livro. Você encontrará sugestões de locais para visitar, livros para ler e filmes para assistir com diferentes temáticas que contribuirão para seu aprendizado e despertarão o seu interesse por diversos assuntos de Ciências.

D3-CIE-F2-2047-V7-U02-C06-186-217-LA-G20.indd 217

10/31/18 3:49 PM

OUTRAS MANEIRAS DE APRENDER Cowspiracy: o segredo da sustentabilidade, de Kip Andersen e Keegan Kuhn, Estados

Vejam, a seguir, sugestões de livros, filmes e locais de visita, com conteúdos que contemplam o que você estudou neste volume.

Unidos, 2014. (90 min)

LER

Com este documentário, descubra alguns dos impactos ambientais que podem ser causados pela pecuária.

A volta ao mundo em 80 dias, de Júlio Verne. São Paulo: L&PM, 2016. Empolgado com os progressos tecnológicos da Revolução Industrial, Phileas Fogg com o leal Jean Passepartout utilizam um novo meio de transporte a cada dia, para vencer a aposta de que dariam a volta ao mundo em 80 dias.

Amazônia – quem ama respeita!, de Fernando Carraro. São Paulo: FTD, 2006.

Cosmos: uma Odisseia do Espaço-Tempo (Temporada 1 – episódio 9), de Brannon Braga, Ann Druyan, Bill Pope Steve Martino, Mike Thurmeier, Estados Unidos, 2014. (43 min)

Quatro amigos ganham uma viagem ao Bioma Amazônia. Essa viagem os encanta com a beleza e a diversidade da região, porém a desigualdade social e a degradação ambiental os decepcionam.

Usina termelétrica TermoCeará

Ao chegarem ao Pantanal, Pé-de-Banda e Pitoco, dois garotos que moram em Cuiabá, vivem grandes aventuras, e se deparam com uma realidade de degradação ambiental, entre elas a caça dos jacarés.

Rodovia CE 422, km 0 Salgadinho – Caucaia – CE Disponível em: <http://livro.pro/wfujow>.

Guardiões da camada de ozônio, de Rachel Biderman. São Paulo: Neste livro, você vai conhecer os problemas e as possíveis soluções relacionados à camada de ozônio.

Embarque em uma incrível jornada pelo tempo, por meio desse documentário, que irá levá-lo a diversas épocas da Terra. Nele, você irá conhecer um pouco mais sobre a história geológica de nosso planeta.

VISITAR

Guerra no Pantanal, de Antônio de Pádua e Silva. São Paulo: Atual, 2004.

Anubis, 2006.

ASSISTIR

Jardim Botânico do Rio de Janeiro Rua Jardim Botânico, 1 008 Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ Disponível em: <http://livro.pro/sfgpae>.

Tempos modernos, de Charles Chaplin, Estados Unidos, 1936. (83 min)

Jardim Botânico de Manaus

Este incrível filme histórico retrata a Revolução Industrial e como este período mudou a sociedade.

Avenida Uirapuru, s/n Cidade de Deus – Manaus – AM Disponível em: <http://livro.pro/5dau5u>.

A modernidade chega a vapor, de TV Escola, FUNDAJ, Massangana Multimídia Produções, Brasil, 2014. (15 min)

Instituto Inhotim

Este documentário curta-metragem retrata a chegada da Revolução Industrial no Brasil e como o período influenciou a população, mostrando a saída das pessoas de suas casas no interior à procura de empregos e de comida nos polos urbanos.

Rua B, 20 Inhotim – Brumadinho – MG Disponível em: <http://livro.pro/orsz2z>.

Rio, de Carlos Saldanha, Estados Unidos, 2011. (96 min)

Jardim Botânico de Brasília

Blu, uma ararinha azul, que nasceu no Rio de Janeiro, é vítima do tráfico de animais e levada para Minnesota, nos Estados Unidos. Um pesquisador brasileiro descobre que Blu é o último macho da espécie e convida sua criadora para trazê-lo de volta ao Rio de Janeiro, onde fará parte de um programa de acasalamento, na tentativa de salvar a espécie. No Rio de Janeiro, Blu encontra Jade, a última fêmea da espécie, e, juntos, vivem grandes aventuras.

Setor de Mansões Dom Bosco, Área Especial, s/n Lago Sul – Brasília – DF Disponível em: <http://livro.pro/nvr5hb>.

270 D3-CIE-F2-2047-V7-PFI-270-272-LA-G20.indd 270

IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO. AS CORES NÃO SÃO REAIS.

COSMOS: UMA ODISSEIA DO ESPAÇO. TEMPO FOX. EUA. 2014.

D3-CIE-F2-2047-V7-U02-C06-186-217-LA-G20.indd 216

EDITORA L&PM

REGRAS: Número de participantes: 2 a 3 pessoas. Componentes: 1 tabuleiro, 1 dado, 3 peões e 12 cartas (4 cartas vermelhas, 4 cartas amarelas e 4 cartas azuis). Objetivo do jogo: Ser o primeiro jogador a levar seu respectivo peão ao “fim”, indicado no tabuleiro. Conteúdo das cartas: As cartas possuem afirmações a serem julgadas verdadeiras ou falsas pelos jogadores. As afirmações das cartas vermelhas são sobre os seres vivos; as das cartas amarelas, sobre os biomas; e as das cartas azuis, sobre a saúde pública. Preparação: As cartas devem ser separadas em montes por cores, embaralhadas e recolocadas voltadas para baixo. Cada jogador deve escolher um peão e colocá-lo no “início” indicado no tabuleiro.

• Inserir casas diferenciadas, nas quais existam questões extras, questões desafio, indicações de avanço ou retorno de casas etc. Elas devem ocupar o lugar de casas brancas.

EDITORA ATUAL

IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO.

11/1/18 6:14 PM

CIÊNCIA EM AÇÃO

CIÊNCIA EM AÇÃO JOGO DE TABULEIRO

AS CORES NÃO SÃO REAIS.

D3-CIE-F2-2047-V7-U03-C08-246-269-LA-G20.indd 267

Jardim Botânico de Porto Alegre Rua Dr. Salvador França, 1 427 Porto Alegre – RS Disponível em: <http://livro.pro/sx54jj>.

Casa de Ciência e Cultura de Campo Grande Rua UFMS, 826-1250 Vila Olinda – Campo Grande – MS Disponível em: <http://livro.pro/p9dw6h>.

Centro de Pesquisa de História Natural e Arqueologia do Maranhão Rua 28 de Julho, 59 Praia Grande – São Luís – MA Disponível em: <http://livro.pro/aarmje>.

Museu de Zoologia da USP Av. Nazaré, 481 Ipiranga – São Paulo – SP Disponível em: <http://livro.pro/oh2qpi>.

Museu de Paleontologia da UFAC Rodovia BR 364, km 04 Distrito Industrial – Rio Branco – AC Disponível em: <http://livro.pro/7g6dh3>. Acessos em: 15 out. 2018.

271 11/1/18 8:13 PM

D3-CIE-F2-2047-V7-PFI-270-272-LA-G20.indd 271

11/1/18 8:14 PM

Em alguns casos, as ilustrações podem ser feitas com o uso de cores diferentes das reais e com os elementos em diferentes proporções entre si. Essas situações serão indicadas com estes selos.

7 D3-CIE-F2-2047-V7-PIN-001-011-LA-G20.indd 7

D2-CIE-F2-2047-V7-PIN-MP-G20.indd 7

01/11/18 22:59

11/3/18 13:39


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.