18 5:58 PM
te plástico; um canudo plástico; 300 mL de água; 100 mL de leite; uma vela e fósforo. Siga os seguintes passos para a montagem: Encha o a panela de vidro (ou béquer) com a água e coloque o leite no recipiente plástico; Coloque o canudo no interior do recipiente plástico e puxe-o com a boca até que suba à metade da altura do canudo; Retire o canudo do recipiente e tampe a extremidade superior com o dedo, rapidamente; Coloque o canudo com a extremidade tampada no interior da panela de vidro cheia de água, e destampe-o lentamente, para que o leite se localize no fundo do recipiente. Acenda a vela e fixe-a em alguma superfície. Aproxime o fundo da panela da chama da vela e aguarde alguns instantes. Nesse momento, tenha cuidado ao segurar a panela para evitar queimaduras. Espera-se que a porção de leite que está no fundo da panela, ao aquecer-se primeiro, torne-se menos densa que a água que está acima. Isso faz com que a porção líquida aquecida suba. Pela coloração do leite, que contrasta com a água, será possível ver esse movimento. Solicite aos alunos que observem os resultados e os anotem no caderno. Então, solicite que associem às correntes de convecção do manto.
Placas tectônicas A crosta terrestre e uma parte do manto logo abaixo dela formam a litosfera, uma camada sólida. A litosfera é fragmentada em 13 partes principais. Cada um desses fragmentos recebe o nome de placa tectônica (ou placa litosférica).
ALLMAPS
Placas tectônicas Círculo Polar Polar Ártico Ártico Círculo
Placa Placa Norte-Americana Norte-Americana
OCEANO OCEANO PACÍFICO PACÍFICO
Placa do do Placa Caribe Caribe
Trópico de de Câncer Câncer Trópico
Placa Placa Africana Africana
OCEANO OCEANO PACÍFICO PACÍFICO
Placa Placa Arábica Arábica
Placa do do Placa Pacífico Pacífico Placa das das Placa Filipinas Filipinas
Placa de de Placa Cocos Cocos
Placa do do Placa Pacífico Pacífico Trópico de de Capricórnio Capricórnio Trópico
Placa de de Placa Nazca Nazca
Afastamento Colisão
Placa Placa Sul-Americana Sul-Americana
OCEANO OCEANO ATLÂNTICO ATLÂNTICO
2 810
Placa Placa Scotia Scotia
Círculo Polar Polar Antártico Antártico Círculo
OCEANO OCEANO ÍNDICO ÍNDICO
0 Afastamento 3 100
Placa Antártica Antártica Placa
0° 0°
Placa Placa Indo-Australiana Indo-Australiana
Meridiano de Greenwich
Equador Equador
0
Placa Eurasiática Eurasiática Placa
Colisão
Fonte dos dados: Atlas Geográfico Escolar. 7 ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 12.
OCEANO GLACIAL GLACIAL OCEANO ANTÁRTICO ANTÁRTICO
0° 0°
As placas tectônicas se movem, lenta e continuadamente, alguns centímetros por ano. O movimento dessas placas deve-se, principalmente, às correntes de convecção do manto. Nesse processo, o material mais quente formado por rochas e magma sobe por causa da sua menor densidade, se resfria próximo à litosfera, tornando-se mais denso, e desce em direção ao núcleo, onde se aquece novamente, completando o ciclo. Esquema mostrando o mecanismo de convecção do magma que atua no movimento das placas tectônicas.
placas tectônicas
correntes de convecção
IMAGENS FORA DE PROPORÇÃO. AS CORES NÃO SÃO REAIS.
Fontes: TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000. p. 54. PRESS, F. et al. Para entender a Terra. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2006. p. 104.
RENAN LEEMA
manto
núcleo
249 D3-CIE-F2-2047-V7-U03-C08-246-269-LA-G20.indd 249
ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS
AMPLIANDO
PLACAS TECTÔNICAS Professor(a), ao comentar sobre as placas tectônicas, identifique-as no mapa apresentado no livro, indicando alguns países que se localizam no meio delas e outros que estejam localizados próximos às bordas.
Para auxiliar a compreensão dos alunos sobre as correntes de convecção que ocorrem no manto, realize um experimento prático demonstrativo durante a aula. Este experimento, adaptado de propagação de calor por convecção, dis-
11/1/18 9:31 AM
ponível em: <http://livro.pro/ o82qh6> (acesso em: 15 out. 2018), irá mostrar como ocorre a convecção em um líquido quando ele é aquecido. Para isso, separe antecipadamente: uma panela ou béquer de vidro, ou algum recipiente de vidro temperado que suporte o fogo de uma vela; um recipien-
249
D2-CIE-F2-2047-V7-U03-C08-246-272-MP-G20.indd 249
11/5/18 16:47