Matemática conquista 7

Page 60

1

ORIENTAÇÕES DIDÁTICAS Os números naturais Os números naturais fazem parte do nosso cotidiano e é impossível imaginar o nosso mundo atual sem o uso dos números. Nesta página os alunos são chamados a mobilizar os conhecimentos já construídos acerca de números naturais, visando consolidá-los e ampliá-los. Sequência numérica Observar padrões em sequências numéricas é uma forma muito rica para se conhecer características de um conjunto de números e as relações existentes entre seus elementos. Verificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre sequência numérica para identificar possíveis pontos a serem desenvolvidos pode ser uma estratégia interessante para desenvolver o conteúdo. Reta numérica O uso da reta numérica como um instrumento auxiliar nesse contexto pode contribuir para o entendimento de uma determinada situação e dar significado ao aprendizado na medida em que proporciona um novo olhar para uma mesma situação, por exemplo, para compor uma sequência numérica, pode-se fazer uso da reta numérica ou não. Se julgar necessário, retomar os conceitos de sucessor e antecessor de um número natural e trabalhar por meio de algumas atividades. Além disso, pode-se explorar a comparação de números naturais por meio da reta numérica, com o objetivo de levar os alunos a perceber a ordenação desses números.

CAPÍTULO

OS NÚMEROS NATURAIS

No nosso dia a dia e na Natureza os números são muito úteis, em especial para expressar registros de contagem. Por exemplo, um rebanho pode ter 20, 100 ou 3 000 animais, uma árvore pode ter 4 ou 8 galhos ou, ainda, em uma multidão pode haver mais de 500 pessoas. Os números ligados a uma contagem são os números naturais.

Sequência numérica Todo grupo de números dispostos em uma determinada ordem é uma sequência numérica, em que podemos identificar o 1o elemento (ou termo), o 2o elemento etc. As sequências numéricas podem ou não ter um padrão (uma regra) de formação. Por exemplo, você já deve conhecer a sequência dos números naturais: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, ... Ela é uma sequência numérica cujo padrão de formação é “cada número subsequente é obtido adicionando-se 1 unidade ao número anterior”. Uma sequência pode ser finita ou infinita, por exemplo: • a sequência dos números naturais pares: 0, 2, 4, 6, 8, 10, 12, 14, 16, ... (sequência infinita); • a sequência dos números naturais ímpares de 1 a 10: 1, 3, 5, 7, 9 (sequência finita). Nessas duas sequências, cada número subsequente é obtido adicionando-se 2 unidades ao número anterior.

Reta numérica Você também já viu que é possível associar números naturais a pontos de uma reta, nesse caso chamada de reta numérica. Nessa reta podemos, por exemplo, localizar o antecessor ou sucessor de um número natural não nulo na sequência dos números naturais. Ainda usando a reta numérica, podemos construir sequências numéricas. Por exemplo, se quisermos formar uma sequência numérica de números naturais, iniciando do zero e sempre acrescentando 4 unidades, faremos: +4 unidades 0

1

2

3

+4 unidades 4

5

6

+4 unidades 7

8

9

10

11

12

A sequência numérica obtida será: 0, 4, 8, 12, ... 14

D2-MAT-F2-2051-V7-U01-012-029-LA-G20.indd 14

10/26/18 1:46 PM

14

D2-MAT-F2-2051-V7-U01-012-029-MP-G20.indd 14

07/11/18 11:31

D2-MAT-F


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.