Allmaps
Britânicos na China Quando o europeu Marco Polo chegou à China, no século XIII, o Império Chinês era praticamente autossuficiente, não se interessando pelos produtos do Ocidente. Já os comerciantes europeus tinham enorme interesse na seda, no chá, nas porcelanas da China, produtos vendidos por altos preços na Europa. Assim, entre os séculos XIII e XVIII, o comércio entre os europeus e os chineses foi sempre favorável aos chineses. Por volta de 1820, a situação se inverteu: a balança comercial tornou-se pela primeira vez favorável aos europeus. É que os comerciantes britânicos passaram a obter enormes lucros com a venda de ópio para a China. A droga, que provoca forte dependência, era trazida das plantações inglesas na Índia. Embora o ópio fosse proibido na China, os traficantes ingleses vendiam naquele país quantidades cada vez maiores dessa substância. O ópio afetava a saúde do povo chinês, além de fazer com que muitas Balança pessoas perdessem tudo o que tinham para poder comprar a droga. Lin Zexu, comercial braço direito do imperador Daoguang, da dinastia Manchu, escreveu uma carta É a diferença enà rainha Vitória implorando-lhe que não permitisse um comércio tão prejudicial tre o valor total das exportações ao povo chinês. A rainha nada respondeu. e o valor total Os chineses resolveram agir: confiscaram e lançaram ao mar quase 1 400 todas importações que um país reneladas de ópio bruto, trazidas por navios ingleses até o porto de Cantão. A resaliza no decorrer posta britânica foi a guerra. Alegando prejuízos à propriedade privada, o goverde um ano. no da rainha Vitória mandou bombardear Portos chineses abertos pelo várias cidades chinesas. Foi a Guerra do Tratado de Nanquim (1842) Ópio (1839 a 1842), que terminou com a Capitais vitória dos ingleses. Cidades JI A Grã-Bretanha se aproveitou da viPortos AN Gr G an SU de tória na guerra para obter vantagens por Ca na HENAN l Yangzhou meio do Tratado de Nanquim, assinado Nanquim HUBEI ANHUI em 1842, com a China, um dos mais imXangai Wuhan Hangzhou portantes da história desse país. Z H E J I A N G Ningbo 110° L
Rio Amarelo
uai Rio H
í gz
Rio
z ng Ya
i
Ilha Zhoushan
io
Ya ng
Rio Han
R
Chongqing
Ele estabelecia:
JIANGXI Changsha
G U I Z H O U
HUNAN
Fuzhou
Mar da China Oriental
FUJIAN Xiamen (Amoy) Trópico de Câncer
0
200
GUANGDONG Cantão Hong Kong Macau
Pescadores Taiwan
Fonte: SPENCE, Jonathan D. Em busca da China moderna: quatro séculos de história. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 170.
Pelo Tratado de Nanquim, a China foi obrigada a abrir cinco portos aos mercadores ingleses; são eles: Xangai; Ningbo, Fuzhou, Xiamem e Cantão.
24
• a abertura de cinco portos na China para que os mercadores ingleses pudessem comerciar livremente; • o pagamento aos ingleses de uma indenização de 21 milhões de dólares pela perda do ópio jogado ao mar e pelos prejuízos causados pela guerra; • o controle de Hong Kong pelos ingleses; • o direito dos britânicos de serem julgados por suas próprias leis, caso cometessem crime em território chinês.