a) O que o texto (fonte 1) nos permite concluir? b) O que se vê na fonte 2? c) O que se vê na fonte 3? d) As fontes 2 e 3 confirmam ou negam a fonte 1? Justifique. 7. Com base na frase “Onde houve escravidão houve resistência”: a) Cite algumas formas de resistência à escravidão praticadas no Brasil colonial. b) Você já deve ter visto ou até mesmo participado de um jogo de capoeira. Com base nisto responda: você concorda com a autora do texto a seguir: A capoeira é uma luta popular em que a “manha” e a malícia se sobrepõem à força física, posto que o mais forte não é aquele fisicamente mais avantajado, porém o mais malicioso, o mais mandingueiro. [...] REIS, Letícia Vidor de Sousa. Negro em “terra de branco”: a reinvenção da identidade. In: SCHWARCZ, Lilia Moritiz; REIS, Letícia Vidor de Sousa (Orgs.). Negras imagens: ensaios sobre cultura e escravidão no Brasil. São Paulo, Edusp/Estação Ciência, 1996. p. 37.
II. Leitura e escrita em História a. Leitura de imagem
a) O que se vê na foto em primeiro plano? b) Você considera importante haver bonecas e bonecos de diferentes tons de pele em um país como o Brasil? Por quê? c) As mulheres mostradas na foto são irmãs e donas de uma empresa que faz e vende “bonecas étnicas”. Será que elas conseguiram ter sucesso na cidade de São Paulo?
www.pretapretinha.com.br. Foto: Daniel Cymbalista
A imagem é uma foto tirada recentemente na Vila Madalena, um bairro da cidade de São Paulo. Observe-a com atenção.
d) Em grupo: tragam bonecas/bonecos seus ou de suas irmãs/irmãos menores para a escola. Coloquem uma etiqueta com o nome do dono da boneca/boneco para não haver problemas de trocas. Depois montem uma exposição com o título “Bonecas e bonecos da minha infância”. Observem a exposição, reflitam e opinem: as bonecas/os bonecos expostas(os) se parecem com as crianças de diferentes partes do Brasil? Você notou a ausência de bonecas/bonecos parecidas(os) com algum grupo humano do Brasil? Qual?
28