A CÉLULA A célula é a unidade básica dos seres vivos. Há seres vivos formados por uma só célula, isto é, são unicelulares. É o caso dos seres vivos do reino Monera e de muitos outros do reino Protista. As plantas e os animais são constituídos de numerosas células: são pluricelulares. Os vírus não são formados por células: só realizam funções vitais após invadir uma célula e fazer uso de sua estrutura para formar novos vírus. O ser humano tem seu corpo composto de um número muito grande de células, de diversos tipos. No organismo, as células se encontram associadas, formando tecidos.
TEORIA CELULAR A teoria celular foi formulada por dois cientistas alemães, Mathias Schleiden (18041881) e Theodor Schwann (1810-1882), nos anos de 1838 e 1839. Ela estabelece que as células são a unidade básica da vida e que todos os seres vivos são constituídos por células. Essas ideias se desenvolveram aos poucos, por meio de observações microscópicas da estrutura de muitas plantas e muitos animais. Em 1855, Rudolf Virchow (1821-1902), baseando-se em outros estudiosos, declarou que toda célula se origina de outra célula. O biólogo Walther Flemming (1843-1905) não só confirmou a proposta de Virchow como, em 1878, provou que a divisão de uma célula produz duas células “filhas”.
Célula: unidade funcional Cada célula é uma unidade viva. Seja vivendo independentemente, como monera ou protista, seja incluída num tecido, a célula desempenha muitas funções que vão garantir a sobrevivência dos seres vivos. Cada célula utiliza material nutritivo para a produção de energia, o crescimento e a reprodução.
ESTRUTURA DA CÉLULA Todas as células possuem partes ou estruturas que contribuem para o seu funcionamento como um todo. A célula dos seres vivos, com exceção das bactérias, pode ser descrita como uma unidade envolvida por uma membrana e constituída por citoplasma e núcleo. Tanto o núcleo como o citoplasma são formados por partes menores, e muitas delas só conseguimos distinguir claramente com o auxílio do microscópio eletrônico.
e a saída de muitas substâncias. Assim, é possível manter o interior da célula estável e também aumentar ou diminuir a passagem de
Dr.
D av
substâncias, conforme a necessidade.
lo w t/Phototake/G
permeabilidade seletiva: a membrana consegue controlar a entrada
id Scot
no do meio externo. Uma de suas propriedades mais importantes é a
s ge Ima
A membrana plasmática delimita a célula, separando o meio inter-
O neurônio é uma célula do sistema nervoso. (Aumento aproximado de 3 mil vezes e colorido artificial.)
15