No laboratório Identificação de microrganismos: modelo de chave de classificação Chave de classificação (ou chave dicotômica de classificação): tabela que apresenta as características morfológicas, fisiológicas ou moleculares dos seres vivos e que orienta a separação dos organismos em grupos.
Ilustrações: Paulo Nilson. Fotos: A. Steve Gschmeissner/SPL/Latinstock; B. Dr. Kari Lounatmaa/SPL/Latinstock; C. Eye of Science/SPL/Latinstock; D. Astrid & Hanns-Frieder Michler/SPL/Latinstock
Flagelo: estrutura longa, com forma semelhante à de um chicote, com a qual alguns organismos unicelulares podem se deslocar por meio dos seus batimentos.
34
Organismo visto ao microscópio
A
Aumento aproximado de 350 vezes e colorido artificial.
B
Aumento aproximado de 12 mil vezes e colorido artificial.
C
Aumento aproximado de 5 300 vezes e colorido artificial.
D
Aumento aproximado de 90 vezes e colorido artificial.
Um cientista consegue identificar a que categorias taxonômicas pertencem muitas espécies de microrganismos. Como os estudantes podem identificar as espécies se não são especialistas? As chaves de classificação são instrumentos usados por taxonomistas ou qualquer estudante para orientar a identificação e a separação de seres vivos em grupos, segundo as semelhanças com seres já estudados. Observe as informações contidas na tabela abaixo e responda. • Que características podem ser utilizadas para classificar esses mi-
crorganismos?
Material Desenho do microrganismo observado
Os elementos das imagens estão fora de escala de tamanho entre si. As cores não correspondem aos tons reais.
Descrição de algumas características É um ser vivo constituído por uma única célula e que vive em água doce, principalmente. Seu material genético fica separado do restante da célula por meio de uma membrana (núcleo celular). Esse microrganismo é capaz de produzir o próprio alimento e se movimenta graças ao batimento do flagelo. Esse ser vivo é constituído por uma única célula, tem vida livre e é incapaz de produzir o próprio alimento. Sua célula é delimitada por uma membrana plasmática e seu material genético encontra-se disperso no citoplasma. É um ser vivo unicelular e incapaz de produzir o próprio alimento. Sua célula é delimitada por uma membrana plasmática e seu material genético encontra-se disperso no citoplasma. Essa espécie se movimenta graças a um flagelo e é patogênica. É um ser vivo constituído por uma única célula e incapaz de produzir o próprio alimento. Seu material genético fica separado do restante do conteúdo celular por uma membrana, formando o núcleo celular.