a) Segundo o historiador J. Le Goff, por que o renascimento carolíngio foi limitado? b) Qual era o principal objetivo do movimento conhecido como Renascimento Carolíngio? c) O que significa a expressão “monopólio cultural do clero”?
c. Cruzando fontes Leia imagem e texto com atenção:
Tallandier/Rue des Archives/Latinstock
}} Fonte 1
Coroação de Carlos Magno a imperador pelo papa Leão III; miniatura da obra Grandes Crônicas da França, manuscrito do século XIV.
}} Fonte 2
Remate Conclusão.
Antecessores Antepassados.
No dia do Natal de 800, na basílica de São Pedro em Roma, onde fora assistir à missa, Carlos Magno, até então rei dos francos e dos lombardos, recebeu a coroa imperial das mãos do papa Leão III. [...] a coroação imperial de Carlos Magno foi o remate para uma obra de expansão territorial, iniciada sob seus antecessores imediatos e concluída por ele, a qual resultou, pela primeira vez após a queda do Império Romano do Ocidente em 476, no estabelecimento de uma grande unidade política na Europa Cristã. [...] MELLO, José Roberto. O Império de Carlos Magno. São Paulo: Ática, 1990. p. 5-6.
a) Reflita e responda: o dia e o local da coroação de Carlos Magno foram escolhidos intencionalmente? Justifique. b) Qual o significado político da coroação de Carlos Magno? c) A imagem reforça ou contraria o texto? Justifique.
28