Observe a distribuição e localização dos aquíferos brasileiros no mapa. 1. Em que regiões eles se concentram?
Distribuição dos aquíferos brasileiros A água da chuva infiltra-se no solo até atingir uma camada de rocha impermeável ou uma camada de rocha porosa, ou ainda pontos de entrada nas fissuras entre rochas impermeáveis. Desse modo, a água nos aquíferos é reposta. A reposição da água nos aquíferos superficiais é rápida, enquanto nos mais profundos é mais lenta. Distribuição de aquíferos no Brasil Allmaps
Fissura: pequena abertura longitudinal em fenda; rachadura, sulco.
50°O
OCEANO ATLÂNTICO
Equador
0°
2. Localize a região onde você mora. Que aquífero existe nessa região?
O aquífero Guarani O aquífero Guarani é um dos maiores reservatórios de água doce subterrânea do mundo e abrange o território de quatro países: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. A reposição da água do aquífero Guarani se dá em muitos pontos, os quais são superficiais, portanto, sujeitos a contaminação. Assim, são necessárias medidas para proteger as regiões desse aquífero que podem ser contaminadas. Para saber mais informações sobre o aquífero Guarani, acesse o link <http://eba. im/99m8y8> (acesso em: 23 fev. 2015).
18
OCEANO PACÍFICO Solimões
Cristalino Nordeste
Alter do Chão
Urucaia/Areado
Boa Vista
Cristalino Centro
Barreiras
Cristalino Sudoeste
Itapecuru
Cristalino Sul
Poti-Piauí
Serra Geral
Cabeças
Bauru-Caiuá
Beberibe
Guarani
Açu
Cuiabá
Jandaíra
Furnas
Bambuí
Ponta Grossa
São Sebastião
Serra Grande
Trópico de Capricórnio
0
390
Mapa com a localização dos aquíferos no Brasil.
Fonte: ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS. Águas subterrâneas, o que são? Disponível em: <www.abas.org/educacao.php>. Acesso em: 28 jan. 2015.
O solo brasileiro possui muitos aquíferos, cuja exploração é regulamentada por leis federais e estaduais e gerenciada por comitês de bacias hidrográficas e grupos formados por vários setores da sociedade. A facilidade ou dificuldade do acesso à água armazenada nos aquíferos depende de diversos fatores, como tipo de solo, tipo e espessura da rocha e as características geológicas do solo da região, ou seja, o modo como esse solo foi formado. O uso racional da água dos aquíferos por todos nós garantirá a disponibilidade de água potável para as futuras gerações.