6 ano historia sociedade cidadania

Page 6

ATIVIDADES I. Retomando

ATIVIDADES

II. Leitura e escrita em História

1. Sobre a religião dos antigos gregos, responda. a) Os gregos eram monoteístas ou politeístas? Explique.

Retomando

a. Leitura de imagem

b) Por que os gregos faziam festas, cultos e oferendas aos deuses de suas cidades? c) É correto dizer que a religião dos antigos gregos era cívica? Justifique.

Questões variadas sobre os conteúdos dos capítulos para serem realizadas individualmente ou em grupo. Uma forma de rever aquilo que foi estudado.

b)

g)

a)

O

L

I

M

P

F

R

O

D

I

T

E

c)

A

T

E

N

d)

P

O

S

E

I

D

O

N

e)

O

L

Í

M

P

I

C

O

A

Leitura de imagem

A imagem que você vê é do Estandarte de Ur, uma caixa de madeira decorada, encontrada no cemitério da cidade de Ur, no sul da Mesopotâmia. As cenas mostradas narram uma sequência de fatos, tal como em uma história em quadrinhos, que deve ser lida de baixo para cima e em zigue-zague. Observe-a com atenção.

2. Elabore as frases que deram origem a este diagrama. O

Rei

Populares/Súditos

f)

A

P

O

L

O

M

I

T

O

L

O

G

I

A

h)

Á

R

T

E

M

I

S

i)

H

A

D

Servidores

Membros da corte

Músico

Seção que permite o estudo de imagens relacionadas aos temas dos capítulos.

Cantor

A 1

S

2

3

E

S

3. As frases abaixo dizem respeito às características do teatro grego: • Fazia parte da educação do cidadão. • Era apresentado ao ar livre. • Os pobres podiam assistir aos espetáculos gratuitamente.

Estandarte de Ur, c. 2600-2400 a.C.

a) Qual dessas características você considera mais importante? Por quê?

ck

Latinsto

b) Quais são os gêneros teatrais criados pelos antigos gregos?

Album

/DEA/

ieri/ M. Carr

c) Você já foi ao teatro? Gostou? Por quê? d) Em dupla: atualmente, somente uma pequena parte dos brasileiros frequenta o teatro. Por quais motivos isso acontece?

a) O que será que está acontecendo na tira número 1? b) O que as pessoas estão transportando (tiras 2 e 3)?

242

c) A quem se destinam esses produtos? d) Observando os “presentes” (ou tributos) que as pessoas comuns carregam, é possível saber que atividades econômicas os sumérios praticavam?

124

II. Leitura e escrita em História

Leitura e escrita de textos

Vozes do PReseNTe Em dezembro de 2012, a Unesco incluiu o frevo na lista de bens que integram o Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Leia o texto a seguir. [...] O frevo é uma expressão artística brasileira ímpar. Ele representa a riqueza da criatividade e da cultura que surge da combinação de música, dança, capoeira e artesanato, entre outros, demonstrando o talento criativo de seus praticantes. Seu ritmo vivo [...] surge da fusão de vários gêneros musicais, como a marcha, a quadrilha, a polca e peças do repertório clássico. Os passos que acompanham o ritmo têm suas origens no talento e na agilidade dos lutadores de capoeira que improvisavam saltos e outros movimentos ao som das bandas de metal e orquestras. [...] Música e dança são executadas, principalmente, durante o carnaval em Pernambuco, mas as comunidades praticantes do frevo e do passo se dedicam durante todo o ano ao desenvolvimento, à preserPassista de frevo, passo vação e à transmissão de seus conhecitesoura. Recife (PE), 2011. mentos e práticas. [...] As comunidades identificaram e definiram o seu patrimônio, e o frevo foi [...] reconhecido como patrimônio cultural do Brasil em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Leo Caldas/Pulsar

Seção que trabalha a leitura e a interpretação de diferentes gêneros textuais. Para completar o estudo dos temas, são propostas atividades de pesquisa ou escrita de um texto.

UNESCO. Frevo entra para a lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco, 5 dez. 2012. Disponível em: <http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/brazilian_frevo_dance_is_inscri bed_in_the_representative_list_of_the_intangible_cultural_heritage_of_humanity/#.VHjHaDHF-Ck>. Acesso em: 12 jan. 2015.

a) Como o autor do texto define o frevo? b) O que permite classificar o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade?

c. Cruzando fontes } Fonte 1 Quem matou os animais gigantes? No continente americano, viviam animais gigantescos, conhecidos como megafauna, como é o caso das preguiças-gigantes [...] no território brasileiro. Por que eles desapareceram? Alguns estudiosos atribuem a sua extinção à mudança climática [...]. Outros pesquisadores [...] mencionam a possibilidade de doenças terem ocasionado grandes mortandades entre os grandes animais. [...] Um terceiro fator pode ter sido a caça predadora que teria levado à extinção desses animais de dimensões descomunais. FUNARI, Pedro Paulo; NOELLI, Francisco Silva. Pré-história do Brasil. São Paulo: Contexto, 2002. p. 56.

c) Onde e quando o frevo é praticado?

Cruzando fontes

} Fonte 2

Mudança climática

45

Entre 6 mil e 8 mil anos atrás houve uma elevação das temperaturas médias e os animais de grande porte (megafauna) não resistiram.

Uma seção que permitirá a você se aproximar do trabalho de um historiador, por meio da análise e da comparação de diferentes fontes.

Mozart Couto

a. Leitura e escrita de textos

Ilustração atual feita com base em pesquisa. O mamute caçado era bem aproveitado. Sua carne servia como alimento, seus ossos serviam como arma e sua pele era usada para a confecção de roupas e para cobrir as cabanas.

1. Que pergunta os autores do texto buscam responder? 2. Como os autores do texto respondem à pergunta que está no título? 3. Qual o significado de caça predatória? 4. O que a fonte 2 mostra? 5. Que relação pode se estabelecer entre a fonte 1 e a fonte 2? 91

III. Integrando com... Língua Portuguesa

Um dia encontrei o caipora, Que disse: – Peguei catapora! [...] Mais tarde encontrei a Iara Tomando sol em Piraquara; E na samambaia Fiquei de tocaia Só para contemplar Iara.

Editora Moderna

O autor César Obeid escreveu poemas curtos que utilizam palavras de origem tupi e deu a eles o nome de “tupiliques”. Leia a seguir um trecho desse trabalho.

Integrando com...

OBEID, César. Tupiliques: heranças indígenas no português do Brasil. São Paulo: Moderna, 2013. p. 15-16.

1. Localize as palavras de origem tupi utilizadas no poema.

Nesta seção, a História e outras áreas do conhecimento se encontram, o que permite ampliar ou complementar o que foi visto no capítulo.

2. Pesquise seus significados. Indicação de site para a pesquisa:

• Dicionário de tupi-guarani. Disponível em: <http://projetos.unioeste.br/proje tos/cidadania/images/stories/ArquivosPDF/biblioteca/dicionario-de-tupi.pdf>. Acesso em: 12 jan. 2015.

3. Pesquise uma lenda indígena que apresente outros termos de origem tupi. A seguir, troque de texto com os colegas e conheça um pouco mais da cultura indígena.

Você cidadão!

IV. Você cidadão!

Seção que permite a reflexão sobre temas como meio ambiente, ética e solidariedade. As atividades visam estimular e preparar o aluno para o exercício da cidadania.

Em dupla. Você já deve ter ouvido a expressão “programa de índio”, frequentemente usada para dizer que determinado passeio ou divertimento é péssimo. Debata o assunto com um colega e dê a sua opinião por escrito. A seguir, poste o seu texto no blog da turma. Indicações de sites para a pesquisa:

• GALILEU. Disponível em: <http://eba.im/k87nie>. Acesso em: 8 abr. 2015. • CIÊNCIA hoje. Disponível em: <http://eba.im/kyqob9>. Acesso em: 8 abr. 2015.

107


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
6 ano historia sociedade cidadania by Editora FTD - Issuu