360 quimica

Page 17

Com o estabelecimento dos alicerces do método científico moderno no sé‑ culo XVII, pode‑se dizer que a Química começou a tomar o seu lugar. Entre os séculos XVI e XVIII, foram publicados diversos livros que contribuíram para a evolução dessa ciência. Alguns estudiosos citam o livro The sceptical chymist (O químico cético), de Robert Boyle (1627‑1691), como símbolo da passa‑ gem da alquimia para a Química. Outros defendem, como marco fundamental, o Tratado elementar de Química, publicado em 1789 por Antoine‑Laurent Lavoisier (1743‑1794).

SITE Em defesa da experimentação, de Ana Maria Alfonso-Goldfarb e Márcia H. M. Ferraz. Ciência Hoje, São Paulo, 9 jan. 2012. Disponível em: <ftd.li/k9cjzs>. Acesso em: 9 mar. 2015. Nessa página há um texto sobre O químico cético, obra do filó‑ sofo natural Robert Boyle consi‑ derada um marco na história da Química.

A Química e suas relações com as demais ciências Roald Hoffmann, físico‑químico ganhador do prêmio Nobel de 1981, define a Química como a ciência da escala humana, pois ela não se ocupa nem do infinitamente pequeno, nem do infinitamente grande. Seu objeto de estudo é principalmente a matéria e suas transformações (definiremos ambos os conceitos mais adiante). A Química conecta‑se com disciplinas de diversas áreas do conhecimento – principalmente com as que buscam compreender os fenômenos da natureza –, formando, assim, ramos interdisciplinares. Como exemplos, temos a Bioquímica e a Geoquímica. A primeira utiliza con‑ ceitos da Química para investigar as transformações relacionadas à vida, as que ocorrem nos organismos vivos. Esse conhecimento proporcionou e tem propor‑ cionado um aumento da expectativa de vida das populações. A segunda utiliza conceitos da Química para examinar a composição das rochas, dos solos, dos oceanos etc. Geoquímicos podem prestar serviços para empresas que constroem hidrelétricas, por exemplo, pois são profissionais capazes de avaliar os impactos ambientais gerados pela construção de uma usina.

MÚSICA A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben. Rio de Janeiro: Philips Records, 1974. 1 disco sonoro. Nesse disco, há duas canções, “Os Alquimistas estão chegan‑ do” e “Hermes Trismegisto e sua celeste Tábua de Esmeralda”, que tratam do tema da alquimia. “A Tábua de Esmeralda”, escrito por Hermes Trismegisto, um sábio que teria vivido no Egito antigo, é um dos textos alquímicos mais conhecidos. Acredita‑se que foi responsável pela fundação da al‑ quimia árabe.

A Química e a sociedade moderna

16

Capítulo 1

Nomad_Soul/Shutterstock/Glow Images MAii Thitikorn/Shutterstock/Glow Images

Figura 4. Alguns produtos de uso comum na sociedade moderna.

Randy Faris/Corbis/Latinstock

Igor Kovalchuk/Shutterstock/Glow Images

A maioria das pessoas está acostumada a utilizar ou consumir produtos como os observados na Figura 4, mas poucos reconhecem a participação da Química na sua obtenção.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.