360 portugues unico

Page 24

a) Qual dos dois quadros distorce mais intensamente as formas da natureza? Justifique. b) No segundo quadro, vemos Magritte pintando, numa tela, a figura de uma ave. Explique por que, apesar da fidelidade da representação da ave, podemos dizer que o pintor foge ao senso comum e satisfaz aquela necessidade da “recriação das coisas em imagens, para terem mais vida, e da vida em poesia, para ser mais vivida”. A partir de sua resposta, explique o título Clarividência, dado ao quadro por Magritte.

PARA NÃO ESQUECER Clarividência é a qualidade ou caráter de clarividente; faculdade pela qual o médium, sem empregar os sentidos, toma conhecimento do mundo exterior. Clarividente é aquele que vê com clareza; dotado de perspicácia e intuição; prudente; diz-se da pessoa que prevê os acontecimentos.

c) No quadro de Chagall, as figuras humanas são deformadas e flutuam no ar. Faça uma interpretação da liberdade com que Chagall representou o casal de amantes no dia do aniversário.

O título Clarividência, do quadro de Magritte, é traduzido muitas vezes como Perspicácia, em português. Responda a estas duas questões sobre ele: 2. (UERJ) Pode-se definir “metalinguagem” como a linguagem que comenta a própria linguagem, fenômeno presente na literatura e nas artes em geral.

O quadro A perspicácia, do belga René Magritte, é um exemplo de metalinguagem porque: a) destaca a qualidade do traço artístico. b) mostra o pintor no momento da criação. c) implica a valorização da arte tradicional. d) indica a necessidade de inspiração concreta. 3. (UERJ) O quadro produz um estranhamento em relação ao que se poderia esperar de um pintor que observa um modelo para sua obra.

Esse estranhamento contribui para a reflexão principalmente sobre o seguinte aspecto da criação artística: a) perfeição da obra.

c) representação do real.

b) precisão da forma.

d) importância da técnica.

4. (Enem/MEC) Leia o que disse João Cabral de Melo Neto, poeta pernambucano, sobre a função de seus textos: Falo somente com o que falo: a linguagem enxuta, contato denso; falo somente do que falo: a vida seca, áspera e clara do sertão; falo somente por quem falo: o homem sertanejo sobrevivendo na adversidade e na míngua. Falo somente para quem falo: para os que precisam ser alertados para a situação da miséria no Nordeste.

Para João Cabral de Melo Neto, no texto literário,

a) a linguagem do texto deve refletir o tema, e a fala do autor deve denunciar o fato social para determinados leitores. b) a linguagem do texto não deve ter relação com o tema, e o autor deve ser imparcial para que seu texto seja lido. c) o escritor deve saber separar a linguagem do tema e a perspectiva pessoal da perspectiva do leitor. d) a linguagem pode ser separada do tema, e o escritor deve ser o delator do fato social para todos os leitores. e) a linguagem está além do tema, e o fato social deve ser a proposta do escritor para convencer o leitor.

22

CAPÍTULO 1

CS-001-848-EM-3047-VU-LA-M17.indb 22

12/6/16 3:26 PM


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
360 portugues unico by Editora FTD - Issuu