Page 1

Tens nas mãos o guia do 4º ano de catequese do Ligações. Itinerário de educação à Fé.

Este ano, vais ajudar os teus catequizandos a descobrir, em profundidade, os evangelhos. Como literatura, os evangelhos são um conjunto entusiasmante de livros. Mas são muito mais do que isso: são sabedoria, são consolo, são a história de Deus feito homem. São, como se diz no final da leitura que deles fazemos na missa, “Palavra da Salvação”. E, por isso, este será o ano de celebrar a Festa da Palavra. A leitura que propomos não é cronológica mas sim temática. Os evangelhos serão lidos segundo estas três grandes perspetivas: 1. Os encontros de Jesus; 2. Os milagres e parábolas; 3. Os modos como Jesus Se faz presente. Esta aventura vai desenvolver-se em encontros semanais, com a duração de uma hora. Pedimos-te que orientes cada reunião com alegria e gratidão. A tua Fé vai contagiar os catequizandos. Juntos irão sentir-se entusiasmados por estar com Jesus, através do que lhes é proposto fazer, experimentar e... escutar!

eja…

ano s e t s Que e

a r u t n e v a cutar es a

de

GUIA

4

4 GUIA DO CATEQUISTA

de

gran a m u

! a r u t aven

a aventura de escutar

Começa uma grande aventura… a aventura de escutar!

ISTA U Q E T DO CA

Itinerário de educação à Fé

Rua Duque de Palmela, 11 4000-373 Porto Tel.: 22 53 657 50 edisal@edicoes.salesianos.pt www.edisal.salesianos.pt

Ligações Itinerário de educação à Fé


Catequese

1

Batismo de Jesus

17


C

1 Para o Catequista

Apresentação Segundo os relatos dos quatro Evangelhos, a vida adulta de Jesus começa com este episódio do batismo. É, para Jesus e para todos nós, um momento marcante. Recordamos este episódio na liturgia, logo ao começar o tempo comum. É um episódio poderoso, que nos mostra Quem nos envia Jesus e qual a sua verdadeira “família”: o Pai e o Espírito Santo.

Objectivos ƒƒDescobrir o batismo de Jesus como sua revelação profunda e como acontecimento transformador para nós.

Conteúdos ƒƒConceitos: yy Trindade yy Jesus começa a sua missão ƒƒProcedimentos: yy Fazer o sinal da cruz com sentido ƒƒAtitudes: yy Devoção e louvor para com Deus Trindade

Material ƒƒCartaz nº 1 “O batismo de Jesus” (disponível na pasta de apoio) ƒƒMapa nº 1 (disponível na pasta de apoio) ƒƒLeitor de CD/mp3 e colunas ƒƒCanto “Em nome do Pai” (faixa nº 1 do CD de apoio) ƒƒTesouras

18


Esquema Experiência humana

Atividade: O jogo dos nomes

15’

**

Anúncio da Palavra

Atividade: Deus revela quem é Jesus

30’

***

Atividade: Sinal da cruz com mímica

5’

**

Oração: Obrigado por seres nosso irmão

10’

**

Expressão de fé

Do Catecismo 535. O início da vida pública de Jesus é o seu batismo por João, no rio Jordão. João pregava «um batismo de penitência, em ordem à remissão dos pecados» (Lc 3, 3). Uma multidão de pecadores, publicanos e soldados, fariseus e saduceus e prostitutas vinha ter com ele, para que os batizasse. «Então aparece Jesus». O Batista hesita, Jesus insiste: e recebe o batismo. Então o Espírito Santo, sob a forma de pomba, desce sobre Jesus e uma voz do céu proclama: «Este é o meu Filho muito amado» (Mt 3,13-17). Tal foi a manifestação («epifania») de Jesus como Messias de Israel e Filho de Deus.

Síntese de conteúdos O episódio bíblico do batismo de Jesus é muito rico de conteúdos. Nesta catequese, queremos prestar especial atenção ao paralelismo entre a experiência de Jesus e a nossa.

Batizado no Jordão No Batismo, Jesus escuta a voz do Pai que O ama e O envia; e recebe o Espírito, que desce sobre Ele como uma pomba. No nosso batismo, sucedeu algo parecido. Sabemos que João passava muito tempo nas margens desérticas do rio Jordão anunciando que algo grande e maravilhoso estava para suceder. E convidava todos a mergulhar na água, a serem batizados, como sinal de mudança e preparação para acolher o Messias que estava para chegar. Foi aqui que ele ganhou a alcunha de “batista”, aquele que batiza, que mergulha na água. No meio de toda aquela gente, aparece também Jesus. Um como os outros. Mas quando Ele sai da água, algo de notável acontece. A voz de Deus declara, com toda a solenidade, a verdade sobre Jesus: «Tu és o meu Filho muito amado; em Ti pus todo o meu agrado.» E o Espírito Santo desce sobre Jesus, assumindo a forma de uma pomba.

A outra família de Jesus Para as pessoas que por ali estavam, o batismo que recebiam mostrava a sua vontade de mudança e a sua disponibilidade para acolher a Boa Notícia. Mas, para Jesus, o batismo foi ocasião para manifestar a verdade mais profunda sobre quem Ele era. Era um homem como nós, mas era também o filho ternamente amado e enviado pelo Pai. Era o Filho animado e guiado pelo Espírito. Este Jesus não é somente o carpinteiro de Nazaré, da família de José e Maria. A sua verdadeira família era a Trindade, com o Pai e o Espírito. Com esta primeira catequese, ficamos a saber que Jesus não é apenas um homem bom que diz palavras entusiasmantes e faz gestos extraordinários. Ele é o Filho de Deus. Ele está numa missão enviado pelo Pai e amparado pela força do Espírito. 19


Amados também nós É uma boa notícia sabermos que, por força do nosso batismo, também nós podemos fazer uma experiência semelhante à de Jesus. Deus diz o nome de cada um de nós e declara o seu amor por nós. Por Jesus e com Jesus, também nós estamos na família de Deus, a Trindade.

Um gesto de fé O sinal da cruz é um dos gestos mais populares entre os cristãos de hoje. Ao fazermos este gesto com fé e devoção ligamos a vida de Jesus, a sua pessoa e a nossa vida. A forma de cruz deste gesto resume toda a vida de Jesus, que viveu sempre espalhando amor até ao ponto de Se dar na cruz. As palavras “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” ­recordam que este Jesus é o Filho amado pelo Pai e animado pelo Espírito. O Deus que Jesus nos mostrou é um Deus-Trindade. Ao fazermos este sinal ligando a cabeça, o peito e os braços, estamos a colocar em relação com Deus tudo aquilo que somos: a nossa inteligência, o nosso coração e os nossos gestos.

Para cresceres Deves preparar e orientar esta catequese com uma grande alegria e gratidão. Tu foste batizado há já alguns anos. Mas a experiência de ser batizado, isto é, ser filho amado pelo Pai, é uma realidade de todos os dias. Quando te olhas ao espelho podes ver muitas coisas. Há dias em que te sentes bem e há outros em que tudo te custa. Nuns e noutros podes trazer ao coração a verdade do teu batismo: Deus fez contigo o mesmo que fez com Jesus. Deus, com a sua autoridade e poder, escolheu-te como filho a quem Ele Se compromete a amar. Ao dares-te conta disto, os teus problemas não desaparecem. Mas o teu coração sente-se muito mais forte e sereno para os enfrentar.

C

1 Desenvolvimento

Nesta catequese, os catequizandos descobrirão que Deus conhece cada filho pelo nome e declara esse amor pessoal por cada um, como aconteceu com Jesus, no batismo no Jordão. De cada um, Ele espera uma resposta que pode ser dada mesmo quando cada pessoa faz o sinal da cruz.

Experiência Humana Atividade: O jogo dos nomes Duração: 15 min. O catequista convida a que todos se coloquem de pé e em círculo. Diz ao grupo: «Estou feliz por estarem aqui. Vou ensinar-vos um jogo que nos ajudará a conhecermo-nos melhor.» O catequista começa o jogo e apresenta-se, dizendo o seu nome e alguma coisa sobre si (um interesse ou um hobby, por exemplo). Ao mesmo tempo, escolhe um gesto, uma ação, que represente essa característica. Por exemplo, “Eu sou a Gertrudes e gosto de cozinhar”, enquanto faz um gesto que represente o ato de cozinhar. Em seguida, o catequizando que 20


está à esquerda do catequista será o próximo e deve dizer “Ela é a Gertrudes e gosta de cozinhar”, enquanto faz o gesto que a Gertrudes fez, acrescentando depois “Eu sou o Felisberto e gosto de escrever”, fingindo segurar um livro. O jogo continua até que todos se tenham apresentado. O último participante terá que recordar os nomes e as atividades de todos! No final, o catequista pergunta se alguém mais quer tentar dizer o nome e o gesto de todos. O catequista e o restante grupo devem estar atentos e preparados para ajudar, sempre que necessário, tanto a recordar os nomes e gestos dos elementos anteriores como a pensar na caraterística ou atividade sobre cada um deles.

Anúncio da Palavra Atividade: Deus revela quem é Jesus Duração: 30 min. Etapa 1 Duração: 5 min. O catequista começa por explicar que, tal como nos estivemos a descobrir uns aos outros na primeira atividade, vamos agora descobrir melhor quem é Jesus. De seguida, lê Mc 1, 9-11 e os participantes acompanham a leitura na sua Bíblia ou no Livro do Catequizando. Por aqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. Quando saía da água, viu serem rasgados os céus e o Espírito descer sobre Ele como uma pomba. E do céu veio uma voz: «Tu és o meu Filho muito amado, em ti pus todo o meu agrado.» Etapa 2 Duração: 10 min. No final da leitura, o catequista apresenta o cartaz nº1 “O batismo de Jesus” e convida o grupo a comentar os pormenores da imagem – a nuvem, o megafone, o braço que segura o megafone para que Jesus seja escutado, as expressões faciais de Jesus e de João e a diferença de cor entre a cena do batismo e as pessoas que ainda não mergulharam. Em seguida, mostra o mapa nº 1 e identifica Nazaré e o Rio Jordão. Depois, promove uma breve reflexão em grupo, que pode ser orientada a partir das seguintes questões: ƒƒQuem era João? ƒƒJoão batizou Jesus. O que é o batismo? O que significa ser batizado? ƒƒVocês lembram-se do vosso batismo? Quando e onde foi? ƒƒDe quem era a voz que Jesus ouviu? ƒƒComo é que Jesus se terá sentido por saber que Deus O amava como um filho? ƒƒTambém nós nos sentimos felizes e especiais por sermos irmãos de Jesus e filhos de Deus? Quando achar oportuno, o catequista conclui, explicando que, no nosso batismo, Deus escolhe a cada um de nós como seu filho e diz-nos “Dou-te todo o meu amor. Queres dar-me todo o teu amor como um filho muito amado e caminhar comigo e com os outros meus filhos muito amados?”. A partir desse momento, vê-se o mundo de outra maneira. É como se fosse um novo nascimento. 21


Etapa 3 Duração: 15 min. O catequista pergunta aos participantes se sabem o que é um livro-acordeão. Depois de responderem, explica que vão todos descobrir e cada um vai fazer um para si. Nesse momento, o catequista convida-os a encontrar no Livro do Catequizando o destacável “A nuvem”. Quando todos tiverem encontrado a página correta, explica que cada um deve começar por destacar a folha. O catequista coloca algumas tesouras ao dispor dos catequizandos. O catequista vai dando as instruções e acompanhando o grupo na execução da atividade: 1. Dobrem a tira de papel em quatro partes em forma de acordeão, de modo que a nuvem apareça na frente; 2. Recortem pelo traço mais grosso, que faz o contorno da nuvem; 3. Desdobrem a nuvem e leiam o que aconteceu logo depois do batismo de Jesus.

Depois de todos terem concluído o seu livro-acordeão, o catequista incita um catequizando a lê-lo. Para encerrar, convida-os a partilharem-no em casa e a guardarem-no num sítio especial.. 22


Expressão de fé Atividade: Sinal da cruz com mímica Duração: 5 min. O catequista propõe ao grupo descobrir o significado do sinal da cruz, explicando: «Hoje, vamos descobrir uma forma especial de fazer o sinal da cruz. Para isso, vamos utilizar o nosso corpo e fazer um gesto para o Pai, outro para o Filho e outro para o Espírito Santo. Vamos colocar-nos de pé e em roda. Agora, vão olhar para mim e todos juntos vamos fazer como vos vou ensinar.»

Em nome do Pai, que criou o mundo,

do Filho, que nos deu a vida,

e do Espírito Santo, que nos inspira hoje. 23


Oração: Obrigado por seres nosso irmão Duração: 10 min. Etapa 1 Duração: 5 min. Para terminar o encontro, o catequista convida o grupo de catequizandos a fazer uma pequena oração. Para começar, escuta-se e canta-se o canto “Em nome do Pai”. Canto “Em nome do Pai” (Original: En vivo en la Basílica de Guadalupe, Luís Alfredo Diaz, Producciones de la Raíz)

Em nome do Pai Em nome do Filho Em nome do Espírito Santo Estamos aqui. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, estamos aqui, Senhor, ao teu dispor. Para louvar e agradecer, bendizer e adorar, p’ra Te aclamar, ó Deus Trindade. Etapa 2 Duração: 5 min. Em seguida, convida os participantes a lerem, em coros alternados, a oração “Obrigado por seres nosso irmão” que está no Livro do Catequizando. Oração “Obrigado por seres nosso irmão” Coro 1: Jesus, nos quadros e imagens, há sempre algum detalhe que mostra que Tu és diferente. Coro 2: Mas quando andavas entre a gente do povo ninguém percebia como Tu eras especial. Coro 1: Só quando falavas é que as pessoas se admiravam, porque ninguém falava como Tu. Coro 2: Só quando começavas a fazer o bem a todos é que as pessoas percebiam que Tu eras diferente. Coro 1: E quando João estava no rio a batizar, Tu parecias ser um como os outros. Coro 2: Até que Deus, teu Pai, Se manifestou e Te apresentou. Coro 1: Tu, Jesus, eras o Filho muito amado, o Filho em quem Deus pôs a sua alegria.

24


Todos: Obrigado por teres querido ser nosso irmão! E também damos graças ao nosso Pai, Deus, porque nos amou tanto que Te enviou para nos vires falar em seu nome. Queremos ouvir-Te. Queremos aprender o que nos vieste ensinar. Hoje, quero pedir-Te que me ensines a ser filho de Deus e bom irmão para os meus irmãos. No final, pode voltar a cantar-se o canto “Em nome do Pai”.

25


Índice Introdução............................................................................................................................................................................................................................. 3 Catequese 1 - Batismo de Jesus.......................................................................................................................................17 Para o Catequista.............................................................................................................................................................18 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 18 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................20 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 20 Atividade: O jogo dos nomes............................................................................................................................................................. 20 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 21 Atividade: Deus revela quem é Jesus......................................................................................................................................... 21 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 23 Atividade: Sinal da cruz com mímica........................................................................................................................................... 23 Oração: Obrigado por seres nosso irmão................................................................................................................................ 24 Catequese 2 - Jesus chama os discípulos.....................................................................................................................27 Para o Catequista.............................................................................................................................................................28 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 28 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................30 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 30 Atividade: Descobrir e seguir Jesus!............................................................................................................................................ 30 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 31 Atividade: Deixaram as redes e seguiram-n’O...................................................................................................................... 31 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 32 Atividade: Entusiasmo silencioso................................................................................................................................................... 32 Atividade: A pescaria............................................................................................................................................................................... 33 Catequese 3 - Deus fala na Bíblia.....................................................................................................................................35 Para o Catequista.............................................................................................................................................................36 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 36 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................40 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 40 Atividade: Biblioteca ambulante..................................................................................................................................................... 40 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 41 Atividade: Num sopro.............................................................................................................................................................................. 41 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 43 Atividade: Palavra puxa Palavra..................................................................................................................................................... 43 Oração: “3 Palavrinhas”......................................................................................................................................................................... 43 Catequese 4 - O paralítico de Cafarnaum.....................................................................................................................45 Para o Catequista.............................................................................................................................................................46 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 46 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................49 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 49 Atividade: Joelhos colados.................................................................................................................................................................. 49 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 50 Atividade: Silhueta articulada........................................................................................................................................................... 50 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 51 Atividade: Os que me ajudam a conhecer Jesus................................................................................................................ 51 Oração: Levanta-nos................................................................................................................................................................................ 53 Catequese 5 - Jesus e Zaqueu ..........................................................................................................................................55 Para o Catequista.............................................................................................................................................................56 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 56 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................59 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 59 Atividade: O espião.................................................................................................................................................................................... 59 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 60 Atividade: A frase secreta................................................................................................................................................................... 60 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 62 Atividade: Os óculos de Jesus.......................................................................................................................................................... 62 233


Cateques 6 - Jesus e a Samaritana ................................................................................................................................63 Para o Catequista.............................................................................................................................................................64 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 64 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................67 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 67 Atividade: Brigada do balde................................................................................................................................................................ 67 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 68 Atividade: Escuta e descobre!........................................................................................................................................................... 68 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 70 Atividade: “Leva a Água Viva!”................................................................................................................................................................... 70 Catequese 7 - A pecadora arrependida..........................................................................................................................71 Para o Catequista.............................................................................................................................................................72 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 72 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................75 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 75 Atividade: Frágeis ou fortes?............................................................................................................................................................ 75 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 75 Atividade: Limpos de novo!................................................................................................................................................................. 75 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 77 Atividade: Perfumas-me?!.................................................................................................................................................................... 77 Catequese 8 - Família de Jesus..........................................................................................................................................79 Para o Catequista.............................................................................................................................................................80 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 80 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................82 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 82 Atividade: Safari barulhento.............................................................................................................................................................. 82 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 83 Atividade: Imagem que fala................................................................................................................................................................ 83 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 84 Atividade: Pôr a Palavra em ação.................................................................................................................................................. 84 Pôr a Palavra em ação.......................................................................................................................................................................... 86 Catequese 9 - Transfiguração de Jesus.........................................................................................................................87 Para o Catequista.............................................................................................................................................................88 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 88 Desenvolvimento..............................................................................................................................................................90 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................... 90 Atividade: Escuta atenta...................................................................................................................................................................... 90 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................... 92 Atividade: Leitura animada do Evangelho............................................................................................................................... 92 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................... 94 Atividade: Mudar de figura.................................................................................................................................................................. 94 Catequese 10 - A filha de Jairo..........................................................................................................................................97 Para o Catequista.............................................................................................................................................................98 Apresentação......................................................................................................................................................................................................... 98 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................101 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................101 Atividade: Corda salva-vidas...........................................................................................................................................................101 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................102 Atividade: O diário de Jairo..............................................................................................................................................................102 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................103 Atividade: Despertar com Jesus..................................................................................................................................................103 Catequese 11 - O semeador.............................................................................................................................................105 Para o Catequista..........................................................................................................................................................106 Apresentação......................................................................................................................................................................................................106 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................109 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................109 Atividade: Atividade: Sr. Pedregulho ou D. Esponja?....................................................................................................109

234


Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................110 Atividade: Mudar a face......................................................................................................................................................................110 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................112 Canto: Abre o coração e compreenderás.............................................................................................................................112 Oração: Jesus semeador, faz-me................................................................................................................................................113 Catequese 12 - A multiplicação dos pães..................................................................................................................115 Para o Catequista..........................................................................................................................................................116 Apresentação......................................................................................................................................................................................................116 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................118 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................118 Atividade: Multiplicação dos doces............................................................................................................................................118 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................119 Atividade: Comeram quanto quiseram....................................................................................................................................119 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................121 Atividade: Cordão de pães-peixes...............................................................................................................................................121 Catequese 13 - Talentos....................................................................................................................................................123 Para o Catequista..........................................................................................................................................................124 Apresentação......................................................................................................................................................................................................124 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................127 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................127 Atividade: Ao ritmo do talento......................................................................................................................................................127 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................128 Atividade: A parábola dos talentos...........................................................................................................................................128 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................129 Atividade: A bandeja..............................................................................................................................................................................129 Catequese 14 - A ovelha tresmalhada........................................................................................................................131 Para o Catequista..........................................................................................................................................................132 Apresentação......................................................................................................................................................................................................132 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................134 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................134 Atividade: Salvos no redil..................................................................................................................................................................134 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................135 Atividade: Dramatização “Ovelha perdida”..........................................................................................................................135 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................137 Atividade: Rezar com imagens......................................................................................................................................................137 Catequese 15 - Filho Pródigo...........................................................................................................................................139 Para o Catequista..........................................................................................................................................................140 Apresentação......................................................................................................................................................................................................140 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................143 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................143 Atividade: Dar corpo às emoções...............................................................................................................................................143 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................144 Atividade: Perdido e encontrado.................................................................................................................................................144 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................146 Atividade: Exame de consciência................................................................................................................................................146 Atividade: Abraça-me, Pai..................................................................................................................................................................146 Catequese 16 - Fariseu e Publicano.............................................................................................................................149 Para o Catequista..........................................................................................................................................................150 Apresentação......................................................................................................................................................................................................150 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................152 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................152 Atividade: Leitura - O que te diz o texto?............................................................................................................................152 Experiênca humana........................................................................................................................................................................................154 Atividade: Meditação - O que diz o texto?...........................................................................................................................154 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................155 Atividade: Oração - O que dizes tu ao Senhor?...............................................................................................................155 Atividade: Contemplação – Como viverás a partir do texto?................................................................................155

235


Catequese 17 - Bartimeu...................................................................................................................................................157 Para o Catequista..........................................................................................................................................................158 Apresentação......................................................................................................................................................................................................158 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................161 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................161 Atividade: Às cegas?..............................................................................................................................................................................161 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................162 Atividade: Crer para ver......................................................................................................................................................................162 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................163 Oração: Jesus, que eu veja!.............................................................................................................................................................163 Canto: Bartimeu.......................................................................................................................................................................................164 Catequese 18 - A Festa da Ressurreição...................................................................................................................165 Para o Catequista..........................................................................................................................................................166 Apresentação......................................................................................................................................................................................................166 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................169 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................169 Atividade: Boas notícias ....................................................................................................................................................................169 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................170 Atividade: Ele está vivo! ....................................................................................................................................................................170 Atividade: A pedra corrida................................................................................................................................................................171 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................172 Atividade: A Festa da ressurreição............................................................................................................................................172 Catequese 19 - Acreditar em Igreja: Tomé................................................................................................................173 Para o Catequista..........................................................................................................................................................174 Apresentação......................................................................................................................................................................................................174 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................177 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................177 Atividade: Puzzle.....................................................................................................................................................................................177 Atividade: Concordo/Discordo! .....................................................................................................................................................177 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................178 Atividade: Tomé e os amigos..........................................................................................................................................................178 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................179 Atividade: Conto “A Raquel e o Pastor Hu”.........................................................................................................................179 Oração: ”Como é boa a fé que eu recebo!”.........................................................................................................................182 Catequese 20 - Oração sincera.......................................................................................................................................183 Para o Catequista..........................................................................................................................................................184 Apresentação......................................................................................................................................................................................................184 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................186 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................186 Atividade: Ir a cena.................................................................................................................................................................................186 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................187 Atividade: Mensagem codificada ................................................................................................................................................187 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................188 Atividade: Cubo da oração................................................................................................................................................................188 Oração: Falo com Deus e estou com Ele..............................................................................................................................190 Catequese 21 - O lava-pés: a ­ prender: a servir.........................................................................................................191 Para o Catequista..........................................................................................................................................................192 Apresentação......................................................................................................................................................................................................192 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................194 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................194 Atividade: O círculo da bondade..................................................................................................................................................194 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................195 Atividade: Livro em forma de rolo..............................................................................................................................................195 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................197 Atividade: Ajoelho-me para servir...............................................................................................................................................197

236


Catequese 22 - O pobre Lázaro......................................................................................................................................199 Para o Catequista..........................................................................................................................................................200 Apresentação......................................................................................................................................................................................................200 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................203 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................203 Atividade: Conheço-te pelo nome!.............................................................................................................................................203 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................204 Atividade: Um pobre, chamado Lázaro...................................................................................................................................204 Atividade: Chama-me pelo nome!...............................................................................................................................................205 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................206 Atividade: Faz-me ver-Te!..................................................................................................................................................................206 Catequese 23 - Jesus na Eucaristia..............................................................................................................................209 Para o Catequista..........................................................................................................................................................210 Apresentação......................................................................................................................................................................................................210 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................212 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................212 Atividade: Presente!..............................................................................................................................................................................212 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................214 Atividade: Jesus é um presente!..................................................................................................................................................214 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................215 Atividade: Faz-me presente.............................................................................................................................................................215 Atividade: Lanche partilhado..........................................................................................................................................................216 Catequese 24 - Onde dois ou três ­estiverem…........................................................................................................217 Para o Catequista..........................................................................................................................................................218 Apresentação......................................................................................................................................................................................................218 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................220 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................220 Atividade: Somos um grupo............................................................................................................................................................220 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................221 Atividade: A frase de pernas para o ar...................................................................................................................................221 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................222 Atividade: Somos comunidade......................................................................................................................................................222 Catequese 25 - Casa sobre a rocha..............................................................................................................................225 Para o Catequista..........................................................................................................................................................226 Apresentação......................................................................................................................................................................................................226 Desenvolvimento...........................................................................................................................................................229 Experiência Humana......................................................................................................................................................................................229 Atividade: Manténs-te firme?.........................................................................................................................................................229 Anúncio da Palavra........................................................................................................................................................................................230 Atividade: Jesus, rocha firme e segura...................................................................................................................................230 Expressão de fé................................................................................................................................................................................................231 Atividade: Jesus, mantém-nos firmes!.....................................................................................................................................231 Atividade: A pedra preciosa.............................................................................................................................................................231

237


Tens nas mãos o guia do 4º ano de catequese do Ligações. Itinerário de educação à Fé.

Este ano, vais ajudar os teus catequizandos a descobrir, em profundidade, os evangelhos. Como literatura, os evangelhos são um conjunto entusiasmante de livros. Mas são muito mais do que isso: são sabedoria, são consolo, são a história de Deus feito homem. São, como se diz no final da leitura que deles fazemos na missa, “Palavra da Salvação”. E, por isso, este será o ano de celebrar a Festa da Palavra. A leitura que propomos não é cronológica mas sim temática. Os evangelhos serão lidos segundo estas três grandes perspetivas: 1. Os encontros de Jesus; 2. Os milagres e parábolas; 3. Os modos como Jesus Se faz presente. Esta aventura vai desenvolver-se em encontros semanais, com a duração de uma hora. Pedimos-te que orientes cada reunião com alegria e gratidão. A tua Fé vai contagiar os catequizandos. Juntos irão sentir-se entusiasmados por estar com Jesus, através do que lhes é proposto fazer, experimentar e... escutar!

eja…

ano s e t s Que e

a r u t n e v a cutar es a

de

GUIA

4

4 GUIA DO CATEQUISTA

de

gran a m u

! a r u t aven

a aventura de escutar

Começa uma grande aventura… a aventura de escutar!

ISTA U Q E T DO CA

Itinerário de educação à Fé

Rua Duque de Palmela, 11 4000-373 Porto Tel.: 22 53 657 50 edisal@edicoes.salesianos.pt www.edisal.salesianos.pt

Ligações Itinerário de educação à Fé

Profile for Edicoes Salesianas

A aventura de escutar- GUIA (4º ano - Ligações.Itinerário de educação à Fé)  

"A Aventura de Escutar" faz parte do Ligações.Itinerário de Educação à Fé e destina-se à catequese do 4º ano. Partilhamos as primeiras págin...

A aventura de escutar- GUIA (4º ano - Ligações.Itinerário de educação à Fé)  

"A Aventura de Escutar" faz parte do Ligações.Itinerário de Educação à Fé e destina-se à catequese do 4º ano. Partilhamos as primeiras págin...

Advertisement