Page 1


A CooperAção deste mês está repleta de conteúdo que, com certeza, irá ajudar bastante aos leitores em sua vida pessoal e profissional. Neste edição as palavras Planejamento, Treinamento e Aperfeiçoamento estarão bastante presentes nas páginas a seguir, mostrando o caminho certo para o sucesso. Também trazemos artigos sobre comércio eletrônico e marketing pessoal, além das preciosas dicas do Blog Nutriatividade de como manter uma vida sempre saudável e, é claro, o entretenimento não pode ficar de fora. Cleider Borges - diretor da Unidade Goiânia - nos trás uma indicação de um livro incrível e a nossa redação mostra a letra de uma música do Charlie Brown Jr. mostrando que as bandas de rock também fazem músicas que nos fazem pensar. Na matéria de capa mostramos como foi o fantástico Treinamento Nacional que aconteceu em Sorocaba e foi ministrado por Rodrigo Cardoso, considerado um dos melhores palestrantes do Brasil. Muita informação para uma edição só. Boa Leitura!

Projeto Gráfico e Editorial Interação - Interatividade Corporativa (81) 3325-3322 | contato@interacao.com


Matéria

Comércio eletrônico:

Sem PLANEJAMENTO não se chega a lugar nenhum! O Blog E-commerce Total que, além de falar sobre o varejo online, sempre trás artigos relacionados com os mais variados assuntos de interesse da web, postou uma matéria sobre o planejamento no comércio eletrônico. Vale a pena conferir!

Somando um faturamento de mais de R$ 10,5 bilhões, sendo R$ 1,6 bilhão contabilizado apenas no período do Natal, o e-commerce tem atraído cada vez mais adeptos. E está se tornando comum a entrada de micro e pequenos empresários nesse setor, antes dominado pelas grandes empresas.

A falta de um planejamento de qualidade é o que normalmente resulta no grande número de quebras e desistência por parte dos empreendedores virtuais.

04


COOPERAÇÃO

A utilização de práticas de ecommerce por parte das MPEs tem se tornado imprescindível, sobretudo por estar firmandose cada vez mais como uma exigência do mercado atual. No entanto, engana-se quem pensa que para se ter sucesso com uma loja virtual basta abrir um site na internet e começar a vender como se fosse uma loja física. No comércio eletrônico, como em qualquer outro negócio, é necessário planejar-se muito bem. A falta de um planejamento de qualidade é o que normalmente resulta no grande número de quebras e desistência por parte dos empreendedores virtuais, e isto muito provavelmente continuará acontecendo enquanto o mer-

cado de compra e venda online continuar sendo tratado sem a devida importância. Nos últimos dias, enquanto eu lia o excelente site Webinsider, me deparei com um artigo muito interessante de autoria do Diretor da PortCasa, Natan Sztamfater, no qual ele aborda o tema também aqui discutido: o planejamento de uma aplicação de e-commerce. O texto é de grande valor e serve como uma ótima ferramenta de ajuda profissional para os empreendedores virtuais. Valeu muito a pena a leitura! Fonte: Webinsider Veja outros artigos relacionados acessando o

E-COMMERCE TOTAL.

Sugira outras matérias que poderão fazer parte da próxima edição da nossa CooperAção! Envie sua sugestão para

producao@in.teracao.com

05


com

Treinamento Nacional Sorocaba - Marรงo/2010

06

Rodrigo Cardoso


COOPERAÇÃO

Treinamento de Liderança com Rodrigo Cardoso. A eCoopertec mostra porque é uma cooperativa que investe muito no capital humano, proporcionando momentos inesquecíveis e que objetivam aperfeiçoar habilidades essenciais no caminho ao sucesso. Em Março, na filial de Sorocaba, foi realizado um fantástico treinamento de liderança ministrado por um dos maiores e melhores palestrantes do Brasil: Rodrigo Cardoso, que contou com a presença de 170 empreendedores, entre líderes, masters, diamantes seniors e diretores da cooperativa.

Rodrigo Cardoso é Pós graduado em Psicologia; Leader Coach pela Institute for International Research & Crescimentum; Master Practitioner em programação neuroligüística pela SBPNL; Autor de diversos artigos na área de motivação, sucesso, desenvolvimento pessoal e profissional além de diversos livros e dvd`s; Professor de Planejamento Estratégico, Negociação, Vendas, Atendimento ao Cliente, Liderança, Oratória e Motivação; Especialista em atitude e comportamento. Dessa forma Rodrigo é considerado um dos melhores Palestrantes do Brasil.

07


Com a participação de empreendedores de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife, Fortaleza, Salvador e Goiânia o treinamento “O Caminho para o Sucesso” teve duração de 2 dias de intenso aprendizado com objetivos de preparar as pessoas para vencerem e crescerem com entusiasmo, otimismo e de maneira próativa. 08

Priorizando o trabalho em grupo, Rodrigo fez várias dinâmicas, onde em alguns momentos, os participantes dependiam completamente do colega de equipe, deixando claro a todos, que a união tem que prevalecer e o espírito de equipe ser maior do que o individualismo, resgatando o porquê de sua atividade.


COOPERAÇÃO

Com o treinamento pôde-se perceber como é gratificante poder contribuir fazendo o que for necessário por uma causa maior: a missão da organização. Ao lado, fotos da equipe de empreendedores que participaram do treinamento com o Rodrigo Cardoso. Além de muito conteúdo, a descontração esteve sempre presente.

09


Matéria

Marketing Pessoal A CooperAção está sempre trazendo informações para facilitar a trajetória profissional de todos os empreendedores. No artigo que trazemos hoje seguem várias dicas fundamentais para se tornar reconhecido e valorizado, obtendo assim a realização profissional. Por Wagner Campos

É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por suas qualidades, habilidades e competências. Não é ser o chamado “puxa- saco”.

10

Certamente isso já fez parte de sua vida ou você já presenciou situações em que apesar de fazer tudo certo, alguém que tinha a mesma função dentro da empresa e exercia as mesmas atividades ou responsabilidades foi promovido, conseguiu aumentos salariais e freqüentemente é citado como exemplo, enquanto você nem ao menos é lembrado, e às vezes sente-se desvalorizado e sem reconhecimento.

Quando falamos de um produto, sabemos que existem esforços para que ele seja notado, apreciado e adquirido. São os esforços de marketing. Meios que visam potencializar as vendas dos produtos, utilizando a divulgação através da promoção, propaganda, embalagem etc.

O marketing pessoal é a mesma coisa, porém em benefício de sua própria carreira. É fazer-se notado! Não simplesmente ser notado, mas ser notado por Sinto-me na obrigação de dizer que o grande culpado suas qualidades, habilidapor isso tudo pode ser você des e competências. Não mesmo. Exceções à parte, é ser o chamado “puxao que provavelmente este- saco”. ja ocorrendo é a falta de seu marketing pessoal. E o Ser notado desnecessariamente e por suas “aparique é isso?


COOPERAÇÃO

ções” tolas é péssimo, uma vez que será lembrado, com freqüência, que não é um bom profissional. Neste caso, aquele ditado: “falem mal, mas falem de mim” não é um bom lema, uma vez que falar mal significa comentar que você não é a pessoa ou o profissional ideal.

lidades de influenciar pessoas e ser um formador de opinião.

Então, o que devemos fazer para termos um bom marketing pessoal e sermos reconhecidos e valorizados, obtendo assim o sucesso e a realização profissional?

3. Precisa saber o que está fazendo e porque está fazendo. Fuja de fazer apenas algo que mandam fazer, sem saber do que se trata. Diferencie-se, tornese um especialista em suas atividades e o motivo para a execução delas.

Seguem algumas dicas:

2. Deve transmitir confiança aos seus chefes e companheiros de trabalho. Deve ser a pessoa que todos sabem que se algo precisa ser bem feito, tem que ser feito por você.

1. Você deve ter liderança, 4. Saiba trabalhar em equidesenvolvendo assim habi- pe e administrar conflitos.

11


mesa. Pessoas otimistas e bem humoradas proporcionam um ambiente agradável e irradiam bem- estar a todos à sua volta. 7. Faça um bom planejamento de onde pretende chegar. Qual situação que almeja profissionalmente, e tenha paciência. Tudo acontecerá ao seu tempo desde que, obviamente, você direcione seus esforços para realizar-se, conforme o planejado.

Saiba o que você pode oferecer. A empresa quer resultados e não é uma escola.

12

Mesmo que você tenha mais habilidades em determinadas atividades, colabore para o desenvolvimento de seus colegas de trabalho. Afinal, uma equipe coesa produz mais, melhor e com maior satisfação. 5. Saiba valorizar seu trabalho e apresente bons resultados. Tenha uma boa visibilidade. Sempre que tiver oportunidade, além dos resultados apresente seus projetos e idéias, mesmo que informalmente.

E lembre-se: se estiver participando de um processo seletivo ou de seu primeiro emprego através de um estágio, saiba o que você pode oferecer para a empresa. Não vá para aprender, mas para contribuir. A empresa quer resultados e não é uma escola. Com certeza você aprenderá muito na organização e obterá excelentes experiências, mas isso deverá ser conseqüência de seu trabalho e não apenas um processo de aprendizado.

*Wagner Campos é Especialista em Marketing, Pales6. Seja uma pessoa otimis- trante em Vendas, Motivata e bem-humorada. Ninção e Liderança, Consultor guém gosta de rabugentos, de Empresas e Diretor da aqueles profissionais cuja presença faz murchar até o True Consultoria, mais informações no site www. pequeno cacto ao lado da trueconsultoria.com.br


O sono e a produtividade no trabalho Quando pensamos em qualidade de vida, uma série de fatores nos vem à mente. Um dos principais, além da prática de exercícios físicos e de uma boa alimentação, está relacionado ao sono. Dormir bem é fundamental para a mente e para o corpo, e garante ainda uma vida muito mais saudável e alegre. O sono, além de servir como repositor de energias, também tem papel fundamental em assuntos relacionados à motivação. Portanto, ele é capaz de afetar a produtividade no trabalho, merecendo assim nossa atenção. Pensando justamente nisso, nós, do Nutriatividade, retiramos do artigo “A importância do Sono”, da Dra. Regeane Trabulsi Cronfli, alguns conselhos para dormir melhor e fazer com que o sono não atrapalhe mais sua produtividade no trabalho. Confira: • À noite, procure comer somente alimentos de

fácil digestão e não exagerar nas quantidades. • Evite tomar café, chás com cafeína (como chápreto e chá-mate) e refrigerantes derivados da cola, pois todos são estimulantes (“despertam”). • Evite dormir com a TV ligada, uma vez que isso impede que você chegue à fase de sono profundo. • Apague todas as luzes, inclusive a do abajur, do corredor e do banheiro. • Vede bem as janelas para não ser acordado(a) pela luz da manhã. • Não leve livros estimulantes nem trabalho para a cama. • Procure usar colchões confortáveis e silenciosos. • Tire da cabeceira o telefone celular e relógios. • Tome um banho quente, de preferência na banheira, para ajudar a relaxar, antes de ir dormir. • Procure seguir uma rotina na hora de dormir, isso ajuda a induzir o sono.

Acesse o Blog

Nutriatividade e veja todo o conteúdo disponível que foi preparado exclusivamente para aumentar sua qualida de vida.

13


COOPER

AÇÃO

a c i d In

Já dizia o poeta Castro Alves: “Ó bendito o que semeia livros, Livros a mão cheia, E manda o povo pensar...”

As oportunidades encontram-se dentre as linhas de inúmeros títulos que, hoje, estão acessíveis a todos. Uma excelente forma de ter acesso às informações sobre todas as áreas do conhecimento. Mas... como anda a sua leitura? A CooperAção, com intuito de incentivar a leitura entre os empreendedores, trás uma dica de um verdadeiro líder dentro de nossa cooperativa – Cleider Borges. O diretor da unidade de Goiânia, conhecido pela sua grande capacidade, inteligência e interesse por livros dos mais consagrados autores do mundo, indicou um título de Roberto Shinyashiki - um dos maiores palestrantes e consultores do Brasil e grande entusiasta da capacidade humana. O livro é: Tudo ou Nada, da editora Gente. Shinyashiki, que é médico-psiquiatra com pós-graduação em Gestão de Negócios (MBA - USP) e doutor em administração de empresas 14

pela Universidade de São Paulo (USP), trás nesse livro um alerta para quem deseja construir sua história do jeito que sempre sonhou, mas nunca realizou. Ele também coloca o leitor diante de momentos decisivos e de escolhas que afetarão sua vida para sempre, sem volta. Momentos cruciais que trazem a chance de construir, de verdade, sua própria história. Em Tudo ou Nada, o autor mostra para os leitores que o poder está nas mãos de cada um e basta a decisão de construir um futuro com garra e determinação. Para nós da CooperAção basta agradecer a indicação de Cleider Borges e incentivar a leitura desse livro que, com certeza, fará diferença na vida de todos


Música Quem disse que no ritmo pesado do Rock brasileiro não existe consciência e idéias essenciais para uma vida mais feliz? Existe sim! Acompanhe a letra da Música “Os Cortes” de Charlie Brown Jr. - uma banda de muita personalidade; que foi criada em 1992, em Santos e que hoje tem fãs em todo o país.

Os Cortes

Charlie Brown Jr. Charlie brown .... Os cortes que a vida me fez Foram aprendizados que eu tive Pois a vida me cortou outra vez A vida vem testando meus limites Ser forte é ter, Coragem pra continuar Ter força é ter, Força pra se superar A vida pode ser como você imagina Se você não se perder no caminho Pergunte a si mesmo se você não é capaz Olhe pro lado e veja que você não está sozinho Nascemos para ser livres O sol está em suas mãos Plante essa semente Nascemos para ser livres O sol está em suas mãos Plante essa semente Os cortes que a vida me fez Foram aprendizados que eu tive Pois a vida me cortou outra vez A vida vem testando meus limites Força é ter, Coragem pra continuar Ter força é ter, Força pra se superar

Há Há Há Há

uma uma uma uma

guerra guerra guerra guerra

pela sua vontade pela sua atenção pelo seu pensamento pela sua visão

Nascemos para ser livres O sol está em suas mãos Plante essa semente Nascemos para ser livres O sol está em suas mãos Plante essa semente Plante essa semente do bem Sempre sorrindo eu quero te ver Vem comigo até o amanhecer Deixa eu contemplar o tempo em você Tudo de você que eu possa ter Somos nós, controlamos a nossa paz Somos nós, controlamos a nossa paz O nosso tempo é tudo que temos Nossas escolhas vão dizer pra onde iremos Nossa vontade é o que faremos Pois sei que unidos, juntos venceremos Nascemos para ser livres O sol está em suas mãos Plante essa semente Plante essa semente do bem 15

Revista CooperAção - Ano II, ED. 04 - eCoopertec  

Revista da eCoopertec - Cooperativa de Tecnologia e Serviço.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you