REVISTA ABEINFO 01

Page 1

REVISTA

Ano 01 - Número 01 JULHO de 2020

ASSOCIAÇÃO DE EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA INFORMAÇÃO

José Guilherme fala sobre sua carreira profissional, planos para ABEINFO e sobre os impactos – no mercado e pessoal - do assunto que domina o ano, a COVID19.

Entrevista com

José Guilherme

presidente da ABEINFO - pag 08

A tecnologia no mundo pós coronavírus -da pagtecnologia 39 RPA Congress SP reúne entusiastas

Mudança de papéis na rotina empresarial - pag 37

LGPD: Porque isso altera a vida de todos? - pag 45


Os associados da ABEINFO te soluções para o gerenci

Associação de Empresas e Profissionais da Informação

A mais importante associação para quem precisa entende A ABEINFO é um núcleo associativo do Instituto Information Management com o propósito de reunir Usuários e Fornecedores de Tecnologias para o Gerenciamento de Informações com o objetivo de Promover o Desenvolvi-

mento do Mercado, a Capacitação de sua Força de Trabalho e principalmente as Novas Tecnologias para a Gestão de Informações que estão possibilitando Melhoria de Produtividade, Otimização de Recursos e Governança.


em as melhores tecnologias e iamento de informações

www.3adigitall.com.br

www.accesscorp.com.br

www.agmlogistica.com.br

www.armazemdedados.com.br

www.arktec.com.br

www.automate.com.br

www.cassdoc.com.br/

www.centralinf.com.br/

www.dantek.com.br/

www.domore.com.br

www.easydrive.com.br

www.guardwell.com.br

www.hdbsystems.com.br

www.ibsdocs.com.br

www.ltigroup.com.br

www.metrofile.com.br

https://mostqi.com.br

www.mycroarq.com.br/

www.navisystem.com.br

www.osas.com.br

www.paarquivos.com.br

http://www.prtidigital.com.br/

www.rnp.br

www.rrdoc.com.br

www.scansystem.com.br

www.sicolos.com.br

www.soluarq.com.br/

www.tecmach.com.br

www.temposolucoes.com.br

www.validcertificadora.com.br

www.workprint.com.br

er a importância da Gestão de Informações nos negócios

Associe sua empresa Conheça os benefícios: https://bit.ly/31trfue ABEINFO – Associação das Empresas e Profissionais da Informação. Rua Anhanguera, 627 – Barra Funda – 01135-000 – São Paulo / SP –Tel : (11) 3392-4111 - Email: contato@iima.com.br


REVISTA

EXPEDIENTE

Olá Associado, olá Leitor,

A ABEINFO – Associação de Empresas e Profissionais da Informação é um Núcleo Associativo do Instituto Information Management e tem como proposta, reunir as Empresas Usuárias e Fornecedoras de Soluções e Tecnologias para a Gestão de Informações Corporativas com o objetivo de: •

Promover encontros periódicos para troca de Informações e Networking;

Defender os interesses do setor de forma Corporativa junto a Órgãos Reguladores e Mercado em geral;

Valorizar e Promover as Atividades e Tecnologias das Empresas Associadas;

Capacitar sua força de trabalho;

Formentar o Desenvolvimento do Mercado por meio de Ações Educacionais;

Realizar estudos e pesquisas sobre a evolução do mercado e tendências;

Trabalhar em prol do desenvolvimento do mercado e dos profissionais da informação;

Entre outros

DIRETORIA EXECUTIVA

DIRETORIA ADJUNTA

PRESIDENTE

Eduardo David Jose Roberto De Lazari Diretor do IIMA – Instituto Fundador e CEO Information Management na SML BRASIL

José Guilherme Junqueira Dias de Souza Presidente da ABEINFO

Walter Koch CEO da ImageWare

Wilton Tamane Business Partner na Soluarq

José Antonio Galves CEO da Digital Force

Luiz Alfredo Santoyo Sócio na Advanced Consultores

Paulo Pereira Sócio diretor da PA ARQUIVOS

Sidney Rivetti Sócio diretor da ARKTEC

EQUIPE DE OPERAÇÕES Diretor de Redação: Jean Pierre Garnier redacao@abeinfobrasil.com.br

Atendimento aos Leitores: Mariana Dantas mariana@iima.com.br

Produção Gráfica: Halan Prado halan@iima.com.br

Web Designer: Igor de Freitas igor@iima.com.br

Advertising: Gicelia Azevedo gicelia@iima.com.br Administração: Tadeu Nunes tadeu@iima.com.br

NOSSOS PRODUTOS PUBLICAÇÕES

EVENTOS

FEIRAS/ EXPOSIÇÕES

Revista INFORMATION MANAGEMENT Revista INTELLIGENT AUTOMATION Magazine Revista ABEINFO

Congresso INFORMATIONSHOW RPA + AI CONGRESS INTELLIGENT CAPTURE

DIGITAL EXPO RPA + AI EXPO

Rua Anhanguera, 627 Cep 0113-000 - Barra Funda São Paulo / SP - Brasil www.iima.com.br contato@iima.com.br Tel: 55 - 11 - 3392 4111

COMPARTILHE ESTA PUBLICAÇÃO:


Palavra do presidente José Guilherme Junqueira Dias de Souza

O papel da ABEINFO como representante do segmento de gestão da informação Segundo o dicionário Michaelis, “as·so·ci·a·ti·vis·mo – sm – movimento ou tendência dos trabalhadores de se unirem em entidades representativas (associações de classe ou sindicatos), a fim de defenderem seus interesses”. O associativismo é um instrumento importante para que determinada comunidade deixe o anonimato e alcance maior expressão, seja ela social, política ou econômica.

Gestão das Informações nos negócios das organizações e como ela contribui para a melhoria da produtividade, otimização de Recursos e principalmente governança e transparência nos processos. 2. Difundir as melhores práticas, defender os interesses do ecossistema de Gestão de Informações, capacitar sua força de trabalho e discutir o impacto das novas tecnologias nas atividade das Organizações, que tanto pode acelerar como destruir um negócio.

De acordo com a Partners – “Em um contexto mais amplo, o associativismo é então a livre organização de pessoas que buscam sanar necessidades coletivas ou mesmo realizar objetivos e alcançar metas comuns a todos. E de forma mais específica, o associativismo diz respeito a uma prática social de organizar associações, que reúnem pessoas físicas ou jurídicas, que se representam mutuamente, diante dos interesses de todos os envolvidos”.

3. Promover a integração das empresas Usuárias e Fornecedoras como forma de estimular suas atividades, respeitando todos os princípios de livre iniciativa e autonomia e cooperar para um equilíbrio das relações comerciais.

Há muito temos falado da falta de uma representatividade efetiva das empresas e profissionais ligados à gestão de documentos, informações e do conhecimento, tanto na esfera privada, fornecendo capacitação profissional, gerando conhecimento, contribuindo para o aprimoramento de profissionais e corporações potencializando seu segmento e melhorando as suas estratégias competitivas de mercado, bem como na esfera pública, participando da elaboração de regulamentações, decretos e leis, buscando a defesa dos interesses dos profissionais e das corporações do nosso segmento e, também mantendo relacionamentos com outras entidades na troca de informações, conhecimento e capacitação.

5. Promover a importância das certificações na qualificação dos profissionais e criar cursos de Capacitação e Aperfeiçoamento profissional.

A ABEINFO – Associação Brasileira de Profissionais e Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologias para Gerenciamento de Informação, é um Núcleo Associativo do Instituto Information Management que tem como seus objetivos:

9. Ser a Biblioteca de Referência em Conteúdos sobre todas as Tecnologias que estão em torno do Gerenciamento de Informações. 10. Transferir conhecimentos e promover nossa indústria para usuários em outros países da América Latina por meio de Eventos.

1. Congregar Profissionais, Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologia em torno de um interesse comum que é promover ações que visem uma melhor compreensão sobre a importância da

4. Empreender ações que visem valorizar as atividades das empresas Associadas e com o crescimento do mercado.

6. Zelar por uma Conduta Ética de Empresas e Profissionais respeitando a Legislação em vigor. 7. Defender os interesses de forma corporativa das empresas associadas perante a órgãos reguladores, governo, outras instituições e mercado em geral. 8. Realizar pesquisas de forma recorrente para dimensionar o mercado e gerar estatísticas sobre o ecossistema de Gestão da Informação.

Os segmentos de empresas e profissionais que fazem parte do escopo de abrangência da ABEINFO estão, principalmente, ligadas a Organização e

guarda de documentos, BPO e Serviços de Gestão da Informação, Fabricantes, distribuidores e revendas de multifuncionais, scanners e outros produtos e equipamentos de TI, Desenvolvimento de software para gerenciamento de informações e automação de processos e empresas e profissionais ligados ao outsourcing de impressão e TI. Hoje, as organizações sentem falta, não só de uma Associação que as represente, como, também, de um centro de referência em treinamento e capacitação, além da criação de certificações nacionais que reconheçam e preparem, para o mercado, profissionais qualificados nas mais diversas áreas de atuação, garantindo que suas práticas sigam padrões, normas e que estejam capacitados para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gerenciamento de documentos, informações e conhecimento. Mas uma Associação se consolida apenas com a participação de pessoas e empresas, e, com esse objetivo, convidamos você a fazer parte dessa nova fase da ABEINFO. Serão criadas novas Comissões e um Comitê Técnico com a participação dos mais renomados profissionais e empresas do nosso segmento. Também estaremos estreitando relacionamentos com outras Associações Mundiais que representam nossos segmentos, tais como FIEGI que congrega vários países latino-americanos (com a qual já iniciamos os primeiros contatos), AIIM, Prism, dentre outras. Em breve, essas ações serão detalhadas e levadas a conhecimento de todos que queiram participar. Enfrentaremos juntos os novos desafios que o momento atual nos impõe. Serão momentos de reinvenção, de colaboração e de fortalecimento para que possamos contribuir para a retomada dos negócios, a competitividade, a empregabilidade e a lucratividade essencial para que as empresas se mantenham ativas. A ABEINFO estará cada vez mais a seu lado. Contamos com você.


Í

Venha para nossa

COMUNIDADE Associe sua empresa a

CEO

O Ponto de encontro da Comunidade de Empresas e Profissionais que trabalham com Tecnologias para Processos de Gestão de Informações. Integrando Usuários e Fornecedores de Tecnologias em torno de ações que visem o Desenvolvimento do Mercado, a Capacitação de sua Força de trabalho e, principalmente, a importância da Gestão Inteligente das Informações e sua contribuição para a Melhoria da Produtividade, Otimização de Recursos e Governança.

Baixe o Manual do Associado Solicite Ficha de Filiação

Incentivando Competências e Promovendo o Desenvolvimento do Mercado. CONHEÇA A NOSSA AGENDA COMPLETA PARA 2019 EM: WWW.IIMA.COM.BR ABEINFO - Associação de Empresas e Profissionais da Informação. Rua Anhanguera, 627 - CEP 01135 - 000 -Barra Funda - São Paulo / SP Tel: 011 3392 - 4111 - Email: contato@iima.com.br www.informationmanagement.com.br

2019 JAN | INFORMATION MANAGEMENT

6


Entrevista com

José Guilherme presidente da ABEINFO

No último mês de junho, a ABEINFO nomeou José Guilherme Junqueira Dias de Souza para o cargo de Presidente. Atualmente atua como CEO da VIRTAUS Gestão empresarial, palestrante e articulista da Revista Information Management. Nesta entrevista, José Guilherme fala sobre sua carreira profissional, planos para ABEINFO e sobre os impactos – no mercado e pessoal - do assunto que domina o ano, a COVID19.

Índice pág 08 15 |

ENTREVISTA

15 |

A vida das pessoas está cada dia mais digital e a evolução é constante

19 |

Conheça mais a IBSDocs e o que ela faz

MOMENTO ABEINFO

32 |

PESQUISA ABEINFO

Pesquisa ABEINFO: 72% das empresas tiveram o faturamento afetado

PAPERLESS

Mudança de papéis na rotina empresarial

39 |

LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados: porque isso altera a vida de todos?

23 |

36 |

45 |

COVID

A tecnologia no mundo pós coronavírus

49 |

ARTIGO

49 |

Proveniência de Dados Seguros: pontos a considerar sobre a pesquisa da universidade Harvard ( EUA) - Por Claudia Chamas

55 |

Dados e o impacto como estratégia e tomada de decisão - Por Clarissa Padovani

57 | 63 | 65 |

Prescrição eletrônica para telesaúde Por Marcos Raul de Oliveira Pandemia e gerenciamento eletrônico de documentos e impressão - Por Rodrigo Reis

ABEINFO NEWS


Convidam dessa no

Entrevista com José Gu namentos e capacitação, além da criação de certificações nacionais que reconheçam e preparem, para o mercado, profissionais qualificados nas mais diversas áreas de atuação, garantindo que suas práticas sigam padrões, normas e que estejam capacitados para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gerenciamento de documentos, informações, processos e conhecimento.

Por Jean Pierre Garnier

Além dos desafios dessa nova etapa na presidente da ABEINFO, conversamos sobre experiências o último mês de junho, a Gestão empresarial, palestrante em outras entidades, pandemia e o ABEINFO nomeou José e articulista da Revista Informa- avanço e tendências da utilização Guilherme Junqueira Dias tion Management. de ferramentas de gestão no Brasil. de Souza para o cargo de Presidente da Entidade. José Guilher- Nesta nova fase da ABEINFO, sob IIMA: Descreva, por favor, a me, atuou destacadamente nas a presidência do José Guilherme, sua trajetória no mercado entidades que já dirigiu como a entidade pretende se consoli- de ECM e GED? XPLOR, GRUPAS, tendo participa- dar como uma Associação que do também das Comissões Téc- represente as empresas e profis- José Guilherme: Minha primeinicas da Infoimagem e da ABGD. sionais do segmento, tornando-se ra experiência com gestão de doAtualmente, é CEO da VIRTAUS um centro de referência em trei- cumentos e informações já com-

N

8

REVISTA INFORMATION ABEINFO MANAGEMENT | JUL 2020 | MAI 2020

www.informationmanagement.com.br


ENTREVISTA

mos você a fazer parte ova fase da ABEINFO

uilherme Junqueira Dias de Souza, presidente da ABEINFO implantamos um grande projeto de digitalização de todos os contratos e documentos dos clientes, entre outros documentos corporativos.

IIMA: Poderia nos contar também das experiências em outras entidades, como GRUPAS, XPLOR e ABGD?

Implantamos uma solução robusta de capture, dispúnhamos de um parque de scanners com grande capacidade de digitalização e também implantamos um sistema de COLD, que depois passou a ser Lembro que uma das minhas pri- denominado de ERM (Enterprise meiras missões foi terceirizar a Report Management). guarda do arquivo inativo e, confesso, nem tinha pleno conhecimento Nessa época, passei a ter parde que isso, naquela época, era pos- ticipação ativa em eventos do sível e haviam poucas empresas no segmento, tendo me tornado mercado, que começavam a ofere- membro da Comissão Técnica do cer esse tipo de serviço. E olha que CENADEM, que organizava o cono acervo do Lloyds, naquela época, gresso da INFOIMAGEM. era bem considerável, pois era um banco com mais de 100 anos no A partir daí, passei a frequenBrasil e um acervo de 50.000 caixas. tar, anualmente, os congressos da AIIM (Association for Quando, já por volta dos anos 2000 IntelligentInformation Manafui trabalhar na BCP Telecomuni- gement) nos Estados Unidos, cações (hoje Claro), tive a oportu- quando obtive minhas certifinidade de gerenciar, dentre outras, cações CDIA+ e MIT (Master of a área de gestão documental e aí Information Technology)

JG: Fui presidente da XPLOR Brazil, por 8 anos, entidade filiada a XplorInternational, representante de mais de 2,7 mil organizações que desenvolvem e usam a tecnologia da indústria mundial de sistemas de documentação e impressão eletrônica. Naquela época, tivemos a oportunidade de realizar vários congressos e criar um comitê técnico que passou a ser referência do segmento.

pleta 30 anos, quando comecei a trabalhar no Lloyds Bank, sendo responsável pelas áreas de microfilmagem e arquivo inativo. Começávamos a falar sobre digitalização de documentos, mas ainda parecia ser um futuro muito distante e não tínhamos acesso a essa tecnologia.

www.informationmanagement.com.br

Também tive a oportunidade de ser presidente do GRUPAS, grupo de profissionais ligados à gestão de facilites, que inclusive, naquela época, era a área das organizações que cuidava, dentre outras responsabilidades, dos acervos documentais das organizações. Na ABGD – Associação Brasileira das Empresas de Gestão de Docu-

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

9


to Go e Sit


ENTREVISTA

mentos, atuei como representante -se como um dos fatores de maior empresarial e fiz parte das comis- resistência, mas isso vem mudansões técnicas daquela Associação. do rapidamente, pois as empresas não continuarão a ser competitiIIMA: Uma pesquisa divul- vas se não otimizarem seus progada ano passado pela AIIM cessos de negócios. confirmou o crescimento mundial da tecnologia ECM A simplificação dos processos de e GED, no qual 89% das em- negócios em uma organização presas aderiram ao método. afeta mais do que apenas seus Aqui no Brasil, esse número resultados. Suporta sua saúde oré de 72%. A legislação bra- ganizacional geral e capacita sua sileira ainda é um dos gran- equipe a fazer o melhor trabalho des entraves para essa dife- possível - o que ajuda a organizarença? ção a crescer de dentro para fora.

aprendizados? O que acredita que levaremos adiante?

JG: Era, mas tanto a MP 2.200-2 de 2001, quanto a Lei 12.682 de 2012, a Lei 13.874 de 2019 e principalmente o Decreto 10.278 de 2020 deixarão de ser um entrave para boa parte da utilização dessas tecnologias.

Diversas organizações entenderam que sim, é possível adotar o trabalho remoto (home office) como uma forma, inclusive, de reduzir seus custos sem grandes impactos para o dia-a-dia dos seus negócios.

Porém, o nível de maturidade e utilização de soluções de ECM, em nosso mercado, ainda dão sinais de que essas soluções precisam ser repensadas, bastando, para isso, que conversemos com algumas empresa para entender o real valor que elas estão obtendo Na verdade, entendo que para a com suas plataformas de ECM. utilização de tecnologia para gestão de conteúdo informacional A tendência geral é a implemendas organizações um dos princi- tação de soluções empresariais pais entraves está ligado à cultu- que sejam tão intuitivas quanto ra organizacional, mais do que à as soluções que usamos em nosuma lacuna legal. sas vidas pessoais. A transformação digital mudou completamenIIMA: Além dos números te o que as empresas, clientes e apresentados, qual a evolu- funcionários esperam de seus sisção sentiu na última década temas de gerenciamento de inforno Brasil para a utilização mações. de ferramentas de gestão de documentos? E quais as IIMA: A COVID19 está impacprincipais resistências? tando todos os segmentos. Quais os desafios do nosso seJG: Como disse anteriormente, a tor nesse momento tão difícil cultura organizacional apresenta- para a humanidade? Quais

www.informationmanagement.com.br

JG: Infelizmente o mundo foi impactado pela COVID19 e lamentamos, principalmente, pelas milhares de vidas e nos solidarizamos com todos os familiares e amigos dessas vítimas. As empresas, de maneira geral, terão que se adaptar à nova realidade, principalmente na forma de se fazer negócios e de administrar seus recursos.

Vejo grandes oportunidades, para nosso segmento, na oferta de soluções e serviços que otimizem processos, racionalizem operações, reduzam custos. Vejo, também, uma oportunidade pessoal de revisitarmos alguns de nossos valores e crenças pessoais, nossos compromissos com a sociedade e com o meio ambiente. Temos ciência de que enfrentaremos grandes desafios, com aumento do desemprego, redução dos investimentos das empresas e um cenário econômico aparentemente bem desfavorável para os próximos 2 anos.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

11


A ABEINFO – Associação de Empresas e Profissionais da Informação está convidando sua empresa a fazer parte de seu quadro de associados

A ABEINFO é um Núcleo Associativo do Instituto Information Management e tem como proposta, reunir as Empresas Usuárias e Fornecedoras de Soluções e Tecnologias para a Gestão de Informações Corporativas com o objetivo de:


ENTREVISTA

Porém, espero que possamos sair mais fortes dessa crise e que mudanças positivas ocorram em nossas vidas pessoais e na vida das nossas organizações. IIMA: E qual o impacto pessoal na vida do José Guilherme? JG: Além das oportunidades que surgiram nessa fase, principalmente pelo convite de assumir a Presidência da ABEINFO, esse período de isolamento permitiu a continuidade dos negócios, de forma remota, mesmo com o mercado apresentando um desaquecimento nesse momento. Felizmente a tecnologia nos permitiu manter contatos, realizar reuniões, participar de seminários, enfim, manter parte da nossa rotina, inclusive nos conscientizando de que podemos racionalizar o nosso dia-a-dia, reduzir nossos custos e das nossas empresas com deslocamentos e espaços físicos desnecessários. Apesar de estarmos em uma fase de uma rotina anormal e de preocupação constante com nossa saúde e de nossos familiares, esse período de quarentena está me permitindo dar continuidade a alguns projetos pessoais que a rotina diária estava postergando. IIMA: Quais os planos para a sua gestão na ABEINFO?

www.informationmanagement.com.br

JG: Há muito temos falado da falta de uma representatividade efetiva das empresas e profissionais ligados à gestão de documentos, informações e do conhecimento, tanto na esfera privada, fornecendo capacitação profissional, gerando conhecimento, contribuindo para o aprimoramento de profissionais e corporações potencializando seu segmento e melhorando as suas estratégias competitivas de mercado, bem como na esfera pública, participando da elaboração de regulamentações, decretos e leis, buscando a defesa dos interesses dos profissionais e das corporações do nosso segmento e, também mantendo relacionamentos com outras entidades na troca de informações, conhecimento e capacitação.

Mas uma Associação se consolida apenas com a participação de pessoas e empresas, e, com esse objetivo, convidamos você a fazer parte dessa nova fase da ABEINFO.

Hoje, as organizações sentem falta, não só de uma Associação que as represente, como, também, de um centro de referência em treinamento e capacitação, além da criação de certificações nacionais que reconheçam e preparem, para o mercado, profissionais qualificados nas mais diversas áreas de atuação, garantindo que suas práticas sigam padrões, normas e que estejam capacitados para coletar requisitos de negócios, analisar processos, recomendar e ou desenvolver soluções e planejar implementações de gerenciamento de documentos, informações e conhecimento.

Enfrentaremos juntos os novos desafios que o momento atual nos impõe.

Serão criadas novas Comissões e um Comitê Técnico com a participação dos mais renomados profissionais e empresas do nosso segmento. Também estaremos estreitando relacionamentos com outras Associações Mundiais que representam nossos segmentos, tais como FIEGI que congrega vários países latino-americanos (com a qual já iniciamos os primeiros contatos), AIIM, Prism, dentre outras. Em breve, essas ações serão detalhadas e levadas a conhecimento de todos que queiram participar.

Serão momentos de reinvenção, de colaboração e de fortalecimento para que possamos contribuir para a retomada dos negócios, a competitividade, a empregabilidade e a lucratividade essencial para que as empresas se mantenham ativas. A ABEINFO estará cada vez mais a seu lado. Contamos com você. ⬛

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

13


to Go e i St


ENTREVISTA

A vida das pessoas está cada dia mais digital e a evolução é constante Por Jean Pierre Garnier Conversamos com José Roberto Lazari sobre carreira profissional, ferramentas de gestão de documentos, ABEINFO e os impactos da COVID, tanto profissional e as empresas, quanto na sua vida profissional. IIMA: Descreva, por favor, a sua trajetória?

No início do mês de julho, José Roberto Lazari, CEO da SML Brasil, aceitou nosso convite para compor nosso quadro diretivo da ABEINFO. O profissional chega à Associação em momento de grande transformação do grupo e em meio à pandemia. Temos certeza de que a participação e contribuição de um dos pioneiros do nosso mercado de transformação digital, será de grande importância para que a ABEINFO se consolide, cada vez mais, como uma Associação que represente os interesses de empresas e profissionais do mercado de gestão da informação.

www.informationmanagement.com.br

José Roberto: Em 1995 a com minha saída do antigo Multiplic me juntei a outros dois colegas do banco, já na SML, para levar para o mercado as tecnologias aplicadas em um projeto no banco. Na época era novidade conhecida como Document Imaging e Workflow. Foi uma fase incrível, pois tudo era novo, tínhamos que aprender e ensinar, criar um mercado que absolutamente não existia. Foi também muito desafiador, pois havia tecnologia, faltava benchmark, tudo era cotado no dólar.

da flutuação de moedas estrangeiras e que pudesse ser adotada por empresas de diversos portes. E com base em todo o aprendizado surgiu primeiro o Converge que evoluiu para e-Content e atualmente Plataforma Orquestra que automatiza processos de negócios e seus documentos, inclusive, assinados eletronicamente. IIMA: Uma pesquisa divulgada ano passado pela AIIM confirmou o crescimento mundial da tecnologia ECM e GED, no qual 89% das empresas aderiram ao método. Aqui no Brasil, esse número é de 72%. A legislação brasileira ainda é um dos grandes entraves para essa diferença?

JR: Já foi muito mais. É importante que leis sejam amplas, longevas, simples, claras e bem definidas. Que sejam factíveis, não deixem dúvidas e que respondam objetivamente o que é preciso faIniciamos representando uma em- zer para aplica-la. Entendo que temos presa americana Optika Inc (que foi reais oportunidades para evolução. adquirida pela Stellent e essa pela Oracle) e aos poucos fomos tendo Por outro lado, é do ser humano lidar sucesso. Num determinado momen- com desafios a vida toda e será assim. to nós sócios da SML, entendemos Os negócios precisam fluir e, sem feque era preciso investir para cons- rir leis, empresas e pessoas acabam truir uma plataforma nacional, ter a encontrando maneiras de fazer o que propriedade intelectual, sem pressão precisam para tocar em frente.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

15


to Go e Sit


ENTREVISTA

IIMA: Além dos números apresentados, qual a evolução sentiu na última década no Brasil para a utilização de ferramentas de gestão de documentos? JR: A vida das pessoas está cada dia mais digital. Isso começa já em casa. Eu ensinei meus pais com 80 anos a usar celular, imagine os jovens, cuja referência é digital, que entram para o mercado de trabalho. Resistências envelhecem e não sobrevivem à concorrência. Sim, a evolução é constante, a informação contida no papel seguia para o digital via scanner, atualmente a informação nasce digital e dificilmente sai desse meio. Tínhamos o e-mail, hoje temos os aplicativos de mensagens, plataformas virtuais de reunião, webinares ao vivo e gravados, plataformas de EAD e uma infinidade de meios para transitar, compartilhar e captar informação. IIMA: Quais os desafios do nosso setor nesse momento da COVID19?

isolamento, e assim por diante. Esta- Com essa missão, dedico meu foco mos nessa vida que é uma Jornada. a ajudar as empresas a executar seus processos de negócios com O desafio para pessoas e empresas é maior eficácia, refletindo maior o de achar caminhos para fazer ne- competitividade, redução de custos gócios com base no cenário do mo- e aumento de margens. mento. Há alguns anos, nós da SML fazíamos eventos para falar sobre o Como todos puderam perceber, impacto e a importância da transfor- meu foco será, junto com outros mação digital para pessoas e empre- talentos do mercado, ajudar a sosas. Olhando para o hoje, um vírus foi ciedade evoluir no mundo digital. muito mais efetivo. IIMA: Na pesquisa sobre os Eu diria que o maior aprendizado é o efeitos da Covid, realizada pela da adaptação, do aprender-desapren- ABEINFO, com associados e parder-reaprender. E o mais importante, ceiros, a maioria pede Associaseja digital e seja rápido para executar. ção ainda mais presente. Qual a sua opinião? IIMA: E qual o impacto pessoal na vida do José Roberto? JR: Uma associação precisa entender as dores do seu público e JR: Tenho muito a agradecer, pois buscar ajudar a resolvê-las. acabei de ser avô, meus entes queridos incluindo família, parentes, ami- Um dos objetivos da Associação gos, colaboradores, que estão pas- é, justamente, criar programas de sando relativamente bem. Por outro capacitação de profissionais, pois lado, houve impactos na vida social, nosso segmento é carente de pesfinanceira, pessoas que perderam soas qualificadas e, na maioria das seus empregos, tiveram seus rendi- vezes, cabe às próprias empresas mentos reduzidos, tiveram o vírus e ter que qualificar profissionais saíram dele. para atender suas necessidades.

JR: Em primeiro lugar, é preciso considerar tudo na vida tem impactos diferentes sob ângulos diferentes. Mesmo nessa pandemia, tem empresas que perderam 100% do seu faturamento e outras aumentaram.

IIMA: Quais os planos para a Vejo exemplo da AIIM que desenABEINFO? volve vários programas de capacitação, inclusive alguns deles já JR: Minha visão pessoal está basea- disponíveis aqui no Brasil e espeda em um mundo digital e conectado ramos que a ABEINFO possa cumonde empresas e pessoas realizam prir esse papel e ser um centro de transações via processos inteligentes referência em treinamentos, além Assim como nossos antepassados e seguros, resultando em vantagens de compilar e compartilhar inforarriscavam a vida por um bife de competitivas, melhores serviços e mações sobre nosso segmento, mamute, hoje temos o vírus da vez, o lucratividade para toda a sociedade. hoje praticamente inexistentes. ⬛

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

17


to Go e Sit


ENTREVISTA

Conheça mais a IBSDocs e o que ela faz Por Jean Pierre Garnier cs, com mais de 15 anos de trabalho no mercado de documentos e informações corporativas. IIMA: Qual a visão da empresa sobre o cenário da gestão de informações e processos? Leandro Ramos: Em até 2025, a gestão da informação corporativa e seus processos departamentais serão: • automatizados, para aumento de eficiência • integrados, para a redução de duplicidades e custos • normalizados, para o estabelecimento de padrões industriais e governamentais, independente se a indústria é altamente regulada ou não de trabalho, desenvolvimento, O Covid-19 acelerou esse processo e tornou nossa visão ainda mais reconsultoria e suporte premium. alista, inclusive tornando acessível Atualmente a empresa que está lo- tecnologias de gestão de processos calizada na Bela Vista, região cen- documentais para empresas de totral de São Paulo, possui mais de dos os portes, em qualquer desafio 1 milhão de usuários ativos, 300 departamental ou estágio de matuparceiros no Brasil, 6 premiações ridade em processos documentais. Toda a equipe possui mais de 20 internacionais e se orgulha te ter Gerenciar Minutas e Contratos Dianos de experiência e é especia- certificado mais de 2 mil alunos. gitais (CLM - Contract Lifetime Malizada em melhoria de processos de negócios (BPM), aumento de Conversamos com Leandro Ra- nagement), Réguas de Cobrança produtividade, automação, fluxo mos, diretor comercial da IBSDo- Digital para reduzir atrasos e escaA IBSDocs é uma premiada provedora de soluções de gestão da informações corporativas e processos, baseada em plataformas aderentes a empresas de qualquer segmento, desafios departamentais ou número de usuários.

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

19


to Go e i St


ENTREVISTA

lar recebíveis de títulos integrado com ERP, RH Digital com gestão de reembolsos e de profissionais home office, são alguns dos exemplos serão comuns de hoje em diante, em uma grande tendência de automação, BPMn, para que as empresas possam focar melhor em seus respectivos core business. Como o Coronavírus afetou, direta e indiretamente, a empresa? LR: O Coronavírus impulsionou as demandas por soluções de gestão de processos departamentais, da qual muitas empresas se sentiram desamparadas com a pouca oferta existente no mercado por soluções que se aderem rapidamente em desafios que o backoffice vivencia em seu dia-a-dia, como gestão de contratos, gestão de reembolsos e gestão de cobranças – soluções que a IBSDocs oferece há muitos anos. Do ponto de vista operacional, a nossa organização sempre teve políticas para executar o teletrabalho e recursos adequados para a finalidade remota. Como está a aceitação do digital/ paperless pelas empresas que vocês atendem?

com o objetivo de obter maior visão, proteger dados, simplificar o operação, reduzir custos e, sobretudo, eliminar o papel físico.

No entanto, algumas empresas brasileiras estão prontas para o LGPD há muitos anos, pois respeitam a privacidade dos dados na essência do negócio, com transEssa revolução tem acontecido de parência na informação da finaliforma gradual e departamental, dade de uso dos dados e recursos começando pelas áreas adminis- para remoção ou atualização. trativas, comerciais e recursos humanos. Nos últimos meses, a pro- Acredito que a Lei Geral de Protecura por digitalização de processos ção de Dados, bem como todo o cresceu 4x em nossa organização. tema da Privacidade de Dados, é uma conquista da população, um Ninguém elimina o papel sem direito da pessoa física e um deantes parar de criá-lo. Uma das ver das organizações em respeiformas mais simples de eliminar tá-las com rigor. o papel é adotar um processo nativamente digital, de ponta a Desde 2016, as soluções de sofponta. Com isso, o papel se quer tware da IBSDocs, tais como o é considerado. M-Files, estão conforme a GDPR europeia, lei que inspirou a LGPD Estabelecer uma cultura digital é nacional, o que garante a segurana chave para a transformação di- ça dos dados dos usuários e trangital das companhias e, uma das quilidade para as organizações. formas mais rápidas de fazê-la é adotar processos digitais depar- Qual a importância de ser astamentais, comuns ao dia-a-dia, sociado à ABEINFO? como gestão de contratos. LR: A ABEINFO tem um papel O Brasil está pronto para a LGPD? importante na disseminação de boas práticas do mercado de LR: Na minha opinião, acre- Tecnologia em Gerenciamento dito que poucas organizações de Informação, agrupamento de do mundo estão prontas para pesquisas e conhecimentos das leis que regulam a privacida- empresas do setor. ⬛

de de dados de pessoas físicas, LR: Desde 2015, as empresas vêm sobretudo, em nosso país, que buscando automação e digitaliza- está atrasado neste tema e está ção de processos departamentais, adiando a vigoração da lei.

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

21


to Go e Sit


MOMENTO ABEINFO IIMA e ABEINFO criam “1ª Semana Online Paperless Innovation 2020” - Online e ao vivo na internet Com o cenário e os desafios impostos pela COVID19, se reinventar não é uma opção, e sim uma necessidade para manter os negócios. Entre as principais imposições aceleradas pela pandemia, as tecnologias que estão transformando papel em processos digitais ganham cada vez mais destaque. Pensando nisso o Instituto Information Management e a ABEINFO – Associação de Empresas e Profissionais da Informação – realizaram juntos a 1ª Semana Paperless Innovation na Internet, entre os dias 27 e 31 de Julho. No evento, foram discutidas e apresentadas propostas e cases de sucesso de Projetos Paperless, de empresas

como Nestlé, Banco Societé Générale Brasil, Soluarq, Serpro entre outras, demostraram como organizar o acervo documental legado e ativo, e como fazer uma gestão eficiente dos processos em papel e sua digitalização. Foram mais de 30 palestrantes em 26 apresentações, acompanhados por mais de 1600 inscritos , que absorveram conceitos, tendências e aplicação de tecnologias

paperless. Foi uma excelente oportunidade para quem precisa conhecer na prática como fazer uma transformação digital em seus processos documentais e extrair valor das informações no mundo virtual. E ser você perdeu alguma palestra, não se preocupe! Elas podem ser acessadas em: xxxxxxxxxxxxxxxxxxx. *as autorizadas pelos palestrantes.

Tecmach tem nova operadora logística Serviços, pertencente ao GRUPO ENAR, companhia que possui 30 anos de mercado. A Apoio atende a Tecmach em sua planta de Barueri (Alphaville), região metropolitana da Grande São Paulo, com os seus 100 mil metros quadrados de área de armazenamento. Uma das principais provedoras de soluções de outsourcing de impressão do país, a Tecmach conta com uma nova operadora logística, a Apoio Logística e

www.informationmanagement.com.br

Além da unidade de Barueri, a Apoio possui outros quatro centros logísticos: Sumaré (interior paulista), Londrina (Paraná), Joinville e Itajaí, ambos em Santa Catarina.

A decisão da Tecmach de optar por uma nova operadora logística faz parte dos planos de melhorias da empresa, que nos últimos anos vem aperfeiçoando e inovando seus serviços. A parceria entre as duas companhias, porém, já tem história. A Apoio é cliente da Tecmach e a seriedade do seu trabalho é conhecida pela provedora, o que contribuiu para a nova aliança. “Ao entregarmos a nossa operação para a Apoio, com a qual já trabalhamos, temos a certeza de que elevaremos ainda mais a excelência dos nossos serviços”, afirma o diretor geral da Tecmach, Oswaldo Soares Junior.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

23


to Go e Sit


MOMENTO ABEINFO ABEINFO reúne a primeira comissão especial de regulamentações e legislações No último dia 3 de julho, a ABEINFO realizou sua primeira reunião virtual da Comissão Especial,que tratará de assuntos ligados às regulamentações e legislações referentes à gestão de informações. Esta Comissão foi inicialmente composta para discutir e atuar junto à normatização do Decreto 10.278/2020, que estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos e privados, para que produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. O decreto, que permite a digitalização de documentos com o descarte do documento físico, ainda requer alguns pontos de atenção e recomendações serão feitas pela ABEINFO, para torná-lo claro e preciso, de forma que venha a garantir que as organizações públicas e privadas possam fazer o devido descarte dos documentos originais, garantindo que as informações tenham sua acessibilidade, integridade e autenticidade garantidas..

José Guilherme Junqueira Dias de Souza – Presidente da ABEINFO

Miriam Vasco – Presidente da Sucesu SP e Diretora da IPSense Tecnologia

Eduardo David – Diretor da ABEINFO e Presidente do Instituto Information Management

Wilton Tamane – Diretor da ABEINFO e Business Partner at Soluarq

Maria Luiza Reis – Presidente da ASSESPRO RJ e CEO da Lab 245

Walter Koch – Diretor de ABEINFO e CEO da ImageWare

Sugestões, comentários e contribuições com relação a este assunto, que é de extrema importância para todas as organizações e profissionais do segmento, poderão ser encaminhadas para presidencia@abeinfobrasil.com.br. A Comissão Especial de Regulamentações e Legislações da ABEINFO é formada pelos seguintes profissionais:

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

25


to Go e Sit


MOMENTO ABEINFO Novo associado

Dantek, há 30 anos trazendo tecnologia e inovação Voltada à área de Microfilmagem e Digitalização, a Dantek em seus 30 anos de trabalho sempre prezou pela qualidade de seus serviços, buscando inovar e trazer novas tecnologias. Há poucos anos iniciou a fabricação de equipamentos próprios, como a Microfilmadora Eletrônica DK-1, equipamento único no mercado, capaz de fazer a microfilmagem eletrônica utilizando microfilme prata convencional AHU ao invés do hight-sensível (mais caro). Em 2020, a empresa apresentou uma nova linha de equipamentos digitalizadores de microfilmes, microfichas e cartões janelas, capaz de trazer resultados satisfatórios em serviços que equipamentos similares,

www.informationmanagement.com.br

importados, não foram capazes de conseguir captar imagens. São representantes nacionais de marcas como Mekel, SMA, Metis Systems e Indus. Para afirmar a qualidade de tudo que a Dantek oferece, determinou os seguintes valores: Foco no cliente, Responsabilidade, Pró-atividade, Cooperação, Agilidade, Ética e Transparência, que são adotados por todos os funcionários e colaboradores como seus objetivos profissionais. “Para a Dantek associar-se à ABEINFO é unir forças para melhor alcançar e atender o interesse de nossos clientes e conhecer o que o mercado oferece em primeira mão. Acreditamos que a forma como gerimos a informação é tão importante quanto como ela é transmitida, sendo assim a inovação é indispensável na gestão das informações. A Dantek, está preocupada em deter uma gestão de informações eficaz, com serviços mais inteligentes, sendo capazes de desenvolver os processos e empresas para assim transformar a vida das pessoas. Sendo assim, para a Dantek associar-se à ABEINFO é abranger

nossas redes de contatos, mantendo um relacionamento solido e duradouro com um grupo que assim como priva a boa gestão das informações e busca a armazenar e transmitir da melhor forma”, afirmou Matheus D’Anna Correia de Mello - Gerente da área de digitalização e microfilmagem.

Matheus D’Anna Correia de Mello- Gerente da área de digitalização e microfilmagem.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

27



MOMENTO ABEINFO Novo associado res que integram e atuam no segmento da Gestão Documental brasileira”, acrescentou.

Soluarq - Soluções em Arquivos e Gestão de Informação No mês de junho, a ABEINFO (Associação Brasileira de Empresas Usuárias e Fornecedoras de Tecnologias para Gerenciamento de Informação) ganhou mais um parceiro em seu quadro de Associados. A Soluarq, empresa especializada em Organização, Temporalidade de Documentos, BPO, Digitalização, GED e Descarte Seguro passa a integrar o nosso time. Convidamos Francisco Lopes, Sócio Diretor da Soluarq, para falar da empresa e a importância em fazer parte da ABEINFO “A Soluarq acredita que atuar em rede é imprescindível para multiplicar e fortalecer nossos esforços na ampliação e visibilidade da institucionalização da cultura da Governança Documental nas corporações”, afirmou Francisco Lopes, Sócio Diretor da Soluarq. “Na prática a ABEINFO contribui para o fortalecimento das relações entre os empresários e mercado que atuam de forma direta e indiretamente para conquistar finalidades e objetivos comuns aos diversos ato-

www.informationmanagement.com.br

“Sendo assim não temos dúvidas que a ABEINFO proporciona para a Soluarq uma série de vantagens estratégicas, contribuindo significativamente para nos favorecer maior visibilidade e posicionamento estratégico no segmento da Gestão Documental. Para nós a ABEINFO funciona como um centro aglutinador de oportunidades de negócios e pólo de conhecimentos especializados ao incluir em sua rede de associados tanto produtores como também consumidores de soluções tecnológicas em GED/ECM)”, concluiu. Dentre as diversas vantagens, destacamos a série histórica dos eventos (ECM Show), como também os canais de publicação institucional (Revista Information Management), reconhecidos no cenário nacional e internacional, no qual nos proporcionam conhecimentos especializados de destaque no mercado, como também nos possibilita interagir por meio de network com diversos atores atuantes no mercado de GED/ ECM, Gestão da Informação, Gestão de Dados, Gestão Documental, Segurança da Informação, IOT - Internet das Coisas, RPA - Robot Process Automation, Blockchain, etc.

Outro ganho para os associados diz respeito com a possibilidade da Soluarq participar em comitês e grupos de trabalho da associação, treinamentos, consultas sobre questões técnicas de Gestão Documental, acesso e oportunidades de negócios, troca de experiências e informações entre os associados, descontos exclusivos em cursos, eventos e muito mais. Destacamos que ao utilizar o certificado de representatividade da ABEINFO nos beneficia indiretamente para que obtenhamos melhor posicionamento estratégico mercado, performances dos resultados nas negociações, e por fim nos proporciona vantagens competitivas ao posicionar e fortalecer a marca Soluarq no mercado brasileiro de GED/ECM e Gestão Documental.

Francisco Lopes, Sócio Diretor da Soluarq

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

29


to Go e Sit


MOMENTO ABEINFO ABEINFO e ABNT definem parceria estratégica Lazari se reuniu com representantes da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas para definir estratégias de divulgação das normas ABNT e ISO aplicáveis à gestão de documentos e informações.

No último dia 20 de julho, a diretoria da ABEINFO, representada pelo seu presidente José Guilherme J. D. de Souza e com a participação dos diretores executivos Walter Koch, Wilton Tamane e José Roberto

Nessa reunião virtual, também foi tratada a questão da normatização do Decreto 10.278 de 2020 que regulamenta o disposto no inciso X do caput do art. 3o. da Lei no. 13.874 de 2019 e no artigo 2o. da Lei 12.682 de 2012, para estabelecer a técnica e os requisitos para

a digitalização de documentos públicos ou privados, a fim de que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais dos documentos originais. ABEINFO e ABNT definirão um plano em conjunto para sugerir que a normatização do Decreto 10.278, no que se refere aos requisitos técnicos, contemple todos os aspectos de segurança, interoperabilidade, preservação digital, auditoria, qualidade da imagem, entre outros requisitos técnicos. Para mais informações e colaboração, favor enviar email para presidencia@ abeinfobrasil.com.br

CONHEÇA NOSSOS ASSOCIADOS

www.3adigitall.com.br

www.accesscorp.com.br

www.agmlogistica.com.br

www.armazemdedados.com.br

www.arktec.com.br

www.automate.com.br

www.cassdoc.com.br/

www.centralinf.com.br/

www.dantek.com.br/

www.domore.com.br

www.easydrive.com.br

www.guardwell.com.br

www.hdbsystems.com.br

www.ibsdocs.com.br

www.ltigroup.com.br

www.metrofile.com.br

https://mostqi.com.br

www.mycroarq.com.br/

www.navisystem.com.br

www.osas.com.br

www.paarquivos.com.br

http://www.prtidigital.com.br/

www.rnp.br

www.rrdoc.com.br

www.scansystem.com.br

www.sicolos.com.br

www.soluarq.com.br/

www.tecmach.com.br

www.temposolucoes.com.br

www.validcertificadora.com.br

www.workprint.com.br

Associe sua empresa Conheça os benefícios: www.abeinfobrasil.com.br

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

31


Pesquisa ABEINFO

tiveram o faturam


PESQUISA ABEINFO

O: 72% das empresas

mento afetado Por Jean Pierre Garnier Embora ainda estejamos vivendo um cenário em constante mudança, a pesquisa ABEINFO avalia o grau e os efeitos devido da pandemia, e o que esperar na performance empresarial em um ano

com mais de 100 empresas do setor de tecnologia, a retomada após a quarentena pode não ser tão rápida, se adaptar e tomar alternativas para manter o faturamento são medidas mais que necessárias.

Com a Covid-19 tivemos uma mudança no comportamento Reinvenção para o mercado da economia e no ambiente dos negócios. Segundo a pes- Conforme o levantamento feiquisa realizada pela ABEINFO to no início de julho, 73% dos

entrevistados afirmaram que tiveram ou ainda terão que se reinventar. Em relação à maneira de como se comportar a partir de agora, 72% irão lançar produtos ou atuar em novas linhas para atender a esse mercado. Em relação ao faturamento, numa previsão para os próximos 12 meses, um pouco mais de 7 em cada 10 re-

Irão lançar produtos ou atuar em novas linhas para atender o mercado

72%

73%

afirmaram que tiveram ou ainda terão que se reinventar

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

33


to Go e Sit


PESQUISA ABEINFO

A crise também comprometeu a relação com os clientes na hora de tentar driblar ainda mais as dificuldades

16,3% acenaram com novas oportunidades de negócios.

16,3%

acenaram com novas oportunidades de negócios

35%

40%

renegociaram condições de pagamento

suspenderam temporariamente projetos em andamento

velaram que será negativo: 57% acredita em redução de até metade da receita. Para outros 15%, esse impacto poderá ser ainda maior. Mudanças remotas Entre as medidas tomadas pelas indústrias em relação aos empregados, 80% adotaram o home-office, tanto parcial quanto total. Ainda sobre os funcionários, 53,8% mantiveram o quadro atual, contra 33,7% que precisaram reduzir.

A crise também comprometeu a relação com os clientes. Para tentar driblar ainda mais as dificuldades 40% renegociaram condições de pagamento enquanto que 35% tiveram suspenderam temporariamente projetos em andamento. Já

80%

Sobre aos investimentos, 31% aumentarão ou manterão o planejado para este ano e 44% ainda não decidiram. Com relação ao seu otimismo, 68% sabem que o mercado brasileiro foi muito afetado, mas estão confiantes e que em breve novas oportunidades irão surgir. Sobre a ABEINFO, para 73% dos entrevistados, a Associação pode ser um canal de aproximação de empresas fornecedoras e usuários, representar de forma significativa nosso segmento junto aos órgãos públicos, e colaborar mais decisivamente com a capacitação de profissionais. ⬛

adotaram o home-office, tanto parcial quanto total

Metade das respostas reconhece a necessidade de reciclar algumas metodologias e irão investir em cursos e treinamentos em breve.

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

35


Mudança de papéis na rotina empresarial Um fato corriqueiro em diversas empresas no mundo, como procurar um simples documento impresso armazenado no meio de dezenas de pastas, gavetas ou armários, pode facilmente gastar várias horas de produtividade, além de ocupar um espaço totalmente desnecessário, resultando em desperdício de tempo e dinheiro. Que atire a primeira bolinha de papel quem nunca se pegou localizando contratos, registros ou certidões que insistem em ficar na parte inferior da pilha!

Por Jean Pierre Garnier

C

om o foco em reduzir toda burocracia que gera uma papelada, tornar a organização sustentável e modernizar o ambiente de trabalho, o Paperless – sem papel inglês - está fazendo escritórios e residências a migrarem do físico para digital. O momento atual acelerou esse processo de transformação. Empresas estudam disponibilizar menos espaço físico no ambiente corporativo, a população sofre o temor de contaminação


PAPERLESS

por qualquer objeto, inclusive por calhamaços de papel. “A diminuição da circulação de papel também foi analisada como um fator de diminuição da possível circulação do vírus. Esta jornada vai exigir cuidados adicionais com a segurança da informação e com a robustez da infraestrutura, pois serão muitos acessos adicionais e grande parte de fora da instituição”, analisa o Diretor Executivo da Unidade de Saúde da Digisystem, Mendel Sanger.

sas ainda não está totalmente preparada. Principalmente por não possuir componentes cruciais, como sistema de gerenciamento nas nuvens, scanners e uma equipe treinada para executar tarefas eletronicamente. “A jornada de adoção de novas tecnologias é longa, pois além do investimento na aquisição das tecnologias, exige a revisão dos processos de trabalho e a capacitação dos colaboradores.

Neste sentido, as instituições Mendel Sanger, Diretor Executivo devem se preparar para utilizar da Unidade de Saúde da Digisystem Mas ficar sem papel não é uma de forma eficiente estas inovatemos muitas alternativas para decisão a ser tomada da noite ções”, acrescenta Mendel. que ele exista de forma indepara o dia: boa parte das emprependente e única. A informações A natureza agradece hoje podem ser disponibilizadas, Entre vantagens, o paperless por sites através da internet, por aumenta a produtividade de WhatsApp, por SMS, por e-mail” funcionários, reduz o consumo enumera Mendel. de pacotes de papel e a neces“Estima-se que cada brasileiro sidade de espaço, seja em salas consome, em média, meia árvoou depósitos. re por ano com o uso de papéis.

Ricardo Monteiro, diretor da ScanSystem.

www.informationmanagement.com.br

É o equivalente a 44 quilos de E é lógico: transforma a organizafolhas A4. ção em um ambiente mais saudável e abre a possibilidade de No total, esse número represenreciclar tudo o seria jogado fora. ta um consumo de 9 bilhões e 200 milhões de quilos, anual“A questão ecológica sem dú- mente. É possível reduzir esse vida é muito importante, mas número drasticamente, adogrande questão é a facilidade tando a digitalização.”, finaliza e disponibilidade de acesso. No Ricardo Monteiro, diretor da caso do ambiente PAPERLESS, ScanSystem. ⬛

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

37


to Go e Sit


COVID

A TECNOLOGIA NO MUNDO PÓS

CORONAVÍRUS A Covid19 trouxe um grande nível de instabilidade para toda a humanidade, acelerando procedimentos à medida que a doença se alastra. Em março, a canção “As the end of the world as we know as, and I feel fine” (“é o fim do mundo como nós o conhecemos...”) lançada em 1987 pela banda americana REM voltou às paradas exatamente por reforçar a opinião de muitos especialistas sobre a expectativa e o atual estado das coisas. Por Jean Pierre Garnier

M

uitas dúvidas, poucas certezas e como em todas as crises, oportunidades surgem. “Impossível passar ileso por essa pandemia, mesmos para nós que já nascemos digitais, sentimos de várias formas”, afirma Claudio Teixeira, Founder Partner da BBA Technologies. “É cômico imaginar que foi necessária uma pandemia para acelerar a transformação digital das empresas. Tenha a certeza de que não tem mais volta!”, completa.

www.informationmanagement.com.br

É inegável que algumas rotinas serão alteradas e vamos perceber que não precisávamos fazer certas coisas como nós fazíamos. ”Isso nos permitirá reestruturar as nossas prioridades. Se funcionar o online, porque vou querer ter o gasto com o presencial?” afirma Fabio de Oliveira, Gerente de Produto e Especialista no mercado Chinês.

mas quais serão os impactos nas relações de trabalho, reuniões, escolas e o entretenimento e quais alterações ficarão no nosso cotidiano após o seu fim? Mais interfaces e interações sem contato

O vírus fez com que as pessoas adaptassem, isoladamente em Provavelmente algumas dessas casa, boa parte de suas rotinas somudanças sejam permanentes, ciais, enquanto que empresas e

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

39


A TECNOLOGIA NO MUNDO PÓS

CORONAVÍRUS A Covid19 trouxe um grande nível de instabilidade para toda a humanidade, acelerando procedimentos à medida que a doença se alastra. Em março, a canção “As the end of the world as we know as, and I feel fine” (“é o fim do mundo como nós o conhecemos...”) lançada em 1987 pela banda americana REM voltou às paradas exatamente por reforçar a opinião de muitos especialistas sobre a expectativa e o atual estado das coisas.

Por Jean Pierre Garnier

M

uitas dúvidas, poucas certezas e como em todas as crises, oportunidades surgem. “Impossível passar ileso por essa pandemia, mesmos para nós que já nascemos digitais, sentimos de várias formas”, afirma Claudio Teixeira, Founder Partner da BBA Technologies. “É cômico imaginar que foi necessária uma pandemia para acelerar a transformação digital das empresas. Tenha a certeza de que não tem mais volta!”, completa.

É inegável que algumas rotinas serão alteradas e vamos perceber que não precisávamos fazer certas coisas como nós fazíamos. ”Isso nos permitirá reestruturar as nossas prioridades. Se funcionar o online, porque vou querer ter o gasto com o presencial?” afirma Fabio de Oliveira, Gerente de Produto e Especialista no mercado Chinês.

to Go e Sit

mas quais serão os impactos nas relações de trabalho, reuniões, escolas e o entretenimento e quais alterações ficarão no nosso cotidiano após o seu fim? Mais interfaces e interações sem contato

O vírus fez com que as pessoas adaptassem, isoladamente em Provavelmente algumas dessas casa, boa parte de suas rotinas mudanças sejam permanentes, sociais, enquanto que empresas e


COVID

escolas adotaram processos e tec- sencial - . “Há atividades que necessinologias para manter seus compro- tam ainda do contato “olho no olho” missos e negócios normalmente. e o modelo presencial revela-se mais aderente”, completa Vinicius. Equipes se conectaram às telas mútuas, enquanto que mesas de A transição da educação para o refeições foram transformadas em digital sempre foi um grande desaestações móveis. A aplicação de fio, mesmo escolas e universidades opções remotas de trabalho aos aperfeiçoando a maneira de oferefuncionários ajudará às empresas cer conteúdo de forma remota há a economizar custos no desloca- anos. “Com a pandemia, tivemos a mento e na infraestrutura. prova de que já podemos realizar a maioria das atividades e ter acesso ao aprendizado contínuo de qualquer lugar, a qualquer hora, com todas as conexões possíveis, mesmo com a desigualdade existente no Brasil” lembra Vinicius.

des anunciantes, aumentando a possibilidades para músicos e artistas sem a necessidade de uma complexa estrutura de shows. Elas chamaram atenção e conquistaram o público e também abrem o caminho para o crescimento de outras tecnologias, algumas até um pouco esquecidas, como os óculos de VR.

Entretenimento: streaming e lives ganham mais espaço Congressos, conferências, eventos, produção visual e até a Olimpíada Claudio Teixeira, Founder Partner foram adiados. Forçaram entidades da BBA Technologies a pensarem fora da caixa e fornecer “O trabalho no pós-pandemia alternativas convincentes e com inagregará muito desse modelo que teresse na segurança pública. está sendo adotado em caráter de emergência, e que se revelou uma Mesmo antes do impacto, o mernova forma de se trabalhar com cado de streaming de vídeos já era resultados positivos”, lembra o realidade. “Disney, Amazon, NeSuperintendente de Recursos Hu- tflix, Apple e Globo investem em manos do Centro de Integração conteúdo cada vez mais. Além da Empresa-Escola - CIEE, Vinicius melhoria na variedade de opções e qualidade, o aumento do consumo Francisco dos Santos. pode gerar um modelo gratuito O profissional destaca que dentre es- com publicidade, como é a televises ajustes estão a avaliação do tra- são hoje em dia”, analisa Fábio.

Fabio Oliveira, Gerente de Produtos e Especialista no Mercado Chinês.

“Eu acredito muito em realidade aumentada, é uma tecnologia que está caminhando rápido, tem muitas aplicações, porém ainda requer muito hardware e banda, vai ter ainda o seu momento”, lembra Claudio. Reinvenção digital de serviços e internet mais rápida

balho realizado nesse período, além Google, Microsoft e outras empreda possível adoção de um modelo As lives se apresentaram como sas de tecnologia estão implemenmisto - parte home-office, parte pre- tendência concreta, atraindo gran- tando ferramentas ou mesmo es-

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

41


ABBYY Digital Intelligence

POTENCIALIZE OS PROCESSOS INTELIGENTES DO SEU NEGÓCIO CONTENT INTELLIGENCE Advanced OCR Intelligence Document Processing (IDP) AI/ML NLP Classification Extraction / Validation

PROCESS INTELLIGENCE Process Mining & Discovery Process Analytics Real-time Monitoring Human Workflow Predictive Analytics

to Go e Sit

www.PRTiDIGITAL.com.br


COVID

tendendo limites de seus planos, como o Zoom, que foi utilizado por milhares de hospitais para consultas online. A tecnologia já se reinventou uma série vezes, fez convergência com outras indústrias para criação de novos conceitos, como o delivery. O modelo, que surgiu como opção de comodidade e praticidade, já tinha uma demanda crescente e agora, comprar com poucos cliques, reforçou ainda mais o significado de segurança para o consumidor. “Quem não havia experimentado a compra em supermercados por internet, com a pandemia, passou a realizar e gostou. Abriu uma oportunidade para que novos negócios migrem para o modelo de delivery, agregando mais custo x benefício para quem vende e para o consumidor final”, acrescenta Vinicius. É importante lembrar que praticamente tudo o que foi mencionado até aqui depende de uma internet

www.informationmanagement.com.br

acessível, de alta velocidade, estável e que chegue a todos os cantos do país. Embora o 5G só chegue ao Brasil no fim de 2021, a sua adoção continuará sendo um desafio, o que poderá aumentar o custo de dispositivos e o plano de dados.

seguem ter os recursos necessários para continuar seus estudos, como um computador, internet e muitas vezes um espaço adequado em casa, outros vivem uma realidade completamente distinta.

“Os problemas em torno da educação já deveriam ter sido olhados anteriormente. Mas talvez essa primeira vivência de pandemia ressalte o quanto o país se encontra frágil para um combate tão grande, e seja o estopim para que as escolas sejam olhadas de outra Essa dificuldade ao acesso marca forma”, completa Nathália. e divide a educação e a sociedade brasileira. “Hoje, com o momento É bom lembrarmos que qualquer de pandemia que estamos vivendo, análise pode ser significativamente a desigualdade ficou ainda mais diferente, dependendo da extensão latente”, afirma Nathalia Pontes, da crise. Mas com o impacto geral, Coordenadora de Pesquisa e Desen- em todos os segmentos, indústrias volvimento da PlayKids. e países, o consenso é de que nada será como antes. O momento é Uma recente pesquisa da TIC Kids de visualizar, planejar e agir para Online Brasil apontou que 1,4 mi- atender a cada nicho distinto e a lhão de crianças e adolescentes tecnologia desempenhará ineganunca acessaram à Internet. Ou velmente um papel fundamental seja, enquanto alguns alunos con- em todos os cenários. ⬛ “Precisamos do investimento em infraestrutura! Mais acesso e tráfego exigem expansão da malha que temos hoje, aumentar a velocidade e o consumo de dados”, completa Fábio.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

43


to Go e Sit


LGPD

Lei Geral de Proteção de Dados: porque isso altera a vida de todos? Por Jean Pierre Garnier

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, ou LGPD, é a normatização brasileira elaborada para proteger os consumidores contra a má administração de sua privacidade e o controle com o qual suas informações são compartilhadas ou vendidas. Entraria em vigor em agosto de 2020, mas devido à pandemia foi adiada para agosto de 2021.

www.informationmanagement.com.br

Mesmo apresentando algumas diferenças (como multas acentuadas, foco ou a maneira como organizações lucram com a divulgação), o padrão regulatório brasileiro estabelece conexão com a europeia GDPR (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados) e a norte-americana CCPA (Lei de Privacidade do Consumidor da

Califórnia), e basicamente todas dão aos consumidores o direito de solicitar que suas informações permaneçam privadas. “O Brasil está iniciando a criação de uma cultura de proteção de dados e ainda existe um longo caminho para termos uma maturidade próxima aos países da

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

45


to Go e Sit


LGPD

instituição seja capaz de identificar quais processos serão afetados, bem como se a finalidade do negócio tem relação com o tratamento de dados pessoais” afirma Wagner Hiendlmayer, Diretor de infraestrutura e Cyber Risk da Digisystem, Wagner Hiendlmayer

Carina Hernandes - Consultora de proteção de dados e segurança da informação na Logicalis

União Europeia, que discutem esses conceitos há mais de quarenta anos” lembra Carina Hernandes, consultora de proteção de dados e segurança da informação na Logicalis. “O brasileiro é mais aberto sobre suas informações ao contrário dos europeus, que possuem uma visão mais crítica sobre sua privacidade”, completa. “Ela impactará, em menor ou maior grau, todos os setores produtivos da economia que fazem uso de dados pessoais”, afirma Carina. Para a profissional, os segmentos de serviços ao consumidor, educação e saúde terão um grande desafio, e, portanto, necessitam de uma atenção ainda mais rigorosa.

Para o público, até agora pou- Se a lei colabora com direitos em co interesse controle e escolhas, ela também obriga empresas a buscarem soSe por um lado os levantamen- luções pelo gerenciamento de tos do mercado indicaram que dados e o risco de penalizações 85% das empresas não estão severas aos que não estão em preparadas para a lei, por outro, conformidade. a população, em sua maioria, não faz muito ideia do que é a LGPD, O foco não é apenas os dados como uma pesquisa recente do dos seus clientes, mas também Serasa Experian mostrou. dos próprios colaboradores. Ou seja, o processo de adequação e Somados, 75% dos brasileiros conformidade alcançará a todos conhecem pouco ou desconhe- e é essencial à manutenção de cem totalmente a nova lei. Para liberdades individuais. ⬛ Carina Hernandes e Wagner Hiendlmayer, um conselho geral é ter mais cautela com as informações pessoais. No mundo virtual, ler os avisos de privacidade que indicam como serão tratadas as nossas informações, com quem e qual o intuito caso elas sejam compartilhadas. E estar atentos ao fato de que não existem acessos ou aplicativos grátis.

E como o empresário pode entender o que é necessário fazer? “Se não estamos pagando por “O primeiro passo é entender esses acessos ou aplicativos, esa abrangência da lei para que a tamos fornecendo dados em tro-

www.informationmanagement.com.br

ca. Se não forem dados pessoais, serão hábitos de consumo”, lembra Wagner. “Um bom exercício para ter dimensão do uso das nossas informações é buscar os seus dados disponíveis na internet e entender como empresas usam isso”, finaliza Carina.

Wagner Hiendlmayer - Diretor de infraestrutura e Cyber Risk da Digisystem

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

47


to Go e Sit


ARTIGO

Proveniência de Dados Seguros: pontos a considerar sobre a pesquisa da universidade Harvard ( EUA) Segundo a revista Galileu 1. A pesquisa, que foi liderada por cientistas da Universidade Harvard, nos Estados Unidos, analisou dados de quase 100 mil pessoas que testaram positivo para o novo corona vírus e concluiu que os medicamentos: cloroquina e hidroxicloroquina não são eficazes para o tratamento da Covid-19 e que, inclusive, aumentam o risco de morte.

Por Claudia Chamas Mestre em Ciência e tecnologia nuclear (IPEN/ USP) foco na governança de dados científicos. Analista de negócios orientado a dados. Responsável pela condução de projetos e programas de gerenciamento de dados, informações e conhecimento.

www.informationmanagement.com.br

2. A Organização Mundial da Saúde (OMS) anuncia a interrupção de um estudo que investigava a eficácia da cloroquina e hidroxicloroquina contra a doença. 3. A empresa Surgisphere, que forneceu dados para o estudo publicado no Lancet, foi questionada por pesquisadores que não participaram do estudo de Harvard.

4. O questionamento chamou atenção dos editores do próprio The Lancet, que publicaram um comunicado na quarta-feira (3) dizendo que o estudo seria reavaliado 5. “Uma auditoria independente da proveniência e validade dos dados foi encomendada por autores não afiliados à Surgisphere e está em andamento 6. New England Journal of Medicine, outro respeitado periódico científico, publicou um posicionamento manifestando preocupação por também ter divulgado um estudo baseado em dados da Surgisphere: O artigo, publicado em 1º de maio, relata que o uso de certos medicamentos para pressão arterial, incluindo inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), não aumenta o risco de morte entre pacientes com Covid-19, como sugeriram alguns pesquisadores.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

49


to Go e Sit


ARTIGO

7. A Surgisphere, no entanto, se negou a abrir os dados para a respectivas auditorias solicitadas pelo The Lancet e pelo New England Journal of Medicine. 8. Nossos revisores nos informaram que a Surgisphere não transferiria o conjunto de dados completo, os contratos dos clientes e o relatório de auditoria completo para análise, pois tal transferência violaria os requisitos de confidencialidade”, escreveram os autores da pesquisa do The Lancet em uma retratação publicada nesta quinta-feira

3. O médico Sapan Desai, fundador da Surgisphere, é um dos autores do estudo da Lancet. Alega-se que, além de Desai, os demais autores não sabiam sobre os dados que haviam sido usados na pesquisa. 4. Não é a primeira vez que o Lancet retira um estudo publicado. Há 20 anos, o periódico publicou uma pesquisa que associava erroneamente o autismo à vacina tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo), posteriormente cancelada. Mesmo infundada, repercute até hoje nos movimentos antivacina.

“incerteza”, disse Sapan Desai, chefe da Surgisphere, à AFP em 29 de maio. 6. O especialista francês, o professor Gilbert Deray, vê na publicação desses avisos pela “The Lancet” e NEJM como um sinal de que os dois estudos estão “em processo de retração”. Segundo ele, esse repúdio seria “um desastre”, pois esses periódicos são “referências”. 7. “Esses erros ilustram que o tempo científico deve ser desconectado do da mídia. A urgência da pandemia não justifica estudos ruins”, afirmou ele no Twitter.

Revista Isto é Dinheiro 9. Com base nesse desenvolvimento, não podemos mais garantir a veracidade das fontes de dados primárias. 10. A OMS resolveu autorizar a retomada dos estudos com a cloroquina e a hidroxicloroquina. “O Comitê de Segurança e Monitoramento de Dados continuará monitorando de perto a segurança de todas as terapias sendo testadas no Estudo Solidariedade” Segundo EnfoqueMs 1. Críticos do estudo sinalizaram anomalias nas pesquisas, como descobertas não plausíveis que deveriam ter sido detectadas durante o processo de revisão de pares, como a inclusão do registro de um grande número de casos da covid-19 mesmo antes da pandemia, inclusive na África, segundo o New York Times. 2. Muitos cientistas duvidaram que esse gigantesco banco de dados, oferecidos pela empresa, pudesse existir, e que a coleta de dados em vários continentes não poderia ter sido realizada tão rapidamente, ainda de acordo com a publicação.

www.informationmanagement.com.br

Revista The Guardian 1. O artigo declara: “expression of concern” (“expressão de preocupação”), uma declaração formal usada por periódicos científicos para indicar que um estudo é potencialmente problemático. 2. Teve um impacto mundial e grandes repercussões, pressionando a Organização Mundial da Saúde (OMS) a suspender os ensaios clínicos com hidroxicloroquina contra a COVID-19. Da mesma forma, a França decidiu proibir esse tratamento. 3. Dezenas de cientistas em todo mundo observaram que uma análise minuciosa do estudo da Lancet levanta “preocupações metodológicas e sobre a integridade dos dados”. 4. Elaboraram uma longa lista de pontos problemáticos, desde inconsistências nas doses administradas em certos países até questões éticas sobre a coleta de informações, incluindo a recusa dos autores a darem acesso a dados brutos. 5. “Estamos orgulhosos de contribuir sobre a COVID-19” neste período de

1. Uma investigação do Guardian pode revelar que a empresa norte-americana Surgisphere, cujos funcionários parecem incluir um escritor de ficção científica e um modelo de conteúdo adulto, forneceu dados para vários estudos sobre o Covid-19, em coautoria de seu diretor executivo, mas até o momento, não conseguiu explicar adequadamente seus dados ou metodologia. 2. Duas das principais revistas médicas do mundo - o Lancet e o New England Journal of Medicine - publicaram estudos com base nos dados do Surgisphere. Os estudos foram co-criados pelo diretor executivo da empresa, Sapan Desai. 3. Uma pesquisa de material disponível ao público sugere que vários funcionários do Surgisphere têm poucos ou nenhum dado ou formação científica. Um funcionário listado como editor de ciência parece ser um autor de ficção científica e artista de fantasia cujo perfil profissional sugere que escrever é seu trabalho em período integral. Outro funcionário listado como executivo de marketing é um modelo adulto e

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

51


to Go e Sit


ARTIGO

hostess de eventos, que também atua em vídeos para organizações. 4. Desai foi nomeado em três processos por negligência médica, não relacionados ao banco de dados do Surgisphere. 5. O estudo Lancet, que listou Desai como um dos coautores, afirmou ter analisado os dados do Surgisphere coletados de quase 96.000 pacientes com Covid-19, admitidos em 671 hospitais em seu banco de dados de 1.200 hospitais em todo o mundo, que receberam hidroxicloroquina isoladamente ou em combinação com antibióticos. 6. O Dr. James Todaro, que dirige o Medicine Uncensored, um site que publica os resultados dos estudos com hidroxicloroquina, disse: “A Surgisphere surgiu do nada para conduzir talvez o estudo global mais influente nessa pandemia em questão de poucas semanas e complementa: “Não faz sentido”, disse ele. “Isso exigiria muito mais pesquisadores do que afirma ter para que esse expediente e [tamanho] de estudo multinacional sejam possíveis”. 7. Nenhuma das informações do banco de dados de Desai foi divulgada publicamente, incluindo os nomes de qualquer um dos hospitais, apesar do Lancet estar entre os muitos signatários de uma declaração sobre compartilhamento de dados para os estudos Covid-19 . O estudo Lancet agora é disputado por 120 médicos . 8. “Os privilégios clínicos do Dr. Desai com o NCH não foram suspensos, revogados ou limitados pelo NCH”, disse uma porta-voz. O hospital se recusou a comentar os processos por negligência.

www.informationmanagement.com.br

9. A página agora excluída de Wikipedia de Desai disse que ele possuía doutorado em Direito e doutorado em anatomia e biologia celular, além de suas qualificações médicas. Uma biografia de Desai em um folheto para uma conferência médica internacional diz que ele ocupou vários cargos de liderança médica na prática clínica 10. Hoje, o professor Peter Horby, professor de doenças infecciosas emergentes e saúde global do Departamento de Medicina de Nuffield, Universidade de Oxford, disse: “Congratulo-me com a declaração do Lancet, que segue uma declaração semelhante do NEJM sobre um estudo do mesmo grupo. sobre drogas cardiovasculares e COVID-19. Proveniência de dados é bem compreendida no contexto das bibliotecas digitais como um processo de documentação do ciclo de vida dos dados, o principal fundamento da proveniência é recolher indícios quanto ao tempo, lugar e se for o caso, pessoa responsável pela criação, produção, descoberta ou inserção do dado, faz referencia a origem do dado e está voltada ao processo de investigação, armazenamento da origem dos dados, bem como a sua movimentação no banco de dados. Entre os estudos sobre proveniência de dados propõe-se a utilização de um processo que faça o mapeamento do fluxo de trabalho ou workflow, uma especificação das partes envolvidas, contando com um esforço coletivo para manter a proveniência de forma explícita, este é um trabalho fundamental justamente porque, a meu ver, todo o trabalho de análise de dados ao qual tantas empresas se dedicam atualmente, fica perdido.

Confusões a parte sobre todas as informações que tivemos com relação a medicação correta ou não a ser utilizada no combate a pandemia de COVID-19, entre outras informações no mínimo contraditórias, perdidas e por vezes equivocadas, buscar fontes cientificas seria a nossa “ tábua de salvação”, então o que pensar quando revistas renomadas envolvidas com universidade igualmente de renome, fazem estas colocações? Mais atenção a Proveniência de dados. Referências bibliográficas: Homepage: Revista Galileu https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2020/06/entenda-retratacao-de-estudo-sobre-cloroquina-e-hidroxicloroquina.html

Homepage: The Guardian https://www.theguardian.com/ world/2020/jun/03/covid-19-surgisphere-who-world-health-organization-hydroxychloroquine

Homepage: EnfoqueMS https://www.enfoquems.com.br/noticias/dois-estudos-sobre-cloroquina-foram-anulados-entenda-por-que

Homepage: Isto é Dinheiro https://www.istoedinheiro.com.br/hidroxicloroquina-the-lancet-se-distancia-de-estudo-controverso/ ALMEIDA, Fernanda Nascimento. Descrição da proveniência de dados para extração de conhecimento em sistemas de informação de hemoterapia. 2012. Tese (Doutorado em Bioinformática) - Bioinformática, University of São Paulo, São Paulo, 2012. doi:10.11606/T.95.2012.tde04092012-134137. Acesso em: 2020-06-18.

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

53


to Go e Sit


ARTIGO

Dados e o impacto como estratégia e tomada de decisão alcançamos uma resposta mais concreta, criando com isso, a solução de um problema.

Por Clarissa Padovani Bibliotecária e gestora de informação e documentação - Códice Consultoria

Sabemos que o uso de dados para a construção e análise das informações é significativo para as tomadas de decisão e planejamento estratégico de uma empresa. Compreender sua persona, bem como o comportamento humano para aliar o objetivo da empresa é possível através de estudos UX. A informação é relevante para a instituição quando é bem tratada, ou seja, seus metadados são catalogados e classificados corretamente, possibilitando eficácia ao recuperar esse dado. De maneira inovadora, a Códice tem projetos com as empresas parceiras Compendium, Sintrópika e MTBr, trazendo a proposta de entender e auxiliar para que as instituições consigam resultados eficazes, a partir da projeção de dados utilizados no passado, gerando o impacto positivo que se pretende atingir. Devemos lembrar que dados transformam-se em informação quando

www.informationmanagement.com.br

Para avaliar e entender o cenário atual de qualquer instituição é necessário criar perguntas objetivas e, também, hipóteses a fim de construir as diversas possibilidades que um determinado assunto pode atingir. Compreender a mente, analisando respostas através dos dados gerados será crucial para essa etapa do trabalho. De que forma posso conseguir esses dados? Como elaborar perguntas assertivas que tragam respostas reais? Esse é um dos desafios. Transformar dados em conhecimento é a parte sequencial que envolve processos complexos, dentre eles: estruturação de base de dados, mapeamento, coleta e integração de dados, machine learning, uso de data science, vocabulários controlados, dentre outros serviços que caracterizarão um modelo assertivo para aquele produto elaborado e customizado, de acordo com o perfil institucional e análise comportamental do mercado. De certa forma, analisar dados possibilita que a dor de uma empresa seja sanada. Mas somente análises e resultados serão melhores aproveitados se a equipe estiver engajada com o propósito. Após a conclusão das análises, trabalhamos com o monitoramento dessas informações, atendendo equipes com treinamentos focados de acordo com o objetivo institucional, além das mentorias para a compreensão da data Science, assessoria estratégica para interpretação dos dados, dentre outros. Estudar, entender e sequenciar, de forma estruturada, tanto solução e equipe é o

diferencial da nossa proposta. Para cada instituição, oferecemos alguns produtos que vão de encontro ao plano tracejado pela empresa, tais como: Projetos “sob demanda” que define escopo e hipóteses a serem implementadas, design e desenvolvimento das soluções sob medida, implementação e acompanhamento “Inteligência terceirizada” estabelece os desafios e os campo de atuação do projeto, desenvolvimento contínuo de experimentos, análises e acompanhamento de indicadores, criação das competências internas dentro do cliente Criação de Data Lab que determina a estrutura, escopo de atuação e objetivos da área, apoio em recrutamento e capacitação, assessoria e mentoria da equipe. Bases integradas prontas para usar com integração, limpeza e disponibilização de dados públicos de múltiplas fontes para geração de indicadores de impacto e projetos de inteligência. Formação “Dados para impacto”, um curso estruturado em formato aberto ou customizado para gestores e tomadores de decisão na área de impacto social e sustentabilidade. Gostaria de entender um pouco sobre esse processo? Quer melhorar e dar o impulso na sua empresa e, com isso, alcançar o resultado positivo? Quer utilizar os dados a seu favor? Entender como isso pode impactar o seu negócio? Para maiores informações, entre em contato através de clarissa@codiceconsultoria.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

55


to Go e Sit


ARTIGO

Prescrição eletrônica para telesaúde O Covid-19 fez com que saíssemos das ruas em busca de um bem maior. Fez com que nós nos confinássemos para trabalhar e conviver com nossos pares distantes socialmente e próximos via Internet. Mudamos nossos hábitos com um objetivo primal: a sobrevivência. Uma mudança brusca para uma sociedade que apequenou as distâncias e que, mesmo reclusa, não poderia perder suas facilidades e proximidades.

Por Marcos Raul de Oliveira Psicólogo CRP 06/154.661, fundador do psico.online, no papel de líder de marketing da Valid Certificadora Digital e adepto a telesaúde e as soluções que integrem de maneira segura tecnologia, pessoas e saúde mental.

www.informationmanagement.com.br

digital finalmente chegou com um salto de uso da rede. Quem nunca pensou em atender online procurou soluções para levar sua mensagem profissional e pessoal via texto, voz, videochamada seja no modelo síncrono ou assíncrono.

A tecnologia e a Internet mostraram para que vieram: potencializar.

Lives com direito a horário nobre, EAD, virtual meeting, PDFs, eBOOKs viraram palavras comuns para quase toda a parcela da população com acesso à rede. Trouxeram à tona discussões sobre a inclusão digital e necessidades para equalizar ainda mais extremos.

A comunicação melhorou (claro, com alguma confusão, ora não somos perfeitos) e a tão falada transformação

Os Instant Messengers (mensageiros instantâneos) brilharam, as salas de bate-papo ressurgiram – agora em

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

57


Otimize seus dados, trate suas fontes informacionais. Este é momento de olharmos para o outro e para o mundo, Informação é tudo!!!

nós só temos esta casa. 90% dos dados que há no mundo hoje foram criados nos últimos dois anos e agora, a cada dois anos, o mundo dobra a taxa em que os dados são produzidos. Um estudo da Business Software Alliance (BSA), diz que 2,5 quintilhões de bytes são criados todos os dias. Consulte-nos e veja como podemos ajudar www.cassdoc.com.br

to Go e Sit


ARTIGO

vídeo - para reuniões profissionais, familiares e de amigos. Vi até festas de aniversário com broadcast para toda a família – do outro lado do mundo, claro, aqui na minha sala.

dos, assinatura eletrônica ou digital, protocolos de segurança (https), criptografia com uma sopa de letrinhas técnicas que buscam garantir a idoneidade e a identificação de pessoas, instituições ou objetos.

Quem nunca tinha ouvido falar ou utilizado Skype, Messenger, Teams, Zoom, Whereby agora transformou-se em especialista: precisamos nos comunicar!

Para profissionais da saúde, documentos importantes que precisam de comprovação tornaram-se essenciais e, eletrônicos.

Na área de saúde então, na linha de frente, a comunicação é essencial.

Imagine então a seguinte situação, que é muito real e possível:

Pesquisadores de todo o mundo unidos pela sobrevivência trocam informações e a Internet volta para a sua gênese: compartilhar conhecimento. Os olhos se voltam para um tal de novo normal.

Você, durante a pandemia e a quarentena começa a perceber crises de ansiedade e um processo de angústia devido a toda essa situação.

A voz de todos unida para trocar informações, também gera ruído. Todos, em sua própria escala de grandeza, aprenderam um pouco mais a pesquisar conteúdos, a manusear melhor seus apps e também depararam-se com o lado ruim de toda essa mudança: fakenews, informações contraditórias, casos de todos os tipos de desencontros e desinformação vieram no pacote. Afinal, a democratização da Internet dá voz a todos: dos profissionais bem capacitados àqueles menos capacitados e aos bem e mal-intencionados. Como então solucionar essa confusão? Voltamos os olhos para a privacidade, para identificação e para autenticação. Centenas de senhas e soluções que vão de documentos desmaterializa-

www.informationmanagement.com.br

Em uma busca pela Internet clica em um anúncio de um https://psico.online, assiste algumas lives, ouve alguns podcasts e marca a sua sessão de terapia, começando um processo terapêutico também online. Mas será que o anúncio era mesmo de um psicólogo? Você consulta o número de registro desse psicólogo no site do Conselho de psicologia (https://e-psi.cfp.org. br/cadastro-simplificado/psicologasCadastradas) e com a certeza de se tratar de um profissional apto para atender online, começa a terapia. Seu psicólogo, que já o atende por meio de sessões de vídeo, preocupado com você, assina um encaminhamento para que você, também agende uma consulta com um psiquiatra, afinal o caso precisa de apoio medicamentoso. No encaminhamento, em PDF, esse psicólogo assina o nome completo com o

número do Conselho Regional de Psicologia em um encaminhamento específico e único para você e o seu caso. Com o arquivo eletrônico em mãos – ou melhor, no seu computador – assinado digitalmente, você marca uma sessão de telemedicina com um psiquiatra. Ao mesmo tempo, o psicólogo guarda, em seu arquivo digital de prontuário eletrônico, o histórico e o encaminhamento do seu caso. Você passa pela consulta também por videochamada, e recebe do médico psiquiatra uma prescrição eletrônica (https://receitamedica.com.vc ou https://prescricaoeletronica.cfm. org.br) assinada digitalmente e um encaminhamento de exame médico, tudo com guias online e assinadas digitalmente e que você também pode conferir a validade na rede (https:// assinaturadigital.iti.gov.br/). Envia, então, essa receita para um farmacêutico de confiança e ao laboratório, que ao recebê-la, valida que você é quem diz ser (o medicamento é controlado) e que o médico é um profissional ativo no Conselho Federal de Medicina. O farmacêutico assina a receita e preenche com seus dados para prestar contas a Anvisa sobre a venda do medicamento de receita especial, e realiza a dispensação dos seus comprimidos, enviando-o para você com segurança de que todos os envolvidos no processo são profissionais da área da saúde e que também são quem dizem ser, aptos a exercerem suas atividades. Você agenda seu exame e envia também as copias digitais para o médico

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

59


to Go e Sit

OSAS


ARTIGO

anexar ao prontuário eletrônico dele, que é ligado ao hospital e que pode manter um histórico rastreável, seguro e totalmente digital. E você, afinal, sem sair do seu sofá, garantindo o afastamento social, tem o medicamento e pode continuar com saúde mental e com um tratamento multidisciplinar com o seu médico psiquiatra e também com o seu psicólogo, online. Essa é uma situação que já é possível e permitida pela lei e pelas normas desses conselhos, do governo e com tecnologia suficiente para garantir a sua saúde. Como garantir, então, que uma pessoa é quem diz ser? Como garantir que ela é ou não médica, psicólogo, farmacêutica ou o gestor de produtos e marketing ou ainda, que o paciente é o paciente e ainda assim, emitir documentos válidos comprovadamente “autenticados” com validade legal e rastreabilidade? Mistura-se a pessoa ao seu atributo profissional e ao produto que ela oferece por meio do seu trabalho e conhecimento. Mistura-se entrega, retirada, envio, recebimento, armazenamento... Os olhos se voltam para a identificação na ponta e o Certificado Digital entra na história. A certificação digital é um processo que possibilita que pessoas, entidades e objetos sejam identificados pela Internet com garantia de identidade validada, por uma entidade perita com autonomia econômica, técnica e administrativa fiscalizada pelo Estado.

www.informationmanagement.com.br

No Brasil, esse papel é exercido pela ICP-Brasil, que é a Infraestrutura de Chaves Públicas e pelo ITI que é a autarquia chamada Instituto de Tecnologia da Informação e que fazem com que essa corrente comprobatória e de identificação se torne viável, segura e acessível pelas Autoridades Certificadoras, Autoridades de Registro, seus agentes e consumidores. Um profissional, então, que atende remotamente – por vídeo – ou como o público pesquisador gosta de chamar, mediados por TICS – Tecnologias da Informação e Comunicação, passam a ter no computador, tablet ou smartphone a sua identidade e o seu atributo. É o certificado digital e o certificado de atributo que garantem a possibilidade de assinar documentos eletrônicos com essa identidade comprovada, personalíssima. O certificado digital, identifica quem você é e o certificado de atributo, identifica quem você está: título profissional, por exemplo. E o documento emitido eletronicamente, vai com a sua assinatura digital, autorizada com seu número pessoal de identificação (PIN) ou com a sua biometria (que garante a autenticidade) e possibilita o rastreio.

Para isso, a primeira e essencial etapa é obter um certificado digital ICP-Brasil para pessoa física no modelo A3, por exemplo. Para obtê-lo, com mais comodidade, você pode adquirir um VIDaaS, um eCPF em Nuvem A3 da Valid – armazenado no smartphone e em um data center de segurança máxima. Em seguida, é necessário fazer a validação de identidade e documentos com a Autoridade Certificadora por intermédio da Autoridade de Registro, que pode ser por videoconferência, e instalar o aplicativo VIDaaS para utilizar o certificado digital e assinar os documentos. O modo “mais antigo” – lá do começo do ano - é acessar a página do Conselho de Medicina que contém os modelos de documentos – http:// prescricaoeletronica.cfm.org.br/, baixar o Adobe Acrobat Reader, baixar o VIDaaS Connect, carregar o certificado no Connect depois de ter instalado e baixado tudo.

Mas como efetivamente emitir prescrições eletrônicas remotamente?

Abrir o documento escolhido: atestado ou receituário, preencher os campos e clicar sobre o espaço reservado para assinatura digital – que não tem, neste caso, uma representação gráfica da sua assinatura manuscrita, mas que tem vínculos que podem ser identificados eletronicamente tem todos os sites que já foram apresentados neste texto.

Primeiro precisamos deixar claro que prescrição eletrônica médica, apenas médicos podem emitir, mas que todo profissional liberal, pessoa física, pode assinar documentos eletrônicos e transacionar documentos pela via digital.

Afinal, lives, anúncios, atendimentos de telesaúde mediados por tecnologias da informação e da comunicação, prescrição eletrônica, armazenamento digital, assinatura digital já são realidade e só falta você começar a utilizá-las. ⬛

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

61


to Go e Sit


ARTIGO

Pandemia e gerenciamento eletrônico de documentos e impressão supor que muitos dos procedimentos hoje adotados deverão permanecer.

Por Rodrigo Reis Diretor comercial e sócio da Reis Office

A mudança estrutural nas organizações feita a partir do uso intensivo da tecnologia para desburocratizar, agilizar processos e melhorar o desempenho para se obter resultados melhores também pode contribuir para a preservação da saúde dos funcionários, principalmente quando o novo coronavírus continua preocupando e assustando a população mundial. E, mesmo depois de a pandemia ter passado, é lícito

www.informationmanagement.com.br

O fato de essa transformação digital também afetar funções, trabalhos e serviços é justamente o que pode contribuir para o bem-estar dos colaboradores. Um dos aspectos dessa mudança é o gerenciamento eletrônico de impressão e documentos, ou seja, um meio de facilmente gerar, controlar, armazenar, compartilhar e recuperar informações existentes em documentos e outros papéis. Além de trazer ganhos para a empresa que o adota, esse serviço tem como um de seus efeitos mais imediatos evitar, ou ao menos reduzir, a remessa física de papéis importantes. Sem esse envio, retira-se das ruas uma pessoa para fazer esse serviço. No momento em que o distanciamento social é importante, a medida é significativa. Com o gerenciamento eletrônico de documentos são criados fluxos de trabalhos personalizados. Devido à menor necessi-

dade de se buscar documentos físicos, interna ou externamente, há ganho de tempo e de agilidade nos processos gerais dos departamentos. A digitalização de documentos também coloca no passado aqueles ambientes cheios de papéis empilhados, reduzindo a necessidade de aglomerar pessoas para manuseá-los. Ao mesmo tempo, soluções como o uso de impressão em nuvem promovem agilidade e ganhos no desempenho, bem como diminuem o número de impressões desnecessárias, mantêm o sigilo de documentos confidenciais e geram relatórios personalizados. Como se pode ver, a saúde da empresa também ganha com o gerenciamento digital de documentos. E o nível de segurança até aumenta, uma vez que outro aspecto do serviço é a possibilidade de se controlar as impressões, o que pode ser feito por usuário ou por departamentos. É mais um instrumento para otimizar recursos. ⬛

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

63


anúncio ANÚNCIO

to Go e Sit


ABEINFO NEWS

Valid é a primeira Autoridade Certificadora a conquistar os Certificados SSL EV e SSL CODESIGNING

Tendências de consumo mostram que as transações online estão em alta na América Latina e no Caribe

Transferência eletrônica de veículos já está sendo testada no país

No último dia 28, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI oficializou, durante uma cerimônia, o credenciamento d a Valid Certificadora como a primeira Autoridade Certificadora a conquistar os Certificados SSL EV

A Visa apresenta análise realizada pela Visa Consulting & Analytics, sua consultoria estratégica, que mostra que, quando comparado às médias de janeiro e fevereiro de 2020, o número de transações de e-commerce realizadas em maio pelos consumidores da região

Um sistema que permite a transferência eletrônica segura de veículos está sendo testado por concessionárias e revendedoras de carros de Santa Catarina. A tecnologia desenvolvida pelo Serpro para o Denatran foi um dos destaques apresentados.

A computação em nuvem é mais segura contra cibercriminosos mal-intencionados?

Brasil pode ter embarque aéreo sem uso de documentos

Aumenta o número de emissões de certificados digitais no Brasil

Rob Maynard, Global Solutions Architect da Trend Micro A computação em nuvem revolucionou o mundo da TI, tornando mais fácil para as empresas implantar infraestrutura e aplicações e fornecer seus serviços ao público.

Imagine passar por todas as etapas do embarque aéreo sem apresentar, em nenhum momento, qualquer tipo de documentação. Um sistema de reconhecimento por biometria, que valida a identidade do viajante por selfies tirados na hora.

Enquanto a pandemia de Covid-19 atinge negativamente a maioria dos setores da economia brasileira, a utilização de sistemas digitais registra aumento de usuários e a tecnologia da informação incrementa o setor menos atingido.

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

65


Business Solution ELO HR Personnel File e ELO HR Recruiting

Assuma o controle dos seus processos de RH e Recrutamento

DIGITALIZE / Pro

to Go e i St

cessos de RH

GESTÃO DE PES RECRUTAMENT SOAL O E SELEÇÃO Novas ideias par a seus processos de RH

YOUR WORK FLOWS

O

ELO HR Personnel File ajuda a criar um arquivo de pessoal digital no qual todos os documentos são reunidos e armazenados em um local central, independentemente do formato. O ELO HR Personnel File facilita a configuração de arquivos de pessoal eletrônicos e padroniza documentos, automatizando diversos processos, tudo em conformidade com a lei geral de proteção de dados. Além de permitir workflows

baseados em formulário, notifica funcionários sobre prazos e simplifica processos de aprovação, reduzindo o tempo de processamento e custos do RH. O ELO HR Recruiting otimiza os processos de recrutamento de maneira fácil e eficiente. Com um processo transparente desde a publicação de uma vaga de emprego até a contratação de um candidato, simplificando o processo de seleção. www.elo.com

Enterprise Content Management · Gerenciamento de documentos · Arquivamento · Fluxo de trabalho


ABEINFO NEWS

Mesmo durante crise, procura por imóveis em plataforma online cresce

Enel conecta mais de mil unidades por meio de um dos maiores projetos de virtualização de rede do mundo

Como as empresas podem economizar com seguro saúde?

Com a pandemia, diversos negócios foram afetados e precisaram se reinventar - entre eles, o mercado imobiliário. Ainda assim, o setor tem se fortalecido com soluções como as da RuaDois, que digitaliza a jornada completa de locação

Accenture (NYSE:ACN), Cisco (NASDAQ:CSCO) e Sirti uniram esforços com o Grupo Enel para o desenvolvimento e implementação de um dos maiores projetos de virtualização de rede de telecomunicações corporativas do mundo

Dentre os benefícios proporcionados aos colaboradores de uma empresa, certamente um dos mais valorizado é o seguro saúde. O serviço costuma ser um dos mais onerosos para as empresas, podendo chegar de 10,1% a 20% do total gasto com os colaboradores.

Saiba quando escolher cada tipo de armazenamento em nuvem

Microsoft | Prefeitura cria funções em aplicativo para auxiliar no combate à pandemia

Fake news e a segurança das informações nas redes sociais

A computação em nuvem (cloud computing) para armazenamento de dados sem a necessidade de um gerenciamento de infraestrutura, vem conquistando cada vez mais espaço no mundo empresarial. O método é encarado como uma iniciativa de inovação.

Com o objetivo de oferecer informações e suporte à população durante a atual pandemia, a Prefeitura de Jundiaí (SP) criou diversas funções dentro de seu aplicativo voltado para os cidadãos, desenvolvido pela Companhia de Informática de Jundiaí.

Por Flavio Silva, especialista de Segurança e Sales Engineer da Trend Micro Brasil Quando o termo “fake news” aparece, as pessoas logos costumam associar o termo a postagens nas mídias sociais.

www.informationmanagement.com.br

JUL 2020 | REVISTA ABEINFO

67


ABEINFO NEWS

68

Unidos Pelo Brasil inicia campanha pela reabertura do comércio e retomada da economia

Uso de Inteligência Artificial tem sido imperativo para combater ataques cibernéticos durante pandemia

Fujitsu propõe nova abordagem para clientes avançarem em sua jornada digital agregando valor à sociedade

O Instituto Unidos Pelo Brasil, formado por 21 entidades ligadas ao comércio, inicia uma campanha pela reabertura do comércio no país, especialmente nos estados onde as estatísticas provam a redução da taxa de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19).

A coleta, o monitoramento e a análise credíveis de dados são imperativos à medida que se adota novas tecnologias, como inteligência artificial, para ajudar a combate fraudes virtuais e crimes cibernéticos durante a crise da covid-19.

A pandemia de covid-19 causou impacto sem precedentes na vida social e econômica das pessoas em todo o mundo, que se somou a outros desafios enfrentados pela humanidade, como mudanças climáticas, urbanização acelerada e envelhecimento da população.

EY leva transformação digital a serviços de gestão tributária

Siemens adquire Avatar e expande recursos de automação de projeto eletrônico (EDA) com a inovadora tecnologia de posicionamento

Valid  lança o Receita Médica Com Você

Em busca de maior retorno financeiro, com menor custo aos clientes, a EY ampliou o investimento em tecnologia para apoiar empresas na gestão tributária dos regimes aduaneiros especiais, como o RECOF-SPED e REPETRO Industrialização.

A Siemens assinou um acordo de aquisição da Avatar Integrated Systems Inc., com sede em Santa Clara, Califórnia, desenvolvedora líder de software de posicionamento e roteamento para projetos de circuitos integrados (CI).

A plataforma digital gratuita para médicos, pacientes e farmacêuticos agiliza os procedimentos de teleconsulta, permitindo a prescrição e assinatura digital de receituários atestados e pedidos de exame, com mais controle, segurança.

REVISTA ABEINFO | JUL 2020 www.informationmanagement.com.br


artigoCHEGOU REVISTA PARA ENVIE SUAS A NOTÍCIAS OUQUEM ARTIGOS QUERASABER TUDOABEINFO SOBRE PARA REVISTA ~

AUTOMAÇAO INTELIGENTE DE Já Em estáJulho circulando a 1ª edição Revista ABEINFO estará circulando a 1ªdaedição da Revista publicação daBimestral ASSOCIAÇÃO de EMPRESAS ABEINFOBimestral - publicação da ASSOCIAÇÃO de PROCESSOS e PROFISSIONAIS da INFORMAÇÃO EMPRESAS e PROFISSIONAIS da INFORMAÇÃO.

> PARA RECEBER FREE leitor@iamagazine.com.br > PARA ENVIAR NOTÍCIAS, ARTIGOS E CASES redacao@iamagazine.com.br > PARA ANUNCIAR comercial@iamagazine.com.br Apoio

Realização

Seja você também um patrocinador!

Envie as Novidades de sua Empresa ou Artigos para publicação na Revista: redacao@ abeinfobrasil.com.br Para se associar: contato@iima.com.br Receba a revista GRATUITAMENTE Envie email para mariana@iima.com.br


to Go e Sit


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.