Revista Mundo do Ar e da Refrigeração n° 61

Page 1

A rota da climatização na ARQUITETURA!

FEV/MAR | 20 202 02 024 T H E R M O K I N G THERMOKING 50 ANOS DE BRASIL DE ED. 62 | FEV/MAR 2024

A Armstrong pode ajudar a melhorar o desempenho dos sistemas mecânicos e reduzir os custos durante todo o ciclo de vida de um empreendimento.

Economia nos gastos da construção

Redução nos gastos operacionais

100 % de conforto para os ocupantes

50 % de redução nos Custos em reparos e substituições

Para mais informações, visite-nos armstrongfluidtechnology.com ou ligue para – 011 4785 1330

envie um e-mail para: comercialbr@armstrongfluidtechnology.com

gerenciamento do desempenho
de vida de um
durante o ciclo
empreendimento
armstrong fluid technology®

ÍNDICE

A ROTA DA CLIMATIZAÇÃO NA ARQUITETURA

Hello Google!

Lança nova linha comercial leve

Na era da IA

Visitas ao show room

Nova fábrica à vista

Com mais de 95 anos de fundação, a Thermo King comemora 50 anos de atuação no Brasil com trajetória destacada

20 0611

O legado do engenheiro e CEO do Grupo Mecalor

Carta do CEO Na era da sustentabilidade, multinacional disponibiliza amônia verde

“HVAC-R é uma sigla para as palaveras em inglês “heating, ventilation, air conditioning and refrigeration”, referindo-se às quatro funções principais “aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração”, intimamente relacionadas à tecnologia destinada ao conforto ambiental interior em edifícios, veículos , processos industriais e ambientes controlado. Essa tecnologia passa a ser referida na forma escrita pelas siglas HVACR, HVAC/R, HVAC-R ou HVAC&R ou correspondentes em português, que são menos empregadas: AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R.

4 24 János Sezgö GBC Brasil Mayekawa Thermoking Danfoss 10 CES 2024 14 Mitsubishi Electric 17 ELETROLUX 18 Samsung 12
40

EXPEDIENTE

REVISTA MUNDO DO AR E DA REFRIGERAÇÃO + EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E SUSTENTABILIDADE

PUBLICAÇÃO

Di Rienzo Comunicação & Eventos

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Cristiane Di Rienzo cristiane@dirienzocomunicacao.com.br

DIAGRAMAÇÃO

Elisangela C. S. Chagas elicsc@gmail.com

COMERCIAL

Di Rienzo Comunicação & Eventos 55 11 3542-0202

DI RIENZO COMUNICAÇÃO & EVENTOS

Av. Armando Ferrentini, 229 - cj 11

Paraíso - 04303-030

São Paulo SP

ACESSE:

www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

A ROTA DA CLIMATIZAÇÃO

Toda vez que vira o ano, ou seja, inicia o novo tempo, as esperanças se renovam.

As metas para as realizações atingem tudo aquilo que nos envolve: saúde, sorte, prosperidade e por aí vai.

Aqui também é assim: além de todos os desejos para este novo tempo de 2024, colocamos nossos olhos mais longe. Nas fronteiras do setor.

E é por isso que estamos iniciando um novo trabalho na área da arquitetura. Não a de projetos de HVACR, mas a de arquitetura de interiores. Achamos que estes profissionais devem e merecem saber de forma mais aprofundada sobre conforto térmico. Por isso a nossa reportagem de capa “A Rota da Climatização na Arquitetura”, vem para inaugurar este desafio que é justamente fazer este público olhar mais de perto para o setor de climatização.

Outro desdobramento desse objetivo é a realização do workshop “A Rota da Climatização na Arquitetura”. Propositadamente com o mesmo nome da reportagem. Aliás, foi ao contrário. Primeiro definimos o evento e depois desenvolvemos o conteúdo para a Revista. Fato é que serão mais dois ciclos de palestras, que acontecerão em março, em Porto Alegre (RS) e, também, aqui em São Paulo (SP). No final do ano passado já realizamos o workshop em Itapema (SC). Na próxima edição traremos a cobertura completa dos eventos. Por ora, acompanhe aqui esta primeira edição de 2024.

Quer mais? Então, vire a página e boa leitura!

GIRO DA ENGENHARIA

THERMO KING COMEMORA

50 ANOS

DE SUCESSO NO BRASIL

Thermo King, fabricante de soluções de controle de temperatura para o transporte, está celebrando 50 anos de atuação no Brasil com produtos e soluções que atendem a demanda por transporte refrigerado. A marca, segundo divulga, apresenta uma trajetória de pioneirismo, inovação e compromisso com a agenda ESG, comprovada pelo recente lançamento dos equipamentos híbrido Advancer A-500 e elétrico EV- 500. Em 2023, a Thermo King expandiu seu portfólio de equipamentos, de peças de reposição e de serviços no Brasil, como as novas soluções digitais de controle e operação à distância dos equipamentos via telemetria, além de ampliar a distribuição local de gases refrigerantes. “O Brasil está cada vez mais estruturado para atender, com qualidade e melhores condições, os setores com alta demanda de transporte refrigerado, como os de fármacos e alimentos”, comemora Dario Ferreira, diretor da Thermo King para América do Sul.

UM POUCO DE HISTÓRIA

A Thermo King foi fundada por Frederick McKinley Jones e Joseph A. Numero, um empresário de Minneapolis, que notando a excelente qualidade da estação de rádio que Jones havia revolucionado, não demorou a lhe oferecer um emprego em sua empresa de sistemas de som para cinemas. Jones

aceitou a oferta e se mudou para a metrópole de Minnesota no início da década de 1930. Corre o tempo e num belo dia quente de verão, Joe Numero terminava uma partida de golfe, junto com três de seus amigos mais próximos, ao final da tarde, Joe ouviu a notícia que um desses seus amigos recebera: um caminhão de sua propriedade quebrou no caminho de South St. Paul para Chicago, e toda a carga de frangos frescos, que estava sendo transportada, havia estragado. Outro dos homens do grupo sugeriu que Numero construísse uma unidade de refrigeração mecânica para substituir os blocos de gelo, que naquela época eram utilizados para resfriar semirreboques. “Se você conseguir te dou cinco dólares”. Numero, que gostava de desafios – mais pela provação do que pelo dinheiro -, respondeu por impulso: “Podemos construir uma unidade para você em 30 dias”. A incumbência ficou a cargo de Jones, que, por ser um inventor nato e engenheiro autodidata desenvolveu o equipamento, dando a vitória a Numero, assim os dois formaram uma parceria e projetaram, a partir disso, uma unidade portátil de refrigeração de ar. Jones a patenteou e os dois formaram uma parceria. Este foi o impulso que Numero precisou para se tornar o fundador e primeiro presidente da US Thermo Control, atualmente conhecida como Thermo King.

Desenvolvedora de soluções para controle de temperatura no transporte, empresa celebra cinco décadas de atuação no país com os recentes lançamentos do Advancer A-500 e EV- 500 e a nova temporada do podcast TK Talks!

Vale lembrar que até a década de 1940, os produtos perecíveis eram arrefecidos pelo sal e pelo gelo durante o seu transporte. Isso resultava em temperaturas inconstantes e trabalho manual obrigatório. Por isso, Jones inventou uma unidade de refrigeração mecânica chamada Model A para “condicionar o ar” dentro do compartimento de carga dos veículos, a fim de controlar sua temperatura, umidade e circulação. O Model A funcionava, mas era pesado e volumoso. Em seguida, ele desenvolveu o Model B, que, embora mais compacto, não estava pronto para uso intensivo. Naquele mesmo ano, a Thermo Control apresentou os primeiros vagões refrigerados “Atmosphere Control”. Esses vagões refrigerados, que

6

mantinham os produtos frescos ao saturar o ar com umidade, foram um grande avanço para a indústria de transporte refrigerado. Tanto os expedidores quanto os vendedores de produtos puderam perceber a eficiência do transporte ferroviário de grandes quantidades de produtos por longas distâncias, que era um método de transporte mais económico do que o transporte por caminhão. Como custava menos para enviar, os produtos frescos tornaram-se ainda mais amplamente disponíveis e acessíveis ao público.

Ainda voltado para os caminhões, foi no final de 1941 que Jones revelou ao mundo o Model C, a primeira unidade de refrigeração montada na parte da frente de um veículo. Além de pegar menos sujeira do que as versões instaladas na parte de baixo dos caminhões, o corpo metálico do Model C conferiu-lhe a rigidez necessária para suportar viagens longas e a leveza para economizar combustível. Esta invenção marcante inaugurou a era dos alimentos congelados, dos grandes supermercados e da indústria de restaurantes, tal como a conhecemos hoje. O transporte refrigerado também tornou possível a entrega de produtos frescos em qualquer ponto do país, indepen-

dentemente da estação do ano. O Model C foi uma invenção tão revolucionária que, em 1941, a Thermo Control passou a se chamar Thermo King.

MOTORES A DIESEL

No ano seguinte Frederick Jones, desenvolveu as primeiras unidades de refrigeração portáteis para tropas estacionadas no exterior durante a Segunda Guerra Mundial. Com sua portabilidade, essas unidades fizeram uma diferença significativa no campo, pois permitiam aos soldados desfrutar de alimentos frescos e bebidas geladas na linha de frente. As unidades também foram amplamente utilizadas em hospitais de campanha para armazenar medicamentos sensíveis à temperatura e plasma sanguíneo.

A introdução de motores diesel em unidades refrigeradas em 1958 pela Thermo King foi um grande passo. Por vários motivos. O principal benefício foi o prolongamento da vida útil do motor em comparação com unidades movidas a gás, que, para se ter uma ideia, tinha uma vida útil esperada de 5 mil horas; já um motor movido a diesel poderia funcionar até 25 mil horas, permitindo grandes economias na manutenção e a própria substituição, se fosse o caso. Este desenvolvimento

também alimentou o rápido crescimento da indústria de transporte rodoviário de longo curso, onde as viagens longas com muitas horas de funcionamento já não exigiam a substituição frequente de motores. A Thermo King não se limitou ao transporte de produtos de refrigeração. Ela deu continuidade a uma história crescente de inovação. Alguns dos produtos que produziu foram ar-condicionado para carros, refrigeradores para barris de cerveja, refrigeradores para leite, carrinhos de compras, carrinhos de golfe, carteiras escolares entre outros. Ainda, o NWD 62 foi a primeira unidade configurada de forma semelhante às modernas unidades de reboque da empresa. Muitos dos princípios de refrigeração e recursos de design de layout físico desta unidade ainda estão incorporados na atual linha de produtos de reboques da marca. Durante a década de 1970, a Thermo King continuou a fornecer produtos inovadores para a indústria de transportes. Isso incluiu almofadas massageadoras para carros e caminhões, sistemas de ignição eletrônica de reposição e a primeira tentativa de sistemas de controle computadorizados para unidades de refrigeração de transporte.

TECNOLOGIA

Algumas dessas inovações nem sempre funcionaram bem, mas a Thermo King continuou trabalhando em produtos que eram importantes para o seu mercado principal de refrigeração de transporte. No caso dos controladores de microprocessadores, os esforços iniciais da Thermo King evoluíram para os produtos mais avançados do mercado. Numa outra vertente, as empresas de transporte rodoviário procuravam maneiras de reduzir seus custos operacionais. As aquisições alavancadas e as falências forçaram

7 FEV/MAR | 2024
Fotos: Divulgação. Transformações do logotipo no decorrer da história.

GIRO DA ENGENHARIA

estas empresas a se tornarem mais eficientes. Por sua vez, os clientes exigiam também que o combustível fosse mais eficiente. Ao mesmo tempo, os trailers estavam ficando maiores. Isso exigiu unidades de refrigeração de transporte com maior capacidade. O meio ambiente também se tornou um problema para a refrigeração de transporte. Havia uma consciência crescente de que os refrigerantes contribuíam para a destruição da camada de ozônio, a partir disso iniciou-se o uso de refrigerantes alternativos.

As evoluções não paravam por aí: em 1992 a Thermo King lançou o primeiro controlador microprocessador de sucesso, denominado ThermoGard MP-IV. Isso permitiu ao motorista gerenciar com mais precisão a temperatura de cargas valiosas com uma interface fácil de usar. Também sinalizou o início da tecnologia atual que utiliza relatórios de dados, alarmes e telemática para monitorar e rastrear cargas individuais durante uma viagem inteira e para verificar o histórico de temperatura no momento da entrega aos clientes.

Por toda essa trajetória bem-sucedida de tecnologia e inovações, o governo americano concedeu a Joseph A. Numero e Frederick M. Jones a Medalha Nacional de Tecnologia. Os prêmios foram entregues postumamente em 16 de setembro de 1991, às suas viúvas, pelo então presidente dos Estados Unidos, George Bush, em uma ce-

rimônia no Rose Garden da Casa Branca. Em tempo: Jones foi o primeiro afro-americano a receber a honraria.

ANOS

2000

O novo milênio marcou um dos lançamentos considerado o evento mais importante da história da empresa: a nova linha de refrigeração para reboques SLX. A linha SLX responde diretamente às necessidades dos clientes em termos de desempenho máximo, impacto ambiental mínimo e baixo custo de propriedade. Para garantir que o SLX fosse a unidade mais confiável do mercado, a Thermo King projetou um programa de testes rigorosos, incluindo anos de corridas de resistência ininterruptas, testes de campo de clientes, testes de campo de clientes e testes de vida acelerados. Nos cantos mais distantes do globo, as unidades funcionavam em temperaturas que variavam de 50 °C a -35 °C e eram expostas a poeira, sal, choques e vibrações.

combustível de dois dígitos em aplicações do mundo real.

BRASIL

O desenvolvimento e os testes da unidade levaram quatro anos, e a Thermo King ficou tão convencida de sua tecnologia, que oferece garantia total de fábrica de 24 meses para cada unidade. Outra invenção revolucionária da Thermo King foi a unidade refrigerada Magnum, a única no mercado – até então -, que mantém um ponto de ajuste de -35 °C. O equipamento garantia que a carga ultracongelada permaneceria congelada mesmo em condições ambientais de 50 °C. Este desenvolvimento é particularmente importante para cargas de alto valor, como frutos do mar, em que é necessária uma temperatura constante de -35 °C para garantir que a qualidade da carga fosse mantida para os clientes. Mais: sem sacrificar a eficiência de combustível, a Thermo King lança o Precedent™, uma plataforma completamente nova que está em total conformidade com os novos padrões de emissões Tier IV da Agência de Proteção Ambiental. Esta tecnologia revolucionária, lançada em 2012, oferece eficiência ideal, controle de temperatura e economia de

Outros feitos poderiam ser acrescentados neste texto. No entanto, como o foco da Reportagem é a comemoração dos 50 anos de Brasil, cabe informar que foi no ano de 1974 que a Thermoking chega ao Brasil, fornecendo equipamentos de ar-condicionado para ônibus, no Rio de Janeiro. Onze anos depois, em 1985, a Thermo King inaugura um Centro de Treinamento. Na década seguinte, em 1997, a empresa é adquirida pela Trane. Para celebrar as cinco décadas no Brasil, a Thermo King promoverá diversas ações que visam destacar, principalmente, as iniciativas que a tornam líder no setor de transporte refrigerado. “Trata-se de um ano especial e de muita celebração”, destaca o executivo. Entre as novidades, está a nova identidade visual da comunicação da empresa, cujo conceito criativo está pautado em inovação, sustentabilidade, transformação e pessoas. Ao longo do ano, a Thermo King também estará presente em congressos e eventos para apresentar os lançamentos, principalmente, na Fenatran. Segundo Ferreira, a empresa promete novidades para a maior feira de transporte e logística da América Latina, que movimentou cerca de R 9,5 bilhões em negócios em 2022. Outra novidade é a nova temporada do TK Talks, podcast da companhia disponível na plataforma Spotify, que, neste ano, estará centrada em temas que são tendências na cadeia do frio, como a telemetria, eletrificação e a descarbonização, entre outros. Vida longa à Thermo King.

8 MAR/ABR | 2023

CASE GIRO DA ENGENHARIA

HELLO DANFOSS!

Danfoss e o Google anunciaram neste 1° de fevereiro uma parceria estratégica para fazer uso dos mais recentes avanços em inteligência artificial (IA) e promover soluções de eficiência energética em Data Centers. Segundo a dinamarquesa, trata-se da utilização dos recursos do Google Cloud para otimizar a experiência do cliente, agilizar os processos de trabalho internos e melhorar a produtividade em toda a organização. Isso pode ser feito, por exemplo, usando a IA generativa com vistas a coletar e revelar informações, automatizar conhecimentos, gerar descrições de produtos e criar soluções com chatbots no e-commerce. Como empresa global em soluções de

eficiência energética, a Danfoss está trabalhando com o Google para implementar sistemas de refrigeração sustentáveis para Data Centers e projetar sistemas que reutilizem o excesso de calor produzido nos mesmos. Um exemplo são os compressores Danfoss Turbocor® que já oferecem soluções eficientes quando aplicados habilmente por parceiros OEM e, agora, estão sendo instalados pelo Google para melhorar a eficiência energética e descarbonizar os sistemas de aquecimento e refrigeração em Data Centers. Da mesma forma, os módulos de reutilização de calor da Danfoss possibilitarão que o Google capture e reutilize o calor produzido nos Data Centers, disponibilizando, assim, uma fonte de energia renovável para fornecer aquecimento no local e para edifícios comerciais e residenciais vizinhos, comunidades e indústrias que precisam de calor para seus processos. O novo acordo, anunciado durante a AHR Expo em Chicago, EUA, é pautado numa colaboração existente entre as duas empresas, que estiveram entre as fundadoras do Net Zero Innovation Hub, em Fredericia, Dinamarca, em setembro de 2023, onde grandes players uniram for-

ças para acelerar a transformação ecológica dos Data Centers. A Danfoss e o Google estão, agora, dando um passo adiante ao firmar uma parceria mais ampla. Jürgen Fischer, presidente da Danfoss Climate Solutions, disse: “Na Danfoss, queremos revolucionar a forma como construímos e descarbonizamos Data Centers juntamente com nossos clientes. Ao efetivarmos parcerias em todos os setores, como fizemos com o Google, aceleramos esse desenvolvimento em direção à construção de Data Centers melhores e mais sustentáveis – usando tecnologias disponíveis atualmente”. Já o vice-presidente de inovação de Data Centers do Google, J.P. Clausen, está animado com a colaboração: “este é um ótimo exemplo de parceria por meio dos pontos fortes, uns dos outros, e utilizando a tecnologia para otimizar a experiência do cliente, aumentar a produtividade e atingir metas de sustentabilidade. (...) essas soluções ajudam a apoiar a meta do Google para 2030, que é a de operar nossos Data Centers com energia livre de carbono 24 horas por dia, 7 dias por semana. Estamos felizes em oferecer inovação em IA por meio do Google Cloud, permitindo que empresas como a Danfoss operem de maneiras novas e mais inteligentes», diz J.P. Clausen.

10
Fotos: Divulgação.

Alinhada com soluções para Hidrogênio

DO BRASIL

RESPONSABILIDADE INDUSTRIAL E SOCIAL ATRAVÉS DA AMÔNIA VERDE

amônia é um produto básico na indústria química, tendo aplicações domésticas e industriais. Na parte da indústria, entre outras utilizações, a amônia é usada como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas, refrigeração e ar condicionado industrial. Prestes a completar 100 anos de atividades no mundo, e 56 anos de Brasil, a Mayekawa atua fortemente em desenvolvimentos de sistemas de refrigeração industrial, provendo soluções a várias empresas do segmento das indústrias, utilizando na maioria de seus equipamentos a amônia, fluido refrigerante natural e sustentável.

Mayekawa, responsabilidade industrial e social

“A preocupação com o aquecimento global impacta diretamente na questão do uso dos fluidos refrigerantes muito utilizados na refrigeração industrial, uma vez que esses gases são fundamentais para atingir temperaturas de resfriamento e congelamento. Como a amônia. Um refrigerante natural muito utilizado em nossos sistemas, justamente por ser sustentável e colaborar em grande escala para a descarbonização e a composição do hidrogênio verde”, relata o supervisor Comercial da área

Química da Mayekawa do Brasil, Flávio Mota.

Mais Sustentável

Já é sabido que a produção de amônia contribui para a emissão de CO2. Sua produção causa 1% do total das emissões globais de gases de efeito estufa. Essa emissão é decorrente do uso de combustíveis fósseis, que a amônia utiliza como matéria-prima para ser produzida. No entanto, a amônia pode ser desenvolvida de forma muito mais sustentável, eliminando o uso de combustíveis fósseis. “Neste processo ecológico, o hidrogênio é produzido usando a eletrólise da água e o nitrogênio é obtido do ar atmosférico. A temperatura e a pressão necessárias para acontecer a reação são conseguidas por uma fonte de baixo carbono, como energia eólica ou solar. Assim, é obtida a amônia livre de carbono, conhecida como amônia verde”, explica Mota. Com o acordo de Paris, vários países propuseram alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. Para atingir tal desafio serão necessárias soluções realistas e econômicas, que possam tornar a cadeia de produção de alimentos mais sustentável. Nesse compasso, algumas in-

Verde e Captura de Carbono, a Mayekawa, que é especialista em soluções com amônia, já  disponibiliza ao mercado a versão verde do refrigerante.

dústrias, como a de fertilizantes, por exemplo, vem desenvolvendo caminhos de produção mais adaptados às novas propostas de sustentabilidade: a tecnologia de produção livre de carbono. Mota considera que este é um tema que está muito em alta nos países comprometidos com questões sustentáveis, principalmente na Europa. Por isso, todo o Grupo Mayekawa, inclusive a planta brasileira já se antecipou, ofertando a amônia verde em seu line-up. “Por sermos fornecedores de soluções sustentáveis, como o biogás; habilitados e experientes no uso da amônia, mas acima de tudo por estarmos alinhados e comprometidos com a causa tecnológica e suas soluções para a cadeia produtiva do hidrogênio verde, em que a amônia verde tem papel fundamental, nós da Mayekawa disponibilizamos mais esta alternativa sustentável a fim de colaborar no cumprimento das metas para o bem do planeta”, finaliza o supervisor da Mayekawa do Brasil.

11 FEV/MAR | 2024

GIRO DA ENGENHARIA

lança Linha comercial 2024, de Ar Condicionado com novos recursos e promessa de economia de energia

Samsung anunciou em fevereiro sua nova linha de aparelhos de ar-condicionado Comercial Leve à venda no Brasil em 2024, composta por quatro modelos, que segundo a fabricante, oferece “diversas opções de capacidade e design super arrojado que combina com todos os estilos de projetos e propostas de ambientes”, a nova linha já está em conformidade com os novos índices de classificação energética do Inmetro e levam o selo A de eficiência*. “A linha Comercial Leve da Samsung é distinta de outros modelos disponíveis no mercado por dar um controle ainda maior ao pequeno empresário. Por meio da conectividade via SmartThings, é possível controlar o aparelho de qualquer lugar do mundo, bastando uma conexão de internet, ou seja, o dono do negócio jamais vai ‘esquecer’ o aparelho ligado durante a noite, por exemplo. Já com a função Energy, ele pode acompanhar e controlar os gastos de energia em tempo real, verificando o consumo diário, semanal e mensal, sem surpresas no final do mês, facilitando

Modelos Cassete 1 Via, Cassete 4 Vias, Cassete 360 e tipo Teto integram portfólio atualizado da equipamentos da linha Comercial Leve da Samsung, ideal para ambientes mais amplos.

assim o gerenciamento do fluxo de caixa”, ressalta Thiago Dias, diretor da divisão de ar-condicionado da Samsung Brasil.

Ar-Condicionado Samsung WindFree Cassete 1 Via Quente e Frio Branco (220V) - Com capacidades 17000 e 24000 BTUs, chega para criar o clima ideal com o simples toque de um botão graças ao modo WindFree1. Com altura de apenas 138mm, o modelo tem design compacto e elegante, podendo ser discretamente instalado em menores distâncias de entreforro, com mínimo de 155mm de distância. Por isso, é a solução ideal para climatizar vários locais onde o espaço é limitado ou a decoração interior é importante. Para resfriar rapidamente cada canto do ambiente, a aleta de 100mm pode lançar ar frio a uma longa distância, atingindo até 8 metros2, além de oferecer um ângulo de operação mais amplo, pois a aleta pode se mover de 40 a 80 graus. Assim, ele pode resfriar o ambiente inteiro de forma rápida e uniforme. Ar-Condicionado Samsung WindFree Cassete 4 Vias Quente e Frio Branco (220V) - nas capacidades 18000, 24000, 36000, 47000 e 54000 BTUs, também conta com o modo WindFree, O modelo é feito para amplos espaços abertos, com aletas de 84mm que permitem uma melhor

vazão de ar a uma longa distância, atingindo até 10 metros3. Ele também oferece um ângulo de operação mais amplo, pois a aleta pode se mover de 40 a 80 graus. Assim, o equipamento pode climatizar um ambiente inteiro de forma rápida e uniforme.

Ar-Condicionado Samsung WindFree Cassete 360 Quente e Frio Branco (220V) - Nas capacidades 36000, 47000 e 53000 BTUs, tem como diferencial a facilidade de instalação, que pode ser feita tanto dentro do forro ou exposta, para ambientes mais modernos. Os três ventiladores do Ar-Condicionado Samsung WindFree Cassete 360 são controlados individualmente, criando diferentes zonas de climatização de acordo com a preferência dos usuários.

Ar-Condicionado Inverter Samsung tipo Teto Quente e Frio Branco (220V) - A última das novidades da linha comercial da Samsung para 2024 é o Ar-Condicionado Inverter Samsung tipo Teto, de capacidades 36000, 47000 e 52000 BTUs, com design elegante e tamanho compacto para oferecer desempenho ocupando menos espaço, além de se integrar harmoniosamente em qualquer local. O o acesso à placa eletrônica pode ser feito por apenas um lado, enquanto o resfriamento permite resfriar, com maior alcance, um espaço maior em menos tempo, com aleta que pode variar de 4° a 45° e flecha de ar com alcance de até 15 metros.

*A afirmação de maior eficiência do mercado brasileiro no consumo de energia refere-se ao modelo AR09CVFAAWKNAZ e pode ser verificada por meio

*A de maior eficiência do mercado brasileiro no consumo refere-se ao modelo AR09CVFAAWKNAZ e pode ser verificada por do relatório do InMetro “Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE – Tipo de Equipamento: Condicionadores de Ar” versão de 31/05/2023, publicado em 31/05/2023 e disponível para consulta pelo link: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileirode-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/condicionadores-de-ar/condicionadores-de-ar-indices-novos-idrs.pdf/view. ¹Windfree- Sem vento: a Sociedade de Engenharia de Refrigeração, Aquecimento e Ar-Condicionado Americana (ASHIRAE) define o efeito sem-vento devido às correntes de ar insufladas com velocidade inferior a 0,15 m/s. O efeito windfree é verificado neste aparelho quando a unidade interna estiver posicionada a pelo menos 2 metros do chão ou com ajuste de angulação inferior a 60º.  ³Com base em testes internos em um modelo de 7,1 kW. Amplitude horizontal do vento: altura do assento = 0,6 m, velocidade do vento = 0,3 m/s. Os resultados podem variar dependendo dos fatores ambientais e do uso individual. 4Baseado no Cassete 4 Vias WindFree (84mm) quando comparado com um painel convencional com aletas de 64mm. 5A carga de gás refrigerante presente nos modelos AC036DNCDKG/AZ, AC048DNCDKG/AZ e AC060DNCDKG/AZ permitem instalação com 30m de distância de tubulação entre unidade interna e externa sem necessidade de carga adicional. Para instalação em distâncias maiores, consulte o manual. 17Baseado em testes internos com unidade de 36k BTU/h Resultados podem variar com condições de uso. no Standard of National Noise Information System.

12

GIRO DA ENGENHARIA

EVENTO DE ELETRÔNICOS TROUXE NOVIDADES COMO BICICLETA COM CHATGPT , GELADEIRA INTELIGENTE E ROBÔ COM EMOÇÕES !

e você já está cansado de toda conversa envolvendo a inteligência artificial (IA), fique sabendo que 2024 já começou com um banho de novidades na área. O tema que dominou a indústria de tecnologia no ano passado foi um dos protagonistas da Consumer Electronics Show (CES), a maior feira de eletrônicos do mundo, que aconteceu de 10 a 12 de janeiro, em Las Vegas, nos EUA.

A tecnologia apareceu no evento, embutida em geladeiras, aspiradores, robôs e até em bicicletas e carros. Entre as empresas que criam dispositivos como televisores e computadores, apresentaram uma série de novidades envolvendo chips e equipamentos mais po-

tentes, adaptados para a IA. Realizada anualmente nos EUA, a CES é conhecida por ser uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo e um espaço em que grandes empresas do setor revelam produtos e inovações que em breve estarão no mercado. Dali saem as principais tendências dessa indústria.

Nesta edição, os mais de 130 mil participantes puderam conferir novidades de gigantes como Samsung, LG e TCL – marcas que também estão no Brasil com seu portfólio de ar-condicionado. Além delas, startups que apresentaram na CES 2024 novas soluções com o empurrãozinho da IA - ao todo, 1200 startups participam da feira, que teve 4 mil expositores.

Confira a seguir algumas inovações apresentadas no evento.

GELADEIRA COM IA - Que tal uma geladeira que avisa quando um alimento está perto de estragar? Ou um robô que checa se todas as janelas da casa estão fechadas? Essas são algumas das inovações que estarão na CES, vindas das fábricas de gigantes da indústria.

Uma das marcas que costuma bater o cartão na feira, a Samsung

trouxe para a CES uma geladeira com inteligência artificial que avisa quando um alimento está perto de estragar. Para isso, o eletrodoméstico é equipado com a tecnologia “Vision AI” (algo como “visão IA”), capaz de identificar até 33 alimentos frescos.

“Após a configuração, a geladeira envia alertas, por meio de sua tela LCD de 32 polegadas, que informam quando os itens estão se aproximando da data de validade”, informou a empresa.

Japão exibe tecnologia futurista de salvação para desastres naturais

ROBÔ QUE LÊ EMOÇÕES

Outra marca que mostrou na CES, como a IA poderá em breve fazer parte de nossas casas, além de estar em nossos celulares e computadores, é a LG. A marca trouxe um robô alimentado por inteligência artificial que é uma espécie de “governante” da casa, que pode monitorar pets e funcionar como sistema de segurança.

Com duas pequenas pernas para se mover, o robô interage verbalmente com os usuários e até expressa emoções, com tecnologia que mistura reconheci-

14
Fotos: Divulgação.
2024

mento de voz e imagem. Além de poder interagir com outros eletrônicos, o robô também é equipado com câmeras e envia avisos aos usuários quando eles não estão em casa - no caso de alguma janela ter ficado aberta, por exemplo.

Mas não é só isso. “Quando o usuário volta para casa, o robô o cumprimenta, discerne suas emoções analisando sua voz e expressões faciais e seleciona música ou outro conteúdo de acordo com seu humor”, informa a empresa. “Também auxilia os usuários em seu dia a dia, fornecendo detalhes de transporte, atualizações meteorológicas, horários pessoais ou lembretes para tomar medicamentos.”

BICICLETAS E CARROS COM IA?

- Entre as startups, a alemã Urtopia pretende mostrar que a inteligência artificial - neste caso, o ChatGPT, da OpenAI - pode ser integrada também aos meios de transporte. A empresa pretende demonstrar como funciona sua E-Bike que foi integrada ao robô

conversador, além de ter Bluetooth, Wi-Fi e GPS.

A ideia da empresa é que o usuário possa interagir com a bike a partir de comandos de voz, sem precisar mexer em telas de controle enquanto circula com ela. As informações aparecem em uma tela no guidão. Com isso, é possível, por exemplo, pedir por uma sugestão de rota ou informações climáticas.

CHIPS, TVS E PCS MAIS POTENTES - Como era de se esperar, as atualizações mais recentes em computadores, celulares e televisões não deixaram de marcar presença na CES 2024. Parte delas veio também com novidades envolvendo a IA.

TCL reforça sua liderança em inovação com amplo portfólio de produtos e soluções técnicas no evento e é agraciada com mais de 40 prêmios na CES 2024

A TCL divulgou, após o término da feira, que recebeu mais de 40 prêmios na CES 2024, Em destaque, a marca chinesa recebeu seis prêmios na Cerimônia de Premiação das Melhores Marcas Globais 2023-2024, que homenageou empresas de destaque no ramo de tecnologia. Além desses, a TCL recebeu honras por alguns de seus produtos recém-lançados, incluindo sua Smart TV Mini LED TCL QM891G. A Smart TV TCL QM891G con-

ta com uma tela de 115 polegadas com tecnologia QD-Mini LED. Esse modelo recebeu o “Innovative Display Technology Gold Award of the Year”, um prêmio que reconhece produtos com grandes avanços tecnológicos em suas telas. Outro produto destacado pela premiação da CES 2024 é o NXTPAPER 14 Pro, um tablet equipado com a tecnologia de painel antirreflexo e textura que imita papel. Esse modelo recebeu o “Eye Protection Display Technology Innovation Award”, que reconhece produtos com recursos que protegem a saúde ocular do usuário. No mesmo sentido, o TCL 40 NXTPAPER, que também é empoderado com a tecnologia de display que imita papel, obteve o renomado Prêmio de Inovação CES 2024 na categoria “Mobile Devices, Accessories & Apps”. No departamento de experiências imersivas, o RayNeo X2 Lite AR, óculos de realidade aumentada da submarca da TCL, levou o prêmio “AR Glasses Innovation Award of the Year”. O modelo conta com a plataforma Snapdragon AR1 Gen 1, tela MicroLED com brilho de até 1.500 nits e campo de visualização de 30º. lém de receber uma variedade de prêmios na CES 2024, a TCL introduziu vários celulares da série 50, incluindo modelos equipados com a tecnologia NXTPAPER. Infelizmente, a empresa ainda não confirmou o lançamento dos aparelhos no Brasil, portanto, suas apostas mais recentes no mercado nacional continuam sendo o TCL 40 e TCL 40 5G.

15 FEV/MAR | 2024

A

RIA

GIRO DA ENGENHARIA

GENERAL DO BRASIL FUJITSU

MARCA AIRSTAGE CONTA

COM OS MODELOS DA LINHA

PREMIUM E ESSENCIAL!

Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado sempre disponibilizou ao mercado e aos consumidores equipamentos que atendem todos os requisitos de alta tecnologia, qualidade e que oferecem baixo impacto ambiental. Por esta razão, recentemente lançou a nova marca global de produtos Airstage que já é bastante reconhecida e comercializada em outros países. Além disso, também apresentou ao mercado em 2023 duas novas linhas de produtos: a Linha Essencial e a Linha Premium. “Os equipamentos da linha Premium e Essencial são equipamentos em gás R-32 e que contam com a tecnologia Inverter, sendo mais sustentável, eficiente e econômico. Nosso objetivo é oferecer aos consumidores produtos da melhor qualidade”, destaca Akihide Sayama, presidente da Fujitsu General do Brasil.

DIFERENCIAL DAS LINHAS

A Linha Essencial possui todas as capacidades de High Wall do mercado (9, 12,18,24,30 e 36 mil BTU/h). Além disso, conta uma unidade externa leve e compacta favorecendo uma melhor adaptação em ambientes. A logomarca Airstage consta presente nas evaporadoras e condensadoras. Além disso, a linha Essencial apresenta algumas funções exclusivas como o modo Ifeel. Com um sensor de temperatura embutido no controle remoto é possível detectar a temperatura do ambiente e transmitir um sinal de volta para unida-

de, proporcionando o máximo de conforto. “Os equipamentos dessa linha contam com funções que facilitam e proporcionam melhor qualidade do ar, modo silencioso, que funciona com baixo nível de ruido, reduzindo a frequência do compressor e a velocidade do ventilador”, explica o presidente da empresa.

A LINHA PREMIUM conta com uma gama de equipamentos de ar-condicionado dos modelos Split High Wall, Teto, Cassete com fluido R-32 e tecnologia Inverter, sendo que parte da sua produção é nacional e parte é importada. As logomarcas Fujitsu e Airstage estão presentes nas evaporadoras e condensadoras. O Multi Split com fluido R-410A segue com a aplicação somente de Fujitsu. Já os equipamentos High Wall da linha Premium contam com IDRS até 49% superior a classificação A do INMETRO. Todos os produtos excedem as exigências de consumo

de energia exigida pelo INMETRO para 2026. Além disso, as capacidades de 9 e 12 mil BTU/H conquistaram o Selo Procel na categoria Ouro por apresentarem uma eficiência muito superior a classificação “A”.

Produzida 100% no Brasil, ambas as linhas possuem etiquetas de identificação da Fujitsu General nas evaporadoras e condensadoras. Além disso, o nome da empresa consta nas embalagens e no certificado de garantia. “A Fujitsu segue como nossa marca corporativa e será utilizada comercialmente pela nossa empresa. Temos muito orgulho em dizer que todos os nossos equipamentos de ar-condicionado contam com longa duração, são silenciosos e confiáveis por conta da tradicional tecnologia japonesa e do rigoroso processo de teste de qualidade e excelência em toda a cadeia desde a produção até a entrega aos nossos clientes”, finaliza Sayama.

16
Fotos: Divulgação.

Objetivo é atender à crescente demanda por conhecimento técnico, tanto por parte de profissionais quanto de estudantes!

Novo Showroom da Mitsubishi Electric Brasil

ABRE VISITAS VIRTUAIS

s visitas virtuais ao novo showroom da Mitsubishi Electric Brasil já estão disponíveis para o público em geral. Basta acessar o site mitsubishielectric.com.br/ showroom, preencher o curto cadastro e o acesso está liberado. O visitante poderá fazer o tour de uma única vez, assistindo todos os vídeos de apresentação dos painéis, e conhecer os principais produtos e soluções da companhia, comercializadas no país, em especial os sistemas de automação industrial e CNC. A apresentadora Adriana Bittar é a anfitriã da visita, introduzindo os painéis que mostram as inovadoras soluções e sistemas e suas diversas aplicações. Dividido em nove painéis interativos, o visitan-

te poderá conferir soluções como as utilizadas na Japan House SP, que conquistou o selo LEED Platinum, a mais alta certificação de construção sustentável. Outro painel que está disponível para a visita virtual é o de automação integrada, com aplicações em linhas de envase e de bombeamento. Na célula robótica, os visitantes também poderão conferir a precisão com que um robô prepara um café expresso. Inaugurado em novembro de 2023, o trabalho de desenvolvimento do novo showroom, desde o projeto até a instalação de todas as soluções, envolveu durante um ano uma equipe de mais de 20 profissionais de diversas áreas da empresa, além de parceiros.

17 FEV/MAR | 2024 GIRO DA ENGENHARIA
Fotos: Divulgação.

investe em nova fábrica sustentável em

São José dos Pinhais (PR)

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS FOI A CIDADE ESCOLHIDA PELA MULTINACIONAL SUECA ELECTROLUX PARA A INSTALAÇÃO DE UMA NOVA FÁBRICA TOTALMENTE SUSTENTÁVEL.

anúncio desse investimento da empresa, que será acima de R$ 700 milhões, aconteceu na tarde de 2 de fevereiro, no Palácio Iguaçu, sede do Governo do Paraná. Reunidos, além do governador Carlos Massa Ratinho Junior; a prefeita de São José dos Pinhais (PR), Nina Singer; e o presidente da Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha, assinaram o protocolo de intenções que inclui o projeto no programa de incentivos fiscais do Estado. A previsão é gerar 500 empregos diretos e 1,4 mil indiretos. Para São José dos Pinhais, a Electrolux representa ampliação dos mercados, uma vez que diversifica a gama do município, que há anos é referência na produção de veículos. Além disso, serão gerados milhares de empregos e haverá um impacto positivo na região da fábrica, com melhora na mobilidade e infraestrutura local. A fabricante divulga que a nova unidade da multinacional, fabricante de eletrodomésticos, vai expandir tanto a capacidade produtiva das linhas atuais de refrigeração, quanto a produção local de modelos importados. Segundo a empresa, quando entrar em funcionamento, ela será a primeira na América Latina com zero emissões de carbono e que vai operar utilizando 100% de energia renovável. Além disso, o local contará ainda com uma área de preservação permanente, que vai ocupar 20% dos mais de 1,5 milhão de metros quadrados do terreno. O governador do estado do Paraná, Ratinho Júnior destacou que mais este investimento ajuda a consolidar o Paraná como a quarta

maior economia e um dos principais geradores de emprego do País. “A Electrolux é uma das maiores fabricantes do mundo de refrigeradores e produtos da linha branca, que agora anuncia um grande investimento no Paraná. Serão quase 2 mil novo empregos diretos e indiretos, beneficiando também uma cadeia importante de fornecedores”, disse. Já a prefeita Nina Singer, “a Electrolux é uma das maiores empresas do Brasil, referência em seu segmento, com responsabilidade social e ambiental, e é uma honra para nós ter uma fábrica em São José dos Pinhais. Fizemos um esforço significativo para que ela se instalasse em nossa cidade, pois isso representa um novo marco do crescimento industrial, que já tem um setor bastante forte”, afirmou. O projeto será implantado em duas fases, com previsão de conclusão da primeira em outubro de 2024, com previsão de 46 mil metros quadrados de área construída; e a segunda, em outubro do ano seguinte. “Até o quarto trimestre do ano que vem já deveremos estar com a fábrica operando, com a expectativa de produzir mais de 1 milhão de produtos. E na segunda fase, que deverá acontecer um ano mais tarde, deve haver uma adição de novos produtos e linhas de produção”, disse o presidente da

Electrolux América Latina, Leandro Jasiocha.

Sustentabilidade - A nova unidade seguirá todas as diretrizes de sustentabilidade do Electrolux Group, sendo construída para atender, desde o princípio, a meta de zero carbono – a meta global da multinacional é zerar as emissões de suas fábricas até 2030. A fábrica contará com a gestão inteligente de água e energia, reaproveitamento e tratamento dos efluentes industriais e sanitários e um sistema dedicado de coleta de água da chuva. Toda a energia elétrica será de fontes renováveis, incluindo o uso de placas solares. A unidade de São José dos Pinhais também contará com diversas certificações, dentre elas a de Zero Aterro (ausência da destinação de resíduos para aterro), assim como buscará a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que significa ser sustentável em todas as suas fases, da construção até a operação.

18

GIRO DA ENGENHARIA

Ainda no Paraná:

LG ELECTRONICS ASSINA ENTENDIMENTO PARA ESTABELECER UMA PRODUÇÃO LOCAL DE ELETRODOMÉSTICOS

LG Electronics assinou na sexta-feira, 23 de fevereiro, um memorando de entendimento para estabelecer esforços conjuntos para facilitar a construção e início de operação da nova fábrica da LGE HOME APPLIANCES na cidade de Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná, Brasil. O MOU é um processo inicial. Os detalhes específicos incluindo investimentos serão definidos ainda.

A LG cresceu e alcançou uma posição como uma das principais marcas de tecnologia do país. Além disso, a empresa promove muitas atividades para estar mais próxima do consumidor brasileiro e garantir uma injeção de crescimento sustentável. A marca tem um histórico de trazer tecnologia e inovação diferenciada para o mercado, e no Brasil, por exemplo, já apresentou: InstaView, uma geladeira que permite ver o seu interior com apenas dois toques na porta.

A LG tornou-se um nome familiar no País ao construir sua

NO BRASIL

reputação como fabricante de eletrodomésticos de alta qualidade. Para produtos da linha branca, a LG pretende redirecionar mais volume para refrigeradores, objetivando estabelecer um sistema de produção local aliado a estratégia de alta qualidade e produto premium. Além disso, a tecnologia da LG e a capacidade de produção local serão combinadas quando a fábrica de eletrodomésticos local entrar em operação para atender a demanda do mercado. A expectativa da

marca é expandir a base de produtos em volume e buscar a liderança também nestes mercados. Com o estabelecimento de uma nova fábrica no Brasil, a LG espera acelerar não apenas as vendas, “mas também reforçar seu comprometimento com o Brasil, contribuindo para o desenvolvimento da comunidade local através da geração de novos empregos e sempre respeitando o meio ambiente, impacto social e a boa governança”, divulga.

EASON CAI É O NOVO CEO DA TCL SEMP

Com a mudança, o escritório da divisão responsável pelo mercado latino-americano foi transferido de Shenzhen, na China, para São Paulo.

m linha com a estratégia de crescimento da TCL no Brasil e a importância da região para os negócios, a empresa anuncia Eason Cai como novo CEO da joint-venture TCL SEMP. Com mais de 20 anos de contribuição para a TCL Industries e vasta experiência nas mais diversas áreas da companhia, o executivo será responsável por dar andamento na condução das operações no Brasil, além de manter sua posição como Presidente da TCL Latin America Business Group (LABG). Yue Haiping, que atuava como CEO da companhia, passa a ocupar a posição de Vice-Presidente da TCL Latin America Business Group (LABG), sendo responsável pelas Relações Governamentais e desenvolvimento de novas oportunidades de negócios nos países da região. Durante sua atuação, Yue conquistou reconhecimentos importantes da TCL Industries em Excelência em Gestão, sendo responsável pela liderança de projetos estratégicos para o desenvolvimento da empresa.

Eason Cai assumiu o cargo em janeiro de 2024.

19 FEV/MAR | 2024
Eason Cai

EM MEMÓRIA

eu não tenho intermediários!

ános Szegö, CEO e segunda geração do Grupo Mecalor morreu no último dia 8 de janeiro, vítima de um grave acidente, no estado de Santa Catarina. Eu o conheci pessoalmente há mais de dez anos. E em todas as vezes que nos encontramos ou conversávamos por ocasião de algum trabalho, ou entrevista ele emanava a paixão nos olhos: ir avante. Buscar mais. Ser o melhor. Desbravar fronteiras. Oferecer tecnologia em par de igualdade com as referências do mercado, se possível, global. E conseguiu.

Há 23 anos no setor de Re-

frigeração e Ar Condicionado testemunhei parte do crescimento físico e tecnológico da Mecalor, gestão JS – como os seus colaboradores se referiam a ele -, que graças a essa paixão tornou-se o Grupo Mecalor, agora representado por mais duas empresas, que incrementaram o portfólio de equipamentos e serviços já aumentado; uma nova fábrica, que conta com o dobro do tamanho da anterior; escritórios internacionais e, creio, a menina de seus olhos: o Mecalabs. Em todas estas realizações há mui-

to da personalidade atenta e perfeccionista de János. Sempre que conversávamos sentia a sua urgência em reforçar os feitos na Mecalor. Engenheiro e Ph.D., também trazia uma forte verve comercial, por isso ele sempre cercava o tema, e arrematava: “eu tenho só um número de celular e está disponível para todo mundo, sabe por quê? Porque eu estou sempre pronto para atender o meu cliente a qualquer hora. Eu não tenho intermediários”. Em algumas ocasiões, testemunhei o trato amigável dele com a sua equipe. E nunca testemunhei alguém com o semblante fechado diante dele. Aliás, nunca deixei de reparar que quando ele falava com alguém de seu time, o interlocutor sempre sorria, como se quisesse mostrar a ele que estava ali. Inteiro. Pronto. Junto. Era parte do seu time. Por ocasião dos 60 anos da Mecalor foi a primeira entrevista mais longa que tive com ele: mais de duas horas ouvindo o seu amor, o seu orgulho na fala da Mecalor. Abaixo a reprodução dos principais trechos. Confira!

A obrigação de uma geração é entregar a empresa melhor do que recebeu. Eu acho que eu estou fazendo isso!”, com esta frase János Szegö termina a entrevista que concedeu a esta repórter sobre os 60 anos da empresa fundada por seu pai, Sándor Szegö (1925-2019), a Mecalor. Ele me conta que Sándor, húngaro, era engenheiro e que partira da Hungria, junto com a família – a esposa, Mariane; e os dois filhos: ele, que naquele mesmo dia da viagem completava 7 anos; e o caçula de dois. “Viemos como refugiados da Revolução Húngara” - que foi quando o regime comunista tomou o poder em 1956 (vide box). Foi em 26 de novembro daquele ano, que os Szegö embarcaram no Provence, navio francês, que os trouxe ao Brasil, desembarcando em 8 de fevereiro de 1957, no porto de Santos (SP). “Viemos com a roupa do corpo e a viagem foi paga pela Organização para Refugiados”, recorda-se János. (...)

20
János Szegö

(...) Assim, desde 2005 János é o CEO da Mecalor. “Estou à frente de todos os programas de Qualidade e Atendimento ao Cliente. Se o cliente me liga, é um prazer”, garante. “Ele conta que todas as decisões são tomadas por um grupo de gerentes e diretores formado por dez pessoas, cujo tempo de casa é de 20 a 25 anos em média”, gabase. “Muitos deles começaram como estagiários. E aqui as decisões não são tomadas por consenso, mas sim por cumplicidade; se der errado não tem apontar dedo.

(...) Como CEO da Empresa, János Sándor me revela que a meta é triplicar o faturamento da Mecalor em dez anos. “Não sou eu que digo, é o Grupo, a Mecalor”, ressalta. Respondo que é uma meta ousada. Ele confirma, “mas dou corda”. Como? Pergunto. “me cerco de pessoas extraordinárias e a autonomia que elas têm aqui é muito grande. Pergunto, então, sobre a terceira geração. “Eu não gosto do termo empresa familiar”, me avisa e explica: “fica a impressão de que é um negócio para sustento próprio”, mas quem pensaria dessa forma com a posição que a Mecalor ocupa no Mercado? János compartilha que, além da esposa, tem um casal de filhos. “Somos os herdeiros da Mecalor, mas não podemos esquecer que a empresa caminha com autonomia, conduzida pelo nosso Grupo de dirigentes”, reforça. Ele acrescenta: “Minha filha está nos Estados Unidos e participa indiretamente”. Meu filho, George Sándor, já está há alguns anos na empresa, também fez a Politécnica, possui doutorado na Austrália, na área de Combustão e Engenharia Térmica. Trabalha na área de engenharia. Começou conosco como engenheiro. Atualmente é gerente, mas em 2021 ele vai para vendas, em Novos Negócios e Desenvolvimentos”, revela János. “Nós nos damos muito bem. Ele é o tipo de profissional que eu adoraria contratar se não fosse o meu filho”, garante. Respondo que provavelmente a terceira geração não ficará devendo em nada as gerações anteriores. János, com brilho nos olhos e sorriso entrecortando sua fala, me diz: certamente, que não. E acrescenta “A obrigação de uma geração é entregar a empresa melhor do que recebeu”. Vida longa à Mecalor!

Entrevista realizada em novembro de 2020, a esta repórter. A íntegra está na edição 52, da Revista HVACR em Foco e nos principais agregadores de áudio. https://open.spotify.com/episode/ 0DfPZuKxgi9QAIioWLPXMu

A Mecalor anuncia o novo CEO do Grupo, o engenheiro George Gabriel Szegö, Ph.D.; terceira geração. Ele passa a comandar as empresas com a mesma dedicação que seu antecessor e continuará contando com a participação e apoio do Conselho de Acionistas, das holdings controladoras do Grupo e dos diretores estatutários eleitos em assembleia em 2019: Alberto Luig Maresca, Claudia Arruda, Marcelo Zimmaro e Raul Daniel Imada, todos presentes e atuantes no dia a dia das empresas. “O Grupo segue sólido e coeso”, informa.

21 FEV/MAR | 2024

EM MEMÓRIA

MORRE EM SÃO PAULO, O JORNALISTA DO BLOG DO FRIO

PAULO DA COSTA!

Abaixo a reprodução do texto publicado em seu blog, o Blog do Frio, pela sua esposa e companheira de trabalho, Letícia.

com profunda tristeza que comunicamos formalmente o falecimento do jornalista e diretor da Pauta Fotográfica e do Blog do Frio, Paulo Fernando Bernardino da Costa.

Paulo Fernando faleceu na manhã do dia 12 de janeiro, em São Paulo. O velório e enterro ocorreram na manhã do dia 13, na cidade de Piraju (SP), onde ele nasceu e onde vivem sua mãe e irmã.

(...) Paulo Fernando faleceu em decorrência de complicações de um câncer descoberto somente em outubro de 2023, que, embora assintomático, estava em estado avançado.

Paulo Fernando lutou bravamente e, entre alguns de seus argumentos para seguir com o tratamento, ele disse a uma das médicas: “Se eu cair, caio lutando”. É com essas palavras que queremos preservar a memória do Paulo Fernando, um apaixonado pela vida e por todos à sua volta.

Do mesmo modo, não podemos deixar de registrar o seu amor pelo jornalismo, em especial por esta área tão específica que fez dele um dos mais importantes nomes do jornalismo na cobertura da indústria do frio. Sempre atento, ético, respeitoso e comprometido com os seus seguidores do Blog do Frio e com seus clientes da Pauta Fotográfica, Paulo Fernando era conhecido por sempre andar com o seu tablet profissional. E isso tinha uma razão. Ao encontrar com outros jornalistas, especialistas da área, ou mesmo colegas sem nenhuma vivência com o tema, Paulo Fernando fazia questão

de compartilhar com eles uma nova matéria ou o engajamento do Blog do Frio com algum assunto em destaque. Ele adotou uma abordagem multifacetada para cobrir o setor de refrigeração, conectando questões de ordem social, política, econômica, cultural, ambiental, científica e tecnológica e, com isso, pôde imprimir uma identidade jornalística singular para o setor de refrigeração. Que os seguidores, jornalistas, repórteres, fotógrafos, tradutores, colaboradores e clientes possam seguir conosco o legado de Paulo Fernando Bernardino da Costa, dando continuidade ao trabalho que ele iniciou há quase duas décadas.

Agradecemos a vocês por todas as mensagens de condolências e pedimos apoio e com-

REPERCUSSÃO:

preensão para que possamos enfrentar esse momento de extrema tristeza. Nos próximos dias, a equipe editorial retomará o trabalho iniciado pelo Paulo Fernando. Essa era a sua vontade!

Cordialmente, Letícia Doriguelo Benetti, esposa do Paulo Fernando e gerente da Pauta Fotográfica

Meu primeiro contato com o Paulo, foi através de uma pauta sugerida pelo time da Chemours. Eu não o conhecia. De lá para cá viramos grandes amigos. Uma amizade pessoal muito grande e de mútuo. Além de jornalista, o Paulo era um intelectual, que tinha uma visão de mundo muito apurada. Ele vivia muito essa parte intelectual. E como eu também gosto de ler alguns Pensadores, gosto de Teologia, de psicologia, nós criamos uma sintonia muito forte. Para além do setor de Refrigeração. Tanto que tínhamos muitos assuntos e temas transversais que compartilhávamos. E éramos amigos. Sempre que possível, saíamos juntos, viajávamos. Apesar de eu ser muito conhecido, sou mais reservado em minha vida pessoal e o Paulo foi um dos meus últimos amigos. No entanto, parecia que nos conhecíamos há muito mais tempo. Senti muito essa perda. Ainda sinto a falta de sua amizade. Parceiro. Sobre sua atuação no setor, perdemos um grande profissional, que escrevia com propriedade. Lamento muito e espero que ele esteja bem onde ele estiver.

Sérgio Eugênio da Silva, Prof° Serginho Fundador da Super Ar e idealizador da Expedição do Clima @superar https://blogdofrio.com.br/nota-de-pesar/

22
FEV/MAR | 2024

MUNDO

Este é o podcast do setor, voltado à indústria e a toda sua Cadeia com entrevistas, resenhas, séries e muito mais!

Podcast Mundo do Ar e da Refrigeração, te ajuda a entender melhor o setor de HVACR no Brasil e a sua estrutura, como a sua constituição, surgimento, desenvolvimento e segmentos correlacionados. Além disso, o podcast traz também a trajetória das indústrias, a concepção das tecnologias, o perfil do comércio, o panorama setorial, Cadeia do Frio e muito mais! O que é fato e notícia com entrevistas e áudios originais para poder levar os ouvintes a muitos lugares e ajudá- los a terem conhecimento mais profundo, crítico e reflexivo do setor, e claro fazer sempre bons negócios.

Os episódios do Mundo do Ar e da Refrigeração são quinzenais e você vai poder ouvir ainda entrevistas originais com ícones do setor, oriundos de entrevistas passadas: “alguns não estão mais entre nós, mas concederam entrevistas valiosíssimas e exclusivas que remontam a história e como o setor se desenvolveu”, informa Cristiane Di Rienzo, jornalista a frente do projeto.

“São engenheiros, instaladores, consultores, projetistas e todo o universo do setor entrevistado para os episódios diversos.

Vamos ainda fazer a análise de temas específicos e de relevada im-

portância junto a profissionais especializados”, anuncia Cristiane.

O podcast Mundo do Ar e da Refrigeração é produzido pela Di Rienzo Comunicação, que também está a frente do Portal e da Revista Mundo do Ar Condicionado e da Refrigeração.

Os episódios do Mundo do Ar e da Refrigeração, vão ao ar às quintas-feiras, no Portal Mundo do Ar Condicionado e da Refrigeração www. mundodoaredarefrigeracao.com e você também pode ouvir no Spotify, Deezer, Apple e Google Podcasts e muitos outros agregadores de áudio. Confira!

23 FEV/MAR | 2024 PODCAST
DO AR E DA REFRIGERAÇÃO
Fotos: divulgação.

UMA IMERSÃO NO CONFORTO TÉRMICO

egundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) um ser humano adulto vive de 80 a 90% do seu tempo em ambientes fechados. A Organização considera, inclusive, que as concentrações de poluentes em ambientes fechados, dependendo das condições, podem ser maiores do que as concentrações de poluentes em ambientes externos. Desse modo, o conforto térmico do ambiente construído é tido como um elemento de extrema importância para o bem-estar e para a saúde daqueles que o usufruem. O Conforto ambiental destes espaços pode ser controlado através de estratégias arquitetônicas utilizadas no ambiente construído e/ou fazendo

uso de equipamentos como o ar-condicionado. Por outro lado, a falta ou ineficiência do conforto térmico nas edificações, acarretam uma série de problemas que variam desde a perda de produtividade até problemas de saúde tanto físicos quanto mentais.

Diante disso é importante ressaltar que todos os tipos de projetos de arquitetura devem abordar esta questão, entendendo a sua necessidade e aplicabilidade através dos elementos construtivos, objetivando garantir o conforto e a saúde dos usuários em ambientes de permanência. Além deles, quando necessário, fazer uso dos equipamentos mecânicos de ar-condicionado.

24
CAPA

CONFORTO TÉRMICO

A ASHRAE¹ (Sociedade Americana dos Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar-Condicionado) define o conforto térmico como uma condição que expressa a satisfação com as condições térmicas de um ambiente, sendo este avaliado subjetivamente pelo usuário. Posto isso, é certo que tanto o calor quanto o frio podem atrapalhar o aconchego de uma pessoa e trazer a ela uma sensação desagradável dentro da própria casa ou mesmo no local de trabalho. Por isso a expressão “Conforto Térmico” existe para definir nossa percepção e condição psicológica e física de satisfação e equilíbrio proporcionado pela temperatura do ambiente. Ou seja, é quando atingimos um

estado satisfatório, em que não sentimos incômodos nem com o frio nem com o calor. A partir dessa premissa, os espaços comerciais e residenciais devem proporcionar condições térmicas agradáveis para o bem-estar e saúde das pessoas que ali estão. Trata-se de um critério tão importante que muitos escritórios de construção e de arquitetura têm investido em pesquisas para aplicar técnicas nas edificações. Contudo, nem sempre é possível mexer na estrutura do projeto arquitetônico, por isso, muitos locais têm buscado essa solução através do ar-condicionado.

ESPECIFICAÇÃO

Para alcançá-la é preciso definir o melhor projeto para o ambiente em questão. E aí o arquiteto ou o especificador deve se ater a algumas informações: o ambiente é residencial ou comercial? Quantos cômodos serão climatizados? De que tamanho de área estamos falando? Em qual região do País ela está localizada? Sendo comercial, o espaço abrigará negócio na área da saúde? de alimentos? de ensino? Ou: em que ramo será destinada a aplicação do sistema de climatização? Mais: atenderá o público em grande quantidade ou clientes em separado? Todas essas respostas devem ser levadas em conta no momento do projeto. Além delas, para desenvolver um bom projeto de climatização, o profissional tem de observar os seguintes pontos:

• planejamento estratégico da edificação;

• considerar a orientação do sol para dispor adequada-

mente os itens nos espaços;

• criar fluxos de vento naturais ou artificiais;

• definir a utilização dos sistemas de climatização, levando em conta a disponibilidade do mercado.

Este item é de extrema importância porque se o especificador conhecer o mercado fabricante de ar-condicionado, ele poderá apresentar mais do que projetos, mas soluções eficientes que garantam o constante controle das temperaturas no interior dos espaços, evitando que as pessoas sintam os efeitos negativos do calor ou do frio, independente da estação vigente.

PORTFÓLIO

Atualmente o mercado disponibiliza um sem números de sistemas e equipamentos que, certamente, atenderão as necessidades do cliente/projetista - seja ele arquiteto, especificador, designer de interiores ou mesmo usuário. Primeiramente há que se saber que os sistemas de climatização estão divididos em sistemas de expansão indireta - também conhecidos como sistema de água gelada, que, basicamente, faz com que o fluido refrigerante troque calor com a água,

25 FEV/MAR | 2024

que é responsável por diminuir a temperatura do ar circulante; e o sistema de expansão direta, que, basicamente, consiste em um circuito fechado onde o fluido refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar, ou seja, o fluido troca calor diretamente com o ar. De outra forma: entende-se que todo o sistema que necessitar de um intermediário para realizar o resfriamento do ar circulante, poderá ser considerado um sistema de expansão indireta. E os que não precisam, expansão direta. Nesta reportagem, vamos focar nos projetos com sistema de expansão direta, que podem atender residências, e, também, espaços comerciais de pequeno e médio porte, os denominados comerciais leves. Para os cômodos da moradia o especificador pode contar com os seguintes equipamentos: janela – com apenas uma unidade; e do tipo split, composto de duas unidades: a externa (condensadoras) e a interna (evaporadora). Os do tipo split fornecem, ainda, uma variação: uma unidade condensadora para até seis unidades evaporadoras, conhecida por sistemas multi split; e o VRF, que chega até 64 unidades evaporadoras. Todas estas com opções de combinar diferentes modelos de unidades internas, de acordo com a necessidade do projeto, sendo: hi-wall, cassete 4 vias e cassete 1 via. Já para os escritórios, restaurantes, consultórios, academias, salões de beleza, escolas entre outros espaços ditos comerciais leves, o profissional tem a disposição também evaporadoras do modelo piso-teto, dutados, e as redondas. Um charme!

CAPACIDADE

Assim, para que um ar-condicionado seja inserido dentro do projeto sem nenhuma dificulda-

de, o planejamento é essencial – sendo necessário determinar a existência do aparelho já no início do projeto. Isso porque os equipamentos, atualmente, têm a opção de serem só frio – para regiões mais quentes; e na versão quente e frio para regiões que fazem muito calor, mas também fazem frio, muito frio – estes equipamentos são conhecidos como ciclo reverso. Mas como escolher o modelo correto, que atenda perfeitamente às demandas do espaço

e ainda se alinhe com harmonia na decoração?

Saiba, antes de tudo, que o número de moradores consegue influenciar no conforto térmico do ambiente. Portanto, o primeiro passo é definir a capacidade do ar-condicionado em questão. No geral, um equipamento de 12 mil BTU/h é capaz de climatizar um ambiente de 20 m², mas a conta não é essa: tudo depende de

26
CAPA

quantas pessoas estarão presentes constantemente neste local. Além delas, é preciso saber que tipos de equipamentos eletroeletrônicos serão utilizados e com que frequência. Isto também influência na carga térmica do ambiente, já que o bem-estar oferecido pelo aparelho de ar-condicionado só é eficaz quando a quantidade de BTUs² e a capacidade do equipamento é compatível com o ambiente desejado. Por isso, é necessário fazer alguns cálculos e dimensionar o ambiente para encontrar o modelo que mais se adequa às necessidades do local.

Outras variáveis também têm de entrar neste cálculo, pois elas influenciam na decisão, como a presença de portas e janelas.

Calma! Para ajudar quase todos os fabricantes de ar-condicionado disponibilizam em seus sites um simulador que facilita o cálculo de BTUs para que se saiba exatamente o que será necessário para garantir conforto térmico com eficiência e bom desempenho. Também, dependendo do local de aquisição destes equipamentos, é possível contar com uma calculadora da carga térmica, que ajudará na escolha ideal da capacidade do equipamento. Sendo um modelo do tipo split há a necessidade de prever ainda espaço para a unidade condensadora – a unidade externa, lembra? Alguns locais possuem a chamada área técnica. Áreas de serviço, varanda, quintal também podem acomodá-las muito bem. Ah! Saiba que essa parte dos equipamentos splits são construídas para ficarem sob as intempéries, portanto, sem problemas.

SISTEMA ELÉTRICO PENSADO

PARA O AR-CONDICIONADO

Outro ponto importantíssimo

e muito pensado pelos profissionais da arquitetura é o sistema elétrico. Como a maioria dos condicionadores de ar são produzidos na voltagem de 220 volts, contar com um sistema elétrico que garanta essa voltagem irá prolongar a vida útil do aparelho, além de evitar o perigo de usar um transformador. Importante destacar que no mercado já é possível encontrar aparelhos que operam em 127 volts. No quesito segurança, especialmente quando falamos de produtos elétricos ou eletrônicos, é através do manual de instruções que são prestados esclarecimentos relacionados ao fornecimento de energia para sua utilização. A necessidade do uso de fio terra, capaz de evitar uma descarga elétrica no usuário, bem como a possibilidade ou não do uso de extensões para os fios, são algumas destas informações.

POSIÇÃO SOLAR

Por falar em eletricidade, quando um profissional faz um planejamento arquitetônico e busca a melhor climatização para o seu cliente, a posição do sol é fator decisivo na hora de desenhar. Isso porque o calor tem grande impacto na eficiência do ar-condicionado. Se o arquiteto conseguir aproveitar o sol da melhor maneira, evitando aquecer os lugares mais frequentados da casa, isso

significa que o ar-condicionado poderá refrigerar o ambiente de forma mais rápida. Mais do que isso, com os raios solares bem aproveitados pela arquitetura, o ar-condicionado não irá se sobrecarregar buscando o clima ideal, diminuindo o uso de energia elétrica.

ESTRUTURA DO AMBIENTE PLANEJADA PARA RECEBER UM AR-CONDICIONADO

Por fim, temos a estrutura arquitetônica que visa potencializar as vantagens de um ar-condicionado. Em um projeto que busca melhorar a climatização de um ambiente, o arquiteto irá trabalhar para desenhar uma sala ou quarto que deixe o aparelho trabalhar sem interferências físicas, como paredes e móveis na frente do equipamento, por exemplo. Assim, o aparelho poderá climatizar o local com maior facilidade e rapidez, do jeito que o usuário precisa. Além disso, contar com profissionais experientes ajuda muito. Um arquiteto poderá indicar a melhor opção estética para o seu ambiente e um instalador credenciado da marca escolhida é o ideal para orientá-lo em todas as questões de instalação, praticando os devidos procedimentos para que se extraia o melhor benefício do equipamento. Não caia na armadilha de que alguém que já está na obra pode instalar o

28
CAPA

equipamento. O profissional de instalação é o mais indicado para essa tarefa, pois certamente passou por treinamentos e cursos e, portanto, está habilitado para instalar corretamente o equipamento e fazê-lo funcionar. Neste caso, menos é sempre menos e mais é sempre mais!

COMPONDO COM A DECORAÇÃO

Entre os vários tipos de aparelhos, cada um conta com suas próprias características e tipo de instalação. Diante disso, é preciso de um planejamento prévio para determinar se será um condicionador de ar integrado ao décor ou oculto – uma vez que é importante pensar também no duto, na hidráulica e no ponto de elétrica para colocá-lo corretamente em um ambiente.

Quando o assunto é decoração, a dica de grande parte de arquitetos e designers de interiores é integrar o aparelho de forma discreta e delicada – será? Bem, se for assim, respeite sempre a saída de ar. No entanto, atualmente o mercado oferece uma grande variedade de aparelhos com unidades evaporadoras que podem, sim, compor, com a decoração sem a necessidade de estarem “escondidas”, pois, atualmente, o equipamento já pode ser cus-

tomizado e integrado ao ambiente. Também, alguns profissionais optam em instalá-los em um canto do cômodo, de forma que as obras de arte e peças decorativas se sobressaiam. Mas atenção: deve-se levar em conta o espaço a ser climatizado. Por vezes o condicionador de ar fixado em um ponto do cômodo, pode não contemplar a refrigeração completa do ambiente. Outra opção é uma marcenaria planejada, com um nicho específico para o equipamento – tornando o visual mais sutil; mas para quem deseja escondê-lo, atenção: nichos com portas treliçadas, que à primeira vista podem parecer perfeitos, mas considere um local que deixe aberturas ideais para entrada e saída de ar, tanto da evaporadora quanto da unidade condensadora e, que também, facilite a manutenção rotineira. Aliás esta é outra dica: sempre pense no espaço para manutenção do aparelho, o que inclui a limpeza. Sim, condicionadores de ar – como tudo, exatamente tudo, precisam ser limpos. Mas atenção: em razão da falta de prévio conhecimento, muitos consumidores usam produtos inadequados para a realização da limpeza de certos bens, o que acaba prejudicando sua aparência, durabilidade ou mesmo seu correto funcionamento. Outro ponto de suma importância ao adquirir um equipamento de ar-condicionado é se inteirar sobre ele. Segundo a Fundação Procon-SP, cada vez mais os produtos eletroeletrônicos estão presentes em nosso dia a dia. Para que a compra não se torne um problema, é importante ler o manual de

instruções antes da instalação e utilização. Apesar da ansiedade para logo fazer uso da nova aquisição, e de alguns manuais serem longos, não ler as orientações do fabricante pode ocasionar prejuízos, como a perda da garantia, por exemplo.

30

Para começar um equipamento com sistema inverter não significa que ele fornece as duas opções de temperatura: quente e fria. O equipamento que fornece o sistema quente e frio é o que conta com o ciclo reverso4 e, sim, pode ser inverter, que nada mais é do que um sistema que conta com um inversor de frequência – daí o nome inverter. Sua função é gerar eficiência energética bem maior do que um aparelho tradicional – também chamado convencional.

Mas como isso acontece? O sistema inverter faz com que o compressor (motor) tenha a capacidade de variar a rotação, fazendo com que a sua velocidade varie de forma a se ajustar à necessidade de frio que o usuário precisa para se sentir confortável no ambiente. Quando o equipamento chega na temperatura escolhida pelo usuário, ele já não precisará trabalhar numa alta faixa de rotação, mantendo apenas a rotação do compressor para manter a temperatura desejada. Por conta dessa capacidade de variar de rotação, ele consumirá menos energia elétrica; ao contrário do convencional que exige a mesma rotação do compressor tanto para alcançar quanto permanecer com a temperatura desejada. Por óbvio, o equipamento não conseguirá ser eficiente energeticamente ao contrário daqueles com sistemas inverter, que graças a variação de rotação fará com que ele precise consumir menos eletricidade, sendo bem mais eficientes. O percentual de economia dos aparelhos com sistemas inverters em relação aos convencionais, de acordo com os fabricantes, variam de 30 a 70%. Além disso, eles mantêm a temperatura constante no ambiente e ge-

INVERTER X CONVENCIONAL

ram menos ruído. Mesmo que custem um pouco mais do que os aparelhos convencionais, o pay-back dos condicionadores de ar inverter dar-se- à ao longo de seu uso com a economia na conta de eletricidade. Uma vantagem.

A figura mostra as diferenças entre o funcionamento do ar-condicionado convencional e do inverter. Eis a principal diferença: o aparelho convencional (representado pela linha verde) liga e desliga o compressor, enquanto o inverter (linha vermelha) continua ligado, apenas alterando a velocidade de operação, pois com o funcionamento contínuo do compressor — que evita picos de energia gerados pelo “liga e desliga” de modelos convencionais.

Outra vantagem de os condicionadores de ar inverter é que a temperatura desejada é atingida mais rapidamente. Isso ocorre porque o fluido refrigerante que circula no interior dos trocadores de calor possui uma maior pressão que permite refrigerar o ar mais rápido. As estimativas são de que esse processo reduz em até 30% o tempo necessário para atingir a temperatura desejada em relação aos splits convencionais.

31 FEV/MAR | 2024

CAPA

MODERNIDADE

Além dos compressores do tipo inverter, atualmente os equipamentos de ar-condicionado contam com outras funções e ferramentas a fim de mostrarem que o mercado evolui e que o conforto térmico é coisa séria, uma delas é a conectividade Wi-Fi, em que se torna possível o controle do equipamento por aplicativo ou por voz quando conectados a assistentes virtuais pessoais, como a Alexa ou o Google Home. Tanto presencialmente quanto de forma remota. Alguns aplicativos permitem o controle, inclusive, quando se está em outro país. Mais um recurso disponível em aplicativos é o que simula o gasto de energia que o usuário terá. Importante citar que essa e outras funções não são comuns a

MAIS CONFORTO TÉRMICO EM CASA OU NO TRABALHO

Definir a temperatura ideal para o ambiente doméstico ou corporativo contribui no aumento da produtividade e da performance dos usuários, além de proporcionar mais saúde e pureza no ar. Fato. Por isso existem normas que definem as temperaturas nos ambientes de trabalho. Uma delas, a ISO 9241³ propõe que no verão, a temperatura fique entre 20 °C a 24 °C, enquanto no inverno, o recomendado é de 23 °C a 26 °C. Já a norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, indica que ambientes que demandam questões intelectuais e de concentração devem manter índices de temperatura de 20 °C a 23 °C, com no mínimo 40% de umidade relativa do ar.

Ao adquirir um produto ou retirá-lo da loja, verifique se ele está em perfeito estado. Leia atentamente o manual de instruções (de novo!). Nele devem constar informações sobre as características do produto, o modo de uso, indicação de assistência técnica e termo de garantia. Tudo deve estar escrito em língua portuguesa, de maneira clara e precisa, para a fácil compreensão do consumidor. Caso o fabricante e/ou importador não forneça essas orientações, ele responderá por eventuais danos. Preste atenção se o tipo de voltagem é compatível com sua residência e o local mais adequado para a instalação. Se as especificações não forem respeitadas, o fabricante não será obrigado a ressarcir ou consertar o produto. Lembre-se que é importante exigir e guardar a nota fiscal. Desta forma, seus direitos estarão garantidos no caso de qualquer problema. Se houver dúvidas sobre o funcionamento do aparelho, entre em contato com a rede de assistência técnica indicada pelo fabricante. Não autorize que pessoas ou empresas não credenciadas pelo fornecedor conserte ou ajuste o produto, pois essa má prática pode acarretar a perda da garantia. Ao adquirir um equipamento de ar-condicionado tanto o especificador, o arquiteto, o designer quanto o usuário devem ter em mente a certeza de que o produto será usado da forma como indicado pelo fabricante, evitando que o bem seja danificado.

todos os fabricantes. Portanto, consulte também as funções do App da marca eleita.

Há também determinadas marcas que disponibilizam filtros antibacterianos: além de refrigerar o ar, eles ainda fazem a sua filtragem, eliminando impurezas, como poeiras, vírus e bactérias. Por falar neles também é possível encontrar modelos com uma tecnologia ionizada, que promete a redução em até 99% das bactérias no ar em no máximo 60 minutos por meio da adição de íons ao ambiente. Outra tecnologia no mercado de climatização são os equipamentos que refrigeram ou aquecem o ambiente sem o jato direto, contando, para isso, com micro furos. São cerca de 20 mil – em alguns modelos mais em outros menos responsáveis por espalhar o ar de forma mais homogênea sem que

haja vento direto.

A modernidade também está no portfólio das evaporadoras com designs diferenciados, coloridos e customizáveis.

Vejamos:

SPLIT: os modelos de condicionadores de ar do tipo split (do inglês to split, dividir) trouxe uma nova configuração do aparelho: duas unidades divididas em motor, ventilador e demais peças (condensadora - externa) e a evaporadora (interna) que insufla o ar no ambiente. Neste sistema o mercado disponibiliza os seguintes modelos:

• Quadro: Esta evaporadora possui três saídas para o fluxo de ar e conta com um design de quadro. Isso mesmo. Seu design inovador se destaca pela diferenciação, já que vem com uma moldura que pode ser ali-

32

mentada com obras de arte ou fotografias. À escolha do usuário. Este modelo harmoniza o ambiente com detalhes minimalistas, passando a integrar a decoração do ambiente. A troca das imagens é bem fácil;

• High Wall: como o nome sugere, deve ser instalado no alto da parede do cômodo. Funciona bem para ambientes de pequeno e médio porte. Disponível em cores variadas, inclusive a preta, a cinza, e o modelo em versões espelhadas – compondo bem com o estilo industrial. Mas também em ambientes refinados. Assim como a linha premium e as versões slim;

• Piso – Teto: este é um equipamento que pode ser instalado em posição vertical no piso ou em posição horizontal no teto. Essa flexibilidade de instalação do aparelho é excelente para ter um melhor aproveitamento de espaço em diferentes ambientes. Com alta potência de refrigeração, é assim chamada devido a sua evaporadora, que pode ser instalada no piso, no teto ou mesmo no meio da parede, de acordo com a disponibilidade do espaço. Este modelo é indicado para áreas com fluxo intenso de pessoas, como saguões de hotéis, academias, salões, bares, salas de aula e outros ambientes mais amplos. Também é recomendado para lugares com o pé direito alto, onde outros modelos do tipo split não seriam tão eficientes. Sua potência também é um diferencial. Quando falamos que o ar-condicionado piso-teto é uma máquina mais potente que o high wall convencional, estamos dizendo que ele possui capacidade a partir de 18000 BTUs, muitas vezes chegando a valores como 36000, 60000 e até 80000 BTUs;

• Cassete 4 vias: O ar-condicionado cassete — também conhecido como K7 — é perfeito para refrigerar grandes ambientes e de maneira uniforme, já que ele possui 4 pontos de saí-

JANELA: O ar-condicionado de janela foi o primeiro modelo de equipamento utilizado em residências. Inicialmente marrom, mudou para o cinza. Com nova roupagem este aparelho de uma única peça é encontrado também no branco com linhas mais suaves e novas funções. Seu nome adveio de sua instalação, que deve ser executada diretamente na parede, encaixada em um buraco aberto para este fim. Este é o modelo de ar mais tradicional e, normalmente, tem um custo mais em conta, justamente por ser mais compacto do que um modelo split.

34
CAPA

da de ar, auxiliando na sua distribuição por toda extensão do espaço. Por ser embutido no teto, no ponto mais alto do cômodo — torna-se mais eficaz na retirada do ar quente. Discreto, normalmente, têm níveis de potência mais elevados do que outros modelos. Todas essas características tornam o ar cassete a escolha ideal para ambientes com alta circulação de pessoas, como consultórios, clínicas, empresas, hospitais, restau-

rantes. Aparelhos desse modelo podem ser encontrados na versão Quente e Frio ou só Frio. O ar cassete é ideal para espaços grandes (mais de 30 m²), com pé direito alto e/ou com alto fluxo de pessoas e dispositivos eletrônicos ligados;

• Multi split: O ar-condicionado multi split utiliza apenas 1 condensadora para alimentar 2 ou mais evaporadoras, dessa forma, o aparelho consegue refrigerar mais de 1 ambiente simultaneamente. Este é um modelo de ar ideal para residências que têm aparelhos de condicionamento de ar em mais de um cômodo ou para salas comerciais com divisão de ambientes e escritórios individuais. Com o modelo multi split, é possível conectar até 6 evaporadoras de capacidades (BTUs) e modelos (hi-wall, cassete 1 via, cassete 4 vias, dutados, redondas e mais) diferentes. O ar-condicionado multi split refrigera vários ambientes com apenas uma condensadora. A condensadora é instalada na parte externa da casa ou ponto comercial, e as evaporado-

ras são colocadas nos cômodos que se deseja resfriar.

Modelos de ar-condicionado multi split têm capacidades a partir de 18000 BTUs, pois a sua capacidade deve ser equivalente à soma das potências necessárias para climatizar cada cômodo onde estão as evaporadoras. Primeiramente, tenha em mente que a potência de um ar-condicionado multi split é dividida entre as evaporadoras. Para esta escolha, a recomendação é definir em quais cômodos ficarão a evaporadora e calcular a potência necessária para refrigerar os ambientes individualmente.

• Cassete 1 via: este equipamento é ideal para quem precisa climatizar o ambiente com total discrição e ótima integração arquitetônica. Embutido e com fluxo de grande alcance ele pode ser instalado no forro a partir de 13 cm de altura; • Redondas: Inovador com design arredondado, que garante o resfriamento uniforme do ambiente. Possui fluxo de ar direcionado para atender a demanda em pés direitos altos, aproveitados por completo a opção sofisticada do produto. Seu design foi pensado para entregar qualidade no conforto, mas também, para tornar o ambiente mais luxuoso e elegante;

35 FEV/MAR | 2024

CAPA

VRF: O que é?

Uma opção para empresas, escolas, estabelecimentos comerciais e ambientes de uso comum, que prescindem de conforto térmico é o sistema VRF5, que distribui maquinário específico à refrigeração em diversos cômodos do ambiente. O VRF é um sistema de ar condicionado do tipo multi split conhecido como vazão de refrigerante variável, que tem a capacidade de chegar até 64 máquinas interligadas a uma unidade externa, que transferem as propriedades técnicas do sistema de climatização de ar para as unidades internas, separadas individualmente em

cada ambiente. Ele é um tipo de sistema de climatização considerado bastante versátil, flexível e moderno, possuindo a capacidade de expansão modular e ainda apresentando uma grande facilidade de adaptação em estruturas já existentes. Por meio do VRF ou VRV, é possível climatizar o ambiente sem a necessidade de modificar demais o espaço, como acontecem nos demais casos em que torna necessária a instalação de equipamentos de climatização de grande porte e com muitas unidades espalhadas. Mesmo atendendo a vários pontos, ele pode ser facilmente adaptado e consegue o máximo de produtividade nos ambientes aplicados.

Como funciona?

O sistema VRF funciona com uma combinação de tecnologia eletrônica com sistemas de controle microprocessados. Essa tecnologia trabalha de forma rápida e eficaz, controlando todas as unidades internas que são ligadas a ‘unidade única externa’ com o máximo de produtividade e rapidez. A instalação do sistema ocorre de forma bem simples e rápida, o que gera uma grande economia de tempo e esforços, além de não precisar de grandes investimentos em mão-de-obra, já que será um processo menos complexo. Vale ainda ressaltar que a arquitetura do espaço continua sendo mantida sem problema algum devido à alta capacidade de adaptação do sistema de climatização VRF.

• Vantagens - As principais vantagens de adotar o sistema de climatização VRF/VRV para a sua empresa, estabelecimento

comercial, escola ou espaço em geral, são que só o VRF:

• Consegue realizar a operação de diversos equipamentos com o máximo de produtividade e de forma simultânea;

• Confere um menor consumo de energia;

• Garante o conforto térmico total;

• Conta com um sistema inteligente que detecta falhas e anormalidades no funcionamento;

• Traz a possibilidade de acesso remoto do técnico por meio de automação;

• A instalação tem a chance de ser feita sem o uso de dutos;

• Confere a possibilidade de instalação de até 64 unidades internas;

• Traz economia de espaço com apenas uma unidade externa;

• Atende longas distâncias com até mil metros de tubulação;

• Controla devidamente a temperatura nos ambientes de forma individual em cada unidade interna.

Independentemente de qual seja a necessidade do seu projeto, tenha a certeza de que existe um ar-condicionado ideal para ele. As boas práticas incluem especificação correta, instalação com responsabilidade, manutenção com frequência e utilização com sabedoria. Parece complicado? Mas não é. Talvez seja a falta de costume e/ou de conhecimento em um desses pilares. No entanto observando cada um deles o usuário terá um projeto bonito, com equipamento eficiente para poder extrair tudo de bom que o conforto térmico permite! Aventure-se pela Rota da Climatização e faça diferença no seu projeto!

¹ A American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers é uma associação profissional americana que busca promover o projeto

¹ A American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers é uma associação profissional que promover o e a construção de sistemas de aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração. ASHRAE tem mais de 50.000 membros em mais de 130 países em todo o mundo

² British Thermal Unit é o que significa BTU, ou, na tradução livre, Unidade Térmica Britânica. É uma unidade de medida de potência de refrigeração de ² É British Thermal Unit é o que significa BTU, ou, na tradução livre, Unidade Térmica Britânica. uma unidade de medida de potência de de um ar-condicionado. Com base nessas informações, é possível definir que quanto maior o número de BTUs um aparelho tiver, maior será a sua potência.

³ O padrão normativo ISO 9241-11 (ABNT, 2008) define Usabilidade como a medida na qual um produto ou sistema pode ser usado por usuários

³ O padrão normativo ISO 9241-11  (ABNT, 2008) define Usabilidade como a medida na qual um produto ou sistema pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação, em um contexto específico de uso.

4 O ciclo reverso é uma configuração de ar-condicionado que consegue proporcionar tanto o resfriamento quanto o aquecimento do espaço, por isso,

O ciclo reverso  é uma de que consegue tanto o resfriamento quanto o aquecimento do espaço, por isso, ele possui esse nome. Como seu sistema de compressão de gás refrigerante pode ser invertido para a direção oposta, possibilita que o calor de fora passe para dentro 5 VRF vem do inglês “Variable Refrigerant Flow ”, traduzido é “Fluxo de Refrigerante Variável”. No Brasil o termo VRF, é usado por vários fabricantes de VRF vem do “Variable Flow é “Fluxo de Variável”. No Brasil o termo VRF, é por fabricantes de ar-condicionado para o sistema que contém uma única unidade externa conectada a várias unidades internas através de uma rede de tubos de cobre, por onde ocorre o fluxo de refrigerante. O VRF também é conhecido como VRV, mas este termo é patenteado pela Daikin, que foi a primeira fabricante a desenvolver o sistema, em 1982, no Japão.

36
FEV/MAR | 2024

Nossa forma de trabalho se baseia em respeito e transparência para gerar confiabilidade e assim criarmos uma sólida parceria.

EMPRESA

A RP ENGENHARIA & AUTOMAÇÃO, nasceu em 2016 direcionando seus esforços na prestação de serviços de Consultoria e Projeto focados em Automação e Eficiência Energética. Atende todas as regiões do Brasil e promove resultados reais em instalações de HVAC e Refrigeração Comercial e Industrial.

Rafael Piovani, seu fundador, é formado em Engenharia de Controle e Automação com especialização (MBA) em Administração de Empresas para Executivos. Experiência de 21 anos em HVAC-R com ênfase em consultoria e execução de projetos focados em automação, eficiência energética e retrofit promovendo soluções baseadas em programações e configurações dedicadas. Também desenvolveu importantes trabalhos para as multinacionais Danfoss e Santerno durante o período em que nelas atuou como colaborador.

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Escaneie o QRCode abaixo e acesse nosso site.

FEV/MAR | 2024

BRANDED CONTENT

Brasil vivencia em 2024 um dos verões mais quentes. Aliás, no último inverno, estação mais fria, também foram registradas temperaturas elevadas, fazendo com que essa estação gelada fosse marcada como sendo um dos invernos mais quentes dos últimos 60 anos, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). As temperaturas acima da média fazem com que a população invista em produtos que tragam conforto térmico. Por isso, a LG, marca líder em vendas de ar-condicionado no Brasil, lançou neste verão o LG Dual Inverter Voice e LG Dual Inverter Compact, ambos com inteligência artificial, para garantir o bem-estar dos consumidores.

A novidade complementa o portfólio da marca e apresenta funções essenciais, como ajustes de clima ideal para ambientes em um clique, identificação de padrões do uso do produto e análise das condições dos ambientes. Além disso, as novidades possuem funções para preparar a climatização perfeita à distância e adequar seus produtos às necessidades dos consumidores que buscam por tecnologia, economia de energia e um excelente custo-benefício. “Estamos felizes em incluir excelentes produtos ao nosso portfólio de ar-condicionado residencial com inteligência artificial. A nova linha oferece economia de energia, contém o gás refrigerante R-32 – que é menos agressivo ao meio ambiente –, e apresenta conectividade e controle de voz por meio do aplicativo LG ThinQ. Com esse lançamento, buscamos consolidar nossa liderança no mercado, já que respondemos por 29,6% do segmento inverter, segundo dados do GfK de dezembro de 2023”,

COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL LANÇA NOVOS MODELOS DE AR-CONDICIONADO

Marca líder de vendas em ar-condicionado no Brasil amplia seu portfólio com modelos que incluem inteligência artificial embarcada e economia de energia.

explica Rodrigo Fiani, vice-presidente de Vendas IT, B2B e Ar-Condicionado da LG do Brasil. Ele complementa: “A LG está sempre um passo à frente, trazendo soluções cada vez mais inovadoras para o consumidor. Por exemplo, em setembro de 2023, lançamos produtos com Inteligência Artificial que proporcionam a possibilidade de uma climatização personalizada e muita praticidade para o dia a dia: o LG Dual Inverter Voice + AI e o LG Dual Inverter Compact + AI. Além deles, um aliado de sucesso: o LG ThinQ, que proporciona uma experiência superior de comodidade. Com a vida cada vez mais corrida, poder climatizar sua casa pelo celular enquanto ainda está no trabalho, ou ajustar a temperatura por voz — com a Alexa ou Google Assistente — são benefícios incríveis”, destaca. Outro ponto diz respeito à comunicação da marca que mudou: “com investimentos cada vez mais assertivos, expandimos para o TikTok, Uber e Netflix, adotando um tom de voz mais humanizado, leve e divertido, trazendo o ’Life’s Good’ para a categoria”, informa Fiani.

LG DUAL INVERTER VOICE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – este modelo apresenta a tecnologia capaz de escanear a situação climática do ambiente, identificar os padrões de utilização do usuário e configurar automaticamente os principais detalhes para uma climatização confortável, como: a temperatura, a direção e a velocidade do vento, de forma totalmente personalizada. O modelo também possui controle de energia 4 em 1, função exclusiva da LG, que permite reduzir o consumo de energia do ar-condicionado ime-

diatamente, a partir do momento em que a função Energy Control é ativada tanto pelo controle remoto como pelo aplicativo LG ThinQ, possibilitando controlar o consumo de energia à distância.

O Compressor Dual Inverter com 10 anos de garantia possui rotor duplo que trabalha com controle de diversas velocidades, sem a necessidade de ficar ligando e desligando, garantindo o baixo consumo de energia, sendo 70% mais econômico do que os modelos de ar-condicionado convencionais. Além disso, possui conectividade Wi-Fi integrado, tecnologia capaz de conectar o ar-condicionado LG à internet, permitindo acesso aos comandos de voz com Google Assistente e Amazon Alexa. O produto está disponível nas capacidades de 9.000 e 12.000 BTU no site da marca, com preços sugeridos a partir de R$ 2.999,00.

LG DUAL INVERTER COMPACT COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – A função de Energy Control também está presente no modelo a fim de oferecer maior conforto e comodidade ao usar o produto. Para acionar a função de inteligência artificial, basta apertar o botão AI Care no controle remoto ou ativar a função Smart Care no aplicativo ThinQ. Além disso, ele também conta com o benefício de baixo ruído, uma característica sempre presente em toda a linha de condicionadores de ar da LG, com limite de até 22 decibéis nas capacidades mais baixas. “Todo mundo quer um ambiente bem climatizado: geladinho no verão e quente no inverno, mas sem ter que ouvir o ar-condicionado trabalhando. O LG Dual Inverter é super silencioso e ainda conta com a função Confort

38

Sleep, que ajusta a temperatura ideal para o sono com o máximo de silêncio. É a função perfeita para deixar ativada no quarto das crianças, por exemplo, e ficar tranquilo sabendo que elas não vão sentir nem frio nem calor durante a noite”, reforça Fiani. Já o R-32, por ser um gás mais ecológico e sustentável, está alinhado com as necessidades de uma geração cada vez mais consciente do meio ambiente, uma vez que causa bem menos danos ao meio ambiente e à camada de ozônio. O Compressor LG Dual Inverter tem 10 anos de garantia e os produtos nas versões 9.000, 12.000 e 18.000 BTU estão disponíveis no site da marca com preços sugeridos a partir de R$ 2.499,00.

TECNOLOGIA DE IA - Modelos como o LG Dual Inverter Voice + AI e o LG Dual Inverter Compact + AI contam com a tecnologia de inteligência artificial, que, além de analisar as condições do ambiente, também registra o uso e os hábitos do consumidor, adaptando automaticamente suas configurações para proporcionar uma climatização única e personalizada, sem a necessidade de realizar outros comandos. “O impacto da Inteligência Artificial vai muito além da comodidade e da experiência do consumidor. Ela também traz um grande impacto no meio ambiente e na economia de energia, uma vez que torna o aparelho muito mais eficiente energeticamente”, ressalta Rodrigo Fiani. O ar-condicionado é um produto que tem como objetivo trazer o bem-estar de forma prática. “Ao adicionar a Inteligência Artificial, que proporciona comodidade e mais economia de energia, você tem um produto que tem tudo para se tornar objeto de desejo”, analisa o vice-presidente da LG.

ECONOMIA DE ENERGIA - Sobre este quesito, Rodrigo Fiani informa que os equipamentos vêm com a funcionalidade “Energy Control”, que permite reduzir imediatamente o consumo de energia do ar-condicionado a partir do momento em que é ativada, tanto pelo controle remoto quanto pelo aplicativo, oferecendo ainda maior conforto e comodidade ao usar o produto. “Com essa função, o usuário pode escolher em qual frequência o compressor do ar-condicionado irá trabalhar. Por exem-

plo, caso haja apenas uma pessoa na sala, ele pode selecionar 40% no Energy Control, e o ar-condicionado irá reduzir o ritmo do compressor

sem alterar o conforto térmico e a temperatura. Dessa forma, o ar-condicionado economiza ainda mais energia”, explica.

LG DUAL INVERTER VOICE COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONJUNTO

Modelo: S3-W12JA31A

Código de barras 8806084119766

Ciclo Quente/Frio

Capacidade de refrigeração (Mín/Nominal/Máx) [BTU/]: 3.000/12.000/13.200

Capacidade de aquecimento (Mín/Nominal/Máx) [BTU/h]: 3.000/12.000/13.800

Desumidificação [l/h]: 0,8 Alimentação elétrica [V/Hz/ph]: 220/60/1

Potência (refrigeração) [W]: 1.130

Potência (aquecimento) [W]: 1.030

Consumo Anual* [kWh/Ano]: 484,6

CCE [W/W]: 3,11

Nova classificação energética INMETRO e Procel 2023 A

Gás Refrigerante: R-32

Conexões Ø: 1/4” - 3/8”

Comprimento / desnivel max. [m]: 7,5/7

Controle remoto sem fio: Sim Wi-Fi integrado pronto para uso: Sim Comando de voz com Google Assistente e Alexa: Sim Modo SLEEP (até 7 horas): Sim TIMER: Sim

Função ENERGY SAVING: Sim

LG DUAL INVERTER COMPACT COM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

CONJUNTO

Modelo: S3-Q12JAQAL

Código de barras 8806084233417

Ciclo Frio

Capacidade de refrigeração (Mín/Nominal/Máx) [BTU/]: 1.900/11.000/12.000

Capacidade de aquecimento (Mín/Nominal/Máx) [BTU/h]: N/A

Desumidificação [l/h]: 0,8

Alimentação elétrica [V/Hz/ph]: 220/60/1

Potência (refrigeração) [W]: 1.063

Potência (aquecimento) [W]: N/A

Consumo Anual* [kWh/Ano]: 484,4

CCE [W/W]: 3,03

Nova classificação energética INMETRO e Procel 2023 A Gás Refrigerante: R-32

Conexões Ø: 1/4” - 3/8”

Comprimento / desnivel max. [m]: 7,5/7

Controle remoto sem fio: Sim

Wi-Fi integrado pronto para uso: Não

Comando de voz com Google Assistente e Alexa: Não

Modo SLEEP (até 7 horas): Sim

TIMER: Sim

Função ENERGY SAVING: Sim

*A LG fornece reparo gratuito para produtos dentro do período de garantia, com defeitos de fabricação, através de

*A LG reparo para dentro com defeitos de de Assistências Técnicas Autorizadas. A garantia de 10 anos se aplica somente a certos componentes, como motores ou compressores e não inclui o valor da mão de obra. Para entender algumas situações em que a garantia LG é concedida, consulte a Política de garantia em https://www.lg.com/br/suporte/garantia. Para outros produtos, consulte o manual do produto ou entre em contato com o SAC da LG. Cada produto LG possui diferentes condições. Para informações adicionais, consulte o manual do produto.

39 FEV/MAR | 2024

ARTIGO

CARTA DO CEO

A Carta do CEO é a mensagem à sociedade contida no Relatório de Atividades 2023 do Green Building Council Brasil, e reproduzida neste espaço.

tualmente milhares de empresas e profissionais se relacionam com o GBC Brasil. Os números e os resultados das nossas atividades crescem consistentemente e quando comparados aos demais 76 Green Building Councils ao redor do mundo somos um destaque relevante.

Em 2023 alcançamos o recorde histórico do GBC Brasil em relação a novos empreendimentos registrados nas certificações LEED, GBC CASA & CONDOMÍNIO, LIFE e ZERO ENERGY. Foram 239 registros novos no Brasil. Aumentamos em 9% o número de registros comparado ao ano anterior e o destaque foi o aumento de 40% no segmento residencial. Na certificação LEED somos o 5º no ranking com o maior número de empreendimentos entre 186 países. Porém, mais importante que números de empreendimentos nas certificações são as evidências de mudança de comportamento. É aqui que iremos fundamentar a nossa mensagem.

O GBC não é uma certificadora. Nós somos um movimento de transformação!

Hoje podemos evidenciar etapas vencidas durante estes 16 anos de atuação do GBC Brasil como a desmistificação da ideia que custa mais caro e o fortalecimento do Green Building como o melhor modelo de negócio.

Na etapa atual vemos o mer-

cado mais receptivo ao investimento em inteligência de engenharia e arquitetura na fase de projeto. Uma evidência de mudança de comportamento.

Amparados por números nos projetos de empreendimento podemos demonstrar que investindo em arquitetura e engenharia, valorizando profissionais experientes e comprometidos com a maximização da eficiência, conforto e sustentabilidade viabilizamos economicamente a aplicação de tecnologia e inovação.

Quando essa mudança comportamental se tornar hábito em todos os segmentos e setores de mercado nos quais atuamos, nós seremos os principais protagonistas neste movimento internacional.

Para o GBC Brasil não basta certificar um prédio residencial. Precisamos criar um canal de comunicação com o comprador e futuro morador. Fizemos isto por meio da certificação LIFE aos compradores do Alameda Jardins da Tishman Speyer em São Paulo, e estamos fazendo com a MPD aos compradores do Figueira Leopoldo. Junto com a equipe comercial, técnica e de marketing da GT Buildings, hoje o maior portfólio de GBC Condomínio em certificação (8 empreendimentos), estamos alinhando nossa mensagem sobre conforto, saúde e bem-estar, redução de custo condominial aos moradores, melhor qualidade

técnica, e benefícios ambientais.

Em Porto Alegre, a principal imobiliária, ONE Imóveis de Luxo, além de membro do GBC, capacitou os seus corretores para compreender e melhor apresentar os benefícios de green building para potenciais compradores de empreendimentos residenciais no GBC CONDOMÍNIO e um comercial em certificação LEED.

SOMOS UM MOVIMENTO!

Outra evidência de mudança de comportamento na direção do investimento em inteligência é o nível de eficiência alcançado pelos empreendimentos recentemente certificados.

As certificações possuem níveis e o Platina é o mais elevado. Enquanto a média global de empreendimentos certificados LEED Platina de novas construções é 8%, no Brasil é 11,5%. Em 2023, 24% do que certificamos foi Platina. O GBC entende que cresceram os casos de projetos investindo em engenharia e arquitetura, empregando o uso de tecnologia, maximizando os resultados de eficiência, conforto e sustentabilidade, e como consequência temos certificações com ótimos resultados.

Outro ponto de destaque dos melhores projetos têm sido conciliar as suas razões com a maestria no atendimento aos diversos conceitos e práticas de green building como: ar-

40
JUL/AGO | 2023

quitetura bioclimática, projeto integrado, iluminação natural, alta eficiência, renováveis, reuso e reaproveitamento de água, conceito de smart building, declaração ambiental de produto, saúde e bem-estar, demonstrando alto desempenho em todos estes itens.

EXEMPLOS:

cia e humanização, redução de custos para uma operação “cara”, e o total conforto e respeito aos seus funcionários, pacientes (neste caso crianças) e principalmente aos pais, que passam por uma carga emocional muito grande neste tipo de tratamento.

O prédio residencial IDEA BAGÉ da Capitânia, primeiro GBC CONDOMÍNIO Platina, evidenciou o retorno ao comprador. O cálculo das eficiências reduzirá mais de R$10 mil reais de condomínio por ano ao morador.

A casa FM136 do Miguel Aflalo, certificada GBC CASA Platina, foi pensada em sustentabilidade com um custo de construção próxima ao convencional, mas que oferecesse uma redução de 50% dos custos de água, gás, energia e manutenção ao futuro morador.

O hospital filantrópico Erastinho, certificado LEED Gold (e em processo do ZERO ENERGY), priorizou o conceito de eficiên-

Como conclusão, afirmamos que respeitando as suas razões e investindo em inteligência, temos grandes projetos que resultam em eficiência, resiliência e descarbonização, aos níveis desejados por entidades debruçadas nas discussões sobre mudanças climáticas.

A revista é produzida pela Di Rienzo Comunicação & Eventos. A distribuição é gratuita. Para recebê-la basta acessar: www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

e se cadastrar no campo “NewsLetter”. Pronto! Você receberá as edições impressas e digitais!

41 FEV/MAR | 2024
Felipe Faria, CEO GBC Brasil

O que vem por aqui?

A INFLUÊNCIA DO SETOR DE HVAC PARA INIBIR INCÊNDIOS:

Na próxima edição da Revista Mundo do Ar e da Refrigeração, confira a reportagem sobre a influência do setor de HVAC para a inibição de ocorrências de incêndios, um número que vem crescendo ano após ano. Sistemas, equipamentos, legislação e muito mais. Não perca!

LANÇAMENTO CONFORTO & ARQUITETURA

O próximo número da Revista traz a estreia do Suplemento Conforto & Arquitetura voltado aos arquitetos, designers e demais profissionais que desejam saber mais ou mesmo se atualizarem sobre Conforto Térmico e temas relacionados. Um encarte dentro da Revista Mundo do Ar e da Refrigeração para ler, consultar e guardar.

@mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao

@mundodoaredarefrigeracao mundodoarErefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao.com.br

42
divulgação.
Fotos:

www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

43 FEV/MAR | 2024 LEVANDO INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO, ONDE A SUA EMPRESA PRECISA!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.