Revista Mundo do Ar e da Refrigeração n° 59 - Climatização em Academias

Page 1

ENTREVISTA LABELO PUCRS

CASACOR 2023

ARTIGO

DRIVES E SUAS APLICAÇÕES

1 2023 MAI/JU / N | 20 202 0223 ED. 59 | MAI/JUN 2023
EM
ACADEMIAS CLIMATIZAÇÃO
2 Toda a linha de acessórios de montagem | caixa de filtragem | catálogo de filtros | dutos | exaustores e ventiladores | grades Entrega em todo o Brasil. Consulte-nos: vendas@klimaporto.com.br | (51) 3105-8865 | +55 51 991253688 ou Visite nossas lojas! Klimaporto: Av. Pernambuco, 1994, Navegantes - Porto Alegre |RS Rua Capistabos, QD-36, LT-04, n° 72 - Goiânia |GO - www.klimacentro.com.br NOVA LOJA

ÍNDICE

Chega na Região Centro-Oeste

1038 14 C l i m

Lança no mercado o VLC, chiller scroll para ar condicionado Drives e suas Principais Aplicações

O que vem por aqui!

LG leva design com tecnologia ao maior evento da America

Latina

O que

Climatização

4 20 AC Samsung WindFree QAI AC Automotivo CASACOR 2023 Entrevista 06 Klimatix 18 Artigo 36 Radar 42 Klimacentro 10
para Arquitetos
Eficiência energética, desempenho e design saber
sobre a Higienização do AC
“HVAC-R é uma sigla para as palaveras em inglês “heating, ventilation, air conditioning and refrigeration”, referindo-se às quatro funções principais “aquecimento, ventilação, ar condicionado e refrigeração”, intimamente relacionadas à tecnologia destinada ao conforto ambiental interior em edifícios, veículos , processos industriais e ambientes controlado. Essa tecnologia passa a ser referida na forma escrita pelas siglas HVACR, HVAC/R, HVAC-R ou HVAC&R ou correspondentes em português, que são menos empregadas: AVACR, AVAC/R, AVAC-R ou AVAC&R.
40
a t i z a ç ã o e m A c a d e m i a s Climatização em Academias
Labelo PUCRS

EXPEDIENTE

REVISTA MUNDO DO AR

E DA REFRIGERAÇÃO + EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

E SUSTENTABILIDADE

PUBLICAÇÃO

Di Rienzo Comunicação & Eventos

JORNALISTA RESPONSÁVEL

Cristiane Di Rienzo cristiane@dirienzocomunicacao.com.br

DIAGRAMAÇÃO

Elisangela C. S. Chagas elicsc@gmail.com

COMERCIAL

Di Rienzo Comunicação & Eventos 55 11 3542-0202

DI RIENZO COMUNICAÇÃO & EVENTOS

Av. Armando Ferrentini, 229 - cj 11 Paraíso - 04303-030

São Paulo SP

ACESSE:

www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

NOVOS ARES

Esta edição marca a mudança de mais uma estação do ano. Do outono para o inverno, que começa em junho. Se bem que com o clima do Planeta todo bagunçado, cada vez mais as estações vêm perdendo suas características. Estação do frio? Só saberemos quando estivermos passando por ela. Haja vista que o verão deste ano foi bem mais suave. Pelo menos aqui em São Paulo. De toda a forma para o frio e para o calor os sistemas de HVAC conseguem prover um conforto térmico ideal. Também os condicionadores de ar por sua vez, a cada dia ganham mais adeptos dos aparelhos na versão quente/frio. Uma comodidade proporcionada pela indústria e auferida pelos laboratórios de eficiência energética. Um deles, o da PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) acaba de ser (re) inaugurado. O Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar, sediado no LABELO, o complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, atua na calibração de instrumentos de medição e ensaios de avaliação da conformidade para certificação de produtos. Aliás, ele é o único do Brasil capaz de realizar todas as normas de segurança ao consumidor e eficiência energética exigidas. A expansão da infraestrutura proporcionará ensaios com maior nível de acuracidade. E, justamente por isso, fomos conversar com o coordenador do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Uso Doméstico, no LABELO, o engenheiro Leandro Weschenfelder. A entrevista, além de oportuna traz informações interessantíssimas sobre a auferição destes aparelhos. Além dela, a reportagem de capa aborda a Climatização nas Academias. Outro conteúdo de importância, com vários pontos de vistas, casos reais, convergindo para a mesma questão: a importância da Qualidade do Ar Interior. Mais do que necessário, um caminho sem volta. Por falar em caminho, mais um passo: a partir desta edição da Revista Mundo do Ar e da Refrigeração estamos celebrando a inauguração da sua versão em espanhol, pois ela passa a ser distribuída também nos países da América Latina. Um avanço e uma exclusividade, já que a iniciativa marca a consolidação de um trabalho que prima em levar informação, e que agora alcança outros mercados deste segmento, que cresce neste mundo globalizado.

Quer mais? Vire a página! Boa Leitura!

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

PUCRS INAUGURA NOVO LABORATÓRIO DE EFICIÊNCIA

PUCRS INAUGURA NOVO LABORATÓRIO DE ENERGÉTICA PARA CONDICIONADORES DE AR ENERGÉTIC A PARA CONDICIONADORES DE AR ENERGÉTICA PARA CONDICIONADORES DE AR

Laboratório é o único do Brasil capaz de realizar todas as normas de segurança ao consumidor e eficiência energética exigidas. A expansão da infraestrutura proporcionará ensaios com maior nível de acuracidade.

PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) acaba de inaugurar o Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar, sediado no LABELO, o complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica que atuam na calibração de instrumentos de medição e ensaios de avaliação da conformidade para certificação de produtos. Em atuação desde 2003, a estrutura só possibilitava a realização de ensaios em condicionadores de ar de até 36 mil BTU/h, mas com a criação desta nova infraestrutura, inaugurada em 25 de maio último, amplia

sua capacidade e passa a atender a faixa de ensaios até 60 mil BTU/h, além de poder também ensaiar condicionadores de ar Cassete, instalados no teto.

Com a novidade, a PUCRS abrigará um laboratório para atender a todas as normas exigidas no País, tanto na parte de segurança ao consumidor quanto na de eficiência energética, incluindo todas as regulamentações vigentes. Com isso, a instituição contribui também para a sustentabilidade, pois os ensaios realizados pelo LABELO são utilizados pelo o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para garantir que os equipamentos de ar-condicionado comercializados estejam de acordo, reduzindo o impacto no meio ambiente causado pela geração de energia.

Utilização inteligente de recursos Com a preocupação crescente em reduzir a emissão de gases poluentes e preservar o meio ambiente, utilizar recursos energéticos de forma eficaz é um desafio cada vez mais importante a ser assumido por governos e a sociedade em geral. Desde 1984, o Brasil mantém o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), cujo objetivo é informar a eficiência energética de produtos para o consumidor, buscando uma racionalização do uso da energia.

A partir de normas e padrões, inclusive internacionais, mas que consideram os regimes de temperatura regionais, o Inmetro cria requisitos e programas de avaliação da conformidade para a medição da eficiência energética dos produtos. Para verificar o cumprimento destes requisitos e a adequação desses produtos aos regulamentos técnicos, ensaios são realizados em laboratórios acreditados a este Instituto, como o LABELO-PUCRS, reconhecido internacionalmente e em funcionamento na PUCRS há mais de 50 anos.

“O novo laboratório também irá possibilitar que fabricantes possam fazer ensaios para desenvolvimento de novos produtos, cada vez mais tecnológicos e eficientes, ampliando as possibilidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Brasil. A instituição contribui assim, para a infraestrutura de qualidade no país”, destaca Israel Teixeira, Diretor do Labelo.

Do resultado obtido nos ensaios laboratoriais é que saem as informações da etiqueta de eficiência energética que o consumidor enxerga nos produtos e, a partir de parâmetros pré-estabelecidos, uma nota é atribuída ao produto ensaiado, sendo “A” o conceito para produtos mais eficientes, podendo ir de B a D a nota mais baixa, a depender do produto ensaiado.

De acordo com estudos reali-

6
Fotos: Crédito Paulo Nemitz-PUCRS

zados pela Agência Internacional de Energia (International Energy Agency-IEA), no contexto da eficiência energética, a climatização assume um papel de especial atenção, enquanto o uso de condicionadores de ar representa mais de 10% do consumo de energia elétrica no mundo, além de terem uma demanda crescente, com previsões apontando que o consumo de energia por esses aparelhos pode dobrar até 2040. Este fenômeno também é observado no Brasil: de acordo com estudos realizados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o aumento no consumo de energia elétrica por condicionadores de ar residenciais nos últimos 12 anos foi de 237% em nosso País.

Estrutura para apoiar a evolução do setor no Brasil

Com a iniciativa, o LABELO-PUCRS se consolida como uma das principais instituições de pesquisa e ensaios do Brasil, colaborando com a evolução da qualidade e segurança ao consumidor dos equipamentos de ar-condicionado utilizados no País. Entre os objetivos da ampliação, está também o de promover a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de levar às pessoas cada vez mais informações sobre o consumo dos aparelhos, permitindo escolhas mais racionais com relação ao consumo de energia, com impactos na economia das famílias, posto que os custos de energia são relevantes. Apesar do Brasil ter uma matriz elétrica majoritariamente renovável (de acordo com dados da Empresa de Pesquisa Energética, a partir de seu Boletim Energético Nacional, 83% da produção de energia elétrica no país é reno-

vável, um dos melhores índices do mundo), o investimento em novas usinas e em infraestrutura também causa danos ambientais, além de demandar um grande volume de dinheiro público, sendo fundamental a manutenção de produtos eficientes.

“Por isso, o desenvolvimento de produtos mais eficientes para o setor é um dos grandes desafios da indústria e do desenvolvimento de políticas públicas para atingimento de metas de eficiência energética e, é claro, para reduzir o custo das famílias com energia elétrica”, defende Israel.

A indústria da área de refrigeração, em resposta às questões de consumo energético envolvidas, tem desenvolvido novas soluções ao longo dos últimos anos. Para que os benefícios dessas novas tecnologias sejam captados em testes laboratoriais, é necessário serem aplicadas metodologias adequadas para a determinação da eficiência energética desses produtos. Assim, o Inmetro publicou, em 2020, uma portaria em que estabeleceu uma nova metodologia para ensaios de condicionadores de ar como aplicável no Brasil, possibilitando uma validação mais precisa em novas tecnologias de condicionadores de ar. Cabe destacar que o Instituto considerou, em seu documento, os estudos coordenados pelo Programa Nacional de Conservação

de Energia (Procel) e executados pelo Labelo-PUCRS, sobre a internalização da métrica sazonal, que sugeriram a adoção da metodologia de ensaio presente na norma técnica internacional ISO 16358-1, além de estabelecerem propostas de temperaturas de testes, pontos de ensaio e bins de temperatura (estatísticas relacionadas ao ano climático) adequados à realidade brasileira.

A partir da inauguração do novo Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar, que conta com equipe de quatro integrantes a Revista Mundo do Ar e da Refrigeração (MAR) conversou com Leandro Weschenfelder, graduado em engenharia elétrica pela PUCRS e coordenador do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Uso Doméstico, no LABELO; é também coordenador da comissão técnica de eletrodomésticos da ABRAC (Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade). Além disso, Weschenfelder acumula experiência em mais de 20 anos em ensaios laboratoriais com norma ISO e IEC. Abaixo os principais destaques da entrevista. Confira!

7 MAI/JUN | 2023
Fotos: Crédito Paulo Nemitz-PUCRS Novo laboratório de eficiência energéticaNovo laboratório de eficiência energética

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

normalmente são embutidos no teto do ambiente que será refrigerado. No laboratório antigo não era possível realizar ensaios nesse tipo de aparelho.

MAR: Por que é importante manter um Laboratório de Eficiência Energética em Condicionadores de Ar?

e Procel), que por sua vez, conduzem periodicamente ensaios de vigilância de mercado, tendo em vista garantir que os produtos que já estão no mercado, continuem atendendo aos níveis de eficiência energética determinados na etapa de ensaios iniciais.

MAR: Como é a nova estrutura do Laboratório inaugurado no último dia 25?

LW: Para acomodar a nova estrutura do Laboratório foi necessário construir um prédio novo, anexo a um dos prédios pré-existentes do LABELO. Ela possibilita a realização de ensaios de aparelhos com capacidades de 6 mil BTU/h até 60 mil BTU/h, contando com um calorímetro composto por três câmaras, visando garantir medições precisas dentro de toda a faixa de capacidades abrangidas.

MAR: E quanto a sua nova infraestrutura, o que mudou?

LW: A nova infraestrutura conta com equipamentos de medição e aquisição de dados de última geração, assim como um sistema de controle e registro de resultados totalmente automatizado, possibilitando maior agilidade na execução de ensaios. Além da realização de ensaios de determinação da capacidade de refrigeração nominal e determinação do IDRS (Índice de Desempenho de Resfriamento Sazonal), os quais são utilizados para a elaboração da ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia), e, também, para solicitar a concessão do selo Procel de economia de energia (selo que premia os equipamentos mais eficientes), também podem ser realizados os seguintes ensaios:

• performance de refrigeração máxima e mínima;

• congelamento;

• performance de controle de condensado e sudação de gabinete;

• determinação da capacidade de aquecimento nominal; e

• performance e aquecimento máximo (ensaios em sobrecarga).

Além disso, no novo laboratório também será possível realizar ensaios em aparelhos do tipo cassete, que são aqueles condicionadores de ar que

LW: Além de atender a demanda da indústria, essa nova infraestrutura vem contribuir com a economia e sustentabilidade energética, tendo em vista que os ensaios realizados pelo LABELO são utilizados para concessão da ENCE e Selo Procel, os quais provém informações importantes para a decisão de compra por parte dos consumidores, que podem, de forma consciente, optar por aparelhos mais eficientes e com potencial de redução na conta de energia elétrica. Além disso também são utilizados para comprovar o atendimento ao programa de metas para condicionadores de ar, publicado pelo Ministério de Minas e Energia, o qual estabelece níveis mínimos de eficiência energética, impedindo que aparelhos ineficientes cheguem ao mercado. Na prática, aparelhos mais eficientes representam usinas de energia virtuais, levando-se em consideração que aparelhos energeticamente mais eficientes fazem com que seja necessário menos investimento na construção de novas usinas de energia. Em uma época em que se busca alternativas para a geração de energia, é importante lembrar que "a energia mais barata e com menor impacto ambiental é a energia não consumida".

MAR: Qual é a relação do Laboratório com os fabricantes de Ar-Condicionado, por que o procuram?

LW: Os fabricantes procuram o Laboratório de Eficiência Energética para cumprir as exigências compulsórias estabelecidas pelas regulamentações publicadas pelo Inmetro e Ministério de Minas e Energia, além de também buscarem autorização para uso do selo Procel, que é voluntário e somente pode ser concedido aos aparelhos com melhor eficiência energética. Além disso, também há procura por ensaios de desenvolvimento de produtos.

MAR: Além deles, que outros grupos o procuram?

LW: A procura acontece de ambos os lados, ou seja, por parte dos fabricantes e, também, por parte dos organismos governamentais (Inmetro

MAR: O novo Laboratório é acreditado e certificado por quais entidades?

LW: O Laboratório é acreditado para a execução de ensaios pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro), a qual é signatária de acordos de reconhecimento mútuo com o ILAC (International Laboratory Accreditation Cooperation) e IAAC (InterAmerican Accreditation Cooperation), o que possibilita a aceitação de relatórios emitidos pelo LABELO em vários países. A Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre) é o único organismo de acreditação reconhecido pelo Governo Brasileiro para acreditar laboratórios de ensaio.

MAR: Há a informação de que "os ensaios realizados pelo LABELO são utilizados pelo Inmetro e Ministério de Minas e Energia (MME) para garantir que os equipamentos de ar-condicionado comercializados estejam de acordo, reduzindo o impacto no meio ambiente causado pela geração de energia". Como se dá essa 'parceria"? O Inmetro recorre sempre ao Laboratório de Eficiência Energética para Condicionadores de Ar ou o Laboratório tem de informar sempre o Inmetro? E quanto ao MME?

LW: O fluxo ocorre das seguintes maneiras: o Inmetro publica e mantém regulamentos que estabelecem requisitos compulsórios que os fabricantes precisam atender, dentre os quais, a realização de ensaios para comprovar os níveis de eficiência energética e a concessão da ENCE. Dessa forma, inicialmente quem procura o Laboratório de Eficiência Energética em Condicionadores de Ar são os fabricantes. Quando um fabricante nos contrata, realizamos os ensaios requeridos e emitimos um relatório acreditado, que é utilizado pelo fabricante para registrar o modelo ensaiado junto ao Inmetro, que por sua vez faz a gestão dos produtos registrados. Periodicamente os fabricantes também precisam realizar ensaios de manutenção em aparelhos já registrados, para comprovar que eles seguem atendendo aos níveis de eficiência energética determinados durante o ensaio inicial. Já o MME é

8
Leandro Weschenfelder

responsável pelo programa de metas para condicionares de ar, que estabelece os níveis mínimos de eficiência energética que esse tipo de aparelho deve possuir, sendo que a comprovação do atendimento a esse requisito se dá por meio dos mesmos relatórios emitidos para a concessão da ENCE (Inmetro).

Paralelamente a rotina de ensaios, o / LABELO participa das CTs (comissões técnicas) e GTs (grupos de trabalho), que são criadas pelo Inmetro quando há necessidade de revisar ou atualizar alguma portaria/regulamentação.

MAR: Há alguma norma ou obrigatoriedade de que os equipamentos de AC devem ser auferidos por um Laboratório de Eficiência Energética antes de serem comercializados? E qual é o procedimento para realizar testes e ensaios de eficiência energética nestes equipamentos de AC?

LW: Sim. Essa obrigatoriedade é estabelecida pela portaria Inmetro n°269/2021, podendo ser utilizado qualquer laboratório de terceira parte acreditado à CGCRE para a portaria em questão e normas ISO 5151/2017 e ISSO 16358/2013. Quanto ao procedimento, ele é definido também pela Portaria Inmetro N°269/2021 e nas normas já citadas.

MAR: Equipamentos de AC com sistema do tipo Inverter são mesmo capazes de aumentar a geração de eficiência energética? Se sim, qual é o range de eficiência energética que pode ser obtido através do aparelho de AC com sistema inverter?

LW: Até o presente momento não desenvolvemos pesquisas nesse sentido, dessa forma nossa resposta é baseada em dados presentes nas tabelas publicadas pelo Inmetro em seu website (https://www.gov.br/inmetro/ pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-de-eficiencia-energetica/condicionadores-de-ar/ condicionadores-de-ar-indices-novos-idrs.xlsx/@@download/file)

De acordo com esses dados, o maior IDRS calculado para um aparelho convencional é de 3,96. Em contrapartida, o maior IDRS calculado para um aparelho do tipo inverter é 9,00.

MAR: A nova metodologia para ensaios de condicionadores de ar aqui no Brasil, possibilita uma validação mais precisa em novas tecnologias de condicionadores de ar. Mais preci-

sa em que percentual? O que mudou da metodologia anterior para a atual?

LW: O mérito da nova metodologia é se aproximar mais do que seria uma condição de uso real dos condicionadores de ar. Pela metodologia antiga, os aparelhos eram avaliados em uma única condição climática (temperatura e umidade relativa), ou seja, um único ponto de ensaio, o que na prática, sabemos que não acontece. Na nova metodologia os aparelhos convencionais podem ser avaliados em até duas condições climáticas distintas e os aparelhos inverter em até três, incluído a sua operação em carga parcial, que é justamente onde os aparelhos inverter tem maior potencial de economia de energia. Posteriormente os dados oriundos destes pontos de ensaio são processados por um algoritmo que considera um perfil climático aproximado para o Brasil, envolvendo o tempo de ocorrência de cada temperatura e o uso dos aparelhos, chamado "distribuição dos bins de temperatura externa" o qual pode ser encontrado na tabela A.1 da portaria Inmetro 269/2021.

MAR: Fique à vontade para acrescentar o que julgar necessário.

LW: O LABELO atuou diretamente no desenvolvimento da nova metodologia para ensaios de condicionadores

O QUE DIZ O INMETRO?

de ar no Brasil, tendo sido contratado pelo Procel/Eletrobrás para esse desenvolvimento, que posteriormente foi considerado pelo Inmetro para a publicação da portaria que regulamenta os ensaios de condicionadores de ar no Brasil. Do trabalho realizado surgiu o apontamento das normas mais adequadas ao Brasil, ou seja, a ISO 5151 e ISO 16358, além da tabela de distribuição dos bins de temperatura externa. Também atuamos na realização de ensaios que nortearam a definição das faixas de classificação de eficiência energética presentes na portaria 269/2021.

“Toda essa infraestrutura [ do LABELO] possibilita a confiança na conformidade e na qualidade dos produtos, que é composta por vários atores nesse cenário, portanto o papel do LABELO enquanto laboratório acreditado para realizar inúmeros ensaios é essencial. Partir do resultado dessas análises, desses testes é que torna possível para o InMetro compreender melhor quais caminhos ele deve seguir no estabelecimento desses parâmetros, desses requisitos, pois nada adianta estabelecer tais requisitos, se eles não podem ser alcançados. Portanto um laboratório devidamente acreditado, com competência reconhecida como é o caso do LABELO é essencial para que todo esse sistema de confiança na qualidade de produtos se mantenha de pé.” Leonardo Rocha, assistente da diretoria de avaliação da Conformidade do InMetro.

A saber: o InMetro foi criado em 1973 e as parcerias com laboratórios de ensaios devidamente acreditados surgiu ainda na década de 1990. No caso do Labelo ele é um laboratório que possui vasto escopo de ensaios acreditados junto ao InMetro, cuja parceria comemora mais de 20 anos.

¹ A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (ABRAC) foi fundada em 2009 com o objetivo de congregar os interesses de seus associados e fomentar a avaliação da conformidade. Consolidou-se como representante ativa do setor, colaborando com o Inmetro e as agências reguladoras na definição de políticas e regulamentos.

9 MAI/JUN | 2023
g

GIRO DA ENGENHARIA

CHEGA NA REGIÃO CENTRO-OESTE

epois da inauguração da nova sede da Klimaporto, em Porto Alegre (RS), a Klimasul, empresa atuante no mercado de ventilação há mais de 15 anos, inaugura a Klimacentro, sediada estrategicamente em Goiânia (GO) para atender com mais personalização o mercado centro-oeste do Brasil. “A Klimacentro é uma loja especializada na venda de materiais para ventilação industrial, projetada especificamente para atender às necessidades das indústrias modernas”, destaca a diretora da Klimasul, Jeanice da Rosa Brum. Apesar da Klimasul entregar em todo o território nacional, a Klimacentro, loja física do grupo tem por objetivo atender diretamente o cliente. “Nossa equipe está altamente qualificada para atender a todos, encontrando as melhores soluções para criar um

ambiente seguro, saudável e produtiva”, assegura Jeanice. Ela conta que a Klimacentro dá acesso a ampla gama de equipamentos de ventilação industrial, incluindo ventiladores, exaustores, dutos, difusores, entre outros para melhorar a qualidade do ar, otimizar a circulação ou controlar a temperatura. “Trabalhamos com os principais fabricantes do setor para oferecer produtos confiáveis com soluções ideais que atendam aos mais altos padrões de desempenho e durabilidade”, afirma. Mesmo assim, ela convida: “Apesar de termos um portfólio composto pelos principais fabricantes, nós da Klimacentro estamos abertos para possíveis parcerias em ventilação industrial, calcadas em confiança e segurança. “Estamos ansiosos para atender outros fabricantes e ajudá-lo a

Inaugura laboratório psicométrico para medição de eficiência e homologação de condicionadores de ar

Gree Electric Appliances, fabricante global de ar-condicionado, inaugura seu laboratório psicométrico para medição de eficiência e homologação de condicionadores de ar. A novidade tem capacidade para testar aparelhos de até 60.000 BTUs/h de todas as famílias, tanto residenciais, quanto comerciais leves. Aprovado no teste interlaboratorial pelos Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (Labelo), o local apresenta muita flexibilidade e estabilidade nos resultados. "É um laboratório de desenvolvimento e homologação de produtos da Gree, que permitirá a companhia medir a capacidade de re-

frigeração e potência elétrica

alcançar o máximo desempenho em seu negócio”, reforça.

Entre o diferencial da Klimacentro, Jeanice ressalta que proporciona “um serviço personalizado em todas as etapas, desde a seleção dos produtos até a entrega e o suporte pós-venda”.

A Klimacentro está localizada na Rua Capistabos, QD-36, LT-04, n° 72, Santa Genoveva, em Goiânia (GO). Para mais informações ou mesmo acionar o e-commerce da loja, acesse: www.klimacentro.com.br.

consumida de seus aparelhos com mais agilidade, segurança e confiança, garantindo uma entrega de alto nível", diz Nicolaus Cheng, diretor comercial da Gree Brasil. Ainda segundo ele, no futuro, possibilitará que a empresa realize algumas etapas de processo de desenvolvimento de novos produtos através de ensaios específicos para essa finalidade. Localizado em Manaus (AM), na sede da fábrica da Gree, o novo laboratório foi inaugurado no último dia 22 de junho.

10

NA FABRICAÇÃO DE CHILLER

www.mayekawa.com.br mayekawadobrasil Alimentos & Bebidas
Lácteos
Predial Indústria Química Plástico
Frigoríficos
Climatização
MAIS DE 50 ANOS DE EXPERIÊNCIA
TEMOS
IDEAL PARA O SEU NEGÓCIO:
O CHILLER
Chiller Industrial Chiller Água Sub-Resfriada
www.mayekawa.com.br mayekawadobrasil
Chiller Microcanal Amônia, Propano e Halogenados

CASE GIRO DA ENGENHARIA

A LINHA DE AC SAMSUNG WINDFREE

a terça-feira, 13 de junho, a Samsung anunciou o lançamento oficial no Brasil, de dois novos modelos de aparelhos de ar-condicionado, o WindFree Pro Energy, "o mais eficiente e econômico do mercado¹", destaca a marca, e o WindFree Black Edition, produto Premium com foco em design e decoração. Em evento realizado para a imprensa, na sede da Samsung em São Paulo, os presentes puderam conferir mais sobre as novas tecnologias da fabricante sul-coreana para o Line-up Wind Free, de Condicionadores de ar. O diretor de Negócios da Divisão de Ar-Condicionado da Samsung Brasil, Jihoon Yang abriu o evento dando boas-vindas a todos, em bom Português. Em seguida, o diretor da divisão de ar condicionado da Samsung Brasil, Thiago Dias Arbulu, ressaltou que "as duas adições ao portfólio de produtos trazem ainda mais opções especializadas para o consumidor, esteja ele em busca do produto mais econômico já lançado pela marca, que é o caso do Pro Energy, ou atrás de uma versão alinhada com o que há de mais moderno em design e estilo". Na ocasião, esteve presente também, o assistente da Diretoria da Avaliação da Conformidade do InMetro, Leonardo Rocha, que destacou a importância de termos no mercado equipamentos de ar-condicionado com tecnologias cada vez mais voltadas à eficiência energética. "A Samsung vem trabalhando nesse sentido: eficiência e desempenho", anunciou. Além dele, o gerente da Divisão de Ar Condicionado da Samsung Brasil, Daniel Fraianelli,

demonstrou que o portfólio Wind Free de Ar-Condicionado está um pouco acima da média no quesito eficiência energética, exigida pelo InMetro, que é 5,5. "Todos os nossos Condicionadores de ar alcançaram índice de 6,0", afirmou. No entanto, destacou que o Pro Energy alcançou o patamar de 9,0, bem acima da média. "Queríamos entregar ao mercado uma solução que, de fato, fosse mais eficiente energeticamente e com alto desempenho. Buscamos o que há de melhor em componentes e sistemas para fabricar o Pro Energy, mas até para nós foi surpreendente que chegássemos a este índice tão alto de eficiência", explicou. Na sequência, o também gerente da divisão de Ar Condicionado, Célio Pascoli, discorreu sobre outras características dos novos modelos de ar condicionado, aumentando as opções de escolha dos usuários. "A Samsung desenvolve um portfólio amplo de condicionadores de ar, mas que contemplam sempre a efici~encia energética e o desempenho”, enfatizou. Ainda o diretor criativo, cenógrafo e influencer Michel Lott apresentou sua visão de tendências minimalistas, nova arquitetura "limpa", mas eficiente e acolhedora, "onde o Wind Free se encaixa", finalizou. Depois disso, a gerente de PR da Samsung Brasil, Mariana Passos convidou os presentes para conhecerem "in loco" os lançamentos Wind Free: WindFree Pro Energy e WindFree Black Edition – “O modelo WindFree Pro Energy é o ar-condicionado mais econômico do mercado graças à tecnologia Digital Inverter Ultra elevada ao seu potencial

máximo”,Samsung . O Compressor Duplo no modo WindFree presente no WindFree Pro Energy “eleva sua operação a níveis de excelência, superando a linha completa Samsung que já conta com um dos mais altos índices de economia”. Esse recurso aliado a tecnologias exclusivas da marca, tornam este modelo o nº 1 em eficiência energética segundo a nova regulamentação do Inmetro¹. "Esse lançamento reforça o compromisso da Samsung em oferecer produtos e soluções mais sustentáveis que também auxiliem o consumidor a quebrar o paradigma de que o ar-condicionado é o vilão da conta de luz", conclui Thiago Dias Arbulu. Já o modelo WindFree Black Edition, totalmente inédito no portfólio da Samsung, é focado no público Premium e conta com diferenciais capazes de dar ao espaço onde será instalado um verdadeiro toque de estilo, graças ao design elegante e moderno que reflete a tendência atual de cores escuras. O acabamento e a cor do WindFree Black Edition se misturam harmoniosamente com estilos de decoração de interiores contemporâneos, em que tons escuros e madeira se encaixam em perfeita harmonia em todos os cômodos da casa.

Vantagens da linha Samsung WindFree - Ambos os novos modelos lançados contam com o Modo WindFree para garantir o máximo de conforto durante sua utilização, com ou sem vento. Ao toque de um botão, o modo WindFree dispersa o ar climatizado através de 23 mil microfuros que eliminam o vento gelado direto, deixando o ambiente ainda mais confortável. Neste modo, o compressor Digital

12
Fotos: divulgação.
Expande seu portfólio com foco em eficiência energética, desempenho e design.

Inverter – com 10 anos de garantia – garante uma eficiência energética ainda maior, atingindo uma economia de até 77% de energia comparado ao modo resfriamento rápido2. Utilizando o app SmartThings3, também é possível ligar e desligar os modelos WindFree Pro Energy e WindFree Black Edition, além de controlar a temperatura e, claro, gerenciar o consumo energético por meio da funcionalidade Energy do app – tudo a um toque e também por simples comandos de voz. O recurso inteligente AI Auto Cooling também analisa as condições do ambiente e padrões de uso e otimiza automaticamente os vários modos de ambas novas versões. Com base na temperatura preferida, ele alterna automaticamente para o modo mais apropriado para manter as condições ideais, enquanto o Modo Resfriamento rápido, consegue alcançar até 15 metros de distância em linha reta, em menos tempo, resfriando o ambiente até 43% mais rápido4. Outros recursos dos lançamentos - Além dos diferenciais cita-

dos, os dois novos modelos WindFree também contam com um poderoso sistema com dois tipos de filtros, um com revestimento antibacteriano e lavável para reter até 99.9% de bactérias5, e outro capaz de reter 99,9% de vírus presentes no ar, incluindo a poeira mais fina. As funções Auto Clean de limpeza automática, que opera sozinha o ventilador para remover pó e umidade no trocador de calor, evitando o crescimento de bactérias e mofo, Freeze Wash6, que esteriliza o ar-condicionado congelando 90% das bactérias do interior diretamente pelo controle remoto ou SmartThings, o Modo Good Sleep, que monitora a temperatura e a umidade do ambiente para mantê-lo confortável durante a noite toda, além do silenciador no compressor para minimizar o ruído, e design simples e modular para fácil instalação em um tempo 45% menor com apenas 2 parafusos e partes de encaixe, também integram os novos WindFree Pro Energy e WindFree Black Edition. Promoção de lançamento e pré-venda especial - Ambos os lançamentos da linha WindFree estão com preços e condições especiais.

A versão do WindFree Pro Energy já está à venda na loja online da marca, e quem optar por adquirir o produto até o dia 30/06, ganha 15% de desconto na modalidade de pagamento à vista, ou 20% de desconto com o voucher do Eco Troca. Já o WindFree Black Edition está com o pré-registro aberto até o fim de junho, oferecendo 5% de desconto para quem se registrar no site https://samsung.com.br/ windfree-black/.

Samsung Eco Troca - Vale lembrar que o programa de logística reversa da marca, o Samsung Eco Troca, permite aos usuários renovar os dispositivos de casa e ainda dá descontos na compra de novos aparelhos. Criado para incentivar o descarte consciente de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, basta agendar a retirada do aparelho antigo, de qualquer marca e estado de conservação, no site https:// shop.samsung.com/br/ecotroca e trocar por vouchers de desconto na loja online da Samsung. Além de ser válida para todos os modelos de ar-condicionado, a iniciativa contempla ainda TVs, monitores, lava-louças, geladeiras e máquinas de lavar.

1 - A afirmação de maior eficiência do mercado brasileiro no consumo de energia refere-se ao modelo AR09CVFAAWKNAZ e pode ser verificada por meio do relatório do InMetro "Programa Brasileiro de Etiquetagem – PBE – Tipo de Equipamento: Condicionadores de Ar" versão de 31/05/2023, publicado em 31/05/2023 e disponível para consulta pelo link: https:// www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/tabelas-deeficiencia-energetica/condicionadores-de-ar/condicionadores-de-ar-indices-novos-idrs.pdf/view.

2 - Até 77% de economia: testado no modelo AR24BSEAAWKNAZ no modo WindFree em comparação com o modo resfriamento rápido.

3 - Disponível em dispositivos Android e iOS. Uma conexão Wi-Fi e conta Samsung são necessárias.

4 - Testado no modelo ART12TXCAAWKEU em comparação com o modelo convencional Samsung AQ12EASER.

5 - Conforme testes realizados por diferentes institutos internacionais Kitasato Environment Science Center entre outros, os Condicionadores de Ar da Samsung que possuem tecnologia que reduz até 99% de bactérias, ácaros e fungos nocivos no ar.

6 - Função Freeze Wash não está disponível na capacidade 9.000 Btus.

A revista é produzida pela Di Rienzo Comunicação & Eventos. A distribuição é gratuita.

Para recebê-la basta acessar:

www.mundodoaredarefrigeracao.com.br

e se cadastrar no campo “NewsLetter”. Pronto! Você receberá as edições impressas e digitais!

13 MAI/JUN | 2023
Controle de gastos de energia via Smart Things Energy

GIRO DA ENGENHARIA

TRAZ

INOVAÇÕES E

TECNOLOGIA PARA CASACOR PELO SEXTO ANO SEGUIDO.

Com cerca de 170 produtos em 42 ambientes, empresa leva design premium junto com tecnologia e inteligência artificial ao maior evento de arquitetura da América Latina!

LG Electronics é a parceira tecnológica exclusiva da CASACOR São Paulo. Nesta 36ª edição do evento, a LG comemora o sexto ano seguido de sua participação na CASACOR. Em seu ambiente de 320m², a empresa disponibiliza todos os seus produtos, incluindo TVs, aparelhos de áudio, cozinha e lavandeira, telas e condicionadores de ar, num ambiente único que remete a uma experiência afetiva e sensorial, que propõe uma reflexão sobre o passado distante, para reconectar as pessoas com suas raízes e com um senso de pertencimento mais profundo. Com o tema “Corpo & Morada”, a maior mostra de arquitetura, design e paisagismo da América Latina traz a casa como uma extensão do corpo e abre as portas no Conjunto Nacional, palco da última edição e patrimônio modernista da cidade, localizado na Avenida Paulista, 2073. São 73 ambientes distribuídos em 11.000m² de área construída, projetados por grandes nomes do mercado e jovens talentos.

O projeto da Casa LG, assinado pelo escritório BC Arquitetos, de Bruno Carvalho e Camila Avelar, eleva o conceito de arquitetura, trazendo à tona a relação entre passado e futuro, com um olhar especial à ancestralidade e à relação primitiva do homem com sua primeira morada. E como inspiração utiliza o tema da mostra, já que a marca promete ao visitante como experiência um fio condutor entre as

memórias afetivas, sob a ótica do novo morar contemporâneo, além de utilizar elementos como a terra e o barro para ativar uma experiência sensorial.

“É uma grande satisfação para nós seguirmos com essa valorosa parceria com a CASACOR pelo sexto ano seguido, com quase 170 produtos em mais de 40 ambientes. A LG sempre esteve próxima dos arquitetos, marcando presença em grandes eventos nacionais e internacionais, e estamos novamente trazendo nosso DNA ligado à inovação para perto dos consumidores, a fim de mostrar que a tecnologia pode ser vivenciada de forma dinâmica, leve, amigável e divertida”, conta Sonah Lee, head de Marketing Corporativo da LG do Brasil.

BC ARQUITETOS

Ancestralidade e conexão com a primeira morada:

Com projeto idealizado pelo arquiteto Bruno Carvalho, a Casa LG representa a fusão entre tecnologia e humanidade. Na busca por uma arquitetura afetiva e sensorial, os arquitetos destacaram a importância das origens e a conexão com nossa história. As paredes carregam consigo a memória dos sonhos e anseios que moldaram nossa existência. O ambiente conta com elementos naturais como a terra e o barro, além de utilizar o design e a arte brasileira, fazendo um convite para adentrar nessa morada onde

passado e futuro se encontram, com a promessa de um amanhã promissor. “Buscamos imprimir na Casa LG uma volta às origens, às raízes humanas, para encontrar inspiração e soluções arquitetônicas que promovam uma conexão mais profunda e autêntica entre o ser humano e o espaço em que habita”, explica o arquiteto Bruno Carvalho. “Além disso, o uso de materiais naturais em conjunto com a escolha da cor magenta da marca LG como elemento arquitetônico principal, criam uma contraposição interessante entre o conceito de ancestralidade e a tecnologia de ponta da LG, colocando ambos em posição de destaque”, completa. Uma arquitetura que respeite a história e a cultura do lugar e das pessoas que o habitam também evidencia a importância do corpo nessa relação, uma vez que é o corpo que é afetado e influenciado pelo ambiente em que vive. Dessa forma, a proposta afetiva e sensorial do BC Arquitetos para a Casa LG não está somente relacionada à estética e ao design, mas também à forma como a arquitetura impacta e interage com o corpo humano.

LG NA CASACOR

A LG também está presente com seus lançamentos e tendências de tecnologia em colaboração com diversos arquitetos renomados. Quem visitar a CASACOR 2023 poderá ter a experiência de passar por um túnel de LED, que

14
Mais de 200 pessoas estiveram presente em evento exclusivo para a imprensa e influenciadores

vai garantir a imersão dos convidados até chegarem ao ambiente da Casa LG, oferecendo uma experiência única e empolgante para os entusiastas e apaixonados por inovação e design. “Este é o maior destaque de telas da LG. O túnel de 10,72 metros quadrados é formado por 48 gabinetes LED Signage, da série LSBC. A tecnologia HDR deixa o conteúdo exibido na tela vívido e com ótimo impacto visual. Com gama de cores mais ampla e a acentuada taxa de contraste permitem que os espectadores desfrutem totalmente de conteúdos vibrantes, além de possuir fácil manutenção e instalação.

OLED TRANSPARENTE - A sala de estar da Casa LG conta com uma impressionante OLED transparente, capaz de criar efeitos incríveis da tela com o ambiente, deixando o ambiente mais inovador. Ao mesmo tempo em que mostra o cenário atrás de si, a tela sobrepõe as informações relevantes bem na frente deles, harmonizando conteúdo e ambiente de maneira perfeita e natural. A tecnologia OLED da LG faz com que o Painel OLED Transparente tenha uma estrutura mais fina e proporciona uma elevada transparência de 38%, muito superior à das telas LCD transparentes convencionais

HOME CINEMA LG LED 136'' - No

ambiente de Felipe de Almeida, a LG traz a imensa tela LG LED de 136 polegadas - uma das grandes tendências para o mercado de áudio e vídeo. A proposta é mostrar a aplicação da tela em um ambiente residencial de luxo, proporcionando uma imersão de cinema dentro de casa. A tela está acompanhada pelo Sound Bar S90, que gera graves profundos e áudio intenso.

LINHA BRANCA - Na última edição da CASACOR, a LG apresentou a WashTower™, lavadora e secadora de roupas com design exclusivo em formato de torre e capacidade de lavagem de 17kg. Para esse ano, a marca apresenta a nova WashTower Compact, de 14 kg, com o foco em lavanderias compactas e que em breve será lançada no mercado brasileiro. O modelo está presente na Casa LG e na Lavanderia do Tufi Mousse, que juntamente com as Lava e Seca Smart LG VC2, dispostas nos ambientes da Ester Carro e Ecatherina Brasileiro, reforçam o compromisso da companhia com a inovação atrelada a designs sofisticados para diversos estilos de decoração. A linha de lavanderia Smart possui Inteligência Artificial que, por meio de sensores, adapta os movimentos do cesto, garantindo uma lavagem profunda e com maior conservação dos tecidos. Além disso,

ela calcula a quantidade ideal de água para lavar diferentes volumes de roupas, desde peças pequenas até edredons e grandes toalhas. Todas com design premium para compor diferentes estilos de decoração. Em um projeto inédito assinado pelo arquiteto Bruno Moraes, uma cozinha funcional com a nova Geladeira LG French Door está presente na CASACOR. No espaço é possível realizar atividades culinárias reais com a participação do público e convidados especiais, e o profissional apostou em formas orgânicas, como a fachada de brise ondular, e na identidade brasileira presente em obras e esculturas para criar um cômodo afetivo e nostálgico. O modelo faz parte da nova linha de refrigeradores que a LG está trazendo para o Brasil e que em breve será lançada no mercado.

CONFORTO TÉRMICO - Todo o conforto térmico e bem-estar da CASACOR estão garantidos com o refresco da linha de condicionadores de ar, que estão instalados pelos ambientes. Para completar, a companhia também aposta no aplicativo de conectividade LG ThinQ, uma tecnologia exclusiva desenvolvida para que os consumidores possam acessar e controlar os eletroeletrônicos à distância e até por comando de voz.

15 MAI/JUN | 2023
Fotos: Credito_Mari Orsi O maior espaço da Casa LG, na edição 2023 da Casa Cor... ... a linha de AC Artcool, o purificador de ar Puricare...E ainda o AC de teto

Fotos: Credito_Mari

GIRO DA ENGENHARIA

Empresa do Grupo Abril, a CASACOR é reconhecida como a mais completa mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores das Américas. O evento reúne, anualmente, renomados arquitetos, decoradores e paisagistas e em 2023 chega à sua 36ª edição em São Paulo, com 17 praças nacionais (Bahia, Brasília, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, Ribeirão Preto e Tocantins), e mais quatro internacionais (Miami, Bolívia, Paraguai e Peru).

MAI/JUN

SERVIÇO: CASACOR São Paulo 2023

Data: 30 de maio a 6 de agosto de 2023

Local: Conjunto Nacional – Av. Paulista, 2073 – Cerqueira César

Mais Informações: www.casacor.com | Facebook: facebook.com/casacor_oficial

16
Instagram: @casacor_oficial | @casacor_sustentavel | 2023
RAM
Orsi
Túnel de LED: impacto na entrada da Casa LG. OLED, comemorando 10 anos Oled Transparente Linha Premium também nas cozinhas!

SETEMBRO 2023

das13hàs20h SãoPauloExpo

Visite a Febrava 2023 , o maior e mais completo evento do AVAC-R na América Latina!

São 4 dias com mais de 300 marcas expositoras reunidas, apresentando suas novidades e soluções tecnológicas para climatização e refrigeração em sistemas comerciais, industriais e residenciais, além de diversas oportunidades de qualificação profissional , relacionamento e muitos negócios

Faça parte do presente e do futuro do setor. A Febrava está de volta!

Escaneie o QR CODE e credencie-se gratuitamente! /febrava febrava.com.br f in AR CONDICIONADO automotivo, central, industrial e residencial VENTILAÇÃO residencial e industrial TRATAMENTO DE ÁGUAS FERRAMENTAS E EPIS REFRIGERAÇÃO industrial, comercial, residencial e transporte TRATAMENTO DO AR AQUECIMENTO elétrico, gás e solar
A INOVAÇÃO NO CONTROLE
12.15
ApoioInstitucionalApoioOrganizaçãoePromoção RAM137-23 FEBRAVA - Anuncio HVAC-R 210x297mm indd 1 26/05/23 17:12

GIRO DA ENGENHARIA

Lança no mercado o VLC, CHILLER SCROLL para ar condicionado

m evento realizado na sede do Grupo Mecalor, na terça-feira, 20 de maio, a Klimatix, marca de produtos de Ar Condicionado do Grupo, lançou o Variable Load Chiller (VLC), para aplicação em sistemas de climatização e tratamento do ar projetada para “operação contínua e confiável”, destaca a empresa. "Com sua interligação por unidades escalonáveis, o VLC possui flexibilidade sem igual para se adaptar a diferentes aplicações e capacidades de resfriamento", iniciou o diretor da Klimatix e responsável pela área Hospitalar do Grupo Mecalor, o engenheiro George Szegö, ao apresentar a nova tecnologia para engenheiros, fabricantes e clientes que foram prestigiar o

lançamento. "Além disso, sua tecnologia de ponta garante uma operação confiável e efi ciente, possibilitando longa vida útil e baixo custo de manutenção", garante Szegö, que complementa: "O sistema de gestão integrada de controle permite otimização constante da capacidade de resfriamento para atender a demanda térmica". De fato, desenvolvido para centrais de água gelada com múltiplas unidades, o VLC possui gestão integrada de controle e funcionamento dos equipamentos, a fim de otimizar a capacidade disponível de resfriamento com a demanda de carga térmica, bem como a eficiência energética, e este sistema de gestão integrado é realizado pela comunicação em rede dos equipamentos, sem a presença de unidades master e slave (free master slave), "oferecendo ainda mais flexibilidade e simplicidade na gestão do sistema".

Características - Szëgo explanou sobre as características da linha VLC, que é composta por quatro equipamentos "com capacidades nominais de 15 e 18 TRs, nas versões compressores fixos ou do tipo inverter". Quanto às condições de operação, a temperatura ambiente é de 10 °C a 45 °C e a da água gelada de 5 °C a 15 °C. "O projeto e a fabricação do equipamento está de acordo com as normas NR-10 e NR-12 e a eficiência conforme as normas AHRI 551/ 591: IPVL de 4.802 até 5.626 kW/kW e COP de 2.933 até 3.270 kW/ kW". No quesito Refrigeração, o VLC está disponível com duas opções de compressores scroll,

sendo a primeira "com um inverter de alta eficiência e controle de rotação de variável de 30 a 100%; e a segunda com dois compressores fixos montados em tandem e com controle de capacidade de 50% a 100%". O evaporador de placas brasado (BPHE) é fabricado em aço inox AISI316 com poço para medição de temperatura. O condensador microcanal (MCHE) é fabricado com tubos e aletas em alumínio "garantindo maior proteção contra corrosão galvânica". O VLC possui, ainda, ventilador axial com motor elétrico do tipo EC e controle proporcional de rotação montado em um difusor de ar "que garante alta eficiência e baixo nível de ruído" e válvula de expansão eletrônica que permite controle preciso no fluxo de refrigerante. Já na parte hidráulica, o Variable Load Chiller apresenta sensor de fluxo fabricado em aço inox e princípio de medição calorimétrico incorporado ao equipamento e sem partes móveis. O filtro é com carcaça fabricada em material termoplástico e elemento filtrante na forma de discos e "alta capacidade de filtragem e a tubulação é fabricada em aço inox AISI 304 e conexões Victaulic". Por fim, o gabinete é fabricado em aço-carbono galvanizado e acabamento com pintura eletrostática na cor verde RAL 6005 e os elementos de fixação são em aço inox. Outra característica diz respei-

18
ua nte fida nm sendoaprimeira"comumin-
George Szegö apresentanto a nova linha VLC e demonstrando o novo chiller aos presentes.

to à instalação, em que o sistema integrado de controle permite a conexão em rede de até 14equipamentos, "permitindo maior modularidade na capacidade da CAG". Mas o destaque da linha VLC é a utilização de múltiplos módulos instalados em paralelo no circuito hidráulico, permitindo, assim, a expansão de capacidade instalada conforme o aumento da demanda de carga térmica. O engenheiro frisa que a CAG deve ser projetada, "utilizando o primeiro equipamento com capacidade variável e os demais por controle por steps."

BENEFÍCIOS

Operando com refrigerante R-410A, o VLC apresenta os seguintes benefícios:

• Sensor de fluxo e conexões Victaulic fornecidos com o equipamento;

• Estrutura de controle mestre- escravo livres (free master slave);

• Alta eficiência energética em conformidade com a AHRI 90.1;

• Modularidade permitindo expansão futura de capacidade;

• Operação confiável 24/7 com baixo nível de ruído;

• Automação do sistema de

APRESENTA BOMBA ELÉTRICA

Ingersoll Rand reuniu engenheiros, distribuidores, parceiros e a imprensa para apresentar a Bomba Elétrica de Diafragma EVO Series™. O evento realizado no aúltimo 11 de maio, no Farol Santander, em São Paulo contou com a presença de executivos da fabricante que explanaram em primeira mão as novas tecnologias da empresa em bombas. De acordo com a Ingersoll Rand, o modelo traz recursos exclusivos nunca antes disponíveis em uma solução de bomba. Isso porque a nova bomba de diafragma de deslocamento positivo acionada eletricamente “combina as melhores tecnologias das bombas de diafragma operadas a ar da série EXP”, destaca. Presente também nesta edição da Expomafe (Feira de Máquinas, Ferramentas e Automação, realizada de 09 a 13 de maio em São Paulo), “o equipamento concilia a versatilidade de uma bomba de diafragma com a eficiência e controlabilidade de outras bombas de deslocamento positivo. Ou seja, pega o melhor de todas as tecnologias e as

combina em uma, garantindo um nível inédito de confiabilidade, controle e eficiência”, garante.

A Bomba Elétrica de Diafragma EVO Series™ foi projetada para muitas aplicações e condições, especificamente em Processamento Químico, Tratamento de Água e Efluentes, Papel e Celulose e Manufatura Geral. O conjunto exclusivo de tecnologias visa garantir operações com mais segurança, controle, versatilidade, desempenho e eficiência. Confira as tecnologias presentes na Bomba Elétrica de Diafragma EVO Series™:

SEGURANÇA - Capacidade de True Deadhead (bomba desliga em segundos após fechamento da válvula); Detecção de Vazamento Integrada e Contenção secundária de Vazamento

CONTROLE - Codificador integrado ao motor e controlador de série; Capacidade integrada de controle e monitoramento; Pode ser controlada com um PLC ou

água gelada e bombas;

• Fácil instalação (baixo footprint) e manutenção;

• Baixa carga de refrigerante;

• Equipamento compacto;

• Fácil acomodação em elevadores de serviço.

Após a apresentação, os convidados dividiram-se em grupo para visitar a fábrica e o novo laboratório do Grupo Mecalor para conhecerem in loco o novo VLC. Depois disso, a Klimatix proporcionou a confraternização dos presentes finalizando o evento com um brunch.

através de dispositivos analógicos. VERSATILIDADE - Permite escolher entre 5 materiais de construção diferentes para lidar com os fluidos mais agressivos e corrosivos: aço inoxidável, ferro fundido, alumínio, polipropileno ou polipropileno condutivo.

DESEMPENHO - Design exclusivo de 3 câmeras; Diafragma multicamadas Inovador desenvolvido exclusivamente para a EVO Series™ Bomba Elétrica de Diafragma.

EFICIÊNCIA - Bomba completamente elétrica que não requer sistema de ar comprimido.

Ainda, a ARO possui bombas elétricas de diafragma, bombas de pistão e equipamentos de lubrificação que oferecem o melhor custo total de propriedade do mercado.

19 MAI/JUN | 2023
Fotos: divulgação.
DE DIAFRAGMA COM COMBINAÇÃO DE RECURSOS.

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

A IMPORTÂNCIA DE QAI, PARA O BEM-ESTAR DURANTE AS ATIVIDADES FÍSICAS

Como é sabido, a QAI - Qualidade do Ar Interior refere-se à qualidade do ar no interior e exterior dos edifícios e estruturas, especialmente no que se refere à saúde e conforto de seus ocupantes. Debruça-se não só no componente química da composição do ar, mas igualmente na sua composição bacteriológica. Nós sentimos a temperatura do ar, a umidade, a velocidade de circulação, os ruídos e odores no ar. Dentro do campo da percepção, podemos nos sentir desconfortáveis em ambientes onde os móveis e utensílios estejam cobertos de poeira, ou mesmo quando vemos partículas em suspensão nos focos de luz. Isso quer dizer que se mantivermos o ambiente, os móveis e utensílios limpos, a qualidade do ar estará adequada? Pode não ser o suficiente.

20

e acordo com Oswaldo Bueno¹, Gestor do Comitê da ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas, “o conforto térmico pode ser definido como o estado de espírito que expressa satisfação com o ambiente térmico e a temperatura do corpo como um todo”. Como existem grandes variações fisiológicas e psicológicas de pessoa para pessoa, é muito difícil satisfazer a todos em um mesmo ambiente. Por este motivo, pode-se afirmar que as condições ambientais que resultam em conforto térmico não são as mesmas para todos e nem igual em todos os locais.

No que diz respeito à salubridade dos ambientes de academias de ginástica, assunto desta reportagem, Leonardo Cozac, CEO da Conforlab e Presidente do PNQAI (Plano Nacional da Qualidade do Ar Interior) responde que “a qualidade do ar que respiramos dentro das academias de ginástica é de extrema importância por alguns motivos especiais, pois no momento em que estamos fazendo exercícios físicos, a quantidade de volume de ar que se respira aumenta muito, numa proporção de 200%. Em muitos casos, especialmente nos horários de pico das academias, há grande concentração de pessoas, fazendo com que respiramos um volume de ar elevado, que já foi expirado por outras pessoas. Essas condições aumentam muito o risco à saúde dos ocupantes do local”, revela. Ele acrescenta, portanto, que garantir a renovação de ar é de extrema importância, já que o objetivo é reduzir os seus possíveis contaminantes. “Microrganismos como bactérias e vírus são liberados na respiração humana, podendo ser inalados pelas outras pessoas. Uma adequada renovação do ar troca o ar interno com o externo frequentemente, fazendo com que o usuário reduza o seu risco a essa exposição”, ressalta Cozac.

Sobre este tema, Oswaldo Bueno destaca que não existe ainda uma norma específica no que tange a climatização em academias. Sobre este ponto, porém, a ABNT na Norma 16401-3², de 2008, traz instruções para a gestão da qualidade do ar nestes ambientes. “Existe um grande número de dados medidos em laboratório e em campo que embasam estatisticamente a definição das condições nas quais uma percentagem mínima de ocupantes se sentirá termicamente confortável. Tais condições são apresentadas na parte da Norma ABNT 16401-parte C-3”. Variáveis de conforto térmico: no tocante a elas, são seis as principais variáveis que devem ser consideradas nesta definição. Existem outras que afetam o conforto em algumas circunstâncias, mas as principais são: Taxa metabólica; Isolamento da vestimenta; Temperatura do

21 MAI/JUN | 2023
Emotion Academia em São Paulo Emotion Academia em São Paulo Fotos: divulgação.

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

ar; Temperatura radiante média; Umidade do ar e Velocidade do ar.

A Norma em questão fala do indicador da qualidade do ar interno. A emissão de CO2 pela respiração é acompanhada da emissão dos demais efluentes biológicos humanos, como odores, também resultados de atividade metabólica das pessoas. Por este motivo a concentração de CO2 no recinto acima da concentração no ar exterior é considerada um modificador válido do nível de poluição produzido pelas pessoas. No entanto, não pode ser considerado um indicador de qualidade de ar no ambiente, pois inúmeros poluentes químicos presentes, além dos produzidos pelas pessoas, não tem nenhuma relação com a concentração de CO2. A Norma estabelece ainda, a concentração máxima de CO2 de 1000 ppm³, que é frequentemente citada como critério de qualidade do ar interior aceitável.

OS PERIGOS DA NÃO RENOVAÇÃO

DO AR - O receio de ambientes fechados é o aumento da concentração de gás carbônico, então, necessariamente, ter sistemas de climatização para a renovação do ar é imprescindível, principalmente se houver a ocupação ao mesmo tempo de várias pessoas em atividades aeróbicas, correndo, onde a frequência respiratória aumenta bastante a produção de gás carbônico.

SOBRE AS CONDIÇÕES DAS

PISCINAS - Quanto às piscinas, há que se tomar muito cuidado, pelos riscos de ocorrer uma hipertermia ou hipotermia. Uma das formas que temos de perder calor é por convecção, que tem a ver com o meio em que estamos fazendo a atividade, por exemplo, se uma pessoa estiver correndo numa temperatura de 30 oC e estiver ventando, é diferente de correr sob os mesmos 30 oC, sem ventar; e, na natação, não controlamos muito isso, por conta da temperatura da água, dessa forma temos que tomar muito cuidado com a

temperatura da água, já que, de acordo com esta variável, podese gerar tanto uma hipotermia quanto uma hipertermia mais rápidas, pelo fato do praticante estar em constante exposição à temperatura da água da piscina.

PREOCUPAÇÃO PÓS-PANDEMIA

DO COVID-19 - O advento da pandemia trouxe uma preocupação muito grande com a circulação de ar dentro das academias seja musculação, atividades de artes marciais, crossfit ou qualquer outra modalidade. O ar precisa, necessariamente, estar em constante circulação a partir do

22
Fotos: divulgação.
Oswaldo de Siqueira Bueno Equipamento climatização Body Tech Equipamento climatização Carrier Body Tech

C L I M AT

I

Z AÇ ÃO

CLIMATIZAÇÃO

D E AC A D E M I A S DE ACADEMIAS

momento que temos epidemia de uma doença infecto contagiosa e a propagação dessa doença pode ser muito mais rápida e efetiva se o ambiente não tem circulação de ar. E como é a climatização nas academias? Como está a qualidade do ar nestes ambientes? Quais são as soluções que os empresários fitness estão adotando para o controle do ar interno e a promoção do bem-estar dos usuários? Além dos especialistas da medicina do esporte, de profissionais da área de HVAC, a Revista Mundo do Ar e da Refrigeração ouviu gestores de academias de várias regiões do Brasil para entender a importância de sistemas de climatização para o conforto térmico e bem-estar dos praticantes de atividades físicas.

Para o Professor Associado do Departamento de Fisiologia, da Escola Paulista de Medicina, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Bruno Moreira da Silva4, ”o sistema de climatização em ambientes de prática de atividade física é de extrema importância, pois a Qualidade do Ar Interno reflete na performance da atividade esportiva e na saúde dos praticantes sejam atletas ou usuários domésticos, a temperatura definitivamente interfere no desempenho e na saúde humana. Para a saúde, o ideal para prática de exercícios em solo (i.e., fora de ambiente aquático) é que a temperatura esteja entre 22 ºC e 24 ºC. Para desempenho de exercícios aeróbios, o ideal é temperatura entre 12 ºC e 15 ºC. Já para desempenho em exercícios de flexibilidade, força e explosão muscular o ideal seriam temperaturas maiores, em torno de 27 ºC”, orienta.

O especialista destaca ainda os benefícios de treinar em am-

biente com conforto térmico adequado. Para a saúde é importante que a temperatura não seja muito fria para evitar, por exemplo, lesões musculares por redução da flexibilidade e, também, para não gerar estresse sobre as vias aéreas. Por outro lado, é importante que não seja muito quente para evitar um grande estresse sobre o sistema cardiovascular. Se a temperatura do ar estiver entre 22 oC e 24 oC estará adequada para a maioria das pessoas e tipos de exercícios do ponto de vista de saúde. O sistema deve prover ar limpo, com a menor quantidade possível de sujidades e microrganismos. O ar deve ter circulação para evitar acúmulo de CO2 e evitar contaminação por algum patógeno que já esteja no ar. Se possível, a umidade deve ser intermediária, evitando ar muito seco, bem como muito úmido, o que prejudica a saúde e o desempenho.

Já o médico Felipe Savioli, especialista em Medicina do Esporte e Nutrologia e a frente da Clínica Dr. Savioli, fala da relação climatização e saúde dos usuários e explica: “temperatura muito elevada dentro de uma academia

sem movimentos intensos, pode gerar mal-estar, deixar o usuário fraco, com tontura, podendo desencadear até um problema mais grave como a hipertermia e isso, muitas vezes, provoca condição de hospitalização, necessidade de auxílio médico ou até, em casos mais graves, levar à desidratação. Por outro lado, atividades físicas mais intensas, como esteira ou qualquer outra de médio a alto impacto realizadas em ambiente controlado, promovem bem-estar. Portanto, são vários os benefícios, desde intensificar mais o treino e não ter um mal súbito ou fraqueza, até se sentir confortável para a prática considerada normal de exercícios, ou seja, tudo concorre para o estado de bem-estar do usuário”, avalia Savioli.

Outro impasse diz respeito as estações do verão e inverno, pois, na estação do calor, realmente, as temperaturas nas academias devem ser controladas pela climatização; já no inverno, aqui no Brasil, na maioria das regiões não temos temperaturas negativas, portanto, a recomendação é que tenhamos uma boa ventilação dentro das academias, dispensando o sistema de calefação nos ambientes, como alguns países precisam ter.

24
Equipamento Climatização. Crédito: Divulgação Body Tech

CLIMATIZAÇÃO NATURAL NOS BOXES DE CROSSFIT - Iniciando pelo controle e renovação do ar nas academias de crossfit, uma onda que chegou para ficar, Oswaldo Bueno ressalta: “os ambientes de prática de crossfit podem perfeitamente operar sem sistemas de climatização, desde que sejam medidas a qualidade do ar exterior, isso, aliás é imperativo para todos os ambientes: medir a qualidade do ar externo, poluentes, entre outras variáveis, para definir como será essa qualidade de troca de ar e calor. No caso de ar externo adequado, se a estrutura física for ventilada, grandes aberturas de janelas, portas e pé direito elevado, é saudável que a troca e a circulação de ar aconteça naturalmente,” destaca o engenheiro especialista. Para as academias tradicionais a orientação é diferente. Segundo o engenheiro Alexandre de Paula, diretor técnico da AR Sistemas Térmicos, o principal ponto que se deve ter em mente ao desenvolver projetos de climatização para academias é que não é um projeto de uma “loja comum” de varejo ou de um escritório. “As condições de dissipação térmica e curva de ocupação são diferentes, assim como temos que trabalhar com vazões mais elevadas de ar externo, em atendimento às exigências normativas de qualidade do ar. Ele continua: “Sempre que se fala em ar condicionado lembramos do controle de temperatura, mas o sistema é responsável também

pelo controle de umidade, velocidade do ar na zona de ocupação, nível de ruído e controle de poluentes. Especial atenção deve ser dada ao controle de umidade, devido as características inerentes do uso da academia, onde há uma elevada carga de calor latente”. Por isso, de Paula ressalta a importância em se contratar um especialista para o dimensionamento adequado da carga térmica e especificação dos equipamentos e demais componentes do sistema, como as redes de dutos e tubulações frigorígenas ou de água gelada. “Além do projeto, é imprescindível que sejam tomados cuidados com a instalação e, principalmente, com a operação e manutenção do sistema, para que ele tenha o rendimento esperado ao longo de sua vida útil”, diz.

Por sua vez, o responsável pela área de Engenharia de Aplicação e Gerente de Exportação da Midea

REDE SMART FIT

Carrier, Cristiano Brasil, “academias são ambientes de sazonalidade e alta concentração de pessoas no mesmo dia. Para este tipo de ambiente é muito importante que sejam instalados equipamentos de alta eficiência tanto em carga total quanto parcial e que também possuam flexibilidade de instalação e que possam fornecer o volume ideal de renovações de ar e filtragens adequadas para garantir a segurança dos usuários”, orienta.

Uma das maiores redes de academias do Brasil, de acordo com o último balanço divulgado para investidoresx, a Smart Fit possui 621 academias no Brasil. Se for considerada a América Latina, o número chega a 1.157. No terceiro trimestre de 2022, a Smart Fit alcançou a marca de 1,7 milhões de alunos no Brasil.

De acordo com Ricardo Polonial Adorno, gerente de Projetos e Obras da Smart Fit, a rede possui climatização em todas as suas unidades, o projeto foi implantado na empresa desde a sua primeira academia. “São diversos tipos de sistema de climatização em nossas unidades, que vão desde sistemas splits do tipo piso teto de alta capacidade; splitão, sendo ar central dutado;

chiller e VRF. Porém, o projeto de ar condicionado que temos hoje nas academias da Smart Fit, é o resultado de uma construção diária dos requisitos e das premissas mínimas e necessárias, captadas através dos clientes e colaboradores ao longo dos 13 anos de história da marca. Hoje, temos a certeza de que somos líder do mercado fitness com a entrega da boa climatização e

25 MAI/JUN | 2023
Smart Fit, unidade Largo do Machado (RJ): painéis elétricos e de automação reforçam... ... o sistema de climatização da academia. Alexandre de Paula - AR Sistemas Térmicos Ricardo Polonial Adorno, Gerente de Projetos e Obras da Smart Fit Crédito foto: Divulgação Crédito foto: Divulgação Smart Fit

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

da qualidade do ar. O projeto de ar condicionado e exaustão da Smart Fit, é resultado de uma cooperação de mais de cinco empresas especialistas de projetos de climatização e que juntas, colaboraram na construção de um caderno técnico padrão que é utilizado nos projetos novos de expansão do grupo. Uma dessas empresas é a AR Sistemas Térmicos, que entre projetos de unidades novas e projetos de reforma, considerando franquias e unidades próprias, já elaboraram por volta de 630 projetos para a Smart Fit. “Nós trabalhamos diretamente no desenvolvimento do caderno técnico de ar condicionado e exaustão, em conjunto com a engenharia da Smart Fit. O caderno é constantemente atualizado para refletir os aprendizados que temos ao longo desses anos de trabalho, de modo a garantir projetos e instalações eficientes e eficazes”, diz o diretor da AR Sistemas Térmicos, de Paula .

A Smart Fit conta que dimensionou o sistema de ar em todas suas unidades do Brasil utilizando como referência, tamanho das academias e, de acordo com fluxo de alunos total das academias, incluindo as fontes de calor interna e externa, seguindo as normas da ABNT NBR

16401-3. "Na maioria das unidades costumamos trabalhar com sistemas centrais de expansão direta, do tipo splitão, porém sempre temos a flexibilidade de adequar o tipo de equipamento para a condição de cada loja. Por exemplo, temos algumas unidades onde a área técnica externa disponibilizada acaba ficando em uma distância superior a máxima permitida pelo splitão, nestes casos acabamos trabalhando com um sistema de expansão indireta, a água gelada, ou até mesmo um sistema do tipo VRF, que permite maiores distâncias de linha de cobre. É sempre importante que a melhor relação de custo-benefício e viabilidade técnica seja apresentada para o cliente".

Segundo Adorno, o equipamento mais utilizado nas unidades Smart Fit é o Eco Split Carrier. Cristiano Brasil, revela que o equipamento não está presente nas 621 academias da marca, “mesmo porque, a SmartFit possui em seu portfólio academias fruto de aquisições de outras redes, porém, a Carrier tem o orgulho de estar presente em praticamente 100% das academias da marca na última década”, diz. No entanto é fato, conforme diz a Smart Fit, que o equipamento de Large Capacity ou splitão, Linha

Ecosplit é o mais utilizado nas suas instalações, “justamente porque existem alguns diferenciais em relação aos demais produtos no mercado, como a confiança e o índice baixíssimo de falhas”, responde Cristiano Brasil, da Midea Carrier. Ele informa que o modelo está no mercado há mais de uma década e desde seu lançamento atende aos níveis de eficiência mais exigentes como o Standard ASHRAE 90.1. “Associado a isto temos o segundo diferencial que foi a adoção pela SmartFit de nossa Linha Ecosplit com compressores em configuração Tandem, que traz performance semelhante a operação de compressores do tipo Inverter”. E, segundo diz, o terceiro diferencial é a padronização: “possuir um equipamento de alta eficiência energética, confiável e padronizado, é muito importante para um cliente conseguir aliar disponibilidade de peças de reposição e facilidade de manutenção”, avalia. Adorno destaca ainda: “a empresa mantém contrato de manutenção preventiva para todas as unidades, seguindo as normas exigidas pela vigilância sanitária, que inclui o Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC), de acordo com a norma NBR 14679. Também seguimos a exigência interna de renovar o ar das nossas unidades ao menos sete vezes por hora, e toda rede segue o objetivo em manter a QAI- Qualidade do AR Interno”.

PROTOCOLO PÓS COVID-19 - Adorno ressaltou também as mudanças de procedimentos pós covid-19 adotadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo ele, a mudança das normas exigiu que as academias e estabelecimentos fechados com pessoas realizando atividades físicas seguissem as diretrizes do PMOC. “Essas normas foram sempre seguidas pela empresa e implicam na reno-

26

vação de ar interno, manutenção preventiva contratual para troca de filtros ao menos duas vezes ao mês, além de higienização de máquinas”, informa. Alexandre de Paula complementa que desde antes da pandemia de Covid 19, todos os projetos da Smart Fit seguiam rigorosamente as recomendações da ABNT 16401 e da RE 9 da Anvisa, no que diz respeito a renovação de ar das academias. “As tomadas de ar externo são sempre providas de filtragem e são posicionadas em pontos onde não haja o risco de contaminação cruzada. Em relação a umidade do ar, sabemos que em ambientes de treino há uma elevada e natural geração de umidade, devido a transpiração dos alunos, além da umidade que é advinda do fluxo de ar externo. É muito importante que essas parcelas de umidade sejam consideradas no cálculo de carga térmica e no dimensionamento dos equipamentos de ar condicionado’, analisa.

A Smart Fit possui unidades em vários estados do Brasil e, segundo Polonial, na região Nordeste, onde

as temperaturas são mais elevadas durante todo o ano em relação as regiões Sul e Sudeste, o padrão é o mesmo. “Não há diferença do Nordeste com relação a São Paulo ou a outros estados. Nosso padrão de temperatura para todas as unidades é de 22 °C a 23 °C, em dias quentes. Com relação ao sul do país, em épocas de baixas temperaturas, utilizamos o ar externo para climatizar o ambiente interno”, explica.

No entanto, há algumas atividades físicas que dependem essencialmente da boa climatização do ambiente para melhor performance. Adorno cita: “é o caso de ginástica como fit dance, zumba e body combat e exercícios aeróbicos, como corrida, que necessitam da climatização, pois há muita emissão de calor por parte de quem realiza esses exercícios em nossos ambientes. Por isso, os nossos sistemas de ar também mantêm os ambientes livres da poluição exterior, o que melhora a respiração dos alunos durante os treinos”, diz.

O aluno da rede, Rodrigo Dias, fotógrafo e filmaker, confirma a salubridade do ambiente: “a unidade, onde mais treino é a da Rua Rodrigues Alves, na Vila Mariana, São Paulo (SP). Meu maior problema em ambientes com ar condicionado é porque tenho rinite e sinusite. Sempre fiz musculação e cárdio, o que exige muito da minha respiração. Treino há 6 meses nesta unidade e o ar da Smart Fit nunca me trouxe problemas, aliás frequentar uma academia onde há troca de ar me trouxe mais tranquilidade, já que fico menos propenso

em adquirir alergias. A unidade é bem arejada, e caso seja necessário fazem ajustes na temperatura, sinto-me muito bem treinando na Smart Fit”, conta.

CONSUMO ENERGÉTICO DOS EQUIPAMENTOS DE REFRIGERAÇÃO -

Por sua vez, César de Souza Scarnera, gestor de energia da Smart Fit, afirma que: “a principal ação da Smart Fit focada na economia de energia é o projeto técnico da automação, que foi desenvolvimento por parceiro contratado especialista no assunto. A instalação foi realizada pela mesma empresa em parceria com a Smart Fit. Aliás esta última é quem controla o sistema de automação com o suporte do parceiro contratado. No entanto, temos acesso como administrador a todas as funcionalidades do sistema. Ainda, as empresas que realizam a manutenção preventiva e corretiva não possuem acesso. Possuímos um sistema de comunicação integrada onde fornecemos informação em tempo real da saúde das máquinas e necessidade de intervenção. Ao controlar remotamente e de maneira programada os horários de operação dos sistemas, o desperdício no consumo é evitado. A automação também promove o melhor conforto térmico e mais qualidade do ar para os clientes. A Smart Fit possui forte comunicação com os colaboradores das academias para conscientização do uso mais eficiente dos equipamentos e padronização da temperatura”.

27 MAI/JUN | 2023
Parte do sistema de climatização Smart Fit Largo Machado - Rio Smart Fit - Ambiente de ativdadesSmart Fit - Ambiente de ativdades Crédito foto: Divulgação Smart Fit

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

projetamos o sistema de climatização da INEEX de acordo com os ambientes e com as atividades físicas que seriam realizadas nesses espaços. Assim, todo o sistema foi individualizado por setores. Por exemplo, setores com atividades aeróbicas possuem temperaturas ajustadas abaixo das temperaturas de outros ambientes propositadamente em razão do tipo de exercício realizado nestes locais, conta.”

compreende um sistema de água gelada e água quente e para os demais setores, a academia utiliza equipamentos de expansão direta.

ACADEMIA INEEX

PORTO ALEGRE

Outra academia, a INEEX, localizada na Praça Japão, Boa Vista, em Porto Alegre (RS), tem 2 mil alunos e 60 colaboradores. Rafael Cyrillo, gerente geral da academia, mostra a importância do sistema de climatização na academia. “Nós sempre nos preocupamos em oferecer aos alunos a melhor experiência, tanto para os treinos, quanto para as aulas coletivas, a natação e também nas áreas de lazer e de descanso. Por isso, investimos na melhor solução em termos de sistema de climatização e de renovação de ar. Treinar com conforto térmico influencia o desempenho dos alunos durante a prática da atividade física e impacta nos resultados que eles buscam atingir. Alguns exercícios e modalidades aumentam muito a temperatura corporal, por isso,

O PROJETO - De acordo com Cyrillo o projeto de climatização foi desenvolvido pela equipe de projetistas da empresa Frigelar e considerou todos os parâmetros técnicos necessários para obter a melhor solução em climatização e em renovação de ar. “Estamos instalados em um prédio com espaços muito amplos, com grandes janelas de vidro e incidência solar bem significativa. Tais características favorecem a conexão do nosso aluno com o ambiente externo, com a natureza e proporciona uma sensação de bem-estar que se tornou um diferencial da INEEX. O sistema de climatização foi fundamental para conseguirmos oferecer esse contato com o ambiente externo e garantir o melhor conforto térmico”, complementa Cyrillo. Como parâmetros, a INEEX utilizou o dimensionamento do espaço, considerando as características físicas do ambiente, a temperatura, a entrada de luz e ar natural, a movimentação do ar, o número de pessoas que ocupam o local simultaneamente e as atividades físicas que são realizadas em cada ambiente. A INEEX investiu em equipamentos com eficiência reconhecida internacionalmente por sua renovação de ar. O sistema renova o ar mecanicamente, através dos equipamentos de ar condicionado, sete vezes por hora. Isso garante o constante suprimento de ar exterior com filtragem de 95%.

A empresa tem duas tipologias de sistemas instalados, que consideram as características de cada ambiente e as atividades físicas que são realizadas nesses espaços. Atualmente, as tipologias instaladas estão na área da piscina térmica, que

A academia segue o protocola da QAI em todos os ambientes, conforme os requisitos da norma brasileira, ABNT, n° 16.401-3, de 2008. O sistema de climatização da INEEX, sempre foi foco de atenção da nossa empresa com constante preocupação quanto a renovação do ar. Temos um sistema altamente eficiente que renova o ar 7 vezes por hora e filtra 95%. Assim, com a liberação pelas autoridades sanitárias em função da pandemia, os nossos alunos puderam voltar a treinar sabendo que nosso sistema de climatização oferece maior segurança.”

Vitor Rodriguez, aluno desde abril de 2017, pratica natação e musculação e é pai da Amanda, outra aluna da academia, da natação infantil, afirma: “há seis anos, a climatização foi primordial na decisão pela escolha da INEEX. Estava procurando um lugar para a minha filha de seis meses fazer natação infantil e só na INEEX encontrei um lugar que integrasse a temperatura do vestiário, corredor e piscina. Isso a INEEX entrega para o aluno de forma exemplar. Especialmente no rigoroso inverno do Rio Grande do Sul, faz valer o investimento, pois não há corrente de ar, tanto na entrada quanto na saída, fato que valoriza a academia, especialmente quando se trata das crianças”, afirma.

Francine Nunes de Souza, aluna desde janeiro de 2018, frequenta diariamente as aulas de bike e musculação, destaca: “um dos diferenciais da academia INEEX é justamente a climatização. Porto Alegre é uma cidade que faz muito calor no verão e é muito abafada. A climatização efetiva e de boa qualidade é fundamental na hora da prática do exercício, tanto para o conforto, quanto para o rendimento. Na academia, temos muitos atletas de alto rendimento e a gente sabe que, nesses casos, a pessoa precisa ter conforto para desenvolver o seu trabalho da melhor maneira. Realmente é muito bom fazer exercício em

28
Rafael Cyrillo- Gerente Geral da Academia INEXX Porto Alegre - RS

temperatura ideal, que foi pensada na prática daquele exercício. Porque, se não for dessa forma, para mim não funciona. Preciso estar em um ambiente confortável. A INEEX, no quesito conforto e preocupação com climatização atende muito bem“, assegura.

AMBIENTE DA PISCINA SEMIOLÍMPICA - A INEEX é a única academia de Porto Alegre com piscina semiolímpica, por isso oferece diversas modalidades aquáticas e, de acordo com Cyrilo, a decisão foi “garantir conforto térmico e um

BODY TECH-BRASIL

ambiente sem condensação para os alunos”. Para isso, o ambiente é todo climatizado do vestiário até a piscina, incluindo o corredor de acesso. “Pensamos o sistema de climatização da piscina não só no sentido de proporcionar conforto, como também para evitar a condensação, que, além de trazer deterioração dos materiais de construção, pode ser desagradável em função de pingos e poderia colocar em risco os nossos alunos em função das superfícies constantemente molhadas. Para resolver este problema, utilizamos uma

variáveis: “Nas academias temos ambientes diferenciados, como sala de aulas de bike, vestiários, área de musculação, entre outros, e cada ambiente tem um dimensionamento específico de acordo com as suas respectivas utilizações. No projeto são verificadas as variáveis como: ocupação, tipo de revestimentos utilizados nas paredes, se a sala recebe iluminação natural, enfim, todas as variáveis são verificadas.”

climatização com aquecimento e resfriamento do ar, atrelada à exaustão do ar mais úmido.”

Cyrillo destaca que para garantir a performance dos alunos, todos os ambientes da INEEX são climatizados. “Na sala de treinamento integrado (musculação) ajustamos as temperaturas por setores, o que nos permite, por exemplo, dar mais conforto para quem está na área destinada a prática de exercícios cardiorrespiratórios. A climatização também faz uma enorme diferença nas aulas coletivas e natação,” finaliza.

ção (PMOC). Nas redes da Body Tech são encontrados equipamentos, como chillers com seus fan-coils, máquinas de expansão direta, como splits e piso-teto, unidades self containeds e VRF’s.

Já sobre as manutenções corretivas, em partes são executadas pelas as empresas mantenedoras, porém em certa medida contratamos empresas terceiras que são várias.

A rede Body Tech figura entre as grandes redes de academias do Brasil. Entre unidades próprias e franquias, a rede possui 100 academias. Aproximadamente, 100 mil alunos frequentam as unidades, que conta com cerca de 3,7 mil colaboradores espalhados pelo país.

De acordo com Mateus Ponciano, gerente regional de Manutenção Predial (SP/Sul), a Body Tech, a empresa opera com sistemas de climatização desde o início de suas atividades, contrata diversas empresas nas regiões para os projetos de sistemas de ar condicionado, a fim de dimensionar os espaços e ambientes, garantindo o condicionamento do ar e a renovação dos ambientes, dessa forma todas as unidades possuem sistema de climatização.

Mateus explica que os projetos de climatização da Body Tech, têm dimensionamento baseado em

A Body Tech possui contratos de manutenção preventiva e corretiva com empresas de diversos estados brasileiros. Para a manutenção preventiva, no mínimo uma vez por mês o equipamento é atendido pelo escopo/checklist que consta no plano de manuten-

Em relação aos protocolos pós-covid 19, Matheus explica que não houve necessidade de modificações na Body Tech, pois as práticas de investir na qualidade do ar já é cultural pelo departamento de manutenção da empresa, que conseguiu garantir a renovação estipulada em lei vigente, (Lei 13.589/2018).

29 MAI/JUN | 2023
Mateus Ponciano- Gerente Regional de Manutenção Predial SP-Sul- Rede Body Tech Academia Body Tech Crédito imagem: Divulgação Body Tech

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

A rede possui unidades no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, estados mais frios, mas para Mateus a preocupação com o controle de umidade é maior no Nordeste, nas academias mais ao sul do país a preocupação é menor com relação ao controle de umidade relativa dentro da unida-

de. Porém estas variáveis são vistas no projeto de climatização de cada academia, destaca. Em relação aos parques aquáticos da Body Tech são trabalhados com exaustão/ventilação devidamente dimensionada, em algumas academias tem desumidificadores, mas não é regra na Body Tech.

ACADEMIA TOP FORM - SÃO PAULO - CAPITAL

CORRIGIDAS

NOS PROJETOS DE CLIMATIZAÇÃO

Fundada pelo engenheiro eletrônico, Maurício Villela Machado e sua esposa, a educadora física, Tatiana Cristina Miskinis, a Top Form está localizada na capital paulista, no bairro dos Jardins. Possui uma unidade, 600 alunos e 20 colaboradores. A academia tem sistema de climatização desde 2008, composto por três máquinas do tipo split, sistema inverter de 48.000 BTUs, cada, marca Fujitsu. Além disso há um equipamento split, sistema inverter também da Fujitsu, totalizando quatro máquinas. Maurício comenta que na academia que tinham anteriormente, não havia um sistema de climatização, apenas equipamentos e sem sistema inverter, portanto, o custo da eletricidade

era gigantesco. "Havia uma área envidraçada maior do que a atual, em que havia, ainda, ventilação cruzada que respondia por um local mais arejado e, embora, houvessem épocas em que o ar não era ligado, mesmo assim a média de consumo de energia era R$ 7 mil/ano. Já em nossa atual unidade, não temos ventilação cruzada, o ar funciona o tempo todo, em todas as épocas do ano e a média de consumo é de R$ 2.800 mil /ano, embora a capacidade dos equipamentos sejam diferentes - entre 9.000 a 60.000 BTUs, eu acredito que a tecnologia inverter seja a grande responsável pelo consumo de energia ser menor", revela. A Top Form contratou empresa especializada para fazer o projeto

de climatização, que foi dividido em duas etapas: uma de implantação e outra de expansão. Quanto ao dimensionamento, Maurício comenta que foram consideradas as referências de tamanho do espaço e o número de pessoas que ocupam o local simultaneamente, mas pela arquitetura existente as entradas de ar natural são poucas. Cada laje da academia tem aproximadamente 300 m2, com pé direito medindo 2 metros. A Top Form possui contrato de manutenção preventiva com um profissional técnico em ar condicionado autônomo, a cada 7 ciclos todo o ar das salas são trocados e a manutenção se realiza a cada 2 meses. No pós pandemia a academia aumentou a periodicidade da manutenção.

30
" VARIÁVEIS NO CONTROLE DE UMIDADE DE ESTADOS DO SUL E NORDESTE SÃO
"
Academia Top Form - São Paulo Mauricio Villela Machado- Engenheiro Eletrônico sócio da Academia Top Form - São Paulo Fotos: Divulgação.

EMOTION ACADEMIA (SP)

A Emotion Academia localizada na capital paulista, na Vila Olímpia com uma única unidade, mantém 450 alunos e funciona dentro do eTower, onde o projeto de ar da academia faz parte do projeto do sistema de ar central do prédio.

De acordo com Isaías Gonçalves Rodrigues, proprietário da academia, educador físico, e nutricionista: "uma das grandes observações relativa ao empreendimento foi o que deveria ser totalmente sustentável e que tivesse todos os benefícios para a saúde dos usuários do local. A academia faz parte da área comum do edifício do qual participamos desde a concepção”, destaca.

Apesar de contar com o sistema central do edifício, a Emotion possui ainda um sistema específico com duas máquinas da Quality Air, que filtram o ar que vem da rua, circula dentro da academia e sai de volta, como se tivesse janelas grandes, isso porque o ambiente é todo fechado, por isso a troca do ar externo natural faz com que a qualidade do ar interno seja plena. Por meio de projeto Quality Air, o ambiente foi dimensionado para o espaço de 550 metros e tem face voltada em 180 graus do norte seguindo noroeste, este até o sul.

Isaías destaca o diferencial da academia, o consórcio do sistema de climatização com a sanitização por ozonização durante o horário noturno. Em 2020 antecipando as medidas de segurança sanitária para prevenção de covid-19, foi implantada a sanitização por ozônio.” Sou professor na Unifesp e pela ocasião do início da pandemia, em março de 2020, fui estudar soluções para con-

seguir continuar trabalhando como clínica de medicina esportiva. Sabíamos que a sanitização com ozônio livraria nosso espaço de fungos, vírus, bactérias, ácaro e odor. Chamamos então uma equipe de estudiosos do Instituto de Biologia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), para realizarem o teste de eficácia. Adquirimos três máquinas Gerador de Ozônio 03 Line, sendo especificadas 1 máquina para cada 450 m². Dessa forma, instalamos uma máquina no andar 19, que tem 300 m²; e duas no andar 20, que tem 550 m²", informa.

ETAPAS DOS TESTES DOS NÍVEIS DE OZÔNIO - O teste consistiu no seguinte: “durante 8 horas por dia, das 22h00 às 6h00 aplicamos o ozônio com o espaço fechado, sem ninguém. Deixamos o ozônio puro circular no ambiente vazio, sem nenhuma ocupação humana por 4 horas e depois por mais 4 horas. Pela manhã, ao abrirmos a academia, fazemos circular o ar para dissipar o ozônio e a partir daí, utilizamos o sistema convencional de climatização", discorre. O empresário complementa que os técnicos da Universidade testavam semanalmente os níveis de ozônio, pela manhã e no final do dia. Após 90 dias de testes a Unicamp certificou o sistema de ozonização, com 99% de eficácia na eliminação de vírus, ácaro, fungo, bactérias e odor. O ozônio foi fundamental durante a pandemia, quando usamos o espaço como clínica, e não tivemos nenhum caso de resfriado, por

exemplo. Continuamos a utilizar rotineiramente o sistema de ozonização, de segunda a quinta-feira, dias de maior fluxo na academia”, conta.

"A Emotion tem contrato permanente para manutenção preventiva, com a Quality Air, em que todas as semanas , sempre às quartas-feiras, temos a presença do técnico com os filtros trocados mensalmente e verificação da qualidade do ar semanalmente. Isaías responde que a academia também está enquadrada na questão da QAI. "No nosso caso, toda a atividade precisa de boa qualidade do ar e de manutenção dos equipamentos. A temperatura ideal para nós é 22 °C com pelo menos 50% de umidade", diz.

32
Sistema de climatização associado a ozonização é fundamental para manutenção da Qualidade Interna do Ar
Isaias Gonçalves Rodrigues - Educador FísicoNutricionista e Diretor da Emotion Academia - SP

MURALHA CROSSFIT

A academia Muralha Crossfit, como anuncia, é focada em crossfit. Está localizada na zona sul da capital paulista. De acordo com Andréia Naves, sócia-proprietária, educadora física e nutricionista esportiva funcional, “a maioria das academias de crossfit tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos, já ficou padronizado não ter nem sistema de climatização nem equipamento de ar -condicionado. Andréia justifica: “o ar-condicionado, neste caso, não é recomendado, não é indicado pelo ressecamento do ar, com a queda da imunidade, a atividade física pode gerar uma oportunidade maior de infecção de vírus, bactérias, então o ressecamento do ar, associado ao enri-

jecimento das mucosas prejudica a função respiratória e pode predispor as doenças imunológicas”, justifica.

Ela acrescenta que sobre a climatização em boxes de crossfit, observa-se que alguns têm grandes ventoinhas para circular o ar e, assim, melhorar a sua qualidade, "mas isso não é um padrão". Naves continua: os climatizadores são instalados onde há muito calor, por exemplo, nas regiões Norte e Nordeste, onde presenciei alguns locais com ar-condicionado. Essa é uma característica dos boxes de crossfit, onde a maioria tem estruturas que proporcionam ventilação natural, em geral são espaços com pé direito elevado, janelas e aberturas grandes, o que mantém as condições do ar adequado para o desempenho da atividade e, na condição de circulação de ar natural, há uma melhor troca de calor no ambiente.

Na Muralha, temos apenas a entrada de ar natural, tanto pelo teto, onde temos instaladas ventoinhas, como pela porta, com espaço bem amplo e janelas e pé direito bem alto, inclusive, recomendo que a maior parte das atividades físicas seja realizada ao ar livre ou com ventilação natural, para que se tenha troca de calor com o meio ambiente,” destaca Andréia Naves.

¹Oswaldo de Siqueira Bueno, engenheiro mecânico de Projeto, formado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1973, com pósgraduação em Ar Condicionado pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, em 1977; Engenheiro de Segurança do Trabalho, formado pela Escola Superior de Química Oswaldo Cruz, em 1976. Consultor e Membro da Abrava, Gestor do Comitê Brasileiro CB-055 da ABNT e consultor em sistemas de refrigeração e de ar condicionado. Professor do Curso Educação Continuada da Smacna, Membro da ASHRAE, Sindratar e do Instituto Brasileiro do Frio, o IBF.

²Esta Norma está em revisão pela ABNT e deverá ser finalizada ainda em 2023.

³ Bruno Moreira da Silva é professor adjunto do Departamento de Fisiologia no campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Dentre as atividades em andamento na instituição destacam-se a participação como: a) orientador de mestrado/doutorado e supervisor de pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Medicina Translacional e no Programa de Pós-graduação em Pneumologia; b) coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício do Setor de Fisiologia do Exercício (SEFE) instalado no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP) da Prefeitura de São Paulo; c) coordenador do curso de especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada à Promoção de Saúde e ao Esporte.

X: https://api.mziq.com/mzfilemanager/v2/d/757d39056a2d-496a-bbb0-32ddd17de6a0/1de72cac-90c9-71e6-e4df0980419528c9?origin=1

ABNT-Associação Brasileira de Normas Técnicas: www.abnt.com.br

SEFE-UNIFESP: www.sefeunifesp.com/coordenacao-sefe

Dr. Felipe Savioli, especialista em Medicina do Esporte e Nutrologia, Clínica Dr. Felipe Savioli www.drfsavioli.com.br

Instagram:@drfsavioli

Emotion Academia: www.emotionacademia.com.br

Instagram:@emotionacademia

Facebook:emotionacademia

E-mal:isaias@emotionacademia.com.br

Smart Fit:

www.smartfit.com.br

Instagram:@smartfit

Academia Top Form: www.topform.com.br

E-mail: topform@topform.com.br

Instagram:@topformjardins

Academia INEXX: www.ineex.com.br/

E-mai:-rafaelcyrillo@ineex.com.br

Instagram: @academia_ineex

facebook: academiaineex

Rede Body Tech

www.bodytech.com.br

E-mail: mateus.ponciano@bodytech.com.br

Muralha Crossfit: Instagram:@muralhacrossfit

33 MAI/JUN | 2023
Academia Muralha Crossfit - São Paulo - Capital Academia Muralha Crossfit - São Paulo - Capital Dra. Andríea Naves - Nutricionista Esportiva Funcional e Educadora Física sócia proprietária da Academia Muralha Crossfit Fotos: Divulgação.

CLIMATIZAÇÃO DE ACADEMIAS

MODELOS UTILIZADOS NAS ACADEMIAS SÃO DO TIPO SPLIT CASSETE INVERTER

O coordenador de Aplicação e Projetos da Fujitsu, Bruno Cézar Furlin, informa que os modelos utilizados na academia são do tipo split cassete inverter. “Isso significa que o compressor trabalha de forma mais precisa e eficiente, evitando picos de consumo de energia, resultando em economia de energia significativa e um melhor controle da temperatura do ambiente”. Ele continua: “Há também a questão do controle de zonas independentes, ou seja: dependendo do layout da academaia, é possível dividir o espaço separadamente em zonas controladas. Isso significa que diferentes áreas da academia podem ter temperaturas ajustadas individualmente para atender às necessidades específicas. Por exemplo, a sala de musculação pode ter uma temperatura diferente da sala de aulas coletivas, proporcionando maior conforto para os usuários em cada área. Além disso, os sistemas cassete inverter são ideais para academias devido à eficiência energética, distribuição uniforme do ar, design discreto e operação silenciosa. Essas vantagens contribuem para um ambiente confortável e agradável, garantindo a satisfação dos usuários da academia”, define Furlin.

DEPOIMENTO DO GEORGE SZEGÖ SOBRE AS VANTAGENS DO VLC CHILLER KLIMATIX PARA ACADEMIAS DE GINÁSTICA.

ançado no último mês de maio (vide Seção Giro da Engenharia), o equipamento VLC Chiller da Klimatix também tem aplicação indicada para academias de ginástica devido às suas características. O diretor da Klimatix, George Szegö, comenta: “Manter o conforto térmico é uma prioridade nas academias, pois isso atrai os alunos e garante uma experiência agradável. Além disso, o uso de sistemas de água gelada, como o Chiller VLC, é essencial para lidar com o calor

latente e a umidade gerada pelos exercícios intensos e a transpiração dos alunos. Esse tipo de sistema garante a renovação do ar e a desumidificação adequada, evitando o acúmulo de bactérias e fungos que podem causar mau cheiro e afetar a qualidade do ar.

O Chiller VLC Klimatix se destaca por sua capacidade de distribuir melhor o ar, facilitar a renovação do ar e melhorar a desumidificação. Além disso, o Chiller VLC é flexível em termos de capacidade, permitindo que seja expandido de acordo com as necessidades da academia. Sua operação e manutenção também são mais práticas, pois é possível parar uma máquina sem interromper todo o sistema, garantindo um ambiente sempre climatizado”. Sobre a eficiência energética, Szegö complementa: “O chiller também é eficiente em termos energéticos, possui baixo nível de ruído, baixa carga de refrigerante e flexibilidade na instalação elétrica e hidráulica. Essas características tornam o Chiller VLC Klimatix uma escolha ideal para academias de médio a grande porte, oferecendo um investimento compatível em termos de desempenho e eficiência energética.”

34
MAI/JUN | 2023
O que vem chegando no mercado!

vem aí: ro T

da climatização na arquitetura uma imersão no conforto térmico

Patrocínio: Apoio:

Realização:

ARTIGO

O S D R I V E S OS DRIVES E SUAS PRINCIPAIS APLICAÇÕES

atividade industrial precisa se manter sempre na vanguarda tecnológica para garantir os melhores processos, com a máxima eficácia e os menores custos de produção. Com a crescente demanda por produtividade, os drives tornaram-se cada vez mais comuns em uma grande variedade de setores, em especial quando pensamos em automação industrial. À medida que a tecnologia dos drives continua a evoluir, novas possibilidades surgem para aumentar o rendimento e aprimorar processos de produção em toda a indústria. Neste artigo, vamos explorar o funcionamento dos drives, suas principais aplicações e os benefícios que eles oferecem, com o objetivo de fornecer uma visão geral das principais questões relacionadas a eles e oferecer insights para aqueles que buscam aprimorar suas operações utilizando esse valioso e essencial componente.

DEFINIÇÃO

Primeiramente, é importante estabelecer uma definição. De maneira resumida, os drives

(ou inversores de frequência) são dispositivos eletrônicos que convertem corrente alternada e são utilizados para controlar a velocidade, o torque e a direção de motores elétricos. Tradicionalmente, eles eram dispositivos mecânicos, mas desde o final da década de 1960, a tecnologia aplicada aos drives se desenvolveu muito e hoje temos inversores de frequência 100% eletrônicos, sem componentes móveis. Os drives são usados em uma variedade de aplicações industriais e comerciais para melhorar a eficiência energética, reduzir o desgaste mecânico, controlar o processo de produção e economizar custos.

Eles são projetados para fornecer controle preciso do motor, permitindo ajustes suaves e rápidos, além de recursos de proteção, como detecção de sobrecarga, curto-circuito e falha de fase. Os drives estão presentes em diversos setores da indústria, como HVAC (Heating, Ventilating and Air Conditioning), automação industrial, alimentos e bebidas, mineração, papel e celulose, transporte, agricultura, automo-

36
Fotos: Divulgação.
Conhecer mais a fundo esses grandes aliados da produtividade industrial tornouse obrigatório em um mundo que exige cada vez mais eficiência, sustentabilidade e redução de custos operacionais.
Por Ricardo Albuquerque e Carol Crusco

tivo, químico, siderúrgico, entre outros.

APLICAÇÕES

No mercado de HVAC (ou Aquecimento, Ventilação e Ar-Condicionado), os drives são amplamente usados para controlar a velocidade de ventiladores, bombas e compressores, permitindo um controle preciso da temperatura, pressão e vazão de ar ou fluidos, resultando em maior eficiência energética e conforto térmico. Em busca de mais eficiência energética e menor impacto ambiental, esse setor tem passado por uma evolução significativa ao longo das últimas décadas, impulsionada principalmente pelos avanços da tecnologia e da automação. De acordo com dados do Ministério das Minas e Energia (MME), sistemas de ar condicionado chegam a ser responsáveis por até 60% do consumo de energia elétrica em edifícios comerciais. Da mesma maneira, sistemas de refrigeração frequentemente são vistos como vilões do consumo energético em diversos setores da indústria, em especial aqueles que dependem diretamente deles, como o de alimentos e bebidas, entre outros. Nesse sentido, os drives têm

potencial para contribuir significativamente para a economia de energia do mercado de HVAC. O controle de velocidade que eles exercem, por exemplo, permite um ajuste de acordo com a demanda real de temperatura, evitando o funcionamento em velocidades máximas quando não é necessário e resultando em economia de energia. Eles também contribuem com fatores como correspondência correta de carga, suavização de partida, além da otimização dos sistemas como um todo, permitindo controles mais precisos, avançados e eficientes.

Outas aplicações dos drives na indústria incluem a frenagem de pontes rolantes no fim de seu curso, por exemplo, fazendo com que o freio não sofra muito desgaste, já que a velocidade da ponte somada ao peso da carga içada aumenta esse desgaste. Elevadores também utilizam drives para garantir que o fim do seu curso seja mais suave. Para isso, o motor deve trabalhar em uma menor velocidade em conjunto com a ação do freio, seguindo o mesmo raciocínio da ponte rolante. Em esteiras de transportadoras industriais os inversores são aplicados para alterar a velocidade de acordo com a carga movida e, também, conforme as necessidades do percurso, de modo que seus componentes mecânicos não sofram muito desgaste.

ECONOMIA DE ENERGIA

De acordo com dados da International Energy Agency (IEA), os motores elétricos são responsáveis por cerca de 50% do consumo global de energia elétrica. Se considerarmos somente as aplicações industriais, esse índice é ainda maior, chegando até 75%. Sendo assim, a tecnologia de acionamento elétrico representa um grande potencial como agente redutor do consumo

mundial de energia. E a utilização dos drives resulta em motores mais eficientes em termos energéticos, ajudando a otimizar processos e operar motores em velocidades e torques ideais. Os inversores de frequência podem levar a uma economia de energia considerável, de forma rápida e fácil, especialmente quando falamos sobre ventiladores e bombas, que constituem quase 50% das aplicações, já que nesses casos justamente o controle da velocidade é o ponto principal.

CONCLUSÃO

A gama de drives disponíveis para o mercado é bastante ampla, e vai desde unidades de baixa potência para aplicações comerciais, por exemplo, até drives de alta potência para aplicações industriais mais complexas. Por isso, escolher a melhor solução para sua aplicação é de extrema importância. Para isso, alguns tópicos importantes devem ser levados em conta.

• É possível, por exemplo, optar por um sistema já disponível comercialmente ou criar um para demandas específicas. Nesse caso, contar com um fornecedor capaz de oferecer todo o suporte necessário é essencial para que seja possível personalizar os drives de modo que o formato, o ajuste e a função atendam exatamente às necessidades apresentadas;

• Ferramentas rápidas e simples para personalização, drives programáveis, software dedicado e prestação de serviço completo de manutenção são pontos muito importantes a serem observados. Além disso, é essencial que o fornecedor entenda plenamente que o sistema precisa estar em conformidade com o motor, e, também, com a rede local (fieldbus) e que tenha conhecimento aprofundado em soluções harmônicas e em projetos energéticos.

37 MAI/JUN | 2023
Ricardo Albuquerque e Carol Crusco

AC AUTOMOTIVO

O QUE SABER SOBRE A HIGIENIZAÇÃO DO AC AUTOMOTIVO

anter a climatização do veículo funcionando é essencial. Mas um detalhe que muitas pessoas ignoram é justamente a tarefa que garante esse conforto diário. Estamos falando da higienização do ar-condicionado: prática indispensável tanto para a saúde do veículo quanto para as pessoas que o usam. A propósito, quantas vezes você já limpou esse sistema climatizador? Conhece os vestígios que o seu ar-condicionado deixa quando necessita de limpeza? Se você não tiver as respostas, não se preocupe. Neste conteúdo, reunimos dicas e informações de como detectar esses sinais e como dar aquela geral no aparelho. Confira!

• Qual é a composição do ar-condicionado veicular?

Compreender a composição e a função de cada componente é fundamental. Afinal, esse sistema puxa uma grande quantidade de sujeira atmosférica e filtra o ar de fora para dentro do automóvel. Por isso, ele precisa de uma vistoria constante, para que não prejudique os passageiros. O ar-condicionado apresenta seis funcionalidades: arrefecimento, aquecimento, filtragem, renovação, umidificação e ventilação. Tais aplicações controlam a temperatura no interior do carro, a umidade e a circulação do ar. Tudo isso é proveniente de um conjunto de peças composto por compressor, condensador, evaporador, válvula de expansão, filtro secador e ventilador. Todos esses

componentes trabalhando em conjunto oferecem aos condutores do veículo um ar limpo e uma temperatura adequada a cada gosto.

• Por que a higienização do ar-condicionado automotivo é importante?

É uma questão de saúde conservar essa ferramenta em perfeitas condições de uso. Inclusive, mesmo quem a utiliza pouco deve higienizá-la periodicamente. Com o passar do tempo, a aglutinação de resíduos no sistema de ar pode causar crises alérgicas e doenças respiratórias. Com a manutenção periódica do Sistema de ar condicionado pode-se prevenir o aparecimento de ácaros, bactérias e fungos preservando a saúde respiratória dos ocupantes.

Quando realizar a manutenção do ar-condicionado?

A manutenção e a limpeza devem ser feitas conforme as indicações do manual do fabricante. Em geral, é a cada 12 meses ou 30 mil km. Só que em algumas condições pode ser que higienização seja necessária antes desse período. As situações mais comuns são detalhadas abaixo:

1. Velocidade de ventilação do ar muito baixa - Quando o ventilador está na última velocidade e a velocidade de saída nos dutos de ar é baixa indica que o filtro de cabine pode estar saturado.

Portanto, sempre que você notar esse problema procure uma empresa especializada para avaliar. Vale observar se os sinais abaixo também estão ocorrendo no seu ar-condicionado.

2. Odor estranho - Já aconteceu de você ligar o sistema climatizador e sentir um odor estranho e desagradável? Pois saiba que esse cheiro é um forte indicativo de que ele necessita urgentemente de uma desinfecção e limpeza. Causado pelo excesso de fungos e bactérias no filtro de ar, o odor pode constranger os ocupantes do carro, além de ser prejudicial à saúde.

3. Problemas respiratórios - Outro sinal que merece destaque é a ocorrência de problemas de saúde nos passageiros do automóvel. Isso porque a aglomeração de poeira, resíduos e microrganismos no aparelho causam irritações nas vias aéreas de pessoas que apresentam comorbidades respiratórias.

4. Dificuldade de refrigeração - Por fim, se o seu aparelho demora muito para climatizar o automóvel ou se é preciso aumentar a potência da refrigeração, é certo que o ar-condicionado necessita de uma

38

checagem profunda. Essa é a única maneira de garantir que o funcionamento do seu carro não fique prejudicado, assim como ocorre quando chega o momento de fazer a troca de pneus, por exemplo.

• Como fazer a higienização correta do ar-condicionado?

O ideal é que a tarefa seja feita por profissionais capacitados. Assim, há a garantia de que a higienização será executada com

eficiência e segurança, sem comprometer a performance do sistema. Contudo, isso não impede que seja feita por você na sua garagem, desde que tenha os equipamentos necessários e atenção redobrada para não danificar nenhum componente. Se não tem equipamentos adequados e conhecimento não tente fazer o trabalho, procure empresas especializadas.

Por último - Por último, vale reforçar a importância de ligar

o aparelho com uma certa frequência. Isso é importante para lubrificar seus componentes e evitar que o ar parado no automóvel junte impurezas e odores desagradáveis novamente. O filtro de cabine manterá o interior do veículo sem resíduos e cheiros estranhos por um tempo. Ainda, é muito importante cuidar das peças e equipamentos do carro para garantir uma melhor presença de conservação e funcionamento.

deixa somente a porta do passageiro aberta. Pressione então o produto dentro do sistema de ar-condicionado, e mantenha-o dessa maneira por cerca de um minuto. Neste momento é recomendado que o motorista esteja usando uma máscara protetora para evitar a inalação do produto.

Depois disso, saia do carro e feche a porta do passageiro. Deixe o produto agindo dentro do carro por cerca de cinco minutos.

• PRIMEIRO PASSO: Remoção da umidade

Em primeiro lugar, recomendamos que seja feita uma limpeza em todo o interior do veículo antes de iniciar a higienização do ar-condicionado.

Feito isso, você deverá então remover as umidades dos dutos do ar. Esse procedimento deve ser realizado com o motor em funcionamento e com o aquecedor ligado, porém, o carro deve estar parado.

Feche as janelas e portas do veículo por cerca de cinco minutos, e as mantenha dessa maneira, sem nenhum ocupante no interior. O objetivo dessa etapa é diminuir a probabilidade de proliferação de bactérias nos dutos do ar.

• SEGUNDO PASSO:

Descontaminação

Nesta etapa será necessário a utilização de um produto descontaminante para infestação de bactérias, fungos e ácaros. Este tipo de produto pode ser adquirido em qualquer loja de automóveis.

Ligue o ar-condicionado no nível máximo e

• TERCEIRO PASSO: Mantenha o veículo aberto

O processo está praticamente finalizado. Agora você só precisa deixá-lo aberto por um período, cerca de uma hora, para evitar mau cheiro no interior.

A realização da higienização do ar-condicionado é fundamental para eliminar qualquer tipo de bactéria que possa estar impregnada no sistema. Além do odor desagradável, e da perda de eficiência, pode causar também sérios problemas respiratórios nos passageiros.

Além da manutenção do ar, deve-se verificar o fluido refrigerante do sistema. Este gás deve ser trocado a cada 2 ou 3 anos, dependendo do modelo do veículo. Isso deve ser feito pois o refrigerante vai escapando gradualmente durante o uso, o que pode fazer com que o ar deixe de soprar frio com a mesma eficiência.

Uma dica para garantir uma melhor eficiência é ligar o equipamento pelo menos uma vez na semana, mesmo em períodos de baixa temperatura. Isso vai ajudar na lubrificação, evitando o ressecamento das peças.

39 MAI/JUN | 2023
Fotos: Divulgação.
Confira três dicas importantes para começar a limpeza do sistema:

AR-CONDICIONADO

Como escolher e integrá-lo na decoração?

calor e o frio podem atrapalhar o aconchego e trazer uma sensação desagradável dentro da residência. Sendo assim, para que um ar-condicionado seja inserido dentro do projeto sem nenhuma dificuldade, o planejamento é essencial – sendo necessário determinar a existência do aparelho já no início do projeto. Isso porque atualmente os aparelhos têm a opção de serem só frio – para regiões mais quentes; e quente e frio para regiões que fazem muito calor, mas também fazem frio, muito frio. Mas como escolher o modelo correto, que atenda perfeitamente às demandas do espaço e ainda se alinhe com harmonia na decoração?

Saiba, antes de tudo, que o número de moradores consegue influenciar no conforto térmico do ambiente. No geral, um equipamento de 12 mil BTU/h é capaz de climatizar um ambiente de 20 m², mas a conta não é essa: tudo depende de quantas pessoas estarão presentes constantemente. Além delas, é preciso saber

que tipos de equipamentos eletroeletrônicos serão utilizados com frequência. Isto também influência na carga térmica do ambiente. Portanto, fique atento, também, às instalações elétricas e ao espaço para a unidade. Sendo um modelo do tipo split há a necessidade de prever espaço para a unidade condensadora , onde fica o compressor do aparelho e a unidade evaporadora, que refrigera o ambiente. Já falamos na edição passada sobre a questão da posição do cômodo, em que face está localizado e em que espaço será instalado o aparelho.

COMPONDO COM A DECORAÇÃO

Existem vários tipos de aparelhos, cada um com suas características e tipo de instalação. Diante disso, é preciso de um planejamento prévio para determinar se será um condicionador de ar integrado ao décor ou oculto –uma vez que é importante pensar no duto, na hidráulica e no ponto de elétrica para colocá-lo corretamente em um ambiente.

Quando o assunto é decoração, a dica é integrar o aparelho de forma discreta e delicada – será? Bem, se for assim, respeite sempre a saída de ar. No entanto, atualmente o mercado oferece uma grande variedade de aparelhos que podem, sim, compor, com a decoração sem a necessidade de estarem “escondidos”. Alguns profissionais optam em instalá-los em um canto do cômodo, de forma que as obras de arte e peças decorativas se sobressaiam. Mas atenção: deve-se levar em conta o espaço a ser climatizado. Por vezes o condicionador de ar fixado em um ponto do cômodo, pode não contemplar a refrigeração completa do ambiente. Outra opção é uma marcenaria planejada, com um nicho específico para o equipamento – tornando o visual mais sutil; mas para quem deseja escondê-los, nichos com portas treliçadas são perfeitos, mas considere um local que facilite a manutenção rotineira. Aliás esta é outra dica: sempre pense no espa-

40
QAI
Por

ço para manutenção do aparelho, o que inclui a limpeza. Sim, condicionadores de ar – como tudo, exatamente tudo, precisam ser limpos.

MANUAL DE INSTRUÇÕES

Outro ponto de suma importância ao adquirir um equipamento de ar-condicionado é se inteirar sobre ele. Segundo a Fundação Procon -SP, cada vez mais os produtos eletroeletrônicos estão presentes em nosso dia a dia. Para que a compra não se torne um problema, é importante ler o manual de instruções antes da instalação e utilização. Apesar da ansiedade para logo fazer uso da nova aquisição, e de alguns manuais serem longos, não ler as orientações do fabricante pode ocasionar prejuízos, como a perda da garantia, por exemplo. Dicas. Ao adquirir um produto ou retirá-lo da loja, verifique se ele está em perfeito estado e, sempre que possível, solicite um teste no próprio estabelecimento. Leia atentamente o manual de instruções. Nele devem constar informações sobre as características do produto, o modo de uso, indicação de assistência técnica e termo de garantia. Tudo deve estar escrito em língua portuguesa, de maneira clara e precisa, para a fácil compreensão do consumidor. Caso o fabricante e/ou importador não forneça essas orientações, ele responderá por eventuais danos. Preste atenção se o tipo de voltagem é compatível com sua residência e o local mais adequado para a instalação. Se as especificações não forem respeitadas, o fabricante não será obrigado a ressarcir ou consertar o produto. Lembre-se que é importante exigir e guardar a nota fiscal. Desta forma, seus direi-

tos estarão garantidos no caso de qualquer problema. Se houver dúvidas sobre o funcionamento do aparelho, entre em contato com a rede de assistência técnica indicada pelo fabricante. Não autorize que pessoas ou empresas não credenciadas pelo fornecedor conserte ou ajuste o produto, pois isso pode acarretar a perda da garantia.

• VANTAGENS

A certeza de que o produto será usado da forma como indicado pelo fabricante, evitando que o bem seja danificado e, por consequência, que a garantia seja perdida devido ao seu mau uso. No quesito segurança, especialmente quando falamos de produtos elétricos ou eletrônicos, é através do manual de instruções que são prestados esclarecimentos relacionados ao fornecimento de energia para sua utilização. A necessidade do uso de fio terra, capaz de evitar uma descarga elétrica no usuário, bem como a possibilidade ou não do uso de extensões para os fios, são algumas destas informações. Outro importante item a ser observado diz respeito à limpeza de determinados produtos. Em razão da falta de prévio conhecimento, muitos consumidores usam produtos inadequados para a realização da limpeza de certos bens, o que acaba prejudicando sua aparência, durabilidade ou mesmo seu correto funcionamento.

41 MAI/JUN | 2023
Fotos: divulgação.

O que vem por aqui?

ESQUENTA FEBRAVA

Tudo sobre a 22° edição da quarta maior feira de HVACR do mundo. Não dá para perder!

DESCARBONIZAÇÃO

A descarbonização busca ações para evitar, reduzir e compensar a pegada de carbono e as emissões de outros gases de efeito estufa (GEE) da atmosfera, e a adoção de fontes de energia mais limpa é uma das ações de maior impacto neste processo. A partir disso, nossa reportagem vai mostrar como o setor de HVACR vem atuando e se preparando para seguir neste propósito.

INCÊNDIOS ESTRUTURAIS

@mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao mundodoaredarefrigeracao

Um levantamento divulgado no início deste ano pelo Instituto Sprinkler Brasil mostra que houve, entre janeiro e dezembro do ano passado, o registro de 2041 incêndios estruturais noticiados pela imprensa em todo o país. Segundo o documento, o maior número de incidentes aconteceu em estabelecimentos como lojas, shopping centers e supermercados, com 379 registros. Em seguida, aparecem locais de reunião de público, com 333 ocorrências, e depósito, com 306 notícias. Entre os estados, Santa Catarina é o que mais teve notificações (396), seguido por São Paulo (248), e Rio Grande do Sul (220). No entanto, a estimativa é de que números apurados representem menos de 3% da quantidade real de incidentes. Acompanhe na próxima edição!

42
Fotos: divulgação.

LEVANDO INFORMAÇÃO E INOVAÇÃO, ONDE A SUA EMPRESA PRECISA!

43 MAI/JUN | 2023
44
Anuncio indd 1 10/04/2023 16:13:17
Sua nova opção em Ar-condicionado
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.