2 minute read

Comunidades na Diocese de Taubaté celebram São Sebastião

No mês de janeiro, algumas comunidades da diocese de Taubaté celebraram seu padroeiro São Sebastião. Liturgicamente celebrado no dia 20 de janeiro, a devoção a esse santo movimentou a vivência litúrgica e social dessas comunidades no início de 2023. O santo de origem italiana, nascido em Narbonne, e que viveu no século III da era cristã, é exemplo e testemunho de uma fé viva e perseverante, a ponto de ter se tornado mártir em defesa do evangelho.

Advertisement

Pe. Ricardo Cassiano, pároco na cidade de São Luiz do Paraitinga, expressa a importância dessa festa na paróquia de São Luís de Tolosa.

“A Tradicional Festa do Glorioso Mártir, São Sebastião, assim como em toda paróquia rural, sempre foi muito forte, devido ser ele considerado o protetor das lavouras e do gado, também nos livra contra as pestes e a guerra. Aqui em São Luiz do Paraitinga, era costume festejá-lo na cidade, pois antigamente existia uma capela dedicada a ele, onde hoje é o Morro do Cruzeiro. Após a capela ser totalmente demolida, sua imagem foi trazida e venerada na Igreja do Rosário.”

O pároco ainda acrescenta que “São Sebastião era festejado na matriz, com tríduo, procissão, o andor carregado sempre pelos militares da cidade, bênção do mastro e também a festa social, com leilões de gado, barracas e afogado. Nos anos dois mil, Pe. Gracimar Cardoso de Souza, (Pároco de 2003 a 2008) resolveu transferir os festejos do Glorioso Mártir, para o bairro, em nosso município, que traz o nome e o patrocínio de São Sebastião. Desde então, sua festa é comemorada no bairro, com tríduo, procissão e quermesse”.

Confira fotos de comunidades que celebraram a festa de São Sebastião na Diocese de Taubaté.

Foto: Pascom

Foto: Pascom.

Destaque

O seminarista Marciano Inácio Batista vivenciou um dia marcante em sua história vocacional. Na catedral diocesana São Francisco das Chagas, em Taubaté, às 9h, pela imposição das mãos e oração consecratória pelo bispo diocesano, Dom Wilson Angotti Filho, foi ordenado diácono para a Igreja, no dia 28 de janeiro de 2023.

Na celebração eucarística, estiveram presentes o clero diocesano, religiosos, seminaristas, familiares e representativa expressão do povo de Deus, pertencente à diocese de Taubaté, sobretudo, diocesanos que conheceram o diácono Marciano Inácio enquanto exerceu seus trabalhos pastorais no decurso do processo formativo, a constar:

2015 - Pastoral Vocacional

2016 - Paróquia Sant'Ana (Pindamonhangaba) e Pastoral da Criança

2017 - Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança (Caçapava) e Pastoral da Saúde

2018 - Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Taubaté) e Pastoral Carcerária

2019 - Paróquia Menino Jesus (Caçapava) e Pastoral da Sobriedade

2020 a 2021 - Pastoral Vocacional.

2020 a 2022 - Paróquia Nossa Senhora d'Ajuda - Caçapava.

Como inspiração bíblica de sua ordenação, o diácono Marciano Inácio Batista escolheu como lema um versículo do evangelho de São Lucas: “Em atenção a Tua palavra, lançarei as redes” (Lc 5,5), que expressa a disposição interior com a qual acolheu o dom ministerial do diaconato e como quer vivenciar o seu ministério de serviço.