livros ou consertar exemplares, mantendo a atualidade do acervo, buscando sempre livros novos, edições diferentes, releituras de uma história já conhecida, etc. É preciso manter o acervo em bom estado e atualizado. As crianças precisam ser orientadas e convidadas à organização. Assim, quando se sentem parte desse todo organizativo podem também aprender a cuidar, zelar e experimentar a importância dos livros em seu aprendizado.
AS PRÁTICAS REALIZADAS NO CANTO DE LEITURA: Muitas situações de leitura podem acontecer nos cantinhos, é importante contar com um espaço em que as crianças conversem e troquem ideias, pesquisem assuntos de seu interesse ou temas tratados na sala de aula, ouçam histórias lidas ou contadas pelo professor, brinquem, se encantem e imaginem. É fundamental ter um equilíbrio de práticas de leitura que têm uma mediação mais presente da professora e de outras em que o acesso é mais livre, que a criança possa pegar o título que mais lhe interessa, que troque caso não goste. Essa experiência com os livros é importante para sua formação e, devido a esse valor, não pode ser destinada somente quando sobra tempo na rotina, é um momento que precisa ser planejado e ter intencionalidade didática, mesmo que as intervenções da professora sejam mais distantes, para garantir um acesso significativo aos livros.
C.E.I.M Alzira Porto de Castro
7.2 Indicadores de qualidade para os espaços de leitura na sala Alguns indicadores de qualidade podem ser utilizados pelo diretor/coordenador pedagógico para acompanhar e observar os espaços de leitura, são eles: - Todas as salas de aula possuem cantinhos de leitura; - Existência de acervo amplo e atualizado; - Acesso permanente, fácil e visível ao acervo de livros.
87