









![]()










Gregório José Lourenço Simão
Jornalista / Radialista / Filósofo
Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
Criaram uma geração anual para os bebês
De repente, virou febre e, a cada ano nasce não um bebê, mas uma nova geração.Asociologia virou catálogo de Pokémon. Não bastava Beta em 2025.Agora, para 2026, aparece Sigma, como se estivéssemos rotulando versões de software que exigem atualização anual. Geração Alpha, Beta, Sigma… Daqui a pouco vem Geração Ômega, Geração Wi-Fi, Geração 5G PlusTurbo, tudo embalado com a pompa de quem descobriu o segredo da vida, do universo e tudo mais.
Curioso é que, por todo o século XX e início do XXI, as gerações tinham intervalos de quinze anos. Era o tempo necessário para que uma massa de pessoas compartilhasse traumas, transformações culturais e avanços tecnológicos. Hoje, parece que basta um bebê nascer no dia errado e pronto: muda de geração. Perdeu o prazo por três semanas? Parabéns, seu filho já não é Beta, é Sigma. O DNA, claro, permanece igual; o marketing é que muda. Falam que esses “novos rótulos” representam crianças mergulhadas em inteligência artificial, realidadeaumentadaeoutrasmaravilhastecnológicas.Queenfrentarãodesafiosambientais, sociais,digitais.Desdequandoissodistingueumbebêde2025deumde2026?Seráqueem 1º de janeiro uma criança acorda com o chip da autonomia criativa ativado? Acordou Beta, dormiu Sigma. Milagre sociotecnológico.
O mais fascinante é como esses batismos anualizados dizem mais sobre o desespero de consultores e influenciadores por relevância do que sobre as crianças. Em vez de estudar fenômenos reais, inventa-se uma nova etiqueta para justificar palestras, relatórios e threads de redes sociais. É a geração da vez, produzida em escala industrial, como se humanidade fosse linha de montagem: cada ano, um produto novo, com “melhorias”.
As crianças, claro, seguem sendo crianças com as mesmas necessidades, os mesmos dilemas, os mesmos encantos e os mesmos perigos. Não mudam só porque alguém decidiu que agora são Sigma. Mas o mundo dos rótulos precisa girar, afinal. Se não der nome, não cria tendência; se não cria tendência, não viraliza; se não viraliza, não dá clique.
No fim das contas, a sociologia virou piada e não daquelas boas, dignas do humor ácido de ChicoAnysio, mas uma caricatura involuntária.Aobsessão por batizar gerações como se fossem séries infinitas de streaming não revela o futuro: revela apenas nossa incapacidade de lidar com o presente sem transformar tudo em marca, slogan, hashtag.
É a “Geração Nomeação Compulsiva”, essa sim a única que realmente existe — e da qual, infelizmente, todos nós fazemos parte.
Geração Período de Nascimento
Baby Boomers 1946 a 1964
Geração X 1965 a 1980
Geração Y (Millennials) 1981 a 1996
Geração Z (Zoomers) 1997 a 2012
GeraçãoAlpha 2013 a 2024
Geração Beta 2025
Geração Sigma à partir de 2026


OSul de Santa Catarina deve registrar um fim de semana de sol forte, calor acima dos 30°C e tempo típico de verão, conforme previsão divulgada pelo meteorologista Piter Scheuer para o Sulinfoco. A tendência é de tempo seco e dias amplamente aproveitáveis até domingo.
Segundo Scheuer, o comportamento do tempo será semelhante em toda a região, abrangendo desde os municípios da Serra até cidades do Sul e do Litoral Sul. Nesta quinta-feira, ainda há chance de maior variação de nuvens no período da tarde e possibilidade de chuvisco fraco e isolado nas áreas próximas ao Costão da Serra. Mesmo assim, o meteorologista reforça que o panorama geral continua positivo.
Na sexta, sábado e domingo, o padrão é ainda mais
estável, com presença constante de sol, calor intenso e apenas a chance de pancadas de verão em pontos muito isolados. As condições clássicas de verão exigem atenção redobrada de quem pretende aproveitar rios, cachoeiras e praias. Scheuer alerta para a importância de evitar exposição prolongada ao sol entre 11h e 16h, usar protetor solar,
chapéu e manter hidratação constante. “Muita atenção também ao risco de afogamentos”, acrescenta. A segunda-feira segue quente e abafada, novamente com pancadas de verão entre a tarde e a noite. Já na terça-feira, a passagem de uma frente fria aumenta a probabilidade de chuva e traz risco de temporais em alguns pontos da região.


Cantai ao Senhor um cântico novo, porque fez maravilhas; a sua destra e o seu braço santo lhe alcançaram a salvação. Salmos 98-1

Fundado em 07 de junho de 1997
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Soller
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
E-mail: diarioomunicipio@gmail.com
Portal: www.diarioomunicipio.com.br
Facebook: http://www.facebook.com/ jornalomunicipiojaguaruna
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores

Otradicional Natal Coorsel deve reunir milhares de pessoas neste domingo, dia 7, a partir das 17h, com ampla programação gratuita para toda comunidade de Treze de Maio e região.
Neste ano, a cooperativa de energia elétrica preparou atrações especiais que prometem emocionar o público.As atividades serão realizadas em frente à sede da Coorsel, no Centro de Treze de Maio, com a participação do grupo artístico Ludicoz.
Uma das novidades deste ano também será a apresentação do Coral Show Criança Feliz, de Criciúma.
Entre os destaques, está o aguardado acendimento das Luzes de Natal da cooperativa. O momento promete ser ainda mais
especial com a neve cenográfica. O evento contará com a presença especial do Papai Noel, que trará toda a alegria e magia da época para as crianças.
Encerramento dos grupos e apresentações
A programação inicia a partir das 17h com exposição dos materiais produzidos no decorrer do ano pelos grupos participantes do projeto Ação Mulher Coorsel.
Após o encerramento, os grupos farão apresentações de dança.Acompanhia Duo Sonhos e Artes, de Treze de Maio, também participa da programação comumaapresentaçãoespecial.
A Coorsel também preparou atrativos para o pú-

blico adulto e infantil com brinquedos infláveis, a divertida Carreta Meteoro, que circulará pelas ruas centrais da cidade, e a distribuição gratuita de
lanches como cachorro-quente, picolé, pipoca e algodão-doce para todos os participantes.
“Estamos preparando mais uma edição do Natal
Coorsel para toda a comunidade. Este é um tempo de celebração e uma oportunidade de reunir as famílias e mostrar as ações sociais desenvolvidas pela
nossa cooperativa. Contamos com a participação de todos!”, convida o presidente da Coorsel, Arilton Francisconi Candido, o Xela.
AEstrada Geral Carioca, em Jaguaruna, deve ganhar pavimentação asfáltica em breve.
O recurso para a elaboração do projeto para a obra foi anunciado pelo presidente da Câmara de Vereadores, Mário Goulart Ferreira, como parte do duodécimo.
A solicitação do projeto é uma reivindicação antiga do vereador Ismael Piuco (PP), que recebeu a demanda da comunidade.
A estrada é uma importante via usada pelos moradores.




Oprocesso do Quinto Constitucional, previsto no artigo 94 da Constituição Federal, destina uma parcela das vagas dos tribunais a profissionais originários da advocaciaedoMinistérioPúblico, buscando oxigenar o Judiciário com visões externas e fortalecer o pluralismo institucional. Em Santa Catarina, o Tribunal de Justiça concluiu nesta quarta-feira (3) a votação que definiu os nomes da lista tríplice da OAB-SC, enviada ao governador.
Os três mais votados pelos 105 desembargadores foram Willian Medeiros de Quadros, Márcio Vicari e Giane Brusque Bello. Em seguida à eleição do Pleno, o governador Jorginho Mello recebeu oficialmente a lis-
ta e anunciou ainda na noite de quarta-feira a nomeação de Willian Medeiros de Quadros como novo desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina.
A disputa deste ano mobilizou intensamente a advocacia, especialmente no interior. Entre os candidatos, destacou-se o advogado e deputado Ivan Naatz (PL), que protagonizou uma campanhaamplaealtamentecapilarizada. Naatz percorreu todas as regiões do Estado, reunindo centenas de profissionais em encontros regionais—comatençãoespecial ao Sul de SC, incluindo municípios como Tubarão, onde suapresençapolíticaejurídica foi marcante.
Apesar de não integrar a lista tríplice final, Naatz con-
solidou-se como uma das principais lideranças da advocacia do interior. Sua atuação chamou atenção por dar voz a segmentos da classe que historicamente têm menor representação nas disputas do Quinto Constitucional, trazendo ao debate temas como valorização regional, democratização do acesso institucional e modernização do diálogo entre a advocacia e os tribunais.
Após o resultado, o deputado adotou postura institucional, afirmando:
“Recebo com maturidade o resultado do TJSC na formação da lista tríplice. Trata-sedeumprocessodemocrático consolidado. Parabenizo meus colegas que seguem
para a escolha do governador. O trabalho segue firme naAssembleia.”
A declaração reforçou o perfil político do parlamentar, que, como legislador, é responsável por desenvolver políticas públicas relevantes para a classe e promover iniciativas que ampliam a cidadania, modernizam estruturas públicas e reafirmam o papel do Direito como instrumento de proteção social. Mesmo sem avançar à etapa final, a campanha deixou claro que a advocacia do interior segue fortalecendo seu protagonismo e que lideranças como Naatz permanecem influentes no cenário jurídico e político catarinense.
O TJSC definiu a lista tríplice do Quinto Constitucio-

nal, e o governador Jorginho Mello nomeou Willian Quadros como novo desembargador.
Na disputa, destacou-se a forte campanha do advogado e deputado Ivan Naatz, que percorreu todo o interior catarinense, mobilizando centenas de advogados — especialmente no Sul do Estado.
“Recebo com maturidade o resultado. O trabalho seguefirme.”
Uma campanha que marcou a advocacia e evidenciou a força das lideranças regionais em Santa Catarina.
Ogovernador de Santa Catarina, Jorginho Mello, anunciou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, a nomeação do advogado Willian Medeiros de Quadros para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), ocupando a vaga destinada ao Quinto Constitucional daadvocacia.
A decisão foi tomada após o recebimento oficial da lista tríplice entregue pelo presidente do TJSC, desembargador Francisco Oliveira Neto, no início da noite,naCasadaAgronômica.
O governador destacou a lisura do processo e parabenizou todos os profissionais envolvidos.
“Quero parabenizar o Tribunal de Justiça, a OAB, os seis
candidatos da primeira lista e, agora, os três escolhidos pelo Tribunal. Diante dos nomes apresentados, estou nomeando o novo desembargador Willian Medeiros de Quadros, eleito com65votos”,afirmou.
Jorginho Mello também registrou seu respeito aos advogados Márcio Vicari e Giane Bello, que compuseram a lista final. “São profissionais qualificados,quechegaramaumaseleção extremamente criteriosa”, destacou.
Com a nomeação, Willian Medeiros de Quadros passa a integrar o colegiado doTribunal de Justiça de Santa Catarina, reforçandoocorpodemagistrados responsáveis por julgar temas de grande relevância para oEstado.




Noúltimodia29denovembro de 2025, o Sindicato dos Bancários de Jaraguá do Sul e Região viveu um dia e de emoção e celebração. A sede recreativa da entidade foi reinaugurada em grande estilo e passou a se chamar Recreativa dos Bancários Dr. Armando Machado Filho, em homenagem ao presidente da Federação dos Bancários de Santa Catarina.
A sede recreativa dos Bancários de Jaraguá do Sul e região foi planejada e concretizada com o propósito de oferecer à categoria bancária um espaço de convivência, lazer, esporte e integração.A iniciativadecriaçãodesteespaço surgiu em 2016, idealizada pelo então Presidente, Sr. Odilon Fernandes, e pelo Vice-Presidente, Sr. Noilton Carlos Murara. Com o apoio unânime da Diretoria daquele ano, a deliberação oficial para dar início ao projeto ocorreu em 21 de março
de 2016, com previsão de conclusão entre três a cinco anos.
Em 1º de dezembro de 2020,aDiretoriadecidiupela aquisição da SERSEEB JGS e Região SC, localizada estrategicamente na Rota do Vale Europeu. A compra foi efetivada em 17 de dezembro de 2020, e a inauguração oficial aconteceu em 20 de novembro de 2021. Com uma área de mais de 137 mil metros quadrados, a sede oferece uma infraestrutura completaparaolazerebem-estar dos bancários da região.
Desde então, este espaço tem sido palco de encontros, torneios, confraternizações e momentos que fortalecem os laços entre colegas de profissão e suas famílias. A cada detalhe deste espaço, das áreas esportivas aos ambientes de convivência, do restaurante aos quiosques, dos locais de
pesca ao Espaço Kids, está presente o cuidado de uma gestão que pensa no bem-estar coletivo e na valorização da categoria.
“Hoje é um dia que ficarámarcadonanossahistória.
Este espaço é para os bancários e suas famílias, um lugar de convivência e alegria. Dar o nome de Dr. Armando Machado Filho é reconhecer não apenas sua liderança, mas também sua dedicação incansável à nossa categoria. Armando faz parte da história da luta bancária em Santa Catarina. Natural de Jaguaruna – SC, iniciou sua carreira como bancário em 1978, no Banco do Estado de Santa Catarina – BESC. Em 1990, passou a atuar com dedicação e compromisso como diretor do Sindicato dos Bancários de Tubarão e Região, entidade que viria a presidir pela primeiravezem1996.Desde então, ocupa com maestria
o cargo de presidente, sendo reeleito sucessivamente e conduzindo a entidade com firmeza, diálogo e espírito coletivo. Advogado por formação, bancário por vocação e sindicalista por convicção, Armando também preside a Federação dos Bancários de Santa Catarina – FEEB-SC desde 2020 e atua como vice-presidente daCONTEC–Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito, é exemplo de integridade, liderança e compromisso com a classe trabalhadora. Sua trajetória inspira gerações de bancários e sindicalistas, e sua contribuição ultrapassa fronteiras regionais, deixando um legado de conquistas, respeito e união. Ao dar seu nome a esta sede, eternizamos não apenas um líder, mas um companheiro dejornada.Quecadaencontro aqui realizado carregue o espírito de união, resistên-

cia e esperança que Armando sempre defendeu. “ Falou Odilon Fernandes, presidente do Sindicato dos Bancários de Jaraguá do Sul e Região.
“Receber esta homenagem é algo que me toca profundamente. Ver meu nome associado a um espaço de união e lazer dos bancários de Jaraguá do Sul e Região, é uma honra indescritível. Quero agradecer de coração ao presidente Odilon Fernandes e a toda a di-
retoria do sindicato por tamanha generosidade. Este gesto reforça que nossa luta vale a pena e que juntos construímos não apenas conquistas, mas também memórias e vínculos que nos fortalecem. Recebo esta homenagem com humildadeeconscientedeque não sou digno de tamanha honra. Mais uma vez, recebam os meus sinceros agradecimentos .” Falou ArmandoMachadoFilho,duranteo evento.
OCIM-Amurel recebeu nesta semana a entrega técnica de dois equipamentos que serão utilizados pelo Consórcio na pavimentação asfáltica a ser oferecida aos municípios consorciados, em breve. Entrega técnica é o termo empregado na relação comercial entre o comprador (CIM-Amurel)eovendedor(empresas que venderam os equipamentos) para que os mesmos sejam entregues mediante testes e treinamento adequado para o uso seguroeeficientedasmáquinas.
As duas máquinas em
questão são uma vibroacabadora e um caminhão espargidor e já estavam de posse do CIM desde 2023, bem como outras máquinas a serem utilizadas pela usina.
Técnicos das duas empresas fornecedoras estiveram presentes para fazer a entrega, que ocorreu em Grão-Pará. Para fazer os testes das máquinas e o treinamento dos servidores foifeitaaimprimiçãode uma faixa de 3,5 metros em uma extensão de 500 metros em uma estrada rural do município.Aimprimação
é uma das etapas da pavimentação asfáltica.
O diretor técnico do CIM-Amurel, engenheiro civil Cleiton Gasperin acompanhou os trabalhos, que reuniu todos os servidores queirãoatuarnaspavimentações.
“Estas foram as duas últimas entregas técnicas de máquinas. As entregas técnicas das demais máquinas, tanto de produção, quanto de aplicação, já foram feitas”, informa o engenheiro Cleiton.
“Está quase tudo pronto para a entrega da usina.


No próximo dia 11 faremos uma assembleia geral ordinária na Câmara de Vereadores de Pedras Grandes e, de lá, levaremos os pre-
feitos e prefeitas para uma visita à nossa tão aguardada usina de asfalto. Depois disso, em breve, faremos a inauguração da usina, que
será um marco para desenvolvimento da região da Amurel”, avalia o presidente do CIM-Amurel, prefeito HelioAlberton Junior.


"Vamos
Conforme previsto, o presidente da Alesc, Mauro De Nadal (MDB), acompanhado do federal Carlos Chiodini (MDB/SC), teve agenda cheia em Brasília nesta terça-feira (23). Em conversa com o presidente da Câmara dos Deputados, Athur Lira (PP/ AL), eles tiveram a confirmação de que o Marco Temporal deve ser votado pelo Congresso antes mesmo da questão ser reavaliada pela Suprema Corte. O tema deve entrar em pauta ainda esta semana. De acordo com o Marco Temporal, são reconhecidas como terras indígenas
aquelas que eram habitadas de maneira permanente por indígenas na promulgação da Constituição Federal de 1988. A regularização do Marco Temporal está prevista no projeto de lei 490/07, que ainda submete as demarcações indígenas ao Congresso Nacional. Conforme De Nadal, em Brasília, um importante encaminhamento para ter regras claras e dar mais segurança jurídica aos agricultores catarinenses, assim como a todos os envolvidos na questão. Os parlamentares catarinenses também se encontraram com o presidente
do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), e com os ministros André Mendonça e Gilmar Mendes, que ainda não tomaram posição diante do julgamento polêmico. O julgamento está, por hora, suspenso, devido a um pedido de vistas de parte do ministro Alexandre de Moraes.
Audiência debate a violência nas escolas
Em comunicado da assessoria da deputada federal Giovania de Sá, a informação de que a Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira (24), a par-
tir das 15 horas uma audiência pública para debater e traçar estratégias de enfrentamento à violência nas escolas em âmbito nacional. A reunião solicitada por parlamentares contará com a participação de especialistas em segurança e representantes de ministérios. A deputada lembra que há a aproximadamente 50 dias, Santa Catarina registrou o ataque à escola, em Blumenau. No episódio, quatro vidas foram ceifadas e muitas outras impactadas devido a crueldade do crime. Somado ao crime registrado em 04 de maio de 2021, em Sau-

dades, Santa Catarina registra dois atentados em menos de dois anos, uma triste estatística que se replica a nível nacional. No Brasil, nos últimos 22 anos, 24 casos de ataques a escolas já foram registrados, mais de um caso por ano. “Este é um as-
sunto de extrema importância, que precisa ir além da nossa indignação diante do ocorrido, precisamos encontrar caminhos para prevenir e coibir esse tipo de crime”, destaca a deputada federal Geovania de Sá, uma das proponentes da audiência.
câncer de pele: especialista alerta que
Atemporada mais quente do ano está chegando. No próximo dia 21 de dezembro, começa o verão, a época perfeita para aproveitar o sol, a piscina e o mar. Mas, junto com o clima mais quente, vem a necessidade de redobrar os cuidados com a pele. Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de pele já representa cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no Brasil, sendo o tipo de câncer mais comum no país. Em Santa Catarina, o riscotambéméelevado.Estudos mostram que o Estado está entre os que apresentam os maiores índices de incidência da doença no país.Adermatologista Naiana Sá, de Tubarão, explica que isso é resultado de uma série de fatores. “A alta exposição solar, o clima, a população de pele clara e os hábitos de lazer ao ar livre sem proteção solar fazem com que tenhamos mais ca-
sosdadoençanonossoEstado”, informa. Estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA) apontam que entre 2023 e 2025, o país terá em média mais de 220 mil novos casos de câncer de pele não-melanoma por ano, além de cerca de 9 mil casos novos de melanoma. É importante ressaltar que lesões suspeitas precisam passar por cirurgia para a biópsia. O Grupo Naiana Sá Dermatologia conta com uma dermatologista especializada em cirurgia dermatológica, responsávelpelaremoçãoe análisedelesõessuspeitas, a Dra. Bárbara Klein.
Verão e o aumento do risco
Alguns acreditam erroneamente que “uma marquinha de bronzeado” é sinal de saúde, mas a dermatologista Naiana Sá alerta que a pele queimada de
sol representa, na verdade, uma lesão. “Bronzeado não é sinônimo de saúde, é uma resposta da pele à lesão celular causada pela radiação ultravioleta. Quando a pele fica exposta ao sol, ela tenta se proteger produzindo mais melanina, o que resulta no bronzeado. Essa proteção, porém, é uma tentativa do corpo de minimizar o dano causado pelas radiações UV, que podem alterar o DNA das células da pele e levar a danos como queimaduras solares ou, a longo prazo, câncer de pele.”, destaca.
Ela ainda alerta que a detecção precoce aumenta em até 90% as chances de cura do câncer de pele. Para isso, é preciso ficar atentoaoABCDEdaspintas e sinais.
A–Assimetria:quandoa pintanãoéigualdosdoislados.
B – Bordas irregulares:

as extremidades são tortas, mal definidas ou “borradas”.
C – Cor diferente: a pintatemmaisdeumtom(preto, marrom, avermelhado, esbranquiçado ou azulado).
D – Diâmetro: ela é maior que uma borracha de lápis ou aumenta de tamanho ao longo do tempo.
E – Evolução: qualquer mudança: cresce, muda de cor, muda de formato, coça, sangra ou dói.
Por isso, a orientação é clara: fazer consultas dermatológicas regulares, usar protetor solar todos os dias, reaplicar a cada duas horas quando exposto, evitar exposição direta entre 10h e 16h, usar chapéus, óculos de sol e roupas com proteção UV.
Como manter a pele bonita e saudável no verão
Para quem deseja uma pelebonitaesaudável,exis-

tem tecnologias e procedimentos capazes de tratar danos, suavizar manchas e melhorar a textura da pele semcolocarasaúdeemrisco.AdermatologistaNaiana Sá explica que tratamentos como bioestimuladores de colágeno, lasers para manchas solares, ultrassom microfocado, como o Atria 2, EvollaeoQuadripico,atecnologia mais moderna e eficaz para o tratamento de manchas resistentes e melasma podem ser indispensáveis para recuperar a pele e realçar sua beleza natural.
Além disso, a médica destaca a importância de um acompanhamento contínuo, com avaliação individualizada, histórico de exposição solar, rotina de proteção e monitoramento periódico, garantindo a saúde e segurança da pele ao longo do tempo. “Quando combinado prevenção, diagnósticoeestéticaconsciente, é possível oferecer segurança, saúde e resultados naturais aos pacientes. E, no verão, essa abordagem faz toda a diferença para uma pele saudável e bonita”, finaliza.


Santa Catarina se manteve sem qualquerregistrodeparalisaçãode caminhoneiros ao longo desta quinta-feira (4). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), não há bloqueios ou alterações nas rodovias federais que cortam o estado e o tráfego segue normal.Apossível greve, articulada por caminhoneiros autônomos, não ganhouadesãosignificativanaregião. Omovimentosurgiuapartirdereivindicações relacionadas às regras de descanso previstas na legislação, comoaparadaobrigatóriade11horas em um período de 24 horas e a pausade30minutosacada5h30dedireção ininterrupta. Os profissionais afirmam que essas exigências dificultam ocumprimentodeprazosereduzema renda.
Apesar de registros isolados no país,emSantaCatarinaocenárioéde normalidade.AFederaçãodasEmpre-
sasdeTransportedeCargaeLogística noEstado(Fetrancesc),querepresenta 13 sindicatos, afirmou, em nota, respeitar o direito à manifestação, mas alerta para os impactos de eventuais paralisações em um setor essencial para a economia.
A entidade reconheceu a importânciadoscaminhoneirosesuasreivindicações por melhores condições de trabalho,masreforçaquegrevesebloqueios podem comprometer o abastecimento, gerar prejuízos e afetar milhões de brasileirosquedependemdofluxocontínuo decargas.ParaaFetrancesc,odiálogo permanente é o caminho mais adequadoparaaconstruçãodesoluções.
Com o transporte operando normalmente e sem mobilização organizada por sindicatos ou associações, Santa Catarina segue com suas principais rotasabertaseseminterferênciasnofluxo logísticoestadualenacional.

OCongresso Nacional mantevenaíntegratrêsvetospresidenciais e derrubou apenas umapósacordoentregovernoe oposição nesta quinta-feira (4). Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados.
Os vetos foram incluídos como extra pauta durante sessão marcada exclusivamente para apreciar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026.
Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categoriasA e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio.Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C eD,quesãoaquelesquefazem transporte de carga ou de passageiros.
Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação.
O veto derrubado foi aplicado na sanção da Lei 15.153 de 2025 que destina o uso de multas de trânsito para financiar a CarteiraNacionaldeHabilitação (CNH)depessoasdebaixarenda inscritas no Cadastro Único do governo federal.

Pessoas com deficiência
Um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantidos pelo Parlamento foi o que barrou o dispositivo que limitava a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas nos casos de deficiência consideradas moderadas ou graves. O BPC é pago aos idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência em situação de pobreza.
Com a manutenção do veto, fica permitida a concessão do BPC também para pessoas com deficiência considerada leve. O veto foi o referente à Lei 15.077 de 2024, que altera normas ligadas a assistência social, previdência e programas de transferência de renda.
Pedófilos e predadores sexuais
Também por acordo, foi mantido o veto do Executivo que derrubouodispositivoqueprevia que os dados dos condenados no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais ficariam disponíveis para consulta pública por 10 anos após o cum-
primento da pena.
Com a manutenção do veto, a lista dos condenados por crimes sexuais fica aberta enquanto durar o cumprimento da pena. O veto mantido é referente à Lei 15.035.
Embrapa
Tambémporacordo,foirejeitado o veto presidencial integral ao projeto de lei que isentava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas e contribuições cobradas pelos órgãos reguladores em pedidos feitos pela estatal.
O governo alegou no veto que a medida previa benefício tributário sem apresentar medidas compensatória de impacto orçamentário, afetando o equilíbrio financeiro das entidades reguladoras.
Por outro lado, os defensores do projeto defendem que a medida facilita inovação no setor agropecuário ao reduzir os custos da Embrapa. Com a derrubada do veto, a isenção do pagamento de taxas será sancionada como Lei.
entrar
Uma professora de 39 anos foi presa em flagrante na tarde desta quarta (3), durante uma ação conjunta da Polícia Penal e da Polícia Civil, ao entrar com drogas e um celular no Presídio Regional deTubarão.
De acordo com a investigação, ela atuava profissionalmente dentro da unidade e havia repassado um telefone a um detento pouco antes de ser abordada.
A abordagem ocorreu após monitoramento sigiloso realizado pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) de Tubarão, pela Diretoria de Inteligência e Informação (DINF) e pelos policiais penais.
As equipes identificaram o momento em que ela entregava os mate-

riais ilícitos ao preso. Com a suspeita, os policiaisencontraram23papelotes de fumo, 78 comprimidos de ecstasy e uma carta.
De acordo com a polícia, a droga estava escondida nas roupas, como no sutiã.
O celular, um iPhone, já havia sido entregue ao detento e foi apreendido com ele.Todo o material foi encaminhado para perícia.
A professora foi autuada por tráfico de drogas e por tentar ingressar com aparelho telefônico em unida-
de prisional, crime previsto na legislação brasileira. APolíciaCivilinformou aindaquevaiapurarotipo de vínculo existente entre a mulher e o detento que receberia os itens.
AojornalDiáriodoSul, a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social informou que a professoraatuavanopresídio desde maio.
ASejuri confirmou ainda que o preso envolvido no caso também foi levado para a delegacia.






Aponteacâmerae façasuacotaçãogratuita hojemesmo!



