Pós Graduado em Gestão Escolar, Pós Graduado em Ciências
Políticas, Pós Graduado em Mediação e Conciliação MBA em Gestão Pública.
Brasil, um país de hambúrgueres e domingos de sofá
O Brasil moderno tem seus rituais. Já não se reza antes das refeições, mas se rastreia o entregador em tempo real. A missa de domingo foi substituída pela fé no aplicativo e, em vez de hóstias, consomem-se hambúrgueres. Milhões deles. Literalmente.
De acordo com dados recentes do iFood – essa entidade que nos alimenta enquanto suga nossa espontaneidade culinária – o hambúrguer é, pelo quinto ano consecutivo, o campeão nacional de pedidos na categoria Restaurante. Quase 250 milhões de unidades foram entregues em 2024. São 475 hambúrgueres por minuto. Que apetite voraz, que fome de gordura!
Domingo, dia nacional da inércia, lidera o ranking do consumo. Coincidência? Claro que não. O brasileiro médio, espremido entre o cansaço e a geladeira vazia, encontrou no hambúrguer o santo graal da indulgência moderna: chega rápido, mastiga fácil e, com sorte, vem com batata frita.
Mas o fenômeno vai além do delivery tradicional. O iFood também aponta que os pedidos de hambúrguer congelado saltaram 238% no primeiro quadrimestre de 2025. Sim, a classe média cansou até de esperar o motoboy.Agora, ela mesma grelha o disco de carne — entre uma reunião no Zoom e uma live sobre autocuidado. Comer virou um exercício de conveniência e culpa com gosto de cheddar. Adiretora de marketing do iFood, em tom quase poético, descreve o hambúrguer contemporâneo como uma entidade plural: “vegano, vegetariano, low carb, de camarão, salmão, sushi, picanha, cordeiro e até linguiça”. Está tudo aí, menos o bom senso. A democratização do hambúrguer reflete menos diversidade alimentar do que uma compulsiva vontade de reinventar a roda — ou melhor, o pão com carne.
No fundo, o que temos é uma epidemia de comodidade padronizada.Aexplosão de hambúrgueres não representa apenas o sucesso de uma receita americana tropicalizada, mas a falência de qualquer impulso criativo à mesa. Desaprendemos a cozinhar, a improvisar, a comer com tempo. Vivemos entre telas e entregas, terceirizando até o ato de alimentar-se.
O hambúrguer tornou-se o símbolo de um país que desaprendeu a comer com prazer e começou a comer para preencher silêncios. Silêncios de domingo, de solidão, de tédio. Em vez de reunir a família, abrimos aplicativos. Em vez de panela, fritura pré-fabricada. Em vez de memória afetiva, ketchup industrializado. E assim seguimos, entregues — no duplo sentido da palavra — a um modo de vida onde o máximo de liberdade está em escolher entre cheddar duplo ou maionese verde. Uma revolução alimentada por algoritmos. E com gosto de carne processada.
Fundado em 07 de junho de 1997
Defesa Civil emite alerta vermelho para o frio intenso em Santa Catarina
ADefesa Civil de Santa Catarina emitiu alerta vermelho para frio intenso em todo o estado.
Após a passagem de uma frente fria, uma intensa massa de ar seco e frio, de origem polar, avança sobre o Sul do Brasil, provocando uma acentuada queda nas temperaturas e favorecendo a sensação de frio intenso principalmente, nas madrugadas de terça (24) e quarta-feira (25).
As temperaturas mínimas devem atingir valores negativos no Grande Oeste, Planaltos eAlto Vale do Itajaí, com registros que podem chegar a -5°C nas áreasmaisaltas.NoLitoral
enoMédioeBaixoValedo
Itajaí, as mínimas variam entre 4°C e 10°C.
O cenário é de risco alto a muito alto para desconforto térmico, hipotermia, agravamento de doenças cardiorrespiratórias eatécongelamentodepistas nas áreas mais suscetíveis.
Além do frio intenso,
ESTADO DE SANTA CATARINA PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRAS GRANDES
existe uma pequena chance de precipitação invernal, como neve e chuva congelada, especialmente entre a noite de segunda e a manhã de terça-feira, em áreas de maior altitude.Issoocorredevido à combinação entre a umidade da frente fria e a entrada da intensa massa de ar polar.
Aviso de licitação Processo Licitatório nº 50/2025 – Modalidade Pregão Presencial nº 21 /2025 – Objeto: Registro de preços para contratação de empresa especializada do ramo para aquisição de refeições prontas (marmitas), para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Transportes, Obras e Urbanismo; Secretaria de DesenvolvimentoAgrícola, Econômico eAmbiental, Prefeito e Vice Prefeito Municipal, especificações conforme Termo de Referência do edital." Data de abertura: 07/07/2025 às 09h30min.A retirada do edital e maiores informações no site oficial do Município www.pedrasgrandes.sc.gov.br e informações complementares pelo e-mail licitacaopmpg@gmail.com e no departamento de Licitações e Contratos da Prefeitura Municipal sito a Rua José Marcon– 311 ou pelo telefone: (48) 36593000 no horário das 08h00min ás 12h00min e das 13h00min às 17h00min. Base Legal Lei Federal 14.133/21.
Pedras Grandes/SC, 23 de Junho de 2025.
Agnaldo Filippi Prefeito Municipal
ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE SANGÃO AVISO DE LICITAÇÃO
PROCESSO LICITATÓRIO Nº 045/2025/PMS
CONCORRÊNCIA ELETRÔNICA Nº 012/2025/PMS
CÓD. REGISTRO DE INFORMAÇÃO (E-SFINGE): 64D46C4B29ECC992F155F73361DD2A71C7EB6CBC
OBJETO: O presente procedimento licitatório tem por objetivo selecionar a proposta mais vantajosa para contratação de empresa especializada para execução de pavimentação com blocos intertravados de concreto e drenagem pluvial na Rua Martinho Formentin (trecho III), no bairro Santa Apolônia, no Município de Sangão/SC, consoante emenda parlamentar impositiva estadual n° 1252/2025, conforme as especificações mínimas constantes no edital, cronograma físico-financeiro, memorial descritivo, planilha orçamentária, projeto e demais a
RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS: das 07h30min do dia 25/06/2025 até às 08h59min do dia 09/07/2025.
ABERTURA E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS: às 09h do dia 09/07/2025.
INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: às 09h01min do dia 09/07/2025.
INFORMAÇÕES E/OU CÓPIA NA ÍNTEGRA DESTE EDITAL: No endereço Rodovia SC 443, Km 02, Centro, CEP 88.717-000, Sangão/SC, pelo telefone (48) 3656-3500, através do sítio eletrônico oficial www.sangao.sc.gov.br e diretamente no site www.portaldecompraspublicas.com.br
Sangão/SC, 23 de junho de 2025.
CASTILHO SILVANO VIEIRA PREFEITO MUNICIPAL
Muitos dizem: Quem nos mostrará o bem? Senhor, exalta sobre nós a luz do teu rosto. Salmos 4:6
Expediente
Editor Chefe: Reinor Marcolino - Reg.SC 02.423-JP
Jornalista Miguel Ângelo Herdy dos Santos. MTB/SC 4231
Designer/Diagramação: Fabio Julio Gonçalves
Colaboradores: Jaison Bez Fontana, Evandro Marques Pacheco.
Impressão: Gráfica Soller
BalneárioArroio Corrente - Jaguaruna - SC
Rua São João Batista, nº 661 Whatsapp: (48) 99671-3638
Circulação: Gravatal, Jaguaruna, Sangão, Treze de Maio, Pedras Grandes, Urussanga, Morro da Fumaça, Capivari de Baixo, Tubarão e Laguna.
Assessoria Jurídica: Diógenes Luiz Mina de Oliveira - OAB/SC 26.894
Matérias assinadas e colunas são de responsabilidade de seus autores
Documentário “Raízes” valoriza patrimônio arqueológico do Sul de SC
Com estreia marcada para o próximo dia 23 de junho, às 10h, no Cinema do Dunas Shopping, em Jaguaruna (SC), o documentário “Sambaqui, a históriaentreasconchas”inauguraasérieRaízescomum convite à reflexão sobre a importância dos sambaquis — erguidos por povos ancestrais do litoral sul catarinense.
Produzido com foco na valorização do patrimônio cultural arqueológico da região, o episódio apresenta uma abordagem acessível e sensível ao legado milenar deixado por esses grupos humanos, fortalecendo a preservação da memória coletiva e estimulando a aproximação entre a sociedade e a riqueza cultural que habita o território.
Com direção do produ-
toraudiovisualRafaelGuedes, o documentário tem apresentação e direção de conteúdo assinadas pelo arqueólogo e professor Geovan Martins Guimarães, que é pesquisador líder do Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep) e coordena o Laboratório de Arqueologia e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas, Comunidades Tradicionais e Comunidade LGBTQIAP+ da UniSul. A proposta do professor, ao aliar ciência e linguagem audiovisual, é ampliar o alcance do conhecimento produzido no ambiente acadêmico e aproximá-lo das comunidades, educadores, estudantes e demais públicos interessadosnahistóriaeculturaregional.
“O audiovisual tem um papelfundamentalnatransposição do conhecimento científico para além da universidade. Ele possibilita que as pessoas conheçam esesensibilizemcomopatrimônio presente em nosso território. A população não pode ser afastada dessa discussão: é preciso conhecer para preservar”, defende Guimarães.
Para o diretor Rafael Guedes, transformar a pesquisa científica em linguagemcinematográficafoium processo de escuta e responsabilidade. “A produção deste documentário teve em sua narrativa, aspectos como entrevistas, animações e fotos de pesquisas, que fortalecem os diálogos etodaahistóriacontadano decorrer do documentário, dando assim uma dinâmi-
caeritmoaovídeo,criando assim uma maior imersão ao conteúdo”, afirma.
Aberto ao público e gratuito, o evento de lançamento é também um espaço de diálogo sobre temas centrais da arqueologia e daeducaçãopatrimonialno Brasil.Odocumentáriobusca evidenciar os desafios enfrentados pela preservaçãodoacervonopaís,destacando a importância do reconhecimento da história milenar dos povos origináriosquehabitaramoterritório muito antes da chegada dos colonizadores.
A série Raízes terá novos episódios dedicados a manifestações culturais e históricas de longa duraçãopresentesnaregião,incluindo manifestações religiosas,referênciasguarani, xokleng, kaingang, entre
outros povos e expressões culturais que compõem o mosaico identitário do Sul do Brasil.
Este é um projeto com caráter educativo, vinculado às ações de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da UniSul, e foi realizado com o apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio de edital promovido pelo município de Jaguaruna-SC
Serviço
O quê: Lançamento do episódio “Sambaqui, a história entre as conchas” — Série Raízes
Sangão realiza diagnóstico socioambiental para definição de APPs urbanas
Omunicípio de Sangão, no Sul de Santa Catarina, está realizando um Diagnóstico Socioambiental (DSA) com foco nas áreas urbanas. O trabalho é executado pela UNIVALE e tem como objetivo mapear os rios que cortam essas regiões e levantar dados técnicos para a definiçãodasÁreasdePreservação Permanente (APPs) nas margens desses cursos d’água.
A iniciativa parte da possibilidade prevista no Código Florestal (Lei Federal nº 12.651/2012), que permite aos municípios, mediante estudos técnicos, estabelecerem regras específicas para APPs em áreas urbanas consolidadas. Com o DSA, Sangão poderá avançar na elabo-
ração de uma legislação municipal própria, respeitando os critérios legais, mas adaptando as faixas de proteção à realidade local.
De acordo com a Prefeitura, o diagnóstico está sendo realizado exclusivamente nas áreas ur-
banas da cidade e será fundamental para garantir segurança jurídica aos moradores, proteção ambiental e ordenamento territorial. O estudo também é considerado uma ferramenta importante para o desenvolvimento sustentável do município.
A expectativa é de que os dados coletados pela equipe técnica subsidiem futuras decisões do poder público sobre o uso e ocupação do solo nas margens dos rios urbanos, conciliando crescimento urbano e preservação dos recursos naturais.
Latam passa a ofertar mais voos em Jaguaruna a partir desta terça-feira
Aoferta de voos noAeroporto Regional de Jaguaruna será ampliada a partir desta terça-feira (24), comoiníciodasegundaoperaçãoda Latam. A decolagem a partir do Sul do Estado é prevista para as 10h05, ampliando a oferta para dez frequências semanais.Até o mês de outubro a companhia aérea planeja aumentar a oferta para 12 voos semanais. Os voos serão realizados com aeronaves Airbus A320, com capacidade para até 174 passageiros.
“Neste momento a Latam amplia de sete para dez frequências semanais e até outubro serão mais dois voos, chegando a 12 por semana. Isso é resultado de uma parceria importante entre o Estado e a empresa e que vai suprir uma lacuna que havia sido criada pela saída da Azul. Além disso, a empresa está ofertando voos em horários que eram muito reivindicados pelos usuários e os valores das passagens, quando ad-
quiridos com antecedência, também têm sido acessíveis”, relembra Amaral.
Nas últimas semanas, a SPAF também lançou a campanha “Aeroporto de Jaguaruna. É seu. Abrace e use”. O objetivo é incentivar a região do Sul de Santa Catarina a utilizar o aeroporto para haver demanda e a Latam mantenhas a operação dos novos voos. Todas as ações do Governo e SPAF ganharam o apoio de entidades representativas da região Sul.
O Aeroporto de Jaguaruna está sendo concedido para o Consórcio Regional Sul Aiport, por meio da primeira parceria pública-privada da história do Governo de Santa Catarina. O contrato com a concessionária foi assinado neste mês de junho. A empresa ficará responsável pela gestão nos próximos 30 anos, realizando melhorias operacionais e de infraestrutura.
Como fica a frequência de voos em Jaguaruna:
Apartir de 24 de junho de 2025 Domingos, segundas e sextas-feiras e sábados: um voo diário para São Paulo Terças, quartas e quintas-feiras: dois voos diários para São Paulo
Apartir de 26 de outubro de 2025 Domingos e sábados: um voo diário para São Paulo Segundas, terças, quartas, quintas e sextas-feiras: dois voos diários para São Paulo
Obras de revitalização e pavimentação são iniciadas na Rua Maximiliano Scremin,
em Sangão
Omunicípio de Sangão está realizando uma revitalização completa na Rua Maximiliano Scremin, no Morro Grande. A obra faz parte do projeto das novas ruas que serão pavimentadas que a prefeitura lançou. A ordem de serviço no valor de R$250 mil foi assinada no último mês e a obra já teve início, os recursos são do Deputado Estadual Zé Milton, que através de uma emenda parlamentar.
As obras estão previstas para serem concluídas em até 4 meses. A rua será contemplada com pavimentação em lajotas, calçadas, drenagem pluvial e sinalização viária.
"Com muito planejamento e ouvindo as pessoas temos realizado importantes obras, e consequentemente melhorando a qualidade de vida na nossa cidade, e vamos continuar assim até o último dia
do nosso governo, ainda temosmuitasobrasparaserem lançadas neste ano", disse o Prefeito Castilho Silvano Vieira.
A Rua Maximiliano Scremin com o passar dos anos e o alto tráfego de veículos, acabou danificando as lajotas e criando desníveis, mas que serão corrigidas com a revitalização. O projeto prevê ainda a continuidade da pavimentação da rua até o cruzamento com a RuaAntônio Bertan. Para a aposentada e moradora da rua Santina Luiz da Rocha, a melhoraria é muito bem vida. "Nós que dependemos dessa rua todos os dias, sabemos da dificuldade de trânsitar. Com essa revitalização a nossa comunidade só tem a agradecer ao prefeito Castilho, pois irá melhorar muito nosso dia a dia", disse Santina.
Sangão assina ordem de serviço para construção de Núcleo de Cooperação Educacional
As vezes você tem que transformaraDORempropósito, dizem por ai que quando isso acontece, ninguém mais te segura!A Prefeitura de Sangão, no Sul de Santa Catarina, assinou nesta segunda-feira (23) a ordem de serviço para a construção do novo Núcleo de Cooperação Educacional (NCE) no distrito de Morro Grande. O investimento total é de R$ 637 mil, com execução sob responsabilidade da empresa Cappelleso Construções LTDA.
O ato de assinatura contou com a presença do prefeitoCastilhoSilvanoVieira,dovice-prefeito Jaime de Souza, da
secretária municipal de Educação, Gislaine de Souza, de representantes da empresa contratada e do deputado estadual Pepê Collaço, que tem atuado como parceiro do município na viabilização de investimentos.
O NCE será um espaço dedicado ao apoio pedagógico e ao atendimento especializado de crianças e adolescentes, com serviços prestados por psicóloga, psicopedagoga e outros profissionais da educação. O objetivo é oferecer suporte técnico e emocional aos estudantes com dificuldades de aprendizagem ou outras necessidades específicas.
O diferencial do núcleo é
que ele atenderá tanto alunos da rede municipal quanto da rede estadual de ensino, promovendo integração e ampliando o alcance do atendimento educacional especializado em Sangão.
A obra tem prazo de execução de 20 meses, com início previsto para o dia 24 de junho de 2025 e término até 24 de fevereiro de 2026.
Segundo a administração municipal, a criação do NCE representa mais um avanço no fortalecimento da política educacional do município, que tem priorizado investimentos em infraestrutura, formação e atendimento humanizado.
Ministério Público acompanha alienação de bens da Fundação InoversaSul
OMinistério Públi-
co de Santa Catarina (MPSC), por meio da 4ª Promotoria de Justiça de Tubarão, tem acompanhado de forma permanente a Fundação InoversaSul, antigaFundaçãoUnisul,arespeito da alienação de seus bens.
Para isso, o MPSC possui um Procedimento Administrativo Permanente onde o promotor Rodrigo Silveira de Souza entendeu não poder autorizar a alienação de bens pretendida pela Fundaçãoparaopagamentode dívidas trabalhistas.
No despacho, o promotordeJustiçaesclareceque a situação está sendo conduzida com responsabilidade institucional e técnica, com atenção especial à legalidade e à segurança jurídica de todos os atos.
Ele explica que a Fundação InoversaSul é parte
da Administração Indireta do Município de Tubarão, criada com bens públicos e, por muitos anos, também recebeu recursos do poder público.
Em razão disso, no seu entendimento, não pode ser tratada como uma instituição privada. Qualquer tentativa de alienar seus bensdeveseguirasregras legais aplicáveis ao setor público, entre elas a necessidade de autorização legislativa e de licitação por meio de leilão, conforme prevê a nova Lei de Licitações.
O despacho lembra que, desde o trânsito em julgado da Ação Civil Pública que determinou que a InoversaSul deve realizar concurso público para a contratação de empregados e licitação para a contratação de bens, obras e serviços, ficou consolida-
do o entendimento de que a Fundação deve seguir os princípios da Administração Pública.
Dessa forma, qualquer tentativa de vender bens sem respaldo legal poderá trazer riscos não apenas à instituição, mas também ao próprio Município de Tubarão, que é seu instituidor e poderá ser responsabilizado por eventuais prejuízos ou dívidas não quitadas.
Ainda segundo o promotor, todas as demandas envolvendo a Fundação têm sido tratadas com celeridade, dentro dos limites possíveis, e sempre com o apoio de equipes técnicas e especializadas do MPSC, como o Centro de Apoio Operacional dos Direitos Humanos e Terceiro Setor e o Centro de Apoio Técnico.
"As decisões são pensadas para preservar os
interesses da Fundação e da população tubaronense, diante do histórico e da importância da instituição", destaca.
Fiscalização
A4ª Promotoria de Justiça vai além da questão
das alienações, pois considera essencial que haja definição oficial sobre qual órgão deve exercer a fiscalização da InoversaSul.
O MPSC mantém tratativas com o Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) para que esse controle externo
seja realizado pelo órgão, como ocorre com outras entidades da Administração Pública Indireta, posto que a fiscalização pelo TCE possui regras mais rígidas de controle do que o velamento de fundação privada, previsto no Código Civil.
Tragédia em Praia Grande: MPSC exige explicações da empresa em 10 dias
No inquérito civil instaurado para investigar a tragédia com o balão de ar quente ocorrido na manhã de sábado (21/06), no município de Praia Grande, Sul de Santa Catarina, o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) determinou uma série de providências com o objetivo de apurar as causas e as circunstâncias dos fatos, bem como a segurança da atividade e o cumprimento das normas legais na operação pela empresa responsável. Paralelamente, a Promotoria de Justiça em regime de plantão requisitou à Delegacia de Polícia o compartilhamento dos elementos probatórios colhidos no inquérito policial à Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Sul.
A empresa tem dez dias úteis para prestar informações e esclarecer as causas e circunstâncias do acidente, que resultou na morte de oito pessoas e deixou outras 13 pessoas feridas. A medida foi determinada no inquérito civil
instaurado ainda no domingo (22/6), em regime de plantão, pelo Promotor de Justiça plantonista Diógenes Viana Alves. O procedimento busca a adoção das providências cabíveis na esfera cível e na tutela dos interesses difusos e do consumidor.
O inquérito civil vai tramitar na Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Rosa do Sul, para onde o procedimento foi distribuído nesta segunda-feira (23/06). A empresa, situada em Praia Grande, deverá encaminhar também à Promotoria de Justiça local a documentação que comprove o cumprimento dos requisitos legais e operacionais estabelecidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), tais como: registro da empresa, certificação do balão, licença de Piloto de Balão Livre (PBL), cadastro de aerodesportista,
seguro da aeronave, matrícula da aeronave no RegistroAeronáutico Brasileiro (RAB), alvarás de funcionamento da empresa, laudos de vistoria e demais documentos pertinentes ao exercício da atividade.
O MPSC busca apurar a regularidade das atividades, a observância das normas de segurança relacionadas à atividade e o cumprimento das diretrizes legais na operação da empresa envolvida.
O Promotor de Justiça plantonista requisitou ao Prefeito de Praia Grande que informe, no prazo de cinco dias úteis, a relação das empresas cadastradas ou autorizadas no âmbito do município para o desenvolvimento de atividades relacionadas a passeios turísticos com balões. O material de mídia que retrata o caso até o momento, como textos ou vídeos, foram juntados aos autos.
Compartilhamento da apuração da Polícia Civil
A Delegacia de Polícia de Praia Grande deverá compartilhar e encaminhar à Promotoria de Justiça de Santa Rosa do Sul, no prazo de dez dias, os elementos probatórios colhidos no inquérito policial instaurado para a apuração dos fatos.
Na portaria de instauração do inquérito civil, o Promotor de Justiça observa que o balonismo no Brasil é con-
siderado uma atividade aerodesportiva de alto risco, sujeita a normas e regulamentações específicas para sua prática. Por essa razão, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) estabelece regras a respeito, incluindo o cadastro de aerodesportistas e aeronaves, além da exigência de seguro contra danos. Outro aspecto destacado pela Promotoria de Justiça é que empresas que oferecem passeios turísticos em balões devem seguir as regras da Lei Geral do Turismo e do
Código de Defesa do Consumidor, incluindo a gestão da segurança na prestação dos serviços.
De acordo com o artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos relativos à prestação dos serviços,bemcomoporinformações insuficientes ou inadequadas sobre sua fruição e riscos.
Morro da Fumaça se despede de Dona Olga, primeira mulher eleita vereadora da cidade
ACâmara Municipal de Morro da Fumaça mani festa profundo pesar pelo falecimento de Olga Sampaio Canto Bittencourt, conhecida como Dona Olga, ocorrido nesta segunda-feira, dia 23, aos 86 anos. Personalidade central na história do município, ela deixa um legado marcado pela dedicação à educação, ao serviço público e à promoção de ações sociais que impactaram positivamente gerações de fumacenses.
NaturaldeIçara,DonaOlgachegouaMorro da Fumaça por volta dos 18 anos e, desde então, tornou-se protagonista de grandes avanços locais. Professora concursada, foi também diretora escolar por mais de 15 anos, atuando ativamente na reorganização da rede educacional da cidade. Entre suas contribuições mais importantes está a articulação para garantir o ensino médio gratuito no município, uma conquista inédita à época.
Convidada pelo então prefeito Augusto Cancellier, tornou-se a primeira secretária de
Educação de Morro da Fumaça, organizando toda a estrutura da pasta e implementandoprojetosvoltadosaofortalecimentodoensinopúblicoeàintegraçãocomunitária.Sobsua gestão, foram fundadas associações de bairro e desenvolvidas ações de cidadania voltadas à juventude, como o projeto Gari Mirim, que mobilizou crianças em ações educativas e ambientais.
Seu trabalho social foi intensificado com a criação do Projeto de Formação e Assistência Social (Profas). Sem recursos públicos inicialmente, Dona Olga coordenou esforços voluntários e arrecadações para estruturar o projeto, que cresceu até alcançar sede própria e uma atuação expressiva na comunidade. O Profas se tornou referência local em solidariedade, educação complementar e acolhimento social.
Em 1988, sua atuação pública alcançou novo marco: foi eleita a primeira mulher vereadora da cidade, contribuindo diretamen-
te para a elaboração da primeira Lei Orgânica do Município. Sua presença no Legislativo abriu caminhos para a participação feminina na política local e inspirou outras lideranças a seguirem pelo mesmo caminho.
A presidente da Câmara Municipal, vereadora Marijane Felippe, destacou a importância histórica de Dona Olga e seu papel transformadornacidade."Elafoiumamulhermuito à frente do seu tempo. Enfrentou barreiras com coragem, sempre com o olhar voltado às pessoas. Sua história é parte fundamental da história de Morro da Fumaça. Perdemos uma líder, mas seu legado será eterno", afirmou. Dona Olga foi casada com José Adelor Bittencourt (in memoriam) e teve cinco filhos: Joselito, Ricardo (in memoriam), Mirtes (falecida ainda criança), Karina e Isabel. Deixa ainda seis netos e duas bisnetas. Seu legado permanece vivo não apenas nas realizações concretas, mas também no exemplo de vida pública e comunitária.
Israel obliterou liderança militar iraniana logo no 1º dia de combates
OIrã e seu lider máximo, o aitolá Ali Hosseni Khamenei, caminhavam para uma posição de hegemonia no mundo islamico, com grandes reservas de petróleo, sem rivais militares à altura no mundo islâmico, controlando vários grupos terroristas como Hamas, Hezbollah e os Houthis - que depedem do seu suporte financeiro e militar. Aí veio o 07 de outubro de 2023. Um ataque terrorista brutal que executou mais de 1.400 civis judeus, alemães e até um brasileiro; e sequestrou mais de 200 inocentes os levando para a temida Faixa de Gaza.
Apesar do ato barbaro ter sido executado pelos terroristas do Hamas, o mundo todo sabia que eles foram treinados em território iraniano e fi-
nanciados pelo regime xiita de Teerã. Apesar das forças armadas israelenses terem retaliado imeditamente tanto o Hamas quanto o Hezbollah, parecia que a autocracia iraniana ia passar em branco novamente. Parecia...
Na sexta-feira, 13/06, o mundo se assustou não apenas com a letalidade mas também com a precisão da resposta israelense, sempre com inteligencia fornecida pelo lendário serviço secreto, o Mossad. Num unico ataque aereo Israel eliminou toda cupula das forças armadas iraniana.
Um dos primeiros foi o Chefe do estado Maior, General Mohammad Bagheri, desde 2016 no comando supremo das forças armadas
iranianas, veterano da Guerra Irã-Iraque, braço direito do Aitolá Khamenei. O general Bagheri era peça central no planejamento estratégico iraniano e, virtualmente insubstituível, a curto prazo. Foi atingido por um míssel AGM-158 disparado por um caça F-16, em seu apartartamento de cobertura enquanto dormia.
Destino parecido tiveram o General GholamAli Rashid comandante do Quartel General de Resposta Imediata, o Brigadeiro Ali Shadmani comandante da Força Aérea do Irã, o comandante da Guarda Revolucionária Islâmica Hossein Salami (esse responsável pelo fornecimento de drones militares ao exercito russo que tem devastado a Ucrânia).
Rodovias federais de SC: feriado tem 10 mortes, nove em colisões frontais
Oferiado de Corpus Christi terminou com um saldo trágico nas rodovias federais de Santa Catarina: dez pessoas morreram em acidentes, sendo nove vítimas de colisões frontais — o tipo de ocorrência mais violento e, muitas vezes, causado por ultrapassagens imprudentes. Apesar da redução no número de acidentes e feridos em relação ao mesmo período de 2024, o aumento de 25% nas mortes evidencia que a imprudência ainda dita o ritmo da violência nas estradas.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encerrou à meia-noite deste domingo (22) a Operação Corpus Christi 2025. Em cinco dias, foram registrados 101 acidentes, que deixaram 115 pessoas feridas. Em compara-
ção ao ano passado, houve queda de 27% nos acidentes e de 29% nos feridos, mas o número de mortos subiu de 8 para 10. A colisão mais grave ocorreu na sexta-feira (20), na BR-470, em São Cristóvão do Sul, onde três pessoas morreram em um único acidente. As outras fatalidades foram registradas na BR-280 (Canoinhas e Mafra), BR-101 (Palhoça e Araquari), BR-282 (Rancho Queimado) e BR-153 (Irani).
No período, a PRF também intensificou a fiscaliza-
Nem o segundo-em comando da temida Guarda Revolucionária Brigadeiro-General Taher Pour, escapou da “Operação Leão em Ascensão” orquestrada por Israel. Outra baixa para o Irã foi o chefe da Defesa Aérea, Brigadeiro Daoud Shihyan. Todos eliminados por mísseis ou por bombas guiadas por GPS, no dia 13 de junho.
Os que escaparam momentaneamente foram abatidos no dias seguintes, o comandante do setor de Inteligencia da Guarda Revolucionária, Brigadeiro Mohammad Hassan Mohaqiq, foi abatido no domingo, 15/06. O general Mohamed Kazemi sobreviveu apenas mais um dia, foi extinto no dia seguinte, 16 de junho.
Em apenas cinco dias de
conflito, a Força Aérea Isralense estabeleceu controle absoluto sob espaço aéreo iraniano. Tanto que os caças F-16 e F-35 fazem ataques a luz do dia e até agora, nenhum foi abatido.
Hoje, o até então poderoso comandante supremo do Irã, aitolá Ali Khamenei, está escondido num bunker nos
Montes Zagros e vê a população pedir sua queda nas ruas deTeerã. Será que agora, vendo as consequencias de seus atos, ele se arrepende de tere autorizado a chacina de jovens, mulheres e crianças judias em 07 de outubro de 2023?
Jornalista Eduardo Negrão
Idoso é encontrado morto dentro de caminhão em Morro da Fumaça
Nção: 1.623 infrações foram flagradas. Entre os destaques negativos, estão 84 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 142 realizando ultrapassagens em local proibido, 519 acima da velocidade permitida, 155 pessoas sem cinto de segurança, 41 crianças fora da cadeirinha e 27 motoristas manuseando o celular ao volante.
No combate ao crime, a PRF apreendeu 596 quilos de maconha e recuperou quatro veículos roubados.
a noite deste domingo (22), um caminhoneiro de 61 anos foi encontrado morto dentro do próprio veículo no bairro Morro Maccari, em Morro da Fumaça. O caminhão estava estacionado fora da pista, no Loteamento Santa Rita, e a ocorrência mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Militar.
De acordo com as informações repassadas pelas autoridades, o homem foi localizado desacordado dentro do caminhão e teve o óbito confirmado por uma médica do SAMU. A avaliação inicial indicou que a morte ocorreu aparentemente por causas naturais,
não havendo sinais de violênciaouindíciosdecrime.
Relatos preliminares apontam que o motorista pode ter sofrido um mal súbito enquanto conduzia o veículo, o que teria feito com que ele saísse da pista e estacionasse de forma irregular.
O caso foi repassado
ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), que ficará responsável pela apuração da causa da morte. A Polícia Militar permaneceu no local até a chegada dos familiares e dos órgãos competentes. O caminhão foi deixado sob os cuidados da família da vítima.